Mostrar mensagens com a etiqueta Exposição concelhia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Exposição concelhia. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Exposição "Património Cultural: Leituras XXI"



Hoje, dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, foi inaugurada a exposição concelhia "Património Cultual: Leituras XXI", com trabalhos realizados pelos alunos das escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra
A nossa escola participou com trabalhos realizados pelos alunos da turma do 12ºD, sob orientação da professora Ana Vinhas.
Parabéns aos alunos e professora pelos magníficos trabalhos realizados!


Convidamos a comunidade escolar a visitar esta exposição que reflete o empenho e o esforço conjunto de professores e alunos que, mais uma vez, se envolveram neste desafio proposto pela Biblioteca Municipal/SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares). 
A exposição está patente ao público, na BMC/Casa da Cultura, até ao dia 20 de maio.


quinta-feira, 30 de março de 2017

Semana da Leitura - Inauguração da exposição "Entre a Ciência e a Literatura. Ah! O prazer de ler"



Hoje, dia 29 de março, foi inaugurada a exposição concelhia "Entre a Ciência e a Literatura. Ah! O prazer de ler", com trabalhos realizados pelos alunos das escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra.
A nossa escola participou com trabalhos realizados pelos alunos das turmas do 10ºD e do 12ºD, sob orientação das professoras Marina Pacheco e Ana Vinhas, respetivamente.
Convidamos a comunidade escolar a visitar esta exposição que reflete o empenho e o esforço conjunto de professores e alunos que, mais uma vez, se envolveram neste desafio proposto pela Biblioteca Municipal/SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares).
A exposição está patente ao público, na Galeria Pinho Dinis, da BMC, até ao dia 27 de abril.


sábado, 23 de abril de 2016

Inauguração da exposição "Universidade de Coimbra, Alta e Sofia: património mundial de humanidade"




Ontem, dia 22 de abril, foi inaugurada a exposição concelhia deste ano letivo "Universidade de Coimbra, Alta e Sofia: Património Mundial da Humanidade", com trabalhos dos alunos das escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra. 
O momento inaugural contou com um apontamento musical da Peça “Ach ich fühl’s” – Ária da Flauta Mágica de W. A. Mozart, com Sofia Vinhas no canto e Diana Nunes ao piano, ambas alunas do Conservatório de Música de Coimbra.
A nossa escola participou com muitos trabalhos realizados pelos alunos das turmas do 8ºC, 10ºD e 12ºD, sob a orientação, respetivamente, das professoras Teresa Cavaco, Maria da Luz Santos e Ana Vinhas e Marina Pacheco.
Convidamos a comunidade escolar a visitar esta exposição que reflete o empenho e o esforço conjunto de professores e alunos que, mais uma vez, se envolveram neste desafio proposto pela Biblioteca Municipal de Coimbra/SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares). 
A exposição estará patente ao público até 21 de maio.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Inauguração da exposição "600 anos da tomada de Ceuta: a abertura ao mundo"

Foi hoje inaugurada, pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, a exposição "600 anos da tomada de Ceuta: a abertura ao mundo", com trabalhos dos alunos das escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra. 
A nossa escola participou com vários trabalhos realizados pelos alunos das turmas do 6ºB, 8ºB e 12ºD, sob a orientação da professora Marina Pacheco e do 8ºA, sob a orientação da professora Maria da Luz Santos.
Convidamos a comunidade escolar a visitar esta exposição que reflete o empenho e o esforço conjunto de professores e alunos que, mais uma vez, se envolveram neste desafio proposto pela Biblioteca Municipal de Coimbra/SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares). A exposição estará patente ao público até 9 de maio.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Inauguração da exposição "A Liberdade...formas de VER, sentir e interpretar"



Foi hoje inaugurada, pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, a exposição "A Liberdade...formas de VER, sentir e interpretar", com trabalhos dos alunos das escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra.
A nossa escola participou com vários trabalhos realizados pelos alunos das turmas do 10ºD e 12ºD, orientados respetivamente pelas professoras Marina Pacheco e Ana Vinhas.
Convidamos a comunidade escolar a visitar esta exposição que reflete o empenho e o esforço conjunto de professores e alunos que, mais uma vez, se envolveram neste desafio proposto pela Biblioteca Municipal de Coimbra/SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares).
A exposição estará patente ao público até 16 de maio.


Da nossa escola, encontram-se expostas as fotografias dos alunos:

Ana Catarina Pastilha - 10ºA
Rita Sousa - 12ºD
Carlos João Santos - 12ºB
Frederico Biscaia Barbosa - 5ºA


Foram também entregues os prémios dos Concursos de Poesia e de Escrita Criativa. A nossa aluna Carlota Houart obteve o 2º prémio em ambos os concursos. Os nossos parabéns!

Recordemos a poesia e o conto da Carlota:

domingo, 20 de abril de 2014

Exposição "A Liberdade...formas de ver, sentir e interpretar"


No dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, pelas 14h30, será inaugurada a exposição coletiva da Rede de Bibliotecas de Coimbra "A Liberdade...formas de ver, sentir e interpretar", patente ao público nas duas galerias municipais (Pinho Dinis e Ferrer Correia).
 
