Mensagens

A mostrar mensagens de março, 2013

Vencedores do Concurso "Há poesia na escola"

Imagem
Hoje, Dia da Poesia, foram conhecidos os vencedores do Concurso "Há poesia na escola"  2013 , que a  Biblioteca Municipal de Coimbra  promoveu, através do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE), em articulação com as escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra. O concurso, dirigido a todos os ciclos de ensino, decorreu nas escolas, durante os meses de janeiro e fevereiro, e os vencedores da nossa escola, em cada escalão, estão todos entre os finalistas: 2º Escalão (2º Ciclo) - Diogo Carregã - 2º lugar 3º Escalão (3º Ciclo) - Guilherme Pina - 1º lugar 4º Escalão (Secundário) - Patrícia Eloy - 2º lugar (ex aequo) Muitos parabéns a todos! Há poesia na nossa escola! Notícia aqui . “MAR” Quando vou à beira mar sinto o cheiro a maresia, sinto as ondas dançar tal é o poder da fantasia. Vou num barco remando com o poder da imaginação, vejo as histórias de quando havia piratas sem coração. No meu barco explorador oiço cânticos, gente a marear

Centenário do nascimento de Ilse Losa

Imagem
Ilse Losa nasceu a  20 de março de 1913 , na Alemanha. Ameaçada pela Gestapo  de ser enviada para um campo de concentração  devido à sua origem judaica, abandonou o seu país natal em 1930  com a mãe e os irmãos. Deslocou-se primeiro para Inglaterra  onde teve os primeiros contactos com escolas infantis e com os problemas das crianças, tendo chegado a Portugal em 1934. Fixou-se n o Porto, onde casou em 1935 com o arquiteto Arménio Taveira Losa , tendo adquirido a nacionalidade portuguesa.  Em 1943, publicou o seu primeiro livro O mundo em que vivi  e, desde dessa altura, dedicou a sua vida à tradução e à literatura infantojuvenil, tendo sido galardoada em 1984 com o Grande Prémio Gulbenkian pelo conjunto da sua obra dirigida às crianças. Em 1998 recebeu o Grande Prémio de Crónica, da APE (Associação Portuguesa de Escritores) devido à sua obra À Flor do Tempo .  Podem encontrar o livro  O mundo em que vivi   na nossa biblioteca. Por ter vivido entre nós e pela obra que deixou e

Exposição sobre a UE no TAGV

Imagem
Na passada sexta-feira, dia 15 de março, teve lugar, no TAGV, o espetáculo de encerramento do " II Ciclo de Conferências de Estudos Europeus ", organizado pela Universidade de Coimbra, através das Faculdades de Letras, Direito e Economia. Este conjunto de Conferências, que conta com a participação de cerca de 30 personalidades da vida política nacional e europeia, constitui uma oportunidade para debater a Europa junto da comunidade universitária.  Nesta sessão de encerramento, o orador foi Guilherme d'Oliveira Martins , Presidente do Tribunal de Contas, tendo como moderador o Professor Doutor Barbosa de Melo . No intervalo, foi inaugurada uma exposição sobre a União Europeia, da autoria das Escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra, constituída maioritariamnete por trabalhos realizados pelos nossos alunos do 12º F , na disciplina de Oficina da Artes , sob a orientação da professora Ana Vinhas .  A realização destes trabalhos foi igualmente uma oportunidade

OXFORD Pocket Dictionary Competition

Imagem
O aluno Rui Pancas , do 10º A , foi um dos 10 vencedores a nível nacional da edição de janeiro da OXFORD Pocket Dictionary Competition , tendo recebido um exemplar do dicionário Oxford Pocket Dictionary. Esperamos que outros alunos se sintam motivados a participar e adiram às próximas edições, podendo  um deles ser um dos vencedores da edição de fevereiro. Para tal,  basta contactar a tua professora de Inglês que te dará indicações sobre o que fazer.

Encontro com a escritora Alice Vieira

Imagem
A  Biblioteca Municipal de Coimbra  promoveu, através do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE), um encontro da escritora de literatura infantojuvenil Alice Vieira  com os alunos do 3º Ciclo das escolas da Rede de Bibliotecas (escolares) de Coimbra, que decorreu no Grande Auditório. Ao longo da sessão houve momentos  que cruzaram música com a leitura ou encenação sobre várias das suas obras, seguindo-se a conv ersa informal com a escritora. Da nossa escola participou no encontro a turma B , do 7º ano , que apresentou uma pequena dramatização e leitura de excertos do livro "Paulina ao piano", intercalados de música(piano).

