Mostrar mensagens com a etiqueta Concurso de Poesia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Concurso de Poesia. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 26 de março de 2019

Concurso de Poesia "Há Poesia na Escola" 2019


Os alunos vencedores na Fase de Escola deste concurso concelhio foram:

2.º Ciclo
Diana Madeira5.ºA

Secundário
Mariana Reis, 10.º I

Muitos parabéns!

A aluna Diana Madeira, do 5.ºA, obteve o 3º lugar na Fase Concelhia. 
O prémio será entregue no dia 23 de abril na BMC.

Recordamos que o tema do concurso deste ano era a "Interculturalidade". 
Vamos conhecer os poemas da Diana Madeira, com o título "Todos a despertar", e da Mariana Reis, com o título "Muito posso aprender contigo":


Vamos lá a acordar
Para o mundo melhorar.
Sempre juntos a mudar
E a todos respeitar!

De Interculturalidade
Está na hora de falar,
Com muita maturidade
Vamos todos ajudar!

O segredo é acreditar
Que somos todos iguais!
Vamos sempre confiar
Eu, tu e os demais!


Temos todos de aprender

A olhar sem julgar!

E assim vamos crescer

Com vontade de aceitar!


Sem cores a rotular

Nem riqueza a distinguir.
Temos mesmo de mudar,
Para o mundo todo sorrir!

E para finalizar,

Vale a pena acreditar
Que juntos a respeitar
Vamos todos lá chegar!
                      Diana Madeira. 5.ºA

                      Tenho muito a aprender contigo,
tu só me podes enriquecer.
Entre o teu país e o meu,
muito há para conhecer.

Entre as diferenças e as semelhanças
há um longo caminho a percorrer.
Da história temos as lembranças
e no futuro muito para reconhecer.

O teu país e a tua cultura
muito me podem ensinar.
Espero estar à altura,
pois há muito para explorar.

Já houve amizade e discussão,
já houve guerra e paz.
Num mundo onde não há compreensão,
esperemos que tudo fique para trás.

Nesta vida, todos somos diferentes,
muito há para partilhar.
Não sei muito bem o que sentes,
mas eu estou disposta a tentar.

Juntos seremos mais ricos,
com uma riqueza inigualável.
Entre flores e picos,
a nossa amizade é provável.

Nada nos pode separar,
nem raça, religião ou cor.
Cabe-nos sempre lutar
para crescermos como uma flor.

O Mundo é redondo
e movido pelo amar.
Todos temos de ir pondo
algo para o movimentar.

                            Mariana Reis. 10.ºI

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Concurso de Poesia "Há Poesia na escola"


O tema deste ano é a Interculturalidade
Podem consultar o Regulamento na Biblioteca, junto da professora de Português ou junto do Diretor de Turma.

terça-feira, 24 de abril de 2018

Entrega dos prémios aos vencedores do Concurso de Poesia


A seguir à inauguração da exposição "Patrinónio Cultural: Leituras XXI", a Rede de Bibliotecas de Coimbra homenageou os alunos vencedores do Concurso de Poesia "Há Poesia na escola", que leram os poemas selecionados e foram premiados.

Da nossa escola foi premiada a aluna Sofia Carvalho, do 11ºD, que ficou em 3º lugar no escalão do ensino secundário. Muitos parabéns!

quinta-feira, 22 de março de 2018

Concurso do Poesia "Há Poesia na escola"


Os alunos vencedores de cada ciclo na Fase de Escola foram:

2º Ciclo
Maria Leonor Rebelo da Piedade, 6ºB

3º Ciclo
Camila Duarte – 9º A

Secundário
Sofia Carvalho – 11º D 

Muitos parabéns!

A aluna Sofia Carvalho, do 11ºD, obteve o 3º lugar na Fase Concelhia. 
O prémio será entregue no dia 23 de abril na BMC.



Primavera

É bom ver esta paisagem
bonita!
Parar o tempo,
rebolar na erva molhada,
sentir o cheiro das flores,
fechar os olhos ao vento,
sentir a paz,
a natureza a
envolver-me o corpo todo
nos seus braços.
A natureza é a
alma que acalma
o tempo!

Maria Leonor Rebelo da Piedade, 6ºB


Desamar

É o frio combatendo o quente
E o quente que nos aquece a nós
E nós sentimos o que ninguém sente
É um desaguar de amor sem foz.

É um pássaro livre que voa
Mas é também uma armadilha.
Sem amar, deixo-me à toa,
Liberta e presa em deserta ilha.

É prisão repleta de liberdade
É liberdade da qual sou prisioneira.
Querer encontrar uma estabilidade
É impossível por mais que queira.

Quem ama é apaixonado
Tem o dom de saber amar
Está liberto e aprisionado

Sem ter vontade de desamar. 

Camila Duarte 9ºA


...


  
Perde-se tudo

as pétalas caem e tenho de esperar pela primavera outra vez.
Vivo agora e vivo a memória quando o agora acabar,
a flor morre tão suave que até fica bonita a morrer.
Eu volto
ainda te consegues olhar num espelho partido.
Estou presa na minha própria vontade
presa no silêncio das memórias, 
nos sentimentos congelados
o coração soluça no vácuo, 
no vazio que me ocupa.
Olhos nos olhos, alma na alma

sinto as estrelas na pele e a luz corre-me nas veias.