A seguir à inauguração da exposição, pelas 15h, serão entregues os prémios, certificados e menções honrosas aos alunos premiados nos Concursos de Poesia "Há Poesia na escola" e de Escrita Criativa, na forma de conto sobre "A Liberdade"; quanto ao Concurso de Fotografia, todas as fotografias concorrentes se encontram em exposição.
 

terça-feira, 23 de abril de 2013

Exposição "Eça de Queiroz.." - trabalhos da nossa escola

Instalação executada pelos alunos do 12º F, na disciplina de Oficina de Artes, inspirada no conto "Civilização" de Eça de Queirós, sob a orientação da professora Ana Vinhas.
Esta instalação retrata a vinda de Eça de Queirós de Paris, no outono, para uma aldeia portuguesa, à qual chega na primavera, contrastando a simplicidade da aldeia (mesa da direita) com o luxo de Paris (toucador da esquerda).
Este conto antecedeu a escrita de "A cidade e as serras".



Trabalhos realizados pelos alunos do 12º F, na disciplina de Oficina de Multimédia B, sob a orientação da professora Marina Pacheco.
Os trabalhos podem ser apreciados individualmente aqui.











Múltiplos Olhares foi a proposta feita pela professora Carla Jorge aos alunos do 10º ano, turma D, na disciplina de Desenho A, que consistiu na elaboração do retrato/caricatura de Eça de Queiroz recorrendo à técnica da colagem, tendo por base a vida e obra do escritor.


Ver notícia da esposição "Eça de Queiroz...formas de ver" no blogue da RBE.
 

Inauguração da exposição "Eça de Queiroz...formas de ver"


Foi hoje inaugurada, pelo Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, a exposição "Eça de Queiroz...formas de ver", com trabalhos dos alunos das escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra, a propósito dos 125 anos da 1ª edição d' Os Maias.
A inauguração teve a participação especial da Cooperativa Bonifrates com a leitura de textos de As Farpas.
Convidamos a comunidade escolar a visitar esta exposição que reflete o empenho e o esforço conjunto de professores e alunos que, neste ano letivo, se envolveram neste desafio proposto pela Biblioteca Municipal de Coimbra/SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares).
A exposição estará patente ao público até 17 de maio.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Exposição "Eça de Queiroz...formas de Ver"

A exposição coletiva de trabalhos das escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra (RBC), alusiva este ano a Eça de Queirós, vai ser inaugurada no próximo dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, pelas 14h30, na Galeria Pinho Dinis da Casa Municipal da Cultura.
A inauguração vai ter a participação especial da Cooperativa Bonifrates.
Seguidamente, terá lugar a cerimónia de entrega de prémios, certificados e menções honrosas aos vencedores do Concurso de Poesia "Há Poesia na Escola" (todos os ciclos de ensino) e do Concurso "E se eu fosse um peixe?" (para as escolas do 1º ciclo).

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Exposição "Saramago...formas de ver"



Imagens da Exposição "Saramago... formas de ver", patente na Galeria Pinho Dinis da Casa Municipal da Cultura, em Coimbra.
Através do olhar dos alunos (todos os ciclos de ensino) das escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra, é possível (re)Ver Saramago em múltiplas perspetivas artísticas. (Publicado em 15/05/2012 por )
A exposiçao está patente até 31 de maio! Não deixem de visitar!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Exposição "Saramago...formas de ver"


A Exposição "SARAMAGO... formas de ver" reúne trabalhos feitos por alunos de todos os ciclos do ensino básico e secundário, a partir da leitura de algumas obras de José Saramago e está patente ao público de 7 a 30 de maio, na Galeria Pinho Dinis da Casa Municipal da Cultura. 
Esta exposição é uma iniciativa que envolveu o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) da Biblioteca Municipal de Coimbra e as escolas da Rede de Bibliotecas do concelho e estará aberta das 9h00 às 19h30, todos os dias úteis e, aos sábados, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.
Parabéns aos alunos das turmas 10º D e 12º F e às professoras Ana Vinhas, Carla Jorge, Marina Pacheco e Sílvia Almeida que contribuíram com magníficos trabalhos para esta exposição! Pela sua beleza e pela sua relevância escolar e cultural, não deixem de a visitar!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Inauguração da Exposição "Saramago...formas de ver"



















Podem ver notícia da Exposição no site da Fundação José Saramago http://josesaramago.org/277306.html e no blogue da RBE - Rede de Bibliotecas Escolares.



