Mensagens

A mostrar mensagens de março, 2014

Olimpíadas de Matemática

Imagem
  O aluno Frederico Miguel Almeida Simões , do 8ºA , foi apurado para a Final Nacional das XXXII Olimpíadas Portuguesas de Matemática , que irá decorrer de 3 a 6 de abril no Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, em Aveiro . Muitos parabéns ao Frederico! Boa sorte para a final!  

Parlamento dos Jovens 2013/2014

Imagem
O Parlamento dos Jovens 2013/2014 é um concurso alargado às escolas nacionais, promovido pela Assembleia da República, em parceria com o Ministério da Educação, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas da atualidade.   O tema proposto para este ano letivo é   “ Crise demográfica (emigração, natalidade, envelhecimento) ” . A Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura considerou ser de particular interesse promover a reflexão sobre o tema, face à atual crise demográfica que se faz sentir no País, resultado, em parte, do impulso sentido pelos jovens na procura da realização pessoal e profissional noutros destinos, refletindo-se num movimento para o exterior com a consequente problemática do envelhecimento da população nacional.   O concurso decorre em três fases distintas: a 1ª fase , a nível de escola, incluiu o debate sobre o tema, a constituição das listas, a eleição de deputados à sessão escolar, a a

Vamos a Londres!

Imagem
Londres espera as turmas A, B, C, D e G do 11º Ano e Turma C/F de Inglês do 12º Ano numa viagem de 4 dias, organizada pelas professoras Edite Varandas e Filomena Ferreira , que terá início no dia 29 deste mês. Seremos também acompanhados pelos professores Glória Marques, Isolina Melo e José Pimenta. Apesar do destino, esta será uma jornada interdisciplinar, abordando também as disciplinas de Biologia e Filosofia. Pela madrugada, iremos sair da escola, rumo a Lisboa, de onde voaremos com destino aos territórios de sua Majestade. Chegados à capital Britânica, iremos iniciar a visita num passeio pela cidade passando por Westminster com o seu famoso Big Ben, Piccadilly Circus, Trafalgar Square, Chinatown, entre outros. No período da tarde, será a vez de andarmos no emblemático London Eye, para uma perspetiva completa da cidade. No segundo dia, continuaremos o nosso percurso por caminhos londrinos, para conhecer distintos marcos como Tate Modern, Covent Garden e Museu

Escolíadas 2014

Imagem
CRIATIVIDADE, ALEGRIA, EMPENHO, AMIZADE e RESPEITO são algumas das palavras que podem caracterizar o evento que teve lugar no passado sábado, 22 de março, no TAGV, envolvendo a nossa escola e a Escola Secundária D. Dinis. As Escolíadas Glicínias Plaza foram um desafio que a Associação de Estudantes da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores cedo abraçou, trabalhando afincadamente para levar o mais longe possível o nome da nossa instituição e, sobretudo, para proporcionar momentos de diversão, emoção e de uma partilha que contagiou todos aqueles que foram aderindo ao projeto.  Os alunos, liderados por Carina Santos e Tiago Martins, deram provas de uma enorme dedicação, tendo sido acompanhados ao longo do percurso pela professora Ana Vinhas. A dar o seu contributo estiveram também as professoras Marina Pacheco, na prova de pintura e Ana Paula Miraldo, na prova de cultura geral. Todos os participantes - alunos, professores, encarregados de educação - vibraram com as provas de

Concurso de Poesia "Há Poesia na escola"

  Os rostos da liberdade    Queres saber o que é a liberdade? Pergunta a uma menina muçulmana, Que perde tanta oportunidade Por uma discriminação tirana.   Ou a uma jovem cigana, Que não pode casar por amor. Assim o diz a tradição insana   De que o pai elege seja quem for.    Queres saber o que é a liberdade? Pergunta a um rapaz soldado, Que marcha de metralhadora na mão. Cérebro subjugado, corpo drogado… Interrogas-te sobre se tem coração. Sim, pois claro que tem! Só está acorrentado, e o cadeado no bolso De sabe Deus quem…   Queres saber o que é a liberdade? Pergunta a um cachorro sarnento, Que vive ao Sol e à chuva e sempre preso, Vê se nos seus olhos há ainda um brilho aceso…     Se procuras o que é ser livre, Tens de ter uma certa joie de vivre Em ver outros isentos do sofrimento E da opressão, esse tenebroso tormento…   Queres saber o que é a liberdade? Então não a tires aos outros, Pois os que são verdad

