Mensagens

A mostrar mensagens de junho, 2014

Prémio Nacional de Ilustração 2013

Imagem
  O ilustrador António Jorge Gonçalves venceu a 18ª edição do  Prémio Nacional de Ilustração 2013 , pelas ilustrações de " Uma escuridão bonita ", com texto do angolano Ondjaki. O Prémio foi atribuído por unanimidade, assim como a s duas "menções especiais" atribuídas às ilustrações da obra " O pai mais horrível do mundo ", de João Fazenda, com texto de João Miguel Tavares, e ao conjunto das ilustrações de " Uma onda pequenina ", de Yara Kono, com texto de Isabel Minhós Martins. " Uma escuridão bonita " foi selecionado pela revista Visão como um dos melhores de 2013 e foi considerado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do Brasil um dos melhores livros para a infância e juventude editados no país em 2013.  

O Homem Duplicado

Imagem
Estreou ontem, dia do falecimento de José Saramago (18 de junho de 2010), o filme " O Homem Duplicado ", do realizador Denis Villeneuve , resultado de uma adaptação do livro homónimo de José Saramago . O filme conquistou o Prémio Méliès d`Argent no Festival Internacional de Cinema Fantástico da Catalunha, em Sitges e foi o principal vencedor dos prémios canadianos do ecrã, conquistando cinco das dez categorias em que estava nomeado, incluindo melhor realização, melhor montagem, melhor cinematografia, melhor música e melhor atriz secundária, Sarah Gadon.  

Oficina do Livro

Imagem
Durante este ano letivo a Oficina do Livro , orientada pela professora Luísa Tovar , deu continuidade ao trabalho iniciado no ano letivo anterior. Com o objetivo de restaurar os livros da BE danificados pelo uso e ao mesmo tempo transmitir e praticar as técnicas necessárias a esse trabalho, a Oficina do Livro funcionou todas as segundas-feiras às 16h 30m, sendo frequentada sobretudo por alunas/os do 5ºC. Consertaram-se cerca de 30 livros, tendo sido alguns deles completamente encadernados de novo. Esta atividade constituiu uma mais-valia extraordinária para a biblioteca, não só pela efetiva recuperação de livros, como pela sensibilização dos alunos em geral para o correto manuseamento do livro.

Exposição de Maquetes do Pavilhão Centro de Portugal

Imagem
Encontra-se no hall de entrada uma exposição de Maquetes do Pavilhão Centro de Portugal realizadas pelos alunos do 12ºD , na disciplina de Oficina de Artes , sob a orientação da professora Ana Vinhas.  

Oradour-sur-Glane: o bulício do silêncio

Imagem
Dias após o desembarque das tropas aliadas na Normandia em 6 de junho de 1944, tropas alemãs estacionadas em França dirigiram-se aos locais de desembarque para travar combate com as forças aliadas. No dia 10 de junho, uma delas, a 2ª Divisão  Panzer SS Das Reich, da Waffen-SS, cometeu um massacre generalizado sobre a população de Oradour-sur-Glane , localizada próximo de Limoges, matando, em poucas horas, 642 dos seus habitantes. Após a guerra, o Presidente Charles De Gaulle decidiu que a cidade não seria reconstruída, permanecendo as suas ruínas como um memorial à crueldade da ocupação nazi em França. Em 1999, Jacques Chirac ergueu um centro da memória em Oradour, e nomeou oficialmente a vila como "cidade-mártir'". Ontem, algumas turmas do 10º e 11º anos da nossa escola tiveram a oportunidade de ver o documentário " Oradour-sur-Glane: o bulício do silêncio " e de, seguidamente, conversar e refletir com o seu autor, José Carvalho , a quem agrad

Semifinal do Concurso de Ideias

Imagem
Realizou-se ontem, no Grande Auditório, a Semifinal do Concurso de Ideias do Projeto de Empreendedorismo , promovido pela GestEntrepreneur, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra. Os 10 grupos das escolas participantes apresentaram os seus projetos que foram apreciados pelo júri, tendo saído vencedor um grupo da Escola José Falcão, de Coimbra, com o projeto "A cabra de pulso". Da nossa escola participaram três alunos da turma do 10ºE, do Curso de Ciências Socioeconómicas, que tiveram um bom desempenho. Esta é uma iniciativa muito interessante pois desenvolve a criatividade e o espírito de iniciativa dos alunos, estando todos de parabéns pelos interessantes projetos apresentados!  

Exposição "Retratos a Carvão"

Imagem
No hall de entrada, podemos apreciar a exposição de Retratos a Carvão executados pelos alunos do 12ºD , na disciplina de Desenho A , sob a orientação da professora Ana Vinhas.    

Exposição "Módulo-padrão"

Imagem
Encontram-se expostos, no hall de entrada, os trabalhos realizados pelos alunos do 5º A , na disciplina de Educação Visual , sob a orientação da professora Ana Vinhas.  

Feira Cultural de Coimbra

Imagem
Na passada sexta-feira, mais uma vez as escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra estiveram presentes no Palco da Feira Cultural . Pelas 16h30 atuou o Combo do Curso Profissional Instrumentista de Jazz , do Conservatório de Música de Coimbra que, como é habitual, brindou o público presente com uma atuação de grande qualidade. Depois, pelas 17h30, foram entregues prémios aos alunos participantes na 2ª Fase do Concurso Nacional de Leitura , que se realizou em Arganil, no passado dia 6 de maio. Relembramos os alunos participantes da nossa escola: Eduardo Nunes , Filipa Caeiro e Joana Carolina Carvalho , representantes do Básico e Ana Catarina Pastilha , André Pinheiro e Rita Sousa , representantes do Secundário.