Mensagens

A mostrar mensagens de abril, 2008

As escolhas de ...

Imagem
Dina Figueiredo Professora de Práticas Administrativas

Livro da semana

Imagem
Diário Secreto de Adrian Mole aos 13 anos e 3/4 , de Sue Townsend Publicado em 1982, tem como componentes essenciais o humor e um agudíssimo espírito de observação, ao qual não escapa nenhum pormenor. O resultado é um hilariante retrato de um adolescente, dos pais, dos professores e da Inglaterra da Sra. Tatcher.

Destaques da imprensa

Na revista Super Interessante , nº 121 , Maio de 2008 Encontramo-la nos quatro cantos do universo, explica a vida tal como a conhecemos e sem ela não haveria civilização. Na Terra, a água é um bem escasso e precioso, que estará na origem das próximas grandes guerras. Venha saber como, lendo, a partir da pág. 51, este artigo sobre a água, profusamente ilustrado e muito esclarecedor. Folheie algumas páginas a seguir e fique a saber que a temática da Expo Saragoça 2008 é também a Água. Deixe-se levar pela magia da cidade, imagine-se reflectido nos espelhos de água do seu porto fluvial, e, quando puder, vá visitá-la ao vivo. No artigo "Super Portugueses", pág. 86, recorde o imperador do V Império, Padre António Vieira. Pregador, político, missionário, diplomata, visionário, reformador, mas, acima de tudo, criador de uma escrita inigualável. A não perder, hoje, como no séc. XVII.

Concurso "Rostos à procura de livros"

Imagem
Já se encontram na Biblioteca os rostos dos autores a identificar no âmbito do concurso " Rostos à procura de livros ", para comemorar o Dia Mundial do Livro. Destinando-se a toda a comunidade educativa, esperamos que colaborem connosco e se divirtam tanto a responder como nós nos divertirmos a seleccionar os rostos e a elaborar as pistas. Boa sorte!

As escolhas de ...

Imagem
Sílvio Freire - Professor de Tic

Livro da semana

Imagem
Seda , de Alessandro Baricco Seda pertence a esse grupo de obras em que é difícil decidir se se trata de um romance curto ou de um longo conto. Este pequeno livro, leve e encantador, cheio de simbolismo e sedução, conta-nos a história de Hérve Joncour, personagem lacónica e sombria que ganha a vida com uma insólita ocupação: compra e vende bichos-da-seda, percorrendo o mundo em busca desse exótico carregamento; até que um dia regressa com uma carga ainda mais delicada, a de uns olhos perfeitamente mudos que se cruzaram com os seus... Brevemente também num cinema perto de si...

Exposição "Auto-retrato"

Imagem
Encontram-se expostos na biblioteca os trabalhos realizados por alunos das turmas A, B, E e J do 10º Ano, no âmbito do tema "Auto-retrato" da disciplina de Português.

Dia Mundial do Livro

Imagem
O Dia Mundial do Livro comemora-se, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril para prestar tributo aos grandes autores da Literatura Mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de William Shakespeare e Miguel de Cervantes, falecidos em 23 de Abril de 1616 ou de Vladimir Nabokov, nascido a 23 de Abril de 1899. A ideia de celebrar este dia surgiu na Catalunha onde, segundo uma velha tradição, no dia 23 de Abril, dia de São Jorge, os cavaleiros ofereciam uma rosa vermelha às suas damas, recebendo em troca um livro. Nesta data celebra-se também o Direito de Autor, um direito que é reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem (art. 27º) e pela Constituição da República Portuguesa (art. 42º). Na nossa biblioteca vamos também comemorar esta data através do Concurso " Rostos à procura de Livros ": serão apresentados os rostos de 10 escritores, acompanhados de pequenos textos, devendo os concorrentes identificar os respectivos autores e o tí

As escolhas de...

Imagem
José Pedro Fernandes - Professor de Educação Física

Livro da semana

Imagem
O Lado Selvagem , de Jon Krakauer Baseado no caso real de Christopher McCandless, um jovem de vinte e dois anos que, ao terminar a faculdade, doou todo o seu dinheiro a uma instituição de caridade, mudou de identidade e partiu em busca de uma experiência genuína que transcendesse o materialismo do quotidiano. Começando a sua viagem pelo Oeste americano, Christopher dá igualmente início a uma aventura que mais tarde viria a encher as páginas dos jornais e que termina com a sua morte no Alasca. Uma morte misteriosa. Acidental ou propositada? Um livro comovente que cativa o leitor pela forma como é retratada a força indomável de um espírito rebelde e lírico. Adaptado ao cinema, o filme encontra-se actualmente em exibição em Portugal.

Palestra sobre o "Memorial do Convento"

Imagem
No dia 2 de Abril, realizou-se na nossa escola uma palestra sobre Memorial do Convento, de José Saramago, pela Professora Doutora Ana Paula Arnaut, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A vivacidade e a desenvoltura da conferencista tornou a sessão mais aliciante para os alunos, tendo em conta que se trata de uma obra de leitura menos fácil. Os que já leram o livro puderam recordar aspectos temáticos fundamentais. Para os restantes, ficou o repto lançado para a sua leitura.

Exposição "Diversidade Cultural"

Imagem
Encontram-se expostos na biblioteca os trabalhos realizados pelos alunos das turmas do 8º Ano, no âmbito da disciplina de Geografia, subordinados ao tema "Diversidade Cultural".

Destaques da imprensa

Na revista Visão , nº 787 , de 3 de Abril de 2008 Leia o artigo da pág. 96 e surpreenda-se com o caso de Thomas Beatie, que já foi Tracy, e dará à luz em Julho, tornando-se o primeiro homem (ou talvez mesmo segundo...) a viver uma experiência que julgávamos ser exclusiva das mulheres. E esta, hem? Nas págs. 110 e 111, não deixe de ler o artigo "Dois em um" e sentir-se-á motivado para ver o filme "Nunca é tarde demais", já em exibição nas salas portuguesas. Finalmente, os dois grandes actores, Jack Nicholson e Morgan Freeman, estão juntos no mesmo filme. E ambos dizem que melhor...era impossível - razão mais do que suficiente para se deixarem tentar por uma ida ao cinema!

As Escolhas de...

Imagem
Teresa Amaral - Chefe dos Serviços Administrativos Esta rubrica, que tem sido apresentada na nossa página web, vai passar a ser divulgada neste blogue. Semanalmente, membros da comunidade educativa expõem as suas preferências numa vitrina da nossa Biblioteca. Aqui deixamos as primeiras escolhas deste 3ºperíodo.