Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2011

Exposição "O Bispo Negro"

Imagem
Mostramos agora na escola esta exposição comemorativa dos 200 anos do nascimento de Alexandre Herculano . Esta exposição esteve patente, no passado ano lectivo, na Biblioteca Municipal de Coimbra e resultou de um trabalho de ilustração do conto "O Bispo Negro", de Alexandre Herculano , realizado por alunos de escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra. Realçamos que as ilustrações maiores dos cartazes foram realizadas por alunos da nossa escola, do então 12º F, na disciplina de Desenho A, sob a orientação da professora Ana vinhas.

Exposição "Pintura em acrílico sobre tela"

Imagem
No hall de entrada encontra-se a exposição " Pintura de acrílico sobre tela " com trabalhos de alunos do 9º B e 9º C , realizados na disciplina de Educação Visual , sob a orientação da professora Marina Pacheco.

Conferência "As prisões no Estado Novo"

Imagem
Decorreu no dia 23 de Fevereiro de 2011 uma conferência subordinada ao tema “ As Prisões do Estado Novo – 1933-1974 ”, integrada no Projecto “o CES vai à Escola”. A iniciativa foi implementada na escola por professores do grupo de História e destinou-se a todos os alunos do 12º ano da área de Línguas e Humanidades . A conferência foi proferida pelo Dr. Miguel Cardina , investigador do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Versou uma das dimensões fundamentais da ditadura do Estado Novo: a repressão para os que ousavam manifestar opiniões ou posicionamentos políticos contrários à ordem vigente. O regime serviu-se de uma rede de cadeias em Portugal e nas antigas colónias e de um sistema jurídico que legitimava a punição e o encarceramento dos opositores políticos. A par da apresentação da temática elencaram-se depoimentos, analisaram-se imagens e excertos de filmes que suscitaram o debate sobre questões relativas à história recente de Portugal e

Ilustração de Poemas de amor

Imagem
Continuam expostas, agora na Zona de Leitura Informal da Biblioteca, as ilustrações que os alunos do 12º G fizeram a partir de poemas de amor  fornecidos pela equipa da Biblioteca. Os trabalhos foram realizados na aula de Oficina de Artes , sob a orientação da professora Carla Jorge.

Caminhos cruzados

Imagem
Uma vez mais, trabalhos de alunos de Artes da nossa escola encontram-se expostos na Escola Secundária Avelar Brotero. Desta feita, são os trabalhos realizados pelos alunos do 10º F sobre a Tridimensionalidade da Obra de Arte, na disciplina de Desenho A . A notícia pode ser lida no blogue da biblioteca da ESAB .

Concurso Nacional de Leitura

Imagem
A segunda fase do CNL , no distrito de Coimbra, vai decorrer na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz , no dia 27 de Abril . Os livros seleccionados são: 3º Ciclo: Alice Vieira – Graças e desgraças da corte de El-rei Tadinho,   monarca iluminado do reino das cem janelas . Lisboa: Editorial Caminho. José Gomes Ferreira – As aventuras de João Sem Medo . Lisboa: Booket. Secundário: Robert Louis Stevenson – A ilha do tesouro . Lisboa: Relógio d’Água ou Dom Quixote. Agustín Fernández Paz – Só resta o amor . Lisboa: Edições Nelson de Matos. Os livros encontram-se disponíveis na biblioteca da nossa escola. Boas leituras !

Encontro com Sónia Louro

Imagem
No dia 17 de Fevereiro esteve entre nós a escritora Sónia Louro para nos apresentar o seu livro " O Cônsul Desobediente " sobre a figura de Aristides de Sousa Mendes . No início da sessão, dois alunos tocaram a emblemática música "E depois do adeus", seguindo-se um momento de poesia em que foram lidos alguns poemas por alunos do 10º Ano, turmas A e B, ao som de viola; por fim, a apresentação da autora. Sónia Louro falou-nos então da figura ímpar de Aristides de Sousa Mendes e do percurso que o levou a Bordéus, na altura da 2ª Guerra Mundial, onde, perante o dilema de obedecer às ordens de Salazar ou à sua consciência, optou por esta, passando, em poucos dias, todos os vistos que conseguiu e salvando assim 30 000 vidas. Agradecemos à autora Sónia Louro esta enriquecedora sessão que nos permitiu aprofundar o conhecimento de Aristides de Sousa Mendes e admirar ainda mais o seu carácter e a sua tenacidade em prol dos outros.  

