Mensagens

A mostrar mensagens de maio, 2012

Entrega dos prémios do Concurso de Caligrafia

Imagem
Hoje, a equipa da BE entregou os diplomas e prémios aos vencedores do Concurso de Caligrafia , assim como certificados a todos os alunos participantes. O Concurso foi destinado aos alunos do 5º e 7º anos e concorreram 23 alunos. Os vencedores de cada turma foram: 5º A - Margarida Bandeira 5º B - Laura Sofia Arede 7º A - Joana Filipa Lobo 7º B - Carolina Ribeiro 7º C - Maria Constança Videira Muitos parabéns às finalistas! Continuem todos a participar nas atividades dinamizadas pela BE!

Exposição de pintura

Imagem
No hall de entrada da escola encontra-se patente ao público uma exposição do Grupo de Pintura "Flores da Quinta" , com quadros realizados durante este ano letivo. Não deixem de a visitar!

Caminhos cruzados 3 - retrato(s) de escritor(es)

Imagem
A exposição "Retrato de um escritor" encontra-se patente na Escola Secundária Avelar Brotero.

Feira do Livro de Coimbra 2012

Imagem
Hoje a nossa escola marcou presença na Feira do Livro de Coimbra , juntamente com a participação de outras quatro escolas: Escola EB 2,3 Poeta Manuel da Silva Gaio (Vamos dramatizar nas margens do mondego, 7º B) Escola EB 2,3 de Ceira (Teatro de Fantoches "A menina das rosas", adapt. do livro de João Manuel Ribeiro, 6º A) Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel (Ginástica acrobática pelos alunos da EB 1 de Eiras) Escola EB 2,3 de Taveiro (Música e dança na Feira). A nossa escola apresentou momentos de dança pelo Grupo de Atividades Rítmicas Expressivas de Desporto Escolar e entregou os prémios aos vencedores do Concurso "O que é para mim o Professor?" , anunciados em postagem anterior deste blogue . Sendo o Tributo ao Professor uma ideia nascida no âmbito do Conselho Geral da nossa escola, por iniciativa da Drª Conceição Milheiro, membro desse Conselho, os prémios e diplomas do Concurso "O que é para mim o Professor?" foram entre

Semana dos Descobrimentos

Imagem
Está a decorrer a " Semana dos Descobrimentos ", de 21 a 25 de maio , dinamizada pelo Núcleo de Estágio de História e Geografia . Neste âmbito encontra-se, na Zona de Leitura Informal da BE, uma E xposição de trabalhos realizados pelos alunos das turmas A, B e D, do 8º Ano , uma mostra de instrumentos náuticos, navios e produtos oriundos dos "novos mundos" e, no dia 24, às 10h45, no Pequeno Auditório, é proferida uma Palestra "Os navios que descobriram o mundo e a vida a bordo" , proferida pelo Prof. Doutor José Manuel Azevedo e Silva.                       

Concurso "O que é para mim o professor?"

Este concurso  foi um desafio lançado pelo Conselho Geral da nossa escola,  por sugestão da Dra. Conceição Milheiro, médica do Centro de Saúde Norton de Matos,   no seguimento do espetáculo " Tributo ao Professor ", realizado no passado dia 14 de janeiro, no Grande Auditório. O desafio foi alargado ao Grupo Concelhio da Rede de Bibliotecas de Coimbra e a todas as escolas do concelho, convidando-as a participarem num Concurso subordinado ao tema “ O que é para mim o professor? ”, nas vertentes de prosa, poesia e artes plásticas. Destinou-se a todos os níveis de ensino, desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário, e nele poderiam participar quaisquer alunos de escolas públicas ou privadas. Este concurso que pretende reconhecer a importância do papel do professor no fomento da aprendizagem e seu contributo para o desenvolvimento de cidadãos críticos e intervenientes na sociedade democrática e promover a escrita, a leitura e as artes plásticas já tem vencedores: Prosa 1º Ciclo

A Feira do Livro de Coimbra começa no dia 25 de maio

Imagem
A participação da nossa escola será no dia 28 de maio , com um momento de dança pelo Grupo de Atividades Rítmicas Expressivas de Desporto Escolar , e ntrega de prémios aos vencedores do concurso “ O que é para mim o Professor ” (da nossa escola temos como finalistas as alunas Carina Santos, 10º D, na categoria "Trabalho Gráfico" e Marta Carvalho, 12º C, na categoria "Prosa", ambas do Secundário) e atuação do Grupo  ComboJazz, do Curso Profissional de Jazz .  Visitem a Feira do Livro de Coimbra e...boas leituras! Em simultâneo irá decorrer, mesmo ao lado, no Parque Manuel Braga, a XII Feira de Artesanato de Coimbra.

