Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2015

Exposição "Formas e Texturas"

Imagem
No âmbito das comemorações do “ 31 na Quinta” e lembrando os 13 anos de trabalho nesta escola, decidi partilhar convosco estas minhas duas paixões: a fotografia e a Natureza. Com material muito rudimentar captei algumas “ Formas e Texturas ” e é assim que denomino esta pequena mostra. Espero que vos ajude a olhar para a Terra Mãe com outros olhos. Um bem-haja a todos quantos nesta Casa trabalharam e trabalham.       Helena Nolasco Professora de Biologia

O CES vai à Escola

Imagem
Ao longo dos últimos anos, a Escola Básica e Secundária Quinta das Flores tem contado com a valiosa colaboração do Centro de Estudos Sociais e do projeto: “ O CES vai à Escola ”. No âmbito dos conteúdos de 12º ano, da disciplina de História A , Humanidades,   realizaram-se nos dias 11 e 25 do presente mês de fevereiro, para as turmas F e G , duas sessões subordinadas à temática relacionada com O Estado Novo . A primeira, “ Prisões do Estado Novo ”, foi   dinamizada   pelo Doutor Miguel Cardina , Investigador do Centro de Estudos Sociais e da Universidade de Coimbra; a segunda, “ Testemunhos da Guerra Colonial Portuguesa ”, decorreu no passado dia 25 e foi dinamizada pelo Doutor Bruno Sena Martins , Investigador do mesmo Centro. Tal como sempre, as sessões foram consideradas de muito interesse, cumprindo plenamente os objetivos que se pretendiam. Ao Centro de Estudos Sociais e aos seus investigadores deixamos os nossos sinceros agradecimentos.   Maria da Luz Santos  

Parlamento dos Jovens

Imagem
Decorreu hoje, no Instituto da Juventude, a eleição dos candidatos à Mesa da Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens , pelos deputados selecionados nas Sessões Escolares do Círculo Eleitoral de Coimbra.  Está de parabéns o   Gonçalo Gameiro , aluno do 11º E!

Concurso de Música RAP "Palavras e Sons do Mundo"

Imagem
Decorreu hoje, no Pequeno Auditório, o Concurso de Música RAP " Palavras e Sons do Mundo ". Apesar do número reduzido de concorrentes, as palavras e os sons apresentados entusiasmaram o júri. Estão de parabéns o Hélder Manim , o Josemar Fazenda e o Ricardo Ferreira ! São todos vencedores!

"Shoá: lembrar para não esquecer": performance de encerramento

Imagem
Terminaram hoje com chave de ouro as atividades do projeto “ Shoá: lembrar para não esquecer ” que, ao longo de um mês, ocupou a nossa escola. A aluna Beatriz Costa e o ator António Morais cativaram o público que encheu o auditório com o Impromptu de Pierné para harpa e o monólogo do senhor Glas da peça Dança lenta no local do crime , de William Hanley.  A segunda parte do programa decorreu no átrio da escola, consistindo numa performance multidisciplinar de artes plásticas, poesia, música e canto lírico que envolveu alunos e professores da Quinta das Flores e do Conservatório de Música, bem como o ator António Morais. Foi um momento de grande beleza e emoção que marcou a comunidade educativa, especialmente quando o mural representando a entrada de Auschwitz foi rasgado para dar lugar a uma paisagem azul e florida, símbolo da liberdade e da paz. Fátima Taborda Professora de Francês

A Biologia e a Geologia na Literatura

Palestra "Na "Era dos Extremos""

Imagem
Encerrando o ciclo de palestras do projeto " Shoá: lembrar para não esquecer ", o Professor Doutor Rui Bebiano subordinou a sua palestra ao tema " Na "Era dos Extremos" - Os sistemas totalitários e os campos de concentração no século XX " . O Doutor Rui Bebiano, com grande clareza, falou aos nossos alunos das diferenças e semelhanças dos sistemas totalitários do século XX, a designada "era dos extremos", da Shoá e de Auschwitz, do Gulag e de Kolyma, assim como dos sobreviventes de campos de concentração, nomeadamente Primo Levi (1919-1987) e Varlam Shalamov (1907-1982), terminando com a enfatização do papel da memória e as lições da História. 

