Mostrar mensagens com a etiqueta Conferências. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Conferências. Mostrar todas as mensagens
segunda-feira, 22 de janeiro de 2018
terça-feira, 21 de novembro de 2017
Palestra "Comunicação de Ciência e Cidadania"


A iniciar a comemoração da Semana da Cultura Científica na nossa escola, tivemos o privilégio de assistir à palestra "Comunicação de Ciência e Cidadania" pelo Dr. António Piedade.
A abrir a sessão, alguns alunos de turmas do 9.º e 10.º anos recitaram alguns belíssimos poemas do recente livro publicado pelo nosso convidado, Fonte de Coretos, relacionando assim a ciência com a literatura.
Este exímio comunicador de ciência deu-nos a conhecer as relações que se estabelecem entre os textos de divulgação científica e os artigos científicos de que partem ou onde se inspiram, realçando que a ciência tem interesse em divulgar o conhecimento científico ao maior número de pessoas, pois não há nada mais eficaz para promover os avanços científicos do que a sua divulgação.
Agradecemos a presença do Dr. António Piedade e o contributo que deu à nossa escola na promoção dessa divulgação científica!
terça-feira, 23 de fevereiro de 2016
Concerto-conferência "O Violino de Auschwitz"
No âmbito do Projeto Shoá: Lembrar para não esquecer 2, realizou-se um Concerto-Conferência com audiovisuais, com o título "O Violino de Auschwitz - Sons, imagens e testemunhos do Holocausto (1938-1945)", por Maurizio Padovan.
Este Concerto-Conferência enquadrou esta época, realçando vários aspetos artísticos e culturais antes do conflito, assim como o papel e a importância da música antes e depois do conflito. Foi uma verdadeira lição de história, pontuada com momentos musicais, que a todos sensibilizou.
quarta-feira, 13 de janeiro de 2016
Palestra com o Professor Doutor José Cardoso Bernardes na BGUC
No âmbito da disciplina de Português e do estudo de Os Lusíadas, os alunos das turmas do 9º ano fizeram uma visita à Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, onde, na Sala de São Pedro, ouviram uma palestra do Professor Doutor José Cardoso Bernardes, diretor da Biblioteca Geral, que percorreu alguns episódios da vida de Camões e da escrita e publicação de Os Lusíadas. Agradecemos ao Professor Bernardes esta exposição tão motivadora para o estudo desta obra ímpar da literatura portuguesa que os alunos vão agora iniciar!
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
19:39
Sem comentários:
Marcadores:
Conferências
quarta-feira, 4 de novembro de 2015
Projeto "Back to School"
No passado dia 30 de outubro, o Clube Europeu da nossa escola promoveu uma sessão integrada no projeto anual do Parlamento Europeu "Back to School", subordinada ao tema "A Construção Europeia, a Atualidade da União e Carreiras na Europa".
A sessão foi dinamizada por uma antiga aluna da escola, Ana Isabel Costa Martins que, após a sua licenciatura, concluída em Coimbra, exerce funções de Administrative Manager no Parlamento Europeu e aqui regressou para falar sobre a sua própria experiência a algumas turmas do 11º e 12º anos.
A Dra. Ana Isabel Costa Martins relembrou os tempos em que frequentou a escola e mostrou aos alunos "até onde os sonhos nos podem levar", dando ainda a conhecer a dinâmica das instituições europeias.
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
16:15
Sem comentários:
Marcadores:
Conferências
quinta-feira, 22 de outubro de 2015
Palestra "A crise dos refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais"
Mais uma vez, o projeto "O CES vai à Escola", do Centro de Estudos Sociais, esteve presente na nossa escola através de uma Palestra proferida pelo Professor Doutor Carlos Nolasco e subordinada ao tema "A crise dos refugiados na Europa e as mobilidades transnacionais". Foi uma Palestra dinamizada pelo grupo de Geografia e pelo Clube Europeu e destinada a alunos das turmas de Economia e Humanidades do 10º, 11º e 12º anos.