ProfMat 2012

Imagem
Até ao final desta semana votem no melhor cartaz (elaborados pelos alunos do 12º F, na disciplina de Oficina de Artes) e melhor logótipo (elaborados pelos alunos do 8º ano, na disciplina de Educação Visual) ProfMat 2012 . 

Projeto E-Culturas 2012

Imagem
Uma turma do 5º ano da Escola Secundária C/ 2º e 3º Ciclos da Quinta das Flores , em Coimbra , tem a oportunidade de representar Portugal no projeto Red Internacional e-Culturas 2012 . Estes alunos vão interagir virtualmente com alunos de outros países – Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Paraguai e Reino Unido. Entre abril e dezembro de 2012, os alunos vão desenvolver várias tarefas e vão poder conhecer os gostos, os hábitos e a cultura de jovens de outras nacionalidades, em trabalho cooperativo, ao longo de diferentes fases. Alguns dos objetivos a atingir são desenvolver estratégias e capacidades cognitivas para o desenvolvimento de uma sociedade multicultural e conceber um programa intercultural que permita o intercâmbio de culturas, utilizando ativamente as TIC.

Dalton Trevisan vence Prémio Camões

Imagem
O escritor brasileiro Dalton Trevisan foi distinguido com o Prémio Camões , o maior prémio literário de língua portuguesa . O prémio foi entregue hoje, em Lisboa, pelo Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas. O Prémio Camões, instituído por Portugal e pelo Brasil em 1989, é o maior prémio de prestígio da língua portuguesa, no valor de cem mil euros e com a sua atribuição é prestada anualmente uma homenagem à literatura em português, recaindo a escolha num escritor cuja obra contribua para a projecção e reconhecimento da língua portuguesa.  Miguel Torga foi o primeiro escritor a ser distinguido com o prémio em 1989 e desde então já foram premiados João Cabral de Melo Neto, José Craveirinha, Vergílio Ferreira, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, José Saramago, Eduardo Lourenço, Pepetela, Antonio Candido, Sophia de Mello Breyner Andresen, Autran Dourado, Eugénio de Andrade, Maria Velho da Costa, Rubem Fonseca, Agustina Bessa-Luís, Lygia Fagundes Telles, Lua

Feira do Livro de Coimbra 2012

Imagem

Parabéns Académica!

Imagem
Em 1921, a Fedreração Portuguesa de Futebol impulsionou o designado Campeonato de Portugal (competição antecessora da Taça de Portugal ). Quando o Campeonato de Portugal terminou, surgiu a Taça de Portugal em 1938/39. Na época de 1938/39, a Académica venceu, pela primeira vez na história da competição, o primeiro troféu, depois de dura vitória sobre o Benfica por 4-3. Ontem, a Académica fez a festa da Taça ao vencer o Sporting por 1-0 com um golo de Marinho, aos 4 minutos de jogo. A "Briosa" volta assim a erguer o troféu 73 anos depois de ter vencido a primeira edição da histórica competição, em 1939! Aproveitamos para divulgar o DVD " Futebol de Causas ", existente na nossa BE, um documentário de 70 minutos, escrito e realizado por Ricardo Antunes Martins e produzido por António Ferreira e Tathiani Sacilotto, que lembra a presença da Académica na final da Taça de Portugal de 1969 , quando, em plena "crise de 69", se viveu o ponto mais alt

Exposição "Saramago...formas de ver"

Imagem
Imagens da Exposição "Saramago... formas de ver", patente na Galeria Pinho Dinis da Casa Municipal da Cultura, em Coimbra. Através do olhar dos alunos (todos os ciclos de ensino) das escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra, é possível (re)Ver Saramago em múltiplas perspetivas artísticas. (Publicado em 15/05/2012 por Rede de Bibliotecas Coimbra ) A exposiçao está patente até 31 de maio! Não deixem de visitar!

