Mensagens

A mostrar mensagens de maio, 2013

Centenário de "A Sagração da Primavera"

Imagem
" A Sagração da Primavera ", cujo centenário se celebra hoje , foi composta por Igor Stravinsky para a companhia dos Ballets Russes e, na sua estreia original, foi apresentada com coreografia de Nijinsky . Nesse dia,    29 de maio de 1913 ,  a elite parisiense reuniu-se no recém-inaugurado teatro des Champs-Elysées para ver mais um espetáculo dos Ballets Russes de Serghei Diaghilev, sem saber que a noite entraria para a história da música e da dança.   " A Sagração da Primavera " tem as suas raízes no folclore eslavo e na rica tradição musical russa e enquanto a partitura extraía novos sons de instrumentos familiares e tomava liberdades com o ritmo, os dançarinos quebravam todas as regras do ballet tradicional e, em vez das graciosas pontas, por exemplo, os pés eram virados para dentro.  A  plateia, que esperava ver um espetáculo de ballet tradicional, ficou chocada e vaiou e arremessou objetos aos músicos e bailarinos. Entretanto, nestes cem anos, "

Exposição de Desenho do 11º D

Imagem
A última unidade dos conteúdos programáticos da disciplimna de Desenho A , do 11º ano , permitia uma visão pessoal de obras de arte conhecidas, em que os alunos utilizassem uma das técnicas que aprenderam ao longo do ano. A resposta a este desafio colocado pela professora da disciplina, Ana Vinhas, à turma D , pode ser apreciada na exposição que se encontra na zona de leitura informal da BE. Parabéns a todos pela criatividade!

Feira do Livro de Coimbra 2013

Imagem
Lembramos que continua a decorrer até ao próximo domingo, dia 2 de junho, no Parque Verde do Mondego, a Feira do Livro de Coimbra .

Mia Couto ganha Prémio Camões

Imagem
Mia Couto é o vencedor da 25.ª edição do Prémio Camões , que distingue um autor da literatura portuguesa. O Prémio Camões foi criado em 1988 por Portugal e pelo Brasil para distinguir um autor de língua portuguesa que, "pelo valor intrínseco da sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural da língua comum". Mia Couto nasceu na Cidade da Beira (Moçambique), em 1955 , filho de uma família de emigrantes portugueses. Em 1972, deixou a Beira e partiu para Lourenço Marques para estudar Medicina. A partir de 1974, começou a fazer jornalismo, tal como o pai. Com a independência de Moçambique, tornou-se diretor da Agência de Informação de Moçambique (AIM). Dirigiu também a revista semanal "Tempo" e o jornal "Notícias de Maputo".  Em 1985 formou-se em Biologia.  Estreou-se com um livro de poemas " Raiz de Orvalho " (1983), há exatamente 30 anos. Após o primeiro livro seguiram-se outros de poesia, co

Fitness Solidário - organização do 12ºE (Grupo 3)

Imagem
No dia 25 de maio de 2013, no Jardim da Praça dos Heróis do Ultramar, das 10h às 17h, os alunos do Grupo 3 que é constituído por André Justo, Daniela Ricardo, Marta Simões e Ricardo Encarnação, do 12º E , do Curso Tecnológico de Desporto , contando com a colaboração do Holmes Place e da Ana&Guga freelancers, irão realizar uma atividade com várias aulas de fitness e dança, com o intuito de ajudar a Associação Integrar e o Lar de jovens do convento de Semide. 

Feira Desportiva - organização do 12ºE (Grupo 4)

Imagem
No âmbito da disciplina Projeto Tecnológico (P. T.), o Grupo 4 do 12ºE , constituído pelos alunos Carlos Caldeira, João Neves, Nicole Martins e Rafaela Martins, do Curso Tecnológico de Desporto , irá realizar a primeira Feira Desportiva na cidade de Coimbra. Esta "Feira Desportiva" - " Abraça o desporto e participa no evento" irá realizar-se no dia 26 de maio de 2013, no Parque Verde do Mondego. Apareçam!

