Mensagens

A mostrar mensagens de dezembro, 2013

Boas Festas!

Imagem
  Com mais algumas imagens de exposições do hall de entrada da nossa escola, a equipa da BE deseja a toda a comunidade educativa Boas Festas e muitas leituras!  

A Poesia Ambulante

Imagem
Numa iniciativa do Núcleo de Jornalismo da Associação de Estudantes e da Biblioteca Escolar , a poesia esteve mais uma vez presente na nossa escola. No último dia da aulas, no hall de entrada, ouviram-se poemas não só de autores consagrados como da autoria de alguns alunos. A BE imprimiu-os em marcadores de leitura com votos de Boas Festas e distribuiu-os por alunos e professores. Agradecemos e louvamos todos os alunos que se disponibilizaram para participar nesta iniciativa, brindando a comunidade educativa com mais um belo momento de poesia! Boas Festas e boas leituras...também de poesia!   

Sessão de Educação para os Direitos Humanos

Imagem
Para assinalar o Dia Mundial dos Direitos Humanos (10 de dezembro), a Biblioteca Escolar em articulação com o grupo de Filosofia contactaram a Amnistia Internacional para dinamizar uma Sessão de Educação para os Direitos Humanos, subordinada ao tema "Direitos económicos, sociais e culturais/pobreza". Esta sessão foi orientada pela Dra. Bárbara Barata , coordenadora do Grupo de Coimbra da Amnistia Internacional , que, de uma forma muito motivadora e formadora, falou aos alunos da história desta organização e da luta constante pela defesa dos direitos humanos. No início da sessão, três alunos do 10ºA e do 10ºL declamaram poemas evocativos desta temática. Esta atividade decorreu de forma dinâmica, viva, enriquecedora e participada por parte dos alunos, que ficaram sensibilizados pelo conteúdo da sessão e se mostraram empenhados em poder contribuir para esta causa de forma ativa.  

Concurso Postal de Natal "Vamos Viver o Natal"

Imagem
Mais uma vez, a Rede de Bibliotecas de Coimbra desenvolveu o Concurso Postal de Natal "Vamos Viver o Natal" , em que a ilustração para o Postal de Natal deve ser associada a uma obra literária, incentivando assim a leitura e a criatividade. Na Fase Concelhia foram selecionados 15 postais dos diversos níveis de ensino, que podem ser aqui apreciados. Da nossa escola foi selecionado, a nível do ensino secundário, o postal da aluna Rita Sousa , do 12ºD . Os nossos parabéns à Rita! Ver notícia também em http://www.cm-coimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=2695&Itemid=208 Entregámos à Rita um conjunto de postais vencedores, oferta da bibliotecária responsável pelo SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares) da BMC, Dra. Lurdes Branco. Também os alunos do 5ºA que viram os seus postais selecionados a nível da escola receberam um marcador oferecido pela BMC. Mais uma vez, parabéns a todos, alunos e professoras envolvidas!  

Árvore de Natal Poliédrica

Imagem
Na disciplina de Matemática, foi proposto aos alunos das turmas A, B, C, D e E do 10º Ano, um trabalho individual que consistia na construção de um sólido platónico. Este podia ser decorado com materiais variados, tinha de conter citações de Matemáticos famosos e ainda uma frase da autoria dos alunos. Assim, surgiram muitos trabalhos criativos sendo o resultado final esta Árvore de Natal, única. Os cinco sólidos platónicos são conhecidos desde a antiguidade e são os únicos poliedros cujas faces são polígonos regulares geometricamente iguais, concorrendo em cada vértice o mesmo número de faces.  A sua designação deve-se a Platão, que os descobriu em cerca de 400 a.C.  Os docentes de Matemática desejam a toda a comunidade escolar um Feliz Natal e um Bom Ano de 2014 com muita Matemática.  

Exposição "Vieira - semeador de palavras"

Imagem
Mostra de quadros da pintora Adélia Fernandes , no âmbito da disciplina de Português e do estudo do " Sermão de Santo António aos Peixes " de Padre António Vieira (11º ano) - sala polivalente da Biblioteca  

Exposição "Músicos e os seus instrumentos"

Imagem
Acrílicos sobre Tela Trabalhos realizados pelos alunos do 12º D , na disciplina de Oficina de Artes , sob a orientação da professora Ana Vinhas.  

Exposição de Postais de Natal e Auto - Retratos

Imagem
  Trabalhos realizados pelos alunos do 5º A na disciplina de Educação Visual , orientados pela professora Ana Vinhas.

Exposição de Postais de Natal

Imagem
Trabalhos realizados pelos alunos de Educação Visual do 5ºB e de Desenho do 10ºD , sob a orientação da professora Marina Pacheco.  

Feira do Livro 2013

Imagem
  A Biblioteca Escolar convida toda a comunidade escolar a visitar a Feira do Livro a decorrer de 2 a 10 de dezembro , na Zona de Leitura Informal da BE.  

Exposição "Transparências e Panejamentos a Grafite"

Imagem
No hall de entrada, encontra-se patente ao público a Exposição " Transparências e Panejamentos a Grafite " com os trabalhos realizados pelos alunos do 12ºD , sob a orientação da professora Ana Vinhas.

Exposição "Desenho de Formas Naturais e Artificiais a Grafite"

Imagem
No hall de entrada, encontra-se patente ao público a Exposição " Desenho de Formas Naturais e Artificiais a Grafite " com os trabalhos realizados pelos alunos do 10ºD , sob a orientação da professora Marina Pacheco.