Exposições

Imagem
Encontra-se no átrio da escola a exposição “ Observação do Sol ”, composta por nove painéis ilustrados que nos transmitem informação sobre a observação do sol, desde o espaço e em Coimbra e a sua importância para a compreensão do Universo, bem como fenómenos relacionados com a interação desta estrela com os outros astros do nosso Sistema Solar. Esta exposição é dinamizada pelos núcleos de estágio de Física e Química . Os painéis foram elaborados conjuntamente pelos Departamentos de Matemática e de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e cedidos pelo Departamento de Matemática da FCTUC. Ainda no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher, podemos ver alguns trabalhos de alunos de Filosofia sobre " Mulheres Filósofas ". " Mulheres na Matemática "                                             No âmbito do Ano Internacional da Cooperação para o Acesso à Água , os alunos do 12º F realizaram trabalhos

Momentos de Poesia na BE

Imagem
Depois do Concurso de Leitura Expressiva, a zona de leitura informal da BE encheu-se de poesia através de cinco alunos do 10ºB que emocionaram a assistência pela forma brilhante como declamaram. Pelo meio, fomos entregando certificados e prémios aos vencedores dos Concursos de Poesia, Fotografia e Leitura Expressiva.  Muitos parabéns a todos! Foi uma tarde deliciosa na nossa Semana da Leitura!

Concurso de Leitura Expressiva

Imagem
Chegou o dia da realização do Concurso de Leitura Expressiva  que, este ano, atingiu o seu auge na qualidade das leituras apresentadas pelos alunos, tanto na poesia como na prosa. A tarefa do júri (professoras Eugénia Pardal, Fátima Taborda, Licínia Regateiro e Rosália Constantino) ficou, por isso, dificultada, mas acabou por decidir pelos seguintes vencedores: 2º Ciclo - Joana Maria Barroca Dias - 6º A 3º Ciclo - Mariana Alte da Veiga - 8º A Secundário - João Carlos Costa (11º J5) e Luís Miguel Diz (10º A) (ex aequo) O júri e a biblioteca dão os parabéns a todos os concorrentes! Muito bem! Continuem a concorrer e a participar nas nossas atividades!

Exposição de antologias poéticas

Imagem
Estão expostas na BE as Antologias Poéticas elaboradas pelos alunos das turmas do 5º e 6º anos .  Todos se esmeraram e as antologias estão belíssimas e têm despertado a atenção de alunos, professores e encarregados de educação.  Parabéns aos alunos pelo empenho na pesquisa e criatividade demonstrada na sua apresentação, e às professoras Clara Lourenço e Graça Trindade pela orientação do trabalho!

Semana da Leitura

Imagem
"Se eu podia viver sem Ler ? Poder, podia... Mas não era a mesma coisa..."

Encontro com o poeta e ficcionista Nuno de Figueiredo

Imagem
Hoje tivemos entre nós o engenheiro, poeta e ficcionista Nuno de Figueiredo , um convidado muito especial, avô da aluna Adriana Bernardo, do 6º ano. Numa sessão muitíssimo participada por parte dos alunos, que tinham imensas perguntas para fazer, o nosso convidado foi falando de si e da sua obra, num diálogo muito simpático e agradável. Um grupo de alunas deu voz a alguns poemas e a sessão acabou da melhor forma com a leitura de um poema pelo autor. Agradecemos ao Dr. Nuno de Figueiredo a amabilidade e simpatia com que nos brindou ao proporcionar este evento.