Correspondência escolar além fronteiras

Imagem
Durante as férias de Natal de 2012, os alunos do 6º Ano da nossa escola leram o conto "Por avião", de Ravi Mangla, que refere uma situação de correspondência escolar entre um menino da Índia e outro dos EUA. Neste contexto, a professora de Português , Graça Trindade , lançou um desafio: "E se fizéssemos um projeto de correspondência escolar com os amiguinhos de Florianópolis?" (Os alunos tinham conhecido os colegas brasileiros através do Projeto Red E-culturas , de que já demos notícia anteriormente ). "Mãos à obra"!- foi a resposta imediata de todos. Do outro lado do Atlântico, a professora Mariley aceitou logo a ideia e, enquanto os meninos do Brasil estavam de férias grandes, os de cá, de Portugal, escreviam já as cartas. Quando os meninos de Florianópolis iniciaram o novo ano letivo, a 14 de fevereiro, tinham uma grande surpresa à sua espera - as cartas dos alunos portugueses ! A notícia saiu nos jornais locais de Florianóplolis.   Entret

"De pequenino se torce o pepino" - organização do 12ºE (Grupo 1)

Imagem
No âmbito da disciplina de Projeto Tecnológico (P. T.), o Grupo 1 do 12º E , constituído pelos alunos Beatriz Girão, João Pinto, Ricardo Gama e Vítor Almeida, do   Curso Tecnológico de Desporto , está a organizar várias atividades desportivas , a realizar no próximo dia 31 de maio, junto das crianças do Jardim de Infância Quinta das Flores , antecipando assim a comemoração do Dia Mundial da Criança.

As bibliotecas - Valter Hugo Mãe

Imagem
«As bibliotecas são como aeroportos. São lugares de viagem. Entramos numa biblioteca como quem está a ponto de partir. E nada é pequeno quando tem uma biblioteca. O mundo inteiro pode ser convocado à força dos seus livros. Todas as coisas do mundo podem ser chamadas a comparecer à força das palavras, para existirem diante de nós como matéria da imaginação. As bibliotecas são do tamanho do infinito e sabem toda a maravilha. Os livros são família direta dos aviões, dos tapetes-voadores ou dos pássaros. Os livros são da família das nuvens e, como elas, sabem tornar-se invisíveis enquanto pairam, como se entrassem para dentro do próprio ar, a ver o que existe dentro do ar que não se vê. O leitor entra com o livro para dentro do ar que não se vê. Com um pequeno sopro, o leitor muda para o outro lado do mundo ou para outro mundo, do avesso da realidade até ao avesso do tempo. Fora de tudo, fora da biblioteca. As bibliotecas não se importam que os leitores se sintam fora das bibliote

A importância da leitura

Imagem
No seguimento das sessões realizadas na nossa escola com o Projeto "Mundo Brilhante" , de que demos conta neste blogue , o Dr. Alfredo Leite brindou-nos com um pequeno vídeo que é um apelo à leitura e à necessidade de motivar os alunos para a importância dos livros na sua formação . Esta motivação passa não só pela escola, como pela família, apresentando o Dr. Alfredo Leite algumas sugestões aos pais. Deixamos aqui o seu testemunho, desejando que as suas palavras possam encontrar eco em todos os intervenientes neste processo, no sentido de que os jovens adquiram cada vez mais hábitos e gosto pela leitura.  

Encontro com Élia Ramalho

Imagem
Hoje tivemos a visita de Élia Ramalho e Cláudia Esteves , escritora e ilustradoras dos livros Frida Kahlo e Vincent Van Gogh , da coleção "Artistas com História". Na sessão participaram as turmas do 5º e 6º anos e esta decorreu num ambiente de grande envolvimento e participação por parte dos alunos. Na apresentação do livro sobre a pintora Frida Kahlo, a escritora mostrou, como motivação, um vídeo com música e dança, interpretando assim a vida e obra da pintora. Em relação ao livro sobre Van Gogh, a motivação foi feita com a apresentação e comentário de algumas imagens do livro reproduzindo alguns dos seus quadros mais famosos. Agradecemos às autoras este momento enriquecedor para os nossos alunos e desejamos-lhes muitos sucessos futuros.

