Mostrar mensagens com a etiqueta Direitos Humanos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Direitos Humanos. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos


A BE partilha os recursos sugeridos pelo Plano Nacional de Leitura sobre esta temática, lembrando também o DIREITO À LEITURA. Pdem aceder a esses recursos aqui.
O PNL apresenta igualmente estas sugestões de leituras sobre os Direitos Humanos. Desta listagem, podem encontrar na nossa BE os livros "Eu, Malala" e "Salgueiro Maia: o homem do tanque da liberdade".
Boas leituras!

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, comemorado anualmente no dia 27 de janeiro, foi criado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, em 2005. Nesse mesmo ano, o Parlamento Europeu estabeleceu também o dia 27 de janeiro como o dia Europeu de Memória do Holocausto.
A BE evocou hoje este período, que foi dos mais negros da história da humanidade, através de um momento de leitura do livro "Fumo", da autoria de Antón Fortes, com ilustrações de Joanna Concejo. A leitura foi feita pelo aluno João Carlos Costa, do 12ºJ, que igualmente fez o cenário envolvente na zona de leitura informal da BE.
Este cenário permanecerá durante toda a semana, assim como uma exposição bibliográfica, pretendendo promover a educação dos alunos sobre este terrível período da história. 


domingo, 27 de janeiro de 2013

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto


No dia 27 de janeiro de 1945, as tropas soviéticas libertavam o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, o mais terrível e maior campo de extermínio nazi. Instituído através da resolução 60/7 de 01 de novembro de 2005, pela Assembleia-Geral da ONU, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto incentiva a sociedade civil a promover a memória do Holocausto para que as gerações futuras não repitam os erros do passado. Nesse mesmo ano, o Parlamento Europeu estabeleceu também o dia 27 de janeiro como o Dia Europeu de Memória do Holocausto.
Recordam-se as vítimas do Holocausto, em particular os seis milhões de mortos judeus, para que nunca mais seja possível o horror que aconteceu há 68 anos.
Durante a próxima semana vamos expor na BE alguns dos recursos existentes no fundo documental relativos a esta temática, com o objetivo de, não só divulgar estes recursos, mas também recordar um dos acontecimentos mais negros da história do século XX. 

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Dia Mundial da Memória das Vítimas do Holocausto

A Organização das Nações Unidas – ONU - declarou o dia 27 de janeiro como Dia Mundial da Memória das Vítimas do Holocausto.
A Assembleia da República promove esta sexta-feira, 27 de janeiro, a edição de 2012 do Dia da Memória do Holocausto, associando-se à comemoração internacional para lembrar e homenagear a memória das vítimas que pereceram.



Na nossa escola, o Núcleo de Estágio de História e Geografia convidou o Professor Doutor João Paulo Avelãs Nunes, especialista em História Contemporânea da Faculdade de Letras e do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra para proferir uma Conferência com o tema “Judeus, antissemitismo(s), sionismo e Holocausto”, destinada a alunos do 12º ano (turmas I e H) e todos os professores interessados. A atividade decorrerá na Sala dos Grandes Grupos, dia 27, entre as 12 h e as 13.30 h.

A sessão terá como introdução a execução em piano da peça Gnossienne n.º 3 de Erik Satie, por Lidziya Lahunionak (aluna do 8.º B), e a leitura de dois textos, pelas alunas Edwina Fazenda (12.º H) e Beatriz Soares (12.º I). Após a conferência seguir-se-á um debate em torno dos temas abordados.




O Conservatório de Música de Coimbra irá exibir, nesse mesmo dia, no Bloco B, Sala 2, pelas 18h15, o documentário da BBC Holocaust. A Music Memorial Film from Auschwitz, de James Kent, através do qual se pretende assinalar também o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e os 67 anos da libertação do campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau.



Sessão sobre a Amnistia Internacional

 






Hoje tivemos a presença na nossa escola do Dr. Daniel Oliveira, coordenador de Ativismo e Formação da Amnistia Internacional|Portugal.
A sessão começou com todos os alunos das duas turmas a declamar poemas sobre os direitos humanos, o que constituiu um momento muito belo e marcante.
Depois, o Dr. Daniel Oliveira, em vivo diálogo com os alunos, explicou que a Amnistia Internacional é uma ONG, falou da sua génese, objetivos e formas de intervenção, ilustradas com pequenos filmes.
Os alunos mostraram grande interesse e curiosidade e ficaram sensibilizados para a problemática dos direitos humanos.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Cartazes do 12º G

Também no âmbito da comemoração do Dia Mundial dos Direitos Humanos, e assinalando os 50 anos da Amnistia Internacional, os alunos de Artes, do 12ºG, realizaram estes sugestivos cartazes na disciplina de Oficina Multimédia B, sob a orientação da professora Marina Pacheco. Uma belíssima homenagem, parabéns pela imaginação!