Torneio de Golfe

Imagem
Realizou-se no passado dia 11 de fevereiro, em Cantanhede, um torneio de Golfe em que dois dos nossos alunos obtiveram o 1º e 2º lugar ( Francisco Salgueiro - 6ºB , obteve 69 pontos e Pedro Oliveira - 7ºC , obteve 65 pontos); estiveram presentes ainda os alunos João Pires do 6ºB - 16º lugar (38 pontos) e Vasco Pinheiro do 5ºB - 18º Lugar (35 pontos). Nesta competição participaram 21 alunos e 4 alunas em representação do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria - Cantanhede, Agrupamento de Escolas Figueira Mar, Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Escola Secundária D. Duarte.

Sessão com a DECO sobre "Energia Fantasma"

Imagem
Os alunos dos 5º e 6º anos assistiram hoje a uma útil  Sessão Informativa realizada pela Dra. Ana Gonçalves , da DECO , sobre a importância do uso eficiente da energia elétrica como forma de estimular comportamentos de consumo mais sustentáveis.  As sessões realizaram-se de forma interativa com os alunos e com o recurso a um inquérito em tempo real, dando especial atenção às vantagens da redução dos desperdícios de energia dos equipamentos em modo stand-by e off-mode , ao uso de equipamentos energeticamente eficientes e às consequências ambientais e económicas do desperdício energético residencial.

Sessão com a Amnistia Internacional

Imagem
Decorreu hoje na nossa escola uma sessão dinamizada pela Amnistia Internacional sobre " Discriminação: refugiados e migrantes ". A iniciar a sessão, a aluna Catarina Pastilha leu um poema alusivo a este tema, seguindo-se uma breve apresentação sobre a ação da Amnistia Internacional em geral e a sensibilização dos alunos para a temática dos refugiados e migrantes em particular.  As representantes do Núcleo da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra da Amnistia Internacional , Ana Rita Vieira e Júlia Hollert , promoveram ainda um jogo interativo com os alunos presentes, com o objetivo de testarem os conhecimentos adquiridos durante a sessão. A avaliação da sessão feita pelos alunos foi muito positiva.

Concurso de Selos

Imagem
O núcleo de estágio de Matemática 2014/15 está a organizar um   Concurso de Selos ,  lançado aos alunos do 8ºano , com o intuito de criarem propostas de selos com o tema “ Matemática e o Projeto 31 ” (comemoração dos 31 anos da escola), em que o selo vencedor será oficializado pelos CTT de forma a ser utilizado posteriormente.  Estima-se que a primeira utilização deste selo decorra na comemoração do dia dos namorados na escola. Esta atividade teve como coordenadores o Núcleo de Estágio de Matemática 2014/15 e as professoras de Educação Visual que lecionam os 8º anos.

Encontro com a escritora Ana Cristina Luz

Imagem
Hoje recebemos a visita da escritora Ana Cristina Luz que presenteou as turmas do 5º ano com uma sessão sobre Aristides de Sousa Mendes . A autora do livro Aristides, o semeador de estrelas fez uma viagem pela vida do diplomata português, destacando o seu papel decisivo no salvamento de milhares de pessoas, nomeadamente judeus, durante a Segunda Guerra Mundial. Ana Cristina Luz deixou bem vincada a imagem de um homem bom , que nunca se arrependeu da sua ação humanitária, embora esta o tenha conduzido à miséria. Aristides de Sousa Mendes é um dos três portugueses com o nome gravado no mural de honra do Jardim dos Justos, o Yad Vashem, em Jerusalém, que, arriscando a própria vida, salvaram judeus durante o período da Shoá (holocausto em hebraico).

A Biologia e a Geologia na Literatura

Conferência com o Professor Doutor Carlos Reis

Imagem
No âmbito das comemorações dos 31 anos da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores , teve lugar hoje a segunda de três conferências sobre " A Modernidade dos Clássicos " na Literatura Portuguesa . O segundo conferencista convidado foi o Professor Doutor Carlos Reis , da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que veio falar de Eça de Queirós , em especial da obra Os Maias , perante um auditório repleto de alunos do décimo primeiro ano. O Professor Carlos Reis começou por explicitar a pertinência do tema aglutinador do ciclo de conferências, passando depois para aspetos da obra, nomeadamente o contexto, a estrutura e as personagens que caracterizam a sociedade oitocentista portuguesa. Os alunos foram sensibilizados para a leitura da obra e o entusiasmo manifestou-se através de diversas questões colocadas ao orador. Graça Trindade  Professora de Português