Exposição "Metamorfose"

Imagem
Encontram-se expostos, no hall de entrada, os trabalhos realizados pelo 10º D , exposição com o título genérico de " Metamorfose ". Na verdade, foi pedido aos alunos que escolhessem uma obra pictórica consagrada e a transformassem de forma que o reconhecimento da obra nunca fosse perdido. Estes trabalhos, em pastel de óleo,  foram realizados na disciplina de Desenho e orientados pela professora Carla Jorge .

Concurso de Caligrafia - entrega de prémios

Imagem
Hoje foram entregues os certificados de participação e os prémios às alunas participantes e às vencedoras do  Concurso de Caligrafia realizado no passado dia 24 de abril. Nem todas puderam comparecer, mas aqui ficam os nomes das vencedoras: 6º ano - Joana Maria Barroca Dias - 6º A 8º ano - Carolina dos Santos Ribeiro - 8º B 9º ano - Ana Catarina Carvalho Pastilha - 9º A Muitos parabéns ! Continuem a participar nas atividades da BE!

Dia da Europa - exposição sobre a União Europeia do 12ºF

Imagem
Assinalando o Dia da Europa , que se comemora hoje, dia 9 de maio , a Zona de Leitura Informal da nossa biblioteca expõe os trabalhos sobre a União Europeia realizados pelos alunos do 12ºF , na disiplina de Oficina de Artes , sob a orientação da professora Ana Vinhas. Estes trabalhos constituiram uma oportunidade de os alunos se informarem e refletirem, com imaginação e espírito crítico, sobre a União Europeia de hoje e estiveram expostos no TAGV aquando do " II Ciclo de Conferências de Estudos Europeus ", organizado pela Universidade de Coimbra, através das Faculdades de Letras, Direito e Economia, conforme noticiámos anteriormente . Aquando deste evento no TAGV, a professora Ana Vinhas foi convidada a expor também os trabalhos dos seus alunos na Faculdade de Direito, nos dias da realização do Ciclo de Estudos sobre a União Europeia, 27 e 28 de abril passado. Os trabalhos foram muito apreciados e elogiaados, tendo inclusivamente alguns congressistas ingleses e

Capuchinho Vermelho... - Manuel António Pina

Imagem
Na passada segunda feira, dia 6 de maio, as turmas A e B do 5º Ano tiveram uma experiência didática um pouco diferente do habitual. A aula de Português foi orientada por Ana Maria Machado , Professora de Literatura da Faculdade de Letras, que explorou, com as alunas e alunos deste nível de ensino, o conto " História do Capuchinho Vermelho contada às crianças e nem por isso ", de Manuel António Pina , ilustrada por Paula Rêgo . A Professora Ana Maria Machado completou o trabalho nas aulas seguintes, no horário normal de cada uma das turmas. A Professora de Português, Clara Moura Lourenço, agradece a disponibilidade e colaboração da Professora Ana Maria Machado, e salienta o enriquecimento que esta experiência constituiu para as suas turmas.    

Projeto 15/25 da Revista LER

Imagem
Alguns alunos da nossa escola aceitaram o desafio da Revista LER , no seu Projeto 15/25 , apresentado na nossa escola em outubro de 2012, e enviaram os seus trabalhos, cuja qualidade mereceu publicação. Assim, a aluna Maria Barros , do 11º F , viu o seu texto " AMANTES DE RUA " publicado na Revista nº 122, de março de 2013 e a aluna Ana Baía , do 12º A , viu premiado o seu desenho " PESSOA HETERÓNIMO E ORTÓNIMO " na edição nº 123, de abril de 2013. No entanto, o primeiro aluno a participar e ver o seu texto publicado, mesmo antes de a Revista vir à nossa escola, foi o João Pedro Martins , do 11º F , com o texto " O HOMEM ", na revista nº 114, de junho de 2012. Não queremos deixar de partilhar estes belíssimos trabalhos e dar os parabéns aos nossos jovens autores, que são um exemplo a seguir. Continuem! Votos de sucessos futuros! AMANTES DE RUA E eram tantos, tão grandes... envoltos em mantos, eram amantes. Dois a dois, ocupavam os seus lug