Mostrar mensagens com a etiqueta Cinema. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cinema. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Sessão de Cinema | Soldado Milhões


No âmbito do programa da Semana dos Direitos Humanos para assinalar os 70 Anos da DUDH, o filme "Soldado Milhões" foi projetado no Grande Auditório para várias turmas, algumas das quais já tinham assistido à sessão "Aníbal Milhais: um herói chamado Milhões", apresentada pelo ator Diogo Carvalho, de que demos conta já neste blogue.

Houve duas sessões, com breve contextualização pelas professoras Fátima Taborda (nas turmas do 3.º ciclo)  e Fátima Almeida (nas turmas do secundário).
Momento marcante e até comovente foi, sem dúvida, aquele em que o Soldado Milhões encontrou os seus colegas de batalhão e os alunos começaram, espontaneamente, a bater palmas!! 

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Sessão de cinema "Pedro e Inês"



No passado dia 8, os Professores do Grupo 410 organizaram uma ida ao cinema com o objetivo de os alunos poderem observar, in loco, aquilo que haviam aprendido na palestra proferida pela Professora Cristina Janicas a propósito do filme Pedro e Inês, de António Ferreira.

Esta atividade revelou-se de extrema importância uma vez que os alunos objetivaram conceitos e aprendizagens teóricas com o visionamento do filme. Além disso, a própria ida ao cinema constituiu uma atividade muito enriquecedora para os alunos que, por variadas razões, não costumam ter a oportunidade de aí se deslocarem.
Os alunos das turmas D, F, I, J e L do 10º ano e os alunos das turmas D,H, I, J e L do 11º ano, em debate posterior, realizado em sala de aula, revelaram ter compreendido que o cinema é uma ferramenta didatico-pedagógica determinante na introdução/consolidação de conteúdos programáticos, é uma metodologia potenciadora do desenvolvimento do espírito crítico e criativo e, no caso deste filme em particular, uma vez que o mesmo narra a considerada mais bela história de amor em Portugal, decorrida na cidade de Coimbra.
Salienta-se a forma interessada, empenhada e atenta com que os alunos assistiram à sessão de cinema.
Os professores
Patrícia Porto e Hernâni Gomes

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Sessão de Cinema "Pedro e Inês"


Na semana em que se comemorou o Dia Mundial do Cinema (5 de novembro), algumas turmas do 10.º e 11.º anos da nossa escola deslocaram-se ao Alma Shopping para assistir, nos Cinemas NOS, ao filme "Pedro e Inês", realizado por António Ferreira, uma atividade organizada pelo Grupo de Filosofia.

Inspirado na lenda de Pedro e Inês e adaptado do romance “A Trança de Inês” de Rosa Lobato de Faria, o filme narra uma história de paixão ao longo de três épocas: na Idade Média, onde tudo originalmente aconteceu, no tempo atual, em que Pedro e Inês são arquitetos numa grande cidade e, num futuro distópico, onde as pessoas fogem das cidades para o campo para sobreviver. Pedro e Inês encontram-se e apaixonam-se até à perdição, imortalizando a mais trágica história de amor portuguesa.
"Pedro e Inês reencontram-se através dos tempos, uma e outra vez. Mas, quaisquer que sejam as circunstâncias e a época em que vivam, o seu amor é  impossível…"

O visionamento deste filme foi preparado na sessão "O cinema como ferramenta didático-pedagógica", realizada no Grande Auditório da escola, no passado dia 18 de outubro, pela professora Cristina Janicas.
Estando a nossa escola integrada no Plano Nacional de Cinema, estas atividades revelam-se uma mais-valia na valorização do cinema pelos alunos.

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Festival de Vídeo Escolar AÇÃO03!


Mais uma vez, os alunos da nossa Escola foram selecionados para o Festival de Vídeo Escolar AÇÃO03!, em Viana do Castelo, com o filme de animação "Notre Voyage à Paris" realizado pelo assistente de Francês Gabriel de Carvalho com os alunos do Clube de Francês e o vídeo "À Espera" realizado pela aluna Armanda Helena Mateus na disciplina de Oficina de Multimédia sob a orientação da professora Marina Pacheco. 
Parabéns e boa sorte a todos!

terça-feira, 19 de abril de 2016

XVI Encontros de Cinema de Viana do Castelo



Os trabalhos realizados pelas alunas Armanda Mateus, Inês Vieira, Hanna Filatava, Maria Antunes e Mariana Barreira do 12ºD na disciplina de Oficina de Multimédia B, orientados pela professora Marina Pacheco, e o vídeo Animação de um flipbook” realizado no ano letivo 2014/2015 com todos os alunos de Educação Visual da turma B, do 6º ano da professora Marina Pacheco, foram selecionados para o AÇÃO02! - Festival de Vídeo Escolar, a decorrer nos dias 10 e 11 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda em Viana do Castelo, no qual serão exibidos ao público. Podem ver os vídeos que estão a concurso aqui.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

O Homem Duplicado


Estreou ontem, dia do falecimento de José Saramago (18 de junho de 2010), o filme "O Homem Duplicado", do realizador Denis Villeneuve, resultado de uma adaptação do livro homónimo de José Saramago.
O filme conquistou o Prémio Méliès d`Argent no Festival Internacional de Cinema Fantástico da Catalunha, em Sitges e foi o principal vencedor dos prémios canadianos do ecrã, conquistando cinco das dez categorias em que estava nomeado, incluindo melhor realização, melhor montagem, melhor cinematografia, melhor música e melhor atriz secundária, Sarah Gadon.
 

domingo, 18 de novembro de 2012

Ciclo de Cinema "Mar Ponte/Mar Fronteira"

Numa iniciativa do Departamento de Ciências Sociais e Humanas e da Biblioteca EscolarCiclo de Cinema "Mar Ponte/Mar Fronteira" iniciou-se na passada sexta-feira, dia 16 de novembro, com a exibição do filme "Welcome", seguida de comentário pelo Dr. Carlos Nolasco e posterior debate. 
Esta data foi significativamente escolhida, uma vez que nela se celebram duas efemérides, Dia Mundial do Mar e Dia Internacional da Tolerância, que se relacionam com a temática do filme.
"Welcome" traz até nós a história de Bilal, um jovem curdo de 17 anos, que viaja clandestinamente desde a sua terra natal, atravessando a Europa, com a intenção de chegar a Inglaterra e reencontrar a namorada. Mas Bilal fica retido em Calais pela enorme fronteira de água que é o Canal da Mancha, decidindo então aprender a nadar para atravessá-lo...
O Dr. Carlos Nolasco, sociólogo e investigador do CES, enriqueceu a visualização do filme com o seu comentário, falando das várias "fronteiras" presentes na história e enfatizando este drama da migração clandestina, as restrições legais, a indiferança, a falta de solidariedade ... despertando assim o espírito crítico dos nossos alunos.
Agradecemos ao Dr. Carlos Nolasco o ter aceite o nosso convite e a sua acutilante e interessante comunicação. Muito obrigada!