São Valentim

Imagem
  O hall de entrada da escola encheu-se de trabalhos de alunos de várias turmas, alusivos à efeméride do Dia de S. Valentim - Dia dos Namorados.  A Biblioteca forneceu alguns poemas de amor, que os alunos do 12º G ilustraram nas aulas de Oficina de Artes.

Encontro com João Manuel Ribeiro

Imagem
No dia 15 de Fevereiro, o escritor e poeta João Manuel Ribeiro brindou-nos com a sua presença e o seu admirável poder de comunicação com os mais jovens. A sessão iniciou-se com uma apresentação dramatizada do autor por três alunas do 9º C, a que se seguiu a leitura de alguns poemas dos livros " Amo-te - Poemas para gritar ao coração ", " Algazarra de Versos " e " Poemas para brincalhar ", pelos alunos dos 9º A e B e 10º H. Estas leituras foram acompanhadas ao piano pelo aluno João Duarte, do 9º A. Depois deste primeiro momento, o escritor falou da sua obra, dos motivos de inspiração, da infância na casa dos avós, do modo como olha para as coisas à sua volta e de como delas tece os seus versos. Foi uma sessão simultâneamente divertida e enriquecedora que a todos deixou uma enorme vontade de repetir. Obrigada, João Manuel Ribeiro ! Continue a escrever e a encantar-nos com os seus livros!

Comemoração dos 25 anos do CMC

Open publication - Free publishing - More concerto

Comemoração do Dia dos Namorados

Imagem
Num verdadeiro projecto multidisciplinar, e tal como anteriormente divulgámos, decorreu hoje a sessão "Sexualidade e Afectos" dinamizada pelo Centro de Saúde Norton de Matos. Após a apresentação pelo Director da escola e pela drª Conceição Milheiro, a sessão continuou com as diversas actividades previstas. Foi uma manhã diferente a assinalar o Dia dos Namorados.

Dia dos Namorados

Open publication - Free publishing - More namorados Na próxima segunda-feira, dia 14 de Fevereiro -  Dia dos Namorados - , entre as 12.00 e as 13.30 horas, será realizada, no Grande Auditório, uma iniciativa subordinada ao tema “ Sexualidade e Afectos ”, dinamizada pelo Centro de Saúde Norton de Matos, com a colaboração da PSP Coimbra, de alunas da Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra, de alunos da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e de alunos e professores da Escola Secundária/3 Quinta das Flores e do Conservatório de Música. Esta iniciativa contará com um momento musical, um momento de poesia, teatro, uma sessão sobre "Violência no Namoro" (CSNM) e uma sessão sobre "Bullying" (PSP).

Noite de Teatro

Imagem
No dia 4 de Fevereiro houve noite de teatro na escola, com a apresentação dos projectos finais, relativos ao primeiro semestre, dos alunos de Oficina de Teatro . Foram apresentados os seguintes trabalhos : 8ª A- Os Gnomos de Gnu. Um Aventura Ecológica (Adaptação do texto de Umberto Eco) 8º B – Portugal em Directo ( Ou uma espécie de Revista à Portuguesa ) (Texto adaptado). Parabéns aos actores e ao professor José Vieira Lourenço, que nos brindaram com um momento cultural tão agradável!

MudAR-TE

Imagem
Na Zona de Leitura Informal da Biblioteca, encontram-se expostos os trabalhos dos alunos do 12º G , realizados na disciplina de Oficina de Artes , sob a orientação da professora Carla Jorge. Foi solicitado aos alunos que, a partir de um objecto de vestuário (design) que já não usassem, o transformassem num objecto estético - e assim surgiu a exposição " MudAR-TE ". Mais uma vez, alunos e professora nos brindaram com uma bela e interessante exposição! Muitos parabéns!