Sofia Carvalho 11ºD 

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Desafio de Poesia "Há Poesia na escola"



A Rede Concelhia de Bibliotecas de Coimbra - RBC - (constituída pela BMC e as escolas do concelho de Coimbra integradas na RBE) tem promovido todos os anos um Desafio de Poesia designado HÁ POESIA NA ESCOLA com o objetivo de dinamizar os hábitos de leitura e de escrita e estimular o gosto pela poesia entre os alunos dos diferentes ciclos de ensino.
Este ano o tema é livre
A 1.ª fase decorre nas escolas  e na nossa escola estabelecemos o dia 2 de março como data limite para entrega dos poemas na biblioteca.
Podem consultar o Regulamento na biblioteca e nos emails de turma.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Concurso de Poesia "Há Poesia na Escola"


Também se encontram expostos na biblioteca os poemas concorrentes ao Concurso concelhio "Há Poesia na Escola". A nossa escola apurou, na 1ª Fase, um poema vencedor do 2º ciclo e outro do 3º ciclo, tendo ambos ficado em 2º lugar na Fase Concelhia. Os prémios serão entregues no dia 21 de abril na BMC.

Vamos conhecer os poemas vencedores:

2º ciclo - O abecedário no espaço


O abecedário, farto de poesia, 
Decidiu viajar um dia.
Decidiu sair da Terra,

   O espaço é que está na berra.

  
O A quis ir aos anéis de Saturno
No meio do céu noturno.
O S preferiu o Sol,

Que lhe pareceu um girassol.

O G afastou-se e foi ver outras galáxias, 
Ele pensava que eram milhões de acácias. 
O M foi para Marte,
Acampou lá e montou o seu estandarte.
  
   
   O P foi a Plutão
   Para ver se percebia o que é um planeta anão
   O E ficou encantado com as estrelas,
   Com tanto brilho não se cansava de vê-las.

 O B curioso um buraco negro foi ver, 
 Assustou-se tanto que só queria esquecer. 
 O J, vaidoso, queria ver Júpiter majestoso,
 Tal como nos poemas antigos, achou-o  grandioso.

 De regresso à Terra
 Foram parar a uma serra.

 E o abecedário, com tudo o que na viagem aconteceu, 
 Feliz e cansado, adormeceu.

3º ciclo Ler é…

Ler,
  que significado terá

esta palavra de que tanto ouço falar?

para encontrar a solução

pesquisei no dicionário.
Denota “Interpretar
e eu decidi acreditar;

Estava a passear na rua,

quando encontrei uma criança.
E perguntei-lhe:
“Para ti, o que significa ler?”
A resposta foi muito simples:
"Ler é dar vida à imaginação,
navegar num mar de aventuras,  
desbravar histórias e gravuras
Libertar o coração!
E eu decidi acreditar

Depois de inúmeros cálculos

e pesquisas inacabadas,
encontrei a solução:
“Ler não tem significado concreto

É como uma pintura abstrata, não
uma interpretação! Cada
um decide como a quer ver, sem
regras e sem guião

sábado, 23 de abril de 2016

Entrega de prémios na BMC


A seguir à inauguração da Exposição "Universidade de Coimbra, Alta e Sofia: património mundial da humanidade", e antecipando a comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a Rede de Bibliotecas de Coimbra homenageou os alunos que venceram na fase concelhia os desafios que, mais uma vez, lançou às escolas durante o 2º período deste ano letivo: o Concurso de Poesia "Há Poesia na escola" e o "Desafio Municipal de Leitura".



Da nossa escola foram premiadas as alunas Ana Maria Marques, do 12ºB (2º lugar no Concurso de Poesia, 4º escalão) e Luísa Capelo, do 6ºB (3º lugar no Desafio Municipal de Leitura).

Para a Ana Maria e a Luísa, e demais alunos vencedores, os nossos parabéns!

quinta-feira, 10 de março de 2016

Concurso de Poesia "Há Poesia na escola"

Damos a conhecer os poemas dos alunos apurados, por ciclo, para a  final concelhia do concurso “Há Poesia na escola” que terá lugar na Biblioteca Municipal de Coimbra.
Parabéns a todos os participantes!Parabéns às três vencedoras!
As nossas finalistas são:


2º Ciclo: Rita Cunha, 6ºC

O Mar

O Mar
um pensamento tão vasto
veio cair na minha folha
cheio de lendas e segredos.

Tantos livros falam dele,
tantos que nem posso contar,
tantos mistérios quero eu saber,
todos no fundo do Mar.

Muitos sentimentos
o Mar pode exprimir,
mas, o mais importante,
vais ser tu a descobrir.

Frio como o gelo,
quente como o sol,
profundo como a imaginação.

O Mar está sempre aqui, 
dentro do nosso coração.

3º Ciclo: Laura Scherzberg, 7ºD

Pôr do sol
 Verão
Com o teu pôr do sol sem fim
Uma luz brilha em mim
E sou feliz assim

Uma lágrima
Uma alegria
Um pôr do sol
Uma palavra que mostra o destino
Onde o sol se deita todas as noites
Sem fim

Pôr do sol
meu pôr do sol
O que traçaste amanhã para mim ?

SecundárioAna Maria de Lemos Monteiro Marques, 12ºB 


Entrelinhas

Cada pessoa que passa
É uma história
Por contar.

Como páginas perdidas
Embaladas pelo vento,
Vagueamos pelas ruas
Gastando as nossas palavras.

E assim se vão esquecendo,
Por entre pegadas de tinta,
Os caminhos que levam
Às bibliotecas do mundo.

Há, no folhear de um livro,
Dois olhares que se encontram
E que, no silêncio, ensinam:

É preciso procurar!
Olhar nos olhos dos outros
E ver
As histórias que se escondem
Nas palavras por dizer.