Semana da Leitura - 11 a 15 de março

Imagem
Atividades na nossa escola       Encontro  com o poeta e ficcionista Nuno de Figueiredo – dia  12, 10h15 (6º ano ) Concurso de Leitura Expressiva  –   dia 13,  à s 14h45, na  Biblioteca Encontro com  a escritora Alice Vieira  – dia 14, 10h30 (7º B) – Grande  Audit ório Momentos de Poesia na biblioteca – dia 13, 15h45 (10º B); dia 14, 10h30 (6º B); dia 15, 10h30 (6º A) Exposição de antologias poéticas do 5 e 6º anos – ao longo da semana, na biblioteca Exposição das fotografias do Concurso de Fotografia e entrega  do prémio aos vencedores Exposição “Desenho e Pintura Caligráfica” sobre o tema “A Água”, no âmbito do Ano Internacional de  Cooperação para o Acesso à Água – 12ºF - hall de entrada

Concurso de Poesia

Imagem
Já estão apuradas as poesias vencedoras, na nossa escola, do Concurso da Rede de Bibliotecas de Coimbra " Há Poesia na escola ". São elas,  em cada nível de ensino,  da autoria dos alunos: 2º ciclo - Diogo Carregã - 5ºB 3º ciclo - Guilherme Pina - 9ºA Secundário - Patrícia Eloy - 12ºH Os poemas seguem agora para a Fase Concelhia do Concurso. Atribuímos ainda menções honrosas aos poemas dos alunos: 2º ciclo - Margarida Gingeira - 6ºB 3º ciclo - Madalena Santos - 9ºA Secundário - André Dias - 12ºI Os nossos parabéns a todos!

Concurso de Fotografia "Mar ponte/Mar fronteira"

Imagem
1º Prémio  - 3º Ciclo Ana Catarina Pastilha (9ºA) - Entre o mar e as montanhas 1º Prémio - Professores Ana Maria Pereira Vinhas - A chuva e a tartaruga

Concurso de Fotografia "Mar ponte/Mar fronteira"

Imagem
1º Prémio (ex aequo) - Ensino Secundário : Pedro Miguel Ribeiro Macário (12ºG) - Prefácio de Aventura Ricardo Fonseca (12ºB) - David e Golias Muitos parabéns aos vencedores!

Desporto escolar - Futsal Juniores Feminino

Imagem
Após a realização das duas primeiras jornadas de quatro, a Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores venceu os dois encontros, tendo a primeira jornada sido realizada na Escola Secundária D.Dinis e a segunda na nossa Escola. 1ª Jornada - 23/01/2013 - A Escola Básica e Secundária Quinta das Flores venceu a Escola Secundária D.Dinis por 9-5 2ª Jornada - 06/03/2013 - A Escola Básica e Secundária Quinta das Flores venceu a Escola Secundária D.Dinis por 7-5 Todas as alunas que participaram nestes dois encontros estão de parabéns!

“ Portugal, o Holocausto e a Segunda Guerra Mundial"

Imagem
No passado dia 26 de Fevereiro, realizou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, uma conferência sobre “ Portugal, o Holocausto e a Segunda Guerra Mundial ” , proferida pela Doutora Irene Flunser Pimentel , investigadora do Instituto de História Contemporânea na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A iniciativa foi organizada pelo núcleo de estágio de história e geografia . A conferência iniciou-se com um momento musical de guitarra portuguesa executado por João Alexandre , aluno do 12º I da nossa escola. Estiveram presentes as turmas de História do 12º ano da nossa escola, alunos da Escola Secundária José Falcão e estudantes do curso de História. A iniciativa de inegável valor formativo centrou-se na análise da política do Estado Novo face à problemática do Holocausto, inserida no contexto da Segunda Guerra Mundial. Núcleo de Estágio de História e Geografia

Para Além da Leitura

Imagem
Foi hoje inaugurada, na Galeria Pinho Dinis da BMC, a exposição " Para Além da Leitura " que apresenta uma seleção de trabalhos realizados no âmbito do Concurso de Fotografia "Sempre a LER +" , uma iniciativa da Biblioteca Escolar da E.B.2.3. Drª Maria Alice Gouveia , em parceria com a área disciplinar de Educação Visual e Tecnológica, da responsabilidade do professor Manuel Fresco.  A exposição vai estar patente ao público de 1 a 15 de março. Vale a pena visitar! Parabéns a alunos e professores envolvidos!

Internet Segura

Imagem
No âmbito da disciplina de TIC , os alunos do 7ºB e C e do 8º ano , elaboraram cartazes alusivos à S egurança na Internet e questionários sobre o mesmo tema que passaram nas turmas do ensino secundário. Os cartazes e os resultados dos inquéritos podem ser vistos no hall de entrada da escola.