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
19:17
Sem comentários:
Marcadores:
Conferências
sexta-feira, 22 de maio de 2015
Encontro com a eurodeputada Marisa Matias
Organizada
pelo Clube Europeu da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores decorreu, no
dia 22 de maio, uma sessão de sensibilização aos problemas atuais da União
Europeia.
A sessão
dirigida aos alunos de 11º e 12º ano de Economia e Humanidades foi dinamizada
pela eurodeputada Marisa Matias que, com solicitude e simpatia, respondeu às
questões colocadas pelos alunos sobre a problemática Europeia e a situação de
Portugal no contexto da União.
À Eurodeputada
endereçamos os nossos agradecimentos pela gentiliza e disponibilidade
manifestada.
Pela Equipa do
Clube Europeu
Maria da Luz
Santos
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
23:31
Sem comentários:
Marcadores:
Conferências
quarta-feira, 29 de abril de 2015
Palestra "Bullying, uma conversa entre iguais"
Realizou-se ontem, pelas 10:15, uma Palestra subordinada ao tema “Bullying, uma conversa entre iguais”, dirigida aos alunos das três turmas do 6º ano de escolaridade, no âmbito do Projeto Educação para a Saúde da escola, com a Dra. Catarina Morgado, Psicóloga Clínica no Psikontacto e professora na Escola Superior de Educação.
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
13:14
Sem comentários:
Marcadores:
Conferências
quinta-feira, 5 de março de 2015
Conferência com a Professora Doutora Ana Paula Arnaut
No âmbito das comemorações dos 31 anos da nossa escola, teve lugar, hoje, a última de três conferências sobre "A Modernidade dos Clássicos" na Literatura Portuguesa, promovida pelo Grupo de Português.
A abertura
desta conferência primou pela originalidade, uma vez que um grupo de RAP,
composto pelos alunos Josemar, Hélder e Ricardo, criou uma letra específica
para a ocasião, intitulada "Recado de Saramago", interpretando-a perante
um público simultaneamente surpreendido e entusiasmado.
A Professora
Doutora Ana Paula Arnaut, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra,
foi a conferencista convidada, que falou de José Saramago. Ouviram-se, então,
referências à vida do escritor, desde a explicação do apelido Saramago, até ao
seu percurso como autodidata. Evocaram-se
diversas obras, Terra do Pecado,
Manual de Pintura e Caligrafia, Claraboia, Ano da Morte de Ricardo Reis, O
Evangelho Segundo Jesus Cristo, Caim, entre outros, com destaque para o Memorial do Convento, integrados nos
diferentes ciclos que caracterizam a produção saramaguiana.
Esta
conferência terminou com a explicação da oradora sobre o facto de Saramago
suscitar paixões e ódios
simultaneamente, questão introduzida logo no início pela Professora e
recordada por uma aluna.
A encerrar o
ciclo de conferências, os alunos do Curso Profissional de Instrumentistas de
Jazz brindaram a assistência com um momento musical fortemente ovacionado.
Ana Paula Miraldo e Graça Trindade
Professoras de Português
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
19:10
Sem comentários:
Marcadores:
Conferências
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015
O CES vai à Escola
No âmbito dos conteúdos de 12º ano, da disciplina de
História A, Humanidades, realizaram-se
nos dias 11 e 25 do presente mês de fevereiro, para as turmas F e G, duas
sessões subordinadas à temática relacionada com O Estado Novo. A primeira,
“Prisões do Estado Novo”, foi
dinamizada pelo Doutor Miguel
Cardina, Investigador do Centro de Estudos Sociais e da Universidade de
Coimbra; a segunda, “Testemunhos da Guerra Colonial Portuguesa”, decorreu no
passado dia 25 e foi dinamizada pelo Doutor Bruno Sena Martins, Investigador do
mesmo Centro.
Tal como sempre, as sessões foram consideradas de muito
interesse, cumprindo plenamente os objetivos que se pretendiam.
Ao Centro de Estudos Sociais e aos seus investigadores
deixamos os nossos sinceros agradecimentos.