Ópera "Dido & Aeneas"

Imagem
No dia 15 de maio, às 21h30, no Grande Auditório, estreou a ópera "Dido & Aeneas", de H. Purcell.

Calendário desdobrável 2012

Imagem
Encontra-se exposto à entrada da BE um Calendário desdobrável 2012 , realizado no âmbito da disciplina de Educação Visual do 7º B , supervisionado pela professora estagiária Diana Soares, orientada pela professora Marina Pacheco. Para trabalhar o sistema de contagem de dias e meses aplicou-se a temática da estrutura modular tridimensional móvel. À sensação térmica induzida pelos meses e estações correspondentes aplicou-se a temática das cores quentes e cores frias.

Exposições de Desenho A - 11º e 12º Anos

Imagem
No hall de enrada da escola encontram-de as seguintes exposições de trabalhos realizados pelos alunos de Desenho A , do 11º e 12º Anos :  “ Auto retrato e caricatura ” (grafite, lápis de cor e aquarela) 12º F,  Prof. Sílvia Almeida “ Corpo humano: estudos gerais ” (grafite, sanguínea, carvão e tinta da china) 11º F Prof. Sílvia Almeida e Prof. Teresa Ruas  “ Corpo humano: pormenores anatómicos ” (grafite, sanguínea, caneta bic) 12º F, Prof. Sílvia Almeida  “ Design gráfico: Página de uma revista de artes ” 11º F, Prof. Sílvia Almeida e Prof. Teresa Ruas  “ Metamorfoses ” (técnica mista) 12º F, Prof. Sílvia Almeida  “ Paisagem deformada: Estudo de harmonias cromáticas ” (Pastel de óleo) 12º F, Prof. Sílvia Almeida Parabéns a alunos e professoras pelo excelente trabalho desenvolvido!

Dia da Europa - 9 de maio

Imagem
Encontram-se expostos, na zona de leitura informal da BE, os trabalhos alusivos ao tema " UE: um olhar para o futuro ",  que estiveram expostos no TAGV por ocasião do  Congresso de Encerramento do I Ciclo de Conferências - " Um olhar sobre a União Europeia" . Estes trabalhos foram  elaborados pelos  alunos da turma de Artes do   10º D   da nossa escola, na disciplina de   Desenho A e   orientados pela professora Ana Vinhas. Não deixem de passar por lá e admirar estes interessantes e imaginativos trabalhos! Em 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa  assente na partilha de recursos e na solidariedade  entre os povos, fundamental para a manutenção da paz,  conhecida como “Declaração Schuman”, e considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.  Esta proposta, conhecida como “Declaração Schuman”, levou a  que os Chefes de Estado e de Governo decidissem consagrar, na  Cimeira de Milão de 1995, o dia 9 de M

Exposição "Saramago...formas de ver"

Imagem
A Exposição " SARAMAGO... formas de ver " reúne trabalhos feitos por alunos de todos os ciclos do ensino básico e secundário, a partir da leitura de algumas obras de José Saramago e está patente ao público de 7 a 30 de maio , na Galeria Pinho Dinis da Casa Municipal da Cultura.  Esta exposição é uma iniciativa que envolveu o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) da Biblioteca Municipal de Coimbra e as escolas da Rede de Bibliotecas do concelho e estará aberta das 9h00 às 19h30, todos os dias úteis e, aos sábados, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00. Parabéns aos alunos das turmas 10º D e 12º F e às professoras Ana Vinhas , Carla Jorge , Marina Pacheco e Sílvia Almeida que contribuíram com magníficos trabalhos para esta exposição!  Pela sua beleza e pela sua relevância escolar e cultural, não deixem de a visitar!

VIII Mostra de Teatro Escolar de Coimbra - 7 a 11 de Maio de 2012

Imagem
Numa organização da Escola Secundária Jaime Cortesão, da Escola Secundária com 2º e 3.º Ciclos Quinta das Flores e do Nova Ágora – Centro de Formação de Associação de Escolas, e acolhida pelo Teatrão na Oficina Municipal de Teatro, vai decorrer durante esta semana, pelo oitavo ano consecutivo a Mostra de Teatro Escolar de Coimbra . Este ano estão inscritas 17 escolas da região Centro, 12 do Concelho de Coimbra, entre Colégios e Escolas públicas do Ensino Básico e Secundário, compreendendo alunos dos doze aos dezoito anos. 