Poesia ambulante

Imagem
Hoje, Dia Mundial da Poesia , a poesia deambulou pela nossa escola. Numa iniciativa do Núcleo de Jornalismo da Associação de Estudantes e da Biblioteca Escolar , algumas turmas do 5º, 9º, 10º e 11º anos viram as suas aulas interrompidas por momentos divertidos e pedagógicos de poesia. Feliz Dia da Poesia para todos ! Boas leituras !

Adivinha quem vem contar...

Imagem
Nesta Semana da Leitura , convidámos alguns professores para, em visita surpresa a algumas turmas, lerem um conto, poema ou excerto de um livro, celebrando assim a  Leitura e motivando os alunos para a descoberta de autores, livros e novos sentidos. Tivemos assim as professoras Clara Moura , Graça Trindade  e Licínia Regateiro em visita a turmas do 6º, 7º e 10º anos, respetivamente com leituras de Manuel António Pina, Miguel Torga e Herberto Helder, e os professores José Vieira Lourenço e José Pedro Fernandes em visita a turmas do 11º ano, com leituras de António Gedeão e Carlos Reis. Agradecemos aos nossos convidados por terem aceite o nosso desafio e pelos momentos marcantes que proporcionaram aos nossos alunos!  

Concurso de Leitura Expressiva

Imagem
Decorreu ontem, dia 19 de março, o Concurso de Leitura Expressiva deste ano letivo. Os alunos do 2º e 3º Ciclos e do Secundário foram realizando as suas leituras de um texto poético e de um texto narrativo com empenho, entusiasmo e muita qualidade. A tarefa do júri (professoras Fátima Taborda, Florbela Moura e Marília Batalha) não foi nada fácil e o resultado final foi o seguinte:   2º Ciclo 1º lugar - Laura Martins , 5º C 2º lugar - Carolina Alves, 5º B 3º lugar - Natacha Fernandes, 5º C   3º Ciclo 1º lugar - Laura Arede , 7º B 2º lugar - Mariana Alte da Veiga, 9º A 3º lugar - Joana Barroca Dias, 7º A Ensino Secundário 1º lugar - Carlos João Santos , 12º B 2º lugar - Gustavo Afonso, 11º B 3º lugar - João Carlos Costa, 12º J   O júri e a biblioteca dão os parabéns a todos os concorrentes! Fazemos votos para que continuem a ter gosto e entusiasmo pela leitura! Boas leituras!  

Sarau da Francofonia

Imagem

Concurso de Ilustração

Imagem
No âmbito da Semana da Francofonia , decorreu um Concurso de Ilustração das 10 palavras da Francofonia 2014    1º Prémio - Rita Sousa , 12ºD (S' enlivrer)  2º Prémio - David Canaes , 12ºD (S´enlivrer) 3º Prémio - Joana Cunha , 8ºA (Ambiancer) Parabéns aos vencedores e a todos os participantes pela criatividade e empenho!  

Semana da Francofonia

Imagem
De 17 a 21 de março decorreu na nossa escola mais uma Semana da Francofonia . Os momentos mais altos desta semana foram a Conferência proferida pela Professora Doutora Rosa Faneca , subordinada ao tema " A importância do Francês no mundo do trabalho ", o Atelier " O Francês em ação ", dinamizado pelos professores da FLUC Professor Doutor João Costa Domingues e Dra. Bruna Plácido e o Sarau da Francofonia .  

Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

O aluno Francisco Salgueiro , do 5º B , em representação da nossa escola, subiu ao pódio na Final do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos , tendo ficado em 3º lugar no jogo Rastros . Muitos parabéns ao Francisco!   A SIC fez uma curta reportagem do evento: http://sicnoticias.sapo.pt/ pais/2014-03-14-provas-finais- do-campeonato-nacional-dos- jogos-matematicos-no-fundao; jsessionid= 0C8CB38EB1F1E7002F9AA0B47FEA43 D0  

Semana(s) da Leitura

Imagem
Entre  17 e 21 de março de 2014 , realiza-se a 8.ª edição da Semana da Leitura , centrada no tema  Língua Portuguesa , que celebra os 800 anos do conhecimento dos seus textos mais antigos. A Rede de Bibliotecas de Coimbra comemora a Festa da Leitura até abril!

Aula aberta de Matemática

Imagem
    Na próxima sexta-feira, dia 21, das 8:30 às 10 horas, haverá na nossa escola uma aula aberta subordinada ao tema " Os homens das cavernas sabiam contar (mas... não conheciam o zero ) ", tendo como orador o Professor Dr. Jaime Silva.  A aula destina-se às três turmas do 5º ano.

Dia do PI

Imagem
No dia 14 de março (nos EUA 3/14) comemora-se o dia do Pi , por 3,14 ser o valor mais aproximado deste número. O pi é a razão entre o perímetro e o diâmetro de uma circunferência. Este dia, normalmente, comemora-se comendo tartes (pie, em Inglês) e pizzas. Na nossa escola, os alunos do 7ºB fizeram uma demostração do valor de pi com cápsulas de café e tampas de garrafas de água, tendo conseguido um número muito aproximado do valor de pi. Esta foi uma forma mais interessante e envolvente de aprender matemática.  

Exposição "A Mulher e a Matemática"

Imagem
Com a finalidade de assinalar o Dia Internacional da Mulher , os alunos das turmas A e B do 7º ano realizaram alguns trabalhos sobre mulheres que se notabilizaram no domínio da Matemática. Os trabalhos foram elaborados na âmbito da disciplina de Matemática , sob a orientação da professora Cristina Relvas, e encontram-se expostos na zona de leitura informal da BE.

Olimpíadas de Economia

Imagem
O aluno Pedro Rosado , da Turma E do 11º ano do Curso de Ciências Socioeconómicas, ficou apurado na 1ª fase das Olimpíadas de Economia , o que lhe dá a possibilidade de representar a nossa escola na 2ª fase, que irá decorrer em Coimbra, nas instalações da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), nos dias 25, 26 e 27 de Abril de 2014.  

La Chanson en Scène

Imagem
Na passada sexta-feira, a nossa escola recebeu a segunda edição do concurso  “ La Chanson en Scène ”. Foram apresentados os projetos das escolas concorrentes, tendo o da Quinta das Flores ganho o 1º lugar. A final realizar-se-á em Lisboa no mês de maio. O concurso  “ La Chanson en Scène ” é um projeto da Associação de Professores de Francês (APPF), lançado no ano transato, tendo a nossa escola também participado e ficado em 2º lugar. Parabéns aos alunos envolvidos, provenientes de várias turmas ( 8ºA e B ; 9ºA e B ; 10ºB )! Parabéns à Professora de Francês, Lurdes Falcão, que, com este projeto, somou mais uma vitória para a escola!  

Encontro com a escritora Sónia Louro

Imagem
  Foi com imenso prazer que recebemos de novo na nossa escola a escritora Sónia Louro ! Depois de nos ter apresentado o seu livro "O Cônsul Desobediente" sobre Aristides Sousa Mendes em 2011, trouxe-nos agora o seu último romance biográfico " Amália: o romance da sua vida ". Depois da apresentação de Sónia Louro por um aluno do 10ºB, duas alunas do 10ºA declamaram dois poemas de David Mourão-Ferreira que foram cantados por Amália, acompanhadas por um colega à guitarra, seguindo-se mais um momento musical por um aluno do 12ºB. Sónia Louro trouxe-nos então episódios da vida de Amália Rodrigues , alguns pouco conhecidos, acompanhando Amália pelos sete cantos do mundo, onde despertou paixões e deixou multidões rendidas à sua voz, demonstrando a grandiosidade e dimensão da fadista em Portugal e, desde muito cedo, no Mundo. A terminar, mais um momento musical por três alunos do 12ºB. Agradecemos à escritora Sónia Louro a disponibilidade e simpatia com