Maria da Luz Santos
Professora de História
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
15:25
Sem comentários:
Marcadores:
Conferências
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015
Palestra "Na "Era dos Extremos""
Encerrando o ciclo de palestras do projeto "Shoá: lembrar para não esquecer", o Professor Doutor Rui Bebiano subordinou a sua palestra ao tema "Na "Era dos Extremos" - Os sistemas totalitários e os campos de concentração no século XX". O Doutor Rui Bebiano, com grande clareza, falou aos nossos alunos das diferenças e semelhanças dos sistemas totalitários do século XX, a designada "era dos extremos", da Shoá e de Auschwitz, do Gulag e de Kolyma, assim como dos sobreviventes de campos de concentração, nomeadamente Primo Levi (1919-1987) e Varlam Shalamov (1907-1982), terminando com a enfatização do papel da memória e as lições da História.
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015
Sessão com a Amnistia Internacional
A avaliação da sessão feita pelos alunos foi muito positiva.
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015
Conferência com o Professor Doutor Carlos Reis
No âmbito das comemorações dos 31 anos da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, teve lugar hoje a segunda de três conferências sobre "A Modernidade dos Clássicos" na Literatura Portuguesa.
O segundo
conferencista convidado foi o Professor Doutor Carlos Reis, da Faculdade de
Letras da Universidade de Coimbra, que veio falar de Eça de Queirós, em
especial da obra Os Maias, perante um
auditório repleto de alunos do décimo primeiro ano. O Professor Carlos Reis
começou por explicitar a pertinência do tema aglutinador do ciclo de
conferências, passando depois para aspetos da obra, nomeadamente o contexto, a estrutura e as personagens que caracterizam a sociedade oitocentista
portuguesa.
Os alunos foram
sensibilizados para a leitura da obra e o entusiasmo manifestou-se através de
diversas questões colocadas ao orador.
Graça Trindade
Professora de Português
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
20:07
Sem comentários:
Marcadores:
Conferências
sexta-feira, 30 de janeiro de 2015
Palestra "Três Justos Portugueses"
No dia 31 de janeiro, a nossa escola homenageou Três Justos Portugueses: Aristides de Sousa Mendes, Sampayo Garrido e José de Brito Mendes.
Para os evocar, contámos com a presença de familiares que, na primeira pessoa, referiram as ações empreendidas por cada uma destas personalidades que, durante a 2ª Guerra Mundial, puseram em risco as suas vidas e as suas carreiras para salvar judeus dos horrores do Holocausto.
António Moncada de Sousa Mendes, neto de Aristides de Sousa Mendes, recordou o ato de desobediência às ordens de Salazar levado a cabo pelo seu avô que, enquanto Cônsul de Portugal em Bordéus, passou milhares de vistos a judeus, permitindo-lhes atravessar a fronteira e chegarem a Portugal.
Salvador Sampayo Garrido Reis, neto de Sampayo Garrido, Embaixador de Portugal em Budapeste, entre 1939 e 1944, evocou o gesto do seu avô que, contrariando também as ordens emanadas do governo português, protegeu e salvou mais de mil judeus húngaros.
Fátima Taborda, lembrou o seu tio-avô, José de Brito Mendes, operário português em Paris, que salvou Cécile, uma menina judia, filha dos seus vizinhos polacos, deportados e assassinados em campos nazis.
Fátima Taborda
Professora de Francês
terça-feira, 27 de janeiro de 2015
Palestra "A história nunca contada dos portugueses nos campos de concentração"
Os jornalistas do Público, Patrícia Carvalho e Nelson Garrido, foram os primeiros convidados de um ciclo de palestras incluído na programação de "Shoá: lembrar para não esquecer". Apresentaram a comunicação "A história nunca contada dos portugueses nos campos de concentração", resultado de uma longa investigação durante a qual passaram a pente fino arquivos e bases de dados, visitaram campos de concentração e entrevistaram familiares de algumas das vítimas. Vídeos e fotografias complementaram a comunicação, a que assistiram com interesse alunos, professores e algum público exterior à escola.
Fátima Taborda
Professora de Francês
segunda-feira, 12 de janeiro de 2015
Conferência com o Professor Doutor José Cardoso Bernardes
No âmbito das comemorações dos 31 anos da nossa escola, teve lugar, no passado dia 7 de janeiro, a primeira de
três conferências sobre "A Modernidade dos Clássicos" na Literatura
Portuguesa, promovida pelo Grupo de Português.