Inauguração da Exposição "Saramago...formas de ver"

Imagem
Podem ver notícia da Exposição no site da Fundação José Saramago  http://josesaramago.org/ 277306.html  e no blogue da RBE - Rede de Bibliotecas Escolares . Com a presença da Srª Vice Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, foi hoje inaugurada, na Galeria Pinho Dinis da BMC, a Exposição " Saramago...formas de ver ".  A abrir, os alunos do 3º ano do Curso Profissional de Artes de Espetáculo e Interpretação do Colégio de S. Teotónio apresentaram uma belíssima  perfomance desenvolvida no âmbito das disciplinas de Português e Movimento designada " Saramago: palavras, história, amores ", coordenada pelas professoras Isabel Delgado e Leonor Barata.

Leitor Top Mais

Imagem
No 2º Período, o   leitor Top Mais foi a aluna  Inês Nunes , do 10º A , que  requisitou e leu 12 títulos e a quem foi oferecido um prémio. Muitos parabéns para a Inês e continuação de boas leituras!

Por Terras da Bulgária

No âmbito do Projeto Comenius , a Escola Secundária c/2º, 3º ciclos da Quinta das Flores, encontra-se a participar no Intercâmbio Bilateral com a Escola  Prirodo – Matematicheska Gimnazia “Sv. Kliment Ohridski” , com um grupo 24 elementos (alunos e professoras). Desta fantástica experiência queremos partilhar com a comunidade escolar as nossas emoções e o enriquecimento mútuo que já acontece e que esperamos se multiplique. Das vivências realizadas e a concretizar, iremos dando conhecimento no nosso diário de bordo – um blogue ( http://esqfnabulgaria.blogspot.com/ ) que criámos para o efeito.   Sem mais deixamos as cores e emoções até breve.     As professoras Conceição Marques, Dora Lopes, Luísa Oliveira e Maria da Luz Santos

Exposição "Saramago...formas de ver"

Imagem
A exposição " Saramago...formas de ver " é inaugurada na próxima 2ª feira, dia 7 de maio , às 14h15 , na Galeria Pinho Dinis da Biblioteca Municipal de Coimbra. A inauguração da exposição é presidida pela Srª Vice Presidente da Câmara Municipal e abrirá com uma  performance  apresentada pelo Grupo de Teatro do Colégio de S. Teotónio " Saramago: palavra em movimento". Da nossa escola estarão presentes trabalhos realizados pelos alunos do 10º D , na disciplina de Desenho A e do 12º F , nas disciplinas de Desenho A , Oficina de Artes e Oficina de Multimédia B. Convidamos toda a comunidade escolar a visitar esta exposição que  reflete o empenho e o esforço conjunto de professores e alunos que, neste ano letivo, se envolveram neste projeto coletivo da Rede de Bibliotecas de Coimbra. A exposição estará patente ao público até 30 de maio.  Ver notícia na página da CMC/BMC  aqui .

Semana da Dança - exposição

Imagem
No âmbito das disciplinas de Práticas Desportivas Recreativas e Organização e Desenvolvimento Desportivo , os alunos  da turma D do 11º Ano desenvolveram o seu  Projeto Curricular  (Atividade Referente 3),  comemorando a Semana da Dança .  Sob a orientação dos professores António Portas e Rui Monteiro, preencheram de forma diversificada toda a semana: exposição no hall de entrada, espetáculo de dança no Grande Auditório e atividades várias (Master Class, Workshop, Demonstração) sobre diversos tipos de dança. Na exposição estiveram patentes trabalhos dos alunos do 8º ano que elaboraram cartazes alusivos à efeméride, na disciplina de Educação Visual , trabalhos dos alunos do 11º F e 12º F que retrataram os estilos de dança, a lápis de cor e pastel seco, na disciplina de Desenho A e, ainda sobre os estilos de dança, trabalhos dos alunos de Inglês do 11º D e F e de Práticas Desportivas Recreativas do 11º D . Estão de parabéns alunos e professores que proporcionaram à