Mensagens

A mostrar mensagens de maio, 2008

As escolhas de ...

Imagem
Manuela Carvalhal - Professora de Francês/Português

O livro da semana

Imagem
A Casa do Rio Vermelho , de Zélia Gattai No passado dia 17, faleceu a escritora, fotógrafa e memorialista (como preferia denominar-se) brasileira Zélia Gattai. Foi companheira de vida, de luta e intervenção política de Jorge Amado, que conheceu em 1945 e com o qual esteve casada 56 anos. Esta semana escolhemos "A Casa do Rio Vermelho", um livro de memórias, publicado em 1999, ilustrado com fotografias de familiares e amigos, onde Zélia Gattai relata o período em que viveu com o marido na casa do bairro do Rio Vermelho, em Salvador, para a qual se mudou com a família em 1963.

Destaques da imprensa

Na revista Super Interessante , nº 122, Junho de 2008 Cortar e exibir a cabeça do adversário, receber um cheque chorudo em nome pessoal ou a mulher do inimigo como troféu, são formas diferentes de gozar um triunfo. Os especialistas dizem que os galardões, as recompensas e os troféus moldaram a conduta humana desde a pré-história. Venha conhecer alguns destes prémios, dos mais honrosos aos mais bizarros e que ainda hoje se praticam, na pág. 22 e ss. No Jornal de Letras , nº 982, de 21 de Maio Fez 85 anos na sexta-feira, dia 23, aquele que é um dos grandes nomes do Ensaio e da Filosofia em Portugal e no estrangeiro - Eduardo Lourenço. A efeméride está a ser assinalada de várias formas, entre as quais se inclui um Congresso Internacional e o lançamento do livro "Existência e Filosofia. O Ensaísmo de Eduardo Lourenço", de João Tiago Pedroso de Lima. Neste artigo, Pedroso de Lima antecipa algumas páginas da sua obra, que pode ler na pág. 38.

As escolhas de ...

Imagem
Margarida Tavares - Professora de Psicologia

O livro da semana

Imagem
Cinco tempos, quatro intervalos , de Ana Saldanha Uma menina gordinha chamada Dulce, que gosta de gatos e tem pais divorciados. E tudo se passa ao longo de uma manhã de aulas. Poderia resumir-se assim este livro... Se não fosse o talento da autora, o modo como trabalhou o tema, a consistência e a verosimilhança das personagens, a forma contida como tudo é apresentado - muito embora a emoção não deixe de estar presente.

Leituras em família

Imagem
No passado sábado, dia 10 de Maio, realizou-se na nossa biblioteca uma sessão de leitura para alunos de 7º e 8º anos e respectivos Encarregados de Educação. Entre as actividades destacaram-se as de leitura partilhada, dramatização de um poema, lengalengas e trava-línguas. Esperamos que a sessão tenha cumprido os seus objectivos - motivar para a leitura.

Destaques da imprensa

Na revista National Geographic , Maio de 2008 Qual é a coisa, qual é ela, com barbatanas de baleia, pele de lagarto e olhos de traça? E que animalzinho inspirou o protótipo biónico da Mercedes-Benz? E de onde veio a fita de velcro? Não se deite a adivinhar que fica a perder. Leia o interessante e curioso artigo "Biomimetismo" (pág. 60). No Jornal de Letras , nº 981, de 7 a 20 de Maio Uma entrevista com Mário Cláudio dá-nos conta do seu último romance "Boa noite, Senhor Soares". Leia a entrevista e o livro porque vai surpreender-se... Não, não é esse Soares em que está a pensar! Recue um pouco ao panorama literário de princípios do século XX e descubra um senhor Soares muito especial. Boa leitura! (pág. 23)

As escolhas de...

Imagem
Conceição Marques - Professora de Economia

Livro da semana

Imagem
Uma obsessão indecente , de Collen McCullough Este é um livro que nos cativa do princípio ao fim, não só pela brilhante arte de contar da autora, mas também pelo enredo absorvente centrado nos conflitos que envolvem cinco personagens num pavilhão psiquiátrico de um hospital militar no pós-guerra. Durante alguns meses vivemos com as personagens, revemo-nos nelas e questionamos as suas (ou nossas) opções... Esta é uma obra que nos agarra. Por isso aceite a nossa sugestão e deixe-se prender nesta teia de emoções: procure saber se há também dentro de si uma "obsessão indecente"!

Aula na biblioteca

Imagem
Decorreu hoje na BE uma aula conjunta dos alunos de Psicologia e Sociologia das turmas H e J do 12º Ano subordinada ao tema "Mulher, Mãe & outras coisas do Género". Foi um momento diferente de partilha e complementaridade entre as duas disciplinas.

Entrega de prémios

Imagem
Hoje foram entregues os prémios do concurso "Rostos à procura de livros" com que comemorámos o Dia Mundial do Livro. Parabéns às concorrentes contempladas: Luísa Henriques, professora de Francês, Mabília Lopes, funcionária do Bloco C, e Ana Rita Janeiro, aluna do 12º J. O nosso desejo de boas leituras!

Le cinéma en français

Imagem
De 6 a 13 de Maio, encontra-se à entrada da Biblioteca uma exposição de trabalhos de alunos do Ensino Secundário sobre cinema francês. Durante esta semana serão também projectados, nas aulas, filmes em língua francesa.

Livro da semana

Imagem
Timbuktu , de Paul Auster Mr. Bones é um cão de raça indefinida, mas de grande inteligência, que vive com William Gurevitch, um vagabundo, um poeta errante, um excêntrico sobrevivente das revoluções dos anos sessenta. Depois de muitas aventuras juntos, preparam-se para a que, talvez, seja a última: William precisa de encontrar uma antiga professora sua, para lhe confiar os seus cadernos de poemas e o seu leal companheiro de muitos anos... Deixe-se enfeitiçar por este romance brilhante e comovedor!