Mensagens

A mostrar mensagens de março, 2017

Semana da Leitura - Inauguração da exposição "Entre a Ciência e a Literatura. Ah! O prazer de ler"

Imagem
Hoje, dia 29 de março, foi inaugurada a exposição concelhia " Entre a Ciência e a Literatura. Ah! O prazer de ler ", com trabalhos realizados pelos alunos das escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra. A nossa escola participou com trabalhos realizados pelos alunos das turmas do 10ºD e do 12ºD , sob orientação das professoras Marina Pacheco e Ana Vinhas, respetivamente. Convidamos a comunidade escolar a visitar esta exposição que reflete o empenho e o esforço conjunto de professores e alunos que, mais uma vez, se envolveram neste desafio proposto pela Biblioteca Municipal/SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares). A exposição está patente ao público, na Galeria Pinho Dinis, da BMC, até ao dia 27 de abril.

Semana da Leitura - Sugestão de Leitura

Imagem

Semana da Leitura - Entrega de prémios

Imagem
Hoje entregámos os prémios e certificados de participação aos nossos alunos concorrentes aos seguintes concursos: Concurso de Leitura Expressiva , Concurso de Poesia  "Há Poesia na escola" (Fase de escola), Concurso de Legendas (no âmbito do Projeto Shoá: Lembrar para não esquecer 3) e Concurso de Ilustração das "10 palavras da Francofonia 2017". Premiámos também o nosso aluno TOP Leitor, que mais livros requisitou durante o 2º período. Estão todos de parabéns ! Continuem a participar nestes e noutros desafios!

Semana da Leitura - Exposição "Entre a Ciência e a Literatura. Ah! O prazer de ler"

Semana da Leitura - Árvore da Poesia e da Leitura

Imagem
Este projeto - Árvore da Leitura - foi realizado pelas professoras Paula Africano e Teresa Cavaco , a quem agradecemos a beleza e a magia que trouxeram à nossa biblioteca! Podemos seguir aqui as várias etapas da sua realização.

Semana da Leitura 2017

Imagem

Concurso de Poesia "Há Poesia na Escola"

Imagem
Também se encontram expostos na biblioteca os poemas concorrentes ao Concurso concelhio " Há Poesia na Escola ". A nossa escola apurou, na 1ª Fase, um poema vencedor do 2º ciclo e outro do 3º ciclo , tendo ambos ficado em 2º lugar na Fase Concelhia. Os prémios serão entregues no dia 21 de abril na BMC . Vamos conhecer os poemas vencedores: 2º ciclo - O abecedário no espaço O a b e c edá r i o , far t o de p o e sia,  D ecid i u v iaj a r u m di a . D ecid i u sair da T erra,     O espa ç o é qu e es t á na be r ra.     O A qu is ir a o s a n éis de S a t u r n o ,  N o m e i o do céu n o tur n o . O S p referiu o S o l, Que l h e p a r ec e u u m giras s o l. O G afa s t o u-se e f o i v er o u tras galáxias,  Ele p ens a v a q u e er a m m il h õ es d e ac á cias.  O M f o i p a ra M a r t e , Acam p o u lá e m o n t o u o s e u e stan d ar t e.    

Antologias Poéticas - 6ºB

Imagem
Enquadrando-se na celebração do Dia da Poesia, encontram-se expostas na biblioteca as antologias poéticas elaboradas pelos alunos do 6ºB , sob orientação da professora de Português Graça Trindade.

Torneio José António Marques 2017

Imagem

Desafio Municipal de Leitura

Imagem
Decorreu hoje, na Biblioteca Municipal de Coimbra, a 2ª Fase - Fase concelhia - do Desafio Municipal de Leitura , dirigido ao 2º Ciclo . Este ano, o livro escolhido para esta fase foi " O Planeta Branco ", de Miguel Sousa Tavares . Da nossa escola estiveram presentes as três finalistas da 1ª Fase, duas alunas do 5º ano (turmas A e C) e uma aluna do 6º ano (turma A), ficando uma delas, aluna do 5ºC, em 2º lugar.  Parabéns a todas! No dia 21 de abril serão entregues os prémios, na BMC, às três primeiras classificadas desta final concelhia.

21 de março - Dia da Árvore, da Floresta e da Poesia

Imagem
Para assinalar este Dia da Árvore, da Floresta e da Poesia e antecipando a Semana da Leitura , as professoras Paula Africano e Teresa Cavaco instalaram na biblioteca esta imponente Árvore da Poesia e da Leitura! Venham visitar!

Dia Mundial da Poesia - comemoração

Sugestão de Leitura

Miúdos a Votos - Dia de Eleição

Imagem
Hoje foi Dia de Eleições da iniciativa " Miúdos a Votos ". Houve duas mesas eleitorais, uma para o 2º ciclo e outra para o 3º ciclo, em que os alunos "membros da mesa" tomaram conta de todo o processo, sob a supervisão das professoras "presidentes de mesa". Também foram os alunos que contaram os votos e apuraram os resultados, tendo esta iniciativa constituído, portanto, uma verdadeira lição de cidadania para os intervenientes. No final, o livro vencedor do 2º ciclo foi " A maior flor do mundo ", de José Saramago ("Harry Potter e a Pedra Filosofal", de J. K. Rowling e "O Principezinho", de Saint-Exupéry ficaram respetivamente em 2º e 3º lugares). O livro vencedor do 3º ciclo foi " A Lua de Joana ", de Maria Teresa Maia Gonzalez  ("A rapariga que roubava livros", de Markus Zusak e "O recruta", de Robert Muchamore ficaram respetivamente em 2º e 3º lugares).

Exposição de Cartazes de Cinema do filme "Persepolis"

Imagem
No âmbito do Plano Nacional de Cinema (PNC), os alunos do 12ºD visualizaram o filme “ Persepolis ”, analisaram-no através do preenchimento de uma ficha de visionamento na disciplina de Português, com a professora Cristina Barreto e, posteriormente, cada aluno elaborou um cartaz de cinema deste filme na disciplina de Oficina de Multimédia com a professora Marina Pacheco. A este propósito, foi realizado também o vídeo aqui apresentado e que conta com uma das músicas que fazem parte da banda sonora do filme.

Exposição "Também há Mulheres Filósofas"

Imagem
"Respondendo ao repto lançado pelo Dia da Mulher (celebrado no dia 8 de março), a docente Patrícia Porto solicitou aos seus alunos de Filosofia, do 10º D, que elaborassem "Cartões de Cidadão" onde constasse o nome das mulheres filósofas, ano de nascimento e de óbito, temas por si tratados e com relevância filosófica para a sua época e obras por si escritas. Assim, de forma lúdica, e completados os "Cartões de Cidadão" com desenhos elaborados pela mão dos alunos desta turma de artes, atribui-se a esta atividade a designação de "Também há mulheres filósofas!" De facto, procurou-se, não só celebrar o Dia da Mulher, mas também dar a conhecer à Comunidade Educativa que nem só de homens é feita a Filosofia!" A professora de Filosofia Patrícia Porto

Miúdos a Votos - Campanha Eleitoral - B02

Imagem

Miúdos a Votos - Campanha Eleitoral - B17

Imagem

Miúdos a votos - Campanha Eleitoral - B03

Imagem

Miúdos a Votos - Campanha Eleitoral - B27

Imagem

Miúdos a Votos - Campanha Eleitoral - B30

Imagem