Com a presença da Srª Vice Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, foi hoje inaugurada, na Galeria Pinho Dinis da BMC, a Exposição "Saramago...formas de ver". 
A abrir, os alunos do 3º ano do Curso Profissional de Artes de Espetáculo e Interpretação do Colégio de S. Teotónio apresentaram uma belíssima perfomance desenvolvida no âmbito das disciplinas de Português e Movimento designada "Saramago: palavras, história, amores", coordenada pelas professoras Isabel Delgado e Leonor Barata.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Exposição "Saramago...formas de ver"


A exposição "Saramago...formas de ver" é inaugurada na próxima 2ª feira, dia 7 de maio, às 14h15, na Galeria Pinho Dinis da Biblioteca Municipal de Coimbra.
A inauguração da exposição é presidida pela Srª Vice Presidente da Câmara Municipal e abrirá com uma performance apresentada pelo Grupo de Teatro do Colégio de S. Teotónio " Saramago: palavra em movimento".
Da nossa escola estarão presentes trabalhos realizados pelos alunos do 10º D, na disciplina de Desenho A e do 12º F, nas disciplinas de Desenho A, Oficina de Artes e Oficina de Multimédia B.
Convidamos toda a comunidade escolar a visitar esta exposição que reflete o empenho e o esforço conjunto de professores e alunos que, neste ano letivo, se envolveram neste projeto coletivo da Rede de Bibliotecas de Coimbra. A exposição estará patente ao público até 30 de maio. 
Ver notícia na página da CMC/BMC aqui.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Exposição comemorativa dos 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques


Esta exposição, contendo 11 cartazes A0 com imagens produzidas por alunos da EB1 da Solum e da Escola Secundária c/ 3º Ciclo da Quinta das Flores, fez parte de uma outra, mais vasta, exposta na Biblioteca Municipal de Coimbra em Maio de 2009, no âmbito das comemorações dos 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques, e que resultou de um desafio lançado às escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra pelo SABE da BMC. 

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Tríptico comemorativo do Centenário da Implantação da República


Tríptico alusivo ao Centenário da República Portuguesa

Exposição na Casa Municipal da Cultura

O tríptico apresentado e intitulado como “O Triunfo” é alusivo à comemoração dos cem anos da implantação da República Portuguesa (de 1910).
Assim, recorri ao momento do regicídio registado a 1 de Fevereiro de 1908 e procurei através dele, elaborar composição que conseguisse envolver várias ideias e transmitir uma só mensagem.
Com efeito, optei por representar, aliada à morte das figuras reais monárquicas, uma alusão ao progresso do movimento republicano. Desta forma, pensei em representar uma mão (vinda do exterior), como a mão do assassino desconhecido que transporta consigo uma arma, a arma do crime que tirou a vida ao real monarca (Rei D.Carlos I, na divisão central) e ao súbdito (D. Luís Filipe, na divisão direita). Optei por representar o disparo da pistola quase de uma forma hiperbólica (ao “furar” os corpos do príncipe e do rei, respectivamente) de modo a acentuar o impacto que a situação trouxe ao país naquela época. Por outro lado, representei também ambas as figuras atingidas pela bala com uma expressão desprevenida e de sofrimento, e em seguimento à ideia, dispus a bandeira monárquica junto ao príncipe de forma envolvê-lo e a assemelhar-se a uma mortalha.
Em grande plano, optei por destacar o reflexo republicano, (nas divisórias esquerda e central) aliado à figura feminina da República Portuguesa e à bandeira. As proporções da bandeira republicana acabam por dominar então a composição da obra, de forma a salientar o sentido da temática do trabalho e o título da obra. Por último e em seguimento a esta abordagem, tive a intenção de transmitir ao observador a ideia da presença de um “vento vitorioso”, acompanhado pelo sucesso e que flui na bandeira e nos cabelos da mulher, contemplada por sentimentos mistos de um triunfo conseguido ao país. (Professora Ana Vinhas)

Turma do 12º F de ArtesDesenho
Professor responsável – Ana Vinhas

Painel comemorativo do Centenário da Implantação da República


Turma do 12º F, de Artes - Oficina de Artes
Professor responsável - Carla Jorge

terça-feira, 18 de maio de 2010

Exposição "Viva a República: um olhar (das escolas) - 100 anos depois"


Ontem, dia 17 de Maio, foi inaugurada a Exposição "Viva a República: um olhar (das escolas) - 100 anos depois", na Galeria Pinho Dinis, na Casa Municipal da Cultura.
A nossa escola participou neste evento com a presença da turma I, do 11º Ano, que assistiu em seguida à Conferência "Os símbolos da República" pelo Prof. Doutor Amadeu Carvalho Homem. O orador, partindo do Cartaz desta efeméride (elaborado pela nossa aluna Raquel Pissarra, do 12º F), explicou, entre outras coisas, o facto de a República ser representada por uma figura feminina desnuda, bem como a simbologia das cores da bandeira.
Foi uma palestra muito interessante do ponto de vista científico e pedagógico para o público jovem, acentuada pela fácil comunicabilidade e clareza do orador.
Mais uma vez, recomendamos que visitem esta exposição tão interessante, patente até ao dia 7 de Junho, e que revela o empenho, interesse e dedicação dos alunos e professores das escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra.
O contributo da nossa escola para esta exposição são um Painel e um Tríptico elaborados pela turma de Artes do 12º F.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Exposição "O Bispo Negro"

A Exposição "O Bispo Negro", de que demos conta neste blogue e tem estado patente na Biblioteca Municipal de Coimbra até amanhã, dia 21 de Abril, foi também noticiada pela nossa coordenadora interconcelhia no blogue da RBE. Podem ver a notícia aqui.