O site dos sites

Imagem

Flowerpower 11

Imagem
No âmbito do tema "our World", duas professoras da nossa escola, Luísa Oliveira e Dora Lopes, criaram um site, " Flowerpower 11 ", para as suas seis turmas do 11º ano, que referenciamos na rubrica "Blogues da nossa escola". Uma das "tasks of the week" ou tarefas da semana que pediram aos alunos foi ilustrarem um dos poemas de Levi Tafari , um poeta britânico, sobre o ambiente. No site   https://sites.google.com/site/flowerpoweresqf/  pode ler-se parte da resposta do professor Fitch O'Connell, do British Council, responsável pela divulgação do projecto internacinal "Brit Lit"! Ficam aqui os links para alguns dos vídeos produzidos pelos alunos destas turmas: Miguel Meneses -   http://www.youtube.com/watch?v=3c5vIuSHyjo Bruna Alves - http://www.youtube.com/watch?v=oC8m1Pq9mxs Filipa Carvalho - http://www.youtube.com/watch?v=46i6RNpsX-g Filipa Carvalho - http://www.youtube.com/watch?v=46i6RNpsX-g Andreia Rodrigues - http://www.yo

Há Cultura - "Episódios da Vida Romântica"

Imagem
Há cultura fora da escola! É verdade! No passado dia 31 de Janeiro, o palco do auditório do IPJ encheu-se de talentos e, durante hora e meia, desfilaram Episódios da Vida Romântica plenos de profissionalismo e comicidade perante uma plateia estudantil deslumbrada com as caricaturas da obra Os Maias . Para todos os alunos do 11º ano da nossa escola, foram momentos de expectativa, de interacção, de risos e aplausos que ficarão sempre presentes e que motivarão e facilitarão a leitura atenta da grande obra de Eça de Queirós. Parabéns aos actores! Parabéns ao encenador! Parabéns à companhia de teatro! Felizmente, "Há Cultura" neste país! Maria Antonieta Mendonça Professora de Português

Oficina de Escrita na BMC

Imagem
No dia 1 de Fevereiro de 2011, realizou-se, na Biblioteca Municipal de Coimbra, uma Acção de Formação intitulada “ Escrita em Oficina e Estudo Integrado do CEL no novo programa de Português do Ensino Básico (2011-2012)” , sob a orientação do Formador Dr. António José Vilas-Boas. Nesta sessão dirigida aos Professores de Língua Portuguesa e aos Professores Bibliotecários, foram abordadas questões relacionadas com a importância da planificação de toda a produção escrita, revisão e aperfeiçoamento textual, dando-se ênfase à importância do acompanhamento contínuo do aluno e à correcção imediata do trabalho desenvolvido. Esta actividade inseriu-se no Plano Anual de Actividades da Rede de Bibliotecas de Coimbra, em coordenação com a BMC/ SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares)

Dia da Internet Segura - 8 de Fevereiro

Imagem
No próximo dia 8 de Fevereiro, assinala-se o Dia da Internet Segura , sob o lema " É mais do que um jogo, é a tua vida ! ". Esta é uma iniciativa da União Europeia. Recomendamos a visita ao site oficial onde se pode visionar um curto vídeo.

Art Project do Google

Imagem
Um projeto que nos permite visitar 17 museus e ver obras de arte ao detalhe,  quase tão bem como em presença [via Exame Informática ] 

Tridimensionalidade da Obra de Arte

Imagem
No dia 31 de Janeiro foi inaugurada a exposição " Tridimensionalidade da Obra de Arte ", com trabalhos realizados pelos alunos do 10º F , na disciplina de Desenho A, sob a orientação da professora Ana Vinhas. A sessão iniciou-se com uma introdução explicativa de uma aluna da turma, seguindo-se um momento musical. Os presentes puderam então apreciar os trabalhos expostos e dialogar com os seus autores. Aproveitou-se este momento para comemorar o aniversário da professora Marina Pacheco, também professora de Geometria Descritiva da turma. Foi um momento de convívio muito agradável que nos mostrou o talento dos nossos alunos, evidenciado pelo trabalho e empenho da respectiva professora. Estão todos de parabéns! Vale a pena visitar a exposição!