Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2013

Sessão sobre Camões épico

Imagem
Hoje, as turmas do 9º ano assistiram a uma palestra sobre " Camões épico ", proferida pelo Professor Doutor José Cardoso Bernardes . Depois da apresentação do palestrante pela aluna Inês Matos, a assistência ficou cativada pelas palavras entusiásticas e sabedoras do orador, deixando-se transportar pela vida e obra de Camões. Foi uma sessão extremamente inspiradora e motivadora para o estudo de "Os Lusíadas", que estes alunos iniciarão muito em breve. Ao Professor Doutor José Cardoso Bernardes, os nossos agradecimentos por tão amavelmente aceder, mais uma vez , ao nosso convite.

Concurso Nacional de Leitura - 2ª Fase

Imagem
A 2ª Fase do CNL (fase distrital), realizar-se-á na Biblioteca Municipal João Brandão, em Tábua , no próximo dia 17 de abril , pelas 14h00. Os livros selecionados são:                                   Básico Verne, Júlio - A volta ao mundo em 80 dias Christie, Agatha - Um crime no Expresso do Oriente                                             Secundário Peixoto, José Luís - Livro Kafka, Franz - A metamorfose

Lenços de Namorados

Imagem
A turma do 11ºD pesquisou a história dos Lenços de Namorados e transformou-os em corações, num trabalho realizado na disciplina de Desenho A .

Dia dos Namorados

Imagem
No hall de entrada pode ser apreciada a instalação realizada pelo aluno João Carlos Costa , do 11º J5, que recebeu o prémio de Melhor Decoração , no âmbito do Concurso do Dia dos Namorados, organizado pelo Grupo de Inglês.

Valentine's Day 2013

O grupo disciplinar de Inglês organizou, na quinta-feira, Dia de São Valentim , um concurso com três vertentes: poesia , decoração e pastelaria . Os alunos envolvidos mostraram muito bom gosto e entusiasmo na execução das tarefas.  As professoras de Inglês louvam o empenho de todos os alunos que contribuíram para que esta atividade fosse um sucesso e dão os parabéns aos alunos vencedores!

"Querida Anne Frank"

Imagem
O grupo de estágio de Português-Francês , em colaboração com o grupo de estágio de História-Geografia , dinamizou a atividade " Querida Anne Frank ", que consistiu na produção escrita de uma carta ou um final alternativo do Diário, e teve a adesão das turmas A, B e D do 9º ano e do 10ºB. A atividade teve como objetivo, além do treino das capacidades de produção escrita, estimular as capacidades artísticas, a imaginação e criatividade dos alunos. Verificou-se uma participação positiva por parte das turmas referidas, com 16 alunos concorrentes, sendo atribuídos os seguintes prémios:   1º Lugar - Ana Marques (9ºB) 2º Lugar - Ana Catarina Pastilha (9ºA) 3º Lugar (ex aequo) - Marta Gregório (9ºD) 3º Lugar (ex aequo) - Luís Maia (10ºB)  

José Fanha diz poesia

Imagem
Numa iniciativa da Editora e Livraria Lápis de Memórias, o poeta e escritor  José Fanha esteve no Pequeno Auditório a  ler algumas poesias do seu último livro. Como sempre acontece com o autor, foi um belo momento de poesia. Deixamos aqui "A metáfora": A Metáfora "Encontro o Mestre e digo-lhe que há poetas que recusam a metáfora e o Mestre sorri. A metáfora é apenas a metáfora diz ele e não vale a pena ser a favor nem contra a metáfora nem a favor nem contra seja o que for. As coisas são e não são à margem dos poetas com assento em casas de comércio diz o Mestre enquanto almoça. A realidade vale exactamente o que vale o nosso olhar. A realidade é um peixe o peixe nosso de cada poema. E o poeta é uma criança que segue pelos caminhos  com bolas etéreas a subir no ar. O poeta é um menino com olhos de menino e uma dor  muito funda no seu peito de menino. O poeta atravessa os pátios da infância e vai feliz dizendo  que as breves metáforas

Sessão sobre Tráfico de Seres Humanos

Imagem
No âmbito do projeto " Literatura de Causas ", e a convite da professora de Literatura Portuguesa do 11ºF , Ana Paula Miraldo, esteve presente na nossa escola a Dra. Ana Costa , elemento do "Graal", que dinamizou uma sessão sobre "Tráfico de Seres Humanos". Os alunos tiveram assim oportunidade de receber informação e refletir sobre este drama mundial que infelizmente afeta tantos seres humanos ainda nos dias de hoje.  

Dia Europeu da Internet Segura

Imagem
Ligados ou viciados? “As novas tecnologias abrem-nos um mundo de possibilidades, mas também podem criar uma dependência perigosa, segundo os especialistas.” Na semana em que se comemora o Dia Europeu da Internet Segura ( 5 de fevereiro ), com o lema “ Liga-te, mas com respeitinho ”, a revista Super Interessante nº178 (fevereiro 2013) traz um artigo intitulado “Ligados ou viciados?” onde aponta vantagens mas também algumas críticas à utilização excessiva das tecnologias, nomeadamente da Internet e das redes sociais. Pretende-se orientar o leitor no reconhecimento dos sinais desta toxicodependência e formas de a vencer. As vantagens são várias, no entanto, a utilização excessiva pode “causar depressão, pânico, comportamentos obsessivo-compulsivos e, em casos mais graves, episódios psicóticos. Estudos comprovam que tempo excessivo passado diante do computador provoca, nas crianças e jovens, dificuldade de se concentrarem e de comunicar". Podem encontrar a

Encontro com o escritor António Torrado

Imagem
Hoje tivemos entre nós o escritor António Torrado , num encontro com as turmas do 8º ano . A sessão iniciou-se com a apresentação do autor, seguindo-se um belo momento musical e leitura expressiva de excertos da obra "Dez dedos de conversa", atividades preparadas pelos alunos na disciplina de Língua Portuguesa. Ao longo da sessão, o autor encantou a plateia com as suas histórias e vivências, e recordou o seu último ano de estudante na Academia Coimbrã. Foi um momento muito agradável de convívio e aprendizagem, que terminou com a habitual sessão de autógrafos. No Livro de Honra da nossa biblioteca o autor registou, no tom poético que lhe é característico, a satisfação por uma sessão que considerou "um breve trecho harmonioso nas nossas vidas". Agradecemos ao escritor a sua disponibilidade e simpatia. Até um novo reencontro, pessoal ou nos seus livros!