Ao primeiro dos
três conferencistas convidados, o Professor Doutor José Cardoso Bernardes, da
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, coube falar de Luís de Camões,
perante um auditório repleto de alunos do nono e décimo segundo anos. A
conferência incidiu sobretudo na dimensão heroica de Camões, com destaque para
a importância inquestionável do autor no
património constituído pela língua portuguesa.
Os alunos foram
sensibilizados para o relevo desta língua em Portugal e no mundo e para o
caráter inigualável e pioneiro da obra do "príncipe dos poetas
portugueses".
Ana Paula Miraldo
Professora de Português
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
21:58
Sem comentários:
Marcadores:
Conferências
sexta-feira, 28 de novembro de 2014
Palestra com o Prof. Doutor Alexandre Aibéo
Ontem, os alunos das turmas do 10º ano do Curso de Ciências e Tecnologias tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra intitulada "FEITOS DE DESPERDÍCIO", proferida pelo professor e investigador Doutor Alexandre Aibéo, sobre questões tão interessantes como "De que somos feitos?", "De onde vêm os átomos que nos formam?", "E que histórias nos podem contar?"
No início, um momento musical com a "Pedra Filosofal", de António Gedeão, tocada e cantada por três alunas.
No início, um momento musical com a "Pedra Filosofal", de António Gedeão, tocada e cantada por três alunas.
Os alunos ouviram de forma tão entusiasmada e curiosa que, no final da sessão, rodearam o palestrante colocando-lhe inúmeras questões.
Foi mais uma fantástica palestra da nossa Semana da Cultura Científica!
Agradecemos ao Professor Doutor Alexandre Aibéo pela sua disponibilidade e ainda à editora Areal pelo apoio a esta iniciativa.
Agradecemos ao Professor Doutor Alexandre Aibéo pela sua disponibilidade e ainda à editora Areal pelo apoio a esta iniciativa.
segunda-feira, 24 de novembro de 2014
Palestra "O Cosmos" com o Dr. António Piedade
A Semana da Cultura Científica não poderia ter começado de melhor forma!
Hoje, 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, dia de António Gedeão, pseudónimo de Rómulo de Carvalho, os alunos das turmas do 7º ano assistiram a uma palestra proferida pelo Dr. António Piedade, comunicador de ciência, da Universidade de Coimbra.
A palestra, designada " O COSMOS", permitiu-nos viajar através do nosso vasto e imenso Universo e, tal como o Prof. Dr. Carlos Fiolhais afirma, o Dr. António Piedade é detentor de "(...) uma voz que consegue com aparente facilidade transpor a barreira entre os primeiros exploradores e aqueles que estão interessados em saber novas da exploração".
No início e no fim da palestra houve dois momentos musicais interpretados pelos nossos alunos.
Agradecemos ao Dr. António Piedade por este belo início da nossa Semana da Cultura Científica!
quinta-feira, 20 de novembro de 2014
Palestra sobre tabaco
No passado dia 18, pelas 10.15h, decorreu no Grande Auditório uma sessão/debate sobre o
tabaco dirigida a todas as turmas do 10º ano, dinamizada pelos responsáveis do
Projeto Educação para a Saúde (PES) da escola, com a presença do Dr. João Rui
de Almeida, delegado distrital de Coimbra da Fundação Portuguesa do Pulmão.
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
23:09
Sem comentários:
Marcadores:
Conferências
quarta-feira, 12 de novembro de 2014
Palestra sobre "Diabetes"
Tendo em vista a participação dos alunos desta escola no projeto CIÊNCIA EM CENA, realizou-se uma palestra sobre o tema "Diabetes", com a participação do Centro de Saúde Norton de Matos (Dra. Olga e equipe do PES) e Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Esta ação enquadra-se no âmbito do Programa de Educação para a Saúde desta escola.
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
12:51
Sem comentários:
Marcadores:
Conferências
Subscrever:
Mensagens (Atom)





