Mensagens

A mostrar mensagens de janeiro, 2017

"A tua marca na NET"

Imagem
Cerca de 300 alunos da nossa escola e da Escola Secundária Avelar Brotero assistiram hoje, como ontem anunciámos, à representação da peça " A tua marca na NET ". Esta é uma iniciativa promovida pela Fundação PT no âmbito do projeto "Comunicar em Segurança", contando com os atores  Alexandre Silva , Pedro Górgia e Vicente Morais para, com as suas divertidas representações, alertarem os alunos para uma utilização mais correta e segura da Internet. Os alunos gostaram muito do espetáculo e nós agradecemos!

Teatro - A tua marca na NET!

Imagem
A peça de teatro " A tua marca na NET! " vai ser apresentada amanhã, 31 de janeiro, pelas 12h, no Grande Auditório, dirigida a alunos do ensino secundário das escolas Básica e Secundária Quinta das Flores e Secundária Avelar Brotero. A peça de teatro, da responsabilidade da Fundação PT, versa o tema da Identidade e Reputação Digital , pretendendo alertar para um uso seguro e correto da Internet.

Exposição de cartazes "Manter a Memória Viva"

Imagem
Encontram-se expostos no hall de entrada 16 cartazes finalistas do desafio " International Poster Competition 2012 ", dirigido a estudantes de design e subordinado ao tema " Manter a Memória Viva ". Este concurso assinalou o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto em 2012 e a exposição destes 16 cartazes, finalistas entre mais de 300 concorrentes, tem percorrido variados países do mundo. As turmas do 5º ano visitaram esta exposição " Manter a Memória Viva " e puderam refletir sobre a razão desta necessidade, que está de acordo com o subtítulo do Projeto "Shoá" - "Lembrar para não esquecer", assim como puderam refletir sobre as imagens de alguns cartazes e a época histórica a que eles se referem. No final, os alunos que quiseram, concorreram ao Concurso de Legendas em curso, escolhendo um cartaz e elaborando a sua legenda, num boletim a colocar na respetiva caixa.

Ciclo de cinema "Cinema e Memória"

Imagem
No âmbito do Projeto " Shoá: Lembrar para não esquecer 3 ", tem decorrido no Grande Auditório da nossa escola um ciclo de cinema intitulado " Cinema e Memória ". Assim, no dia  19 de janeiro, os alunos do 3º ciclo puderam assistir ao filme " Aristides de Sousa Mendes - O Cônsul de Bordéus "; no dia 24 de janeiro, alunos de turmas do 11º e 12º anos assistiram ao filme " O Filho de Saul ", apresentado por Vítor Simão; e a terminar, no dia 25 de janeiro foi a vez de alunos do 10º ano assistirem ao documentário " Noite e Nevoeiro ", com apresentação de Abílio Hernandez. 

"Shoá: Lembrar para não esquecer 3" - cartaz/programa

Imagem
O projeto " Shoá: lembrar para não esquecer " nasceu no ano letivo de 2014-2015.  Trata-se de um projeto pluridisciplinar que pretende ter uma dimensão histórica, filosófica e artística e que apresenta atividades variadas, procurando envolver alunos de todos os ciclos de ensino.  Os objetivos fundamentais do projeto são: Consciencializar para a necessidade de preservar a memória da Shoá Promover valores consagrados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos Estimular o espírito reflexivo e crítico Contribuir para a mudança de atitudes Em 2015, Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, disse, por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que se “as guerras se iniciam nas mentes dos homens, é nas mentes dos homens que devem ser construídas as defesas da paz”. Esta é a razão que nos move.  A equipa do projeto

Formação Pordata/RBE

Imagem
Como vem acontecendo há já alguns anos, decorreu ontem na nossa escola mais uma sessão de formação sobre a  PORDATA ,  Base de Dados Portugal Contemporâneo , dinamizada pelo formador Francisco Nunes, que orientou os alunos da turma E do 11º ano (alunos de Economia), na consulta e rentabilização deste site de grande qualidade e excelência, que se torna extremamente útil nos trabalhos de pesquisa realizados. Esta formação é uma iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares.

Exposição "Ilustração Científica"

Imagem
No hall de entrada da escola, encontra-se  patente à comunidade educativa a exposição " Ilustração Científica ", com trabalhos em aguarela, realizados pelos alunos de Artes do 10ºD , sob a orientação da professora Marina Pacheco.

Bom Ano Novo e Feliz Dia de Reis

Imagem
Com a imagem deste mural da autoria das professoras Paula Africano e Teresa Cavaco, desejamos a toda a comunidade educativa um BOM ANO de 2017 e um Feliz Dia de Reis !