Mostrar mensagens com a etiqueta Intercâmbio. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Intercâmbio. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Stop Cyberbullying, start CYBERLOVING



Uma delegação de alunos da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores integrou um grupo de cerca de sete dezenas de estudantes de quatro países (Grécia, Itália, Portugal e Turquia), que durante cinco dias discutiu diversas questões relacionadas com o combate ao Cyberbullying. O encontro realizou-se na cidade de Pontedera, na região da Toscânia, Itália, no âmbito do projeto ERASMUS+, European Step to Stop Cyberbullying, que já contou com um intercâmbio em Coimbra, em março último e, na próxima primavera, contemplará uma reunião em Kavala, na Grécia. Prevenir, escutar e dialogar são palavras muito importantes no combate à violência - Bullying e/ou Cyberbullying. Neste sentido, os trabalhos realizados e as sugestões concretas registadas pelos jovens ao longo da semana sobre o combate ao cyberbullying demonstraram grande capacidade de reflexão e espírito crítico. As conclusões apresentadas na sessão de encerramento, que decorreu no Auditório do Museu Piaggio, contemplaram propostas de ação, que foram bem acolhidas pelos representantes das instituições locais presentes. As mensagens deixadas foram dirigidas a todos os jovens, aos pais, à escola e às instituições governamentais relativas à prevenção e à ação em situações de Cyberbullying. Slogans como "Making someone feel weak doesn't make you feel strong" ou "Stop Cyberbullying, start CYBERLOVING" refletem bem o entusiasmo com que estes jovens se dedicaram ao tratamento do tema nas diversas sessões de trabalho colaborativo, através do uso da língua inglesa. O vereador da cultura local, Giovanili Mattia Belli, após ter escutado a apresentação dos alunos, felicitou-os e destacou a importância destes trabalhos que mostraram as necessidades dos jovens de forma clara, objetiva e pertinente, mais do que as instituições conseguiram fazer nos últimos anos, assegurando que as mesmas propostas serão integradas na mesa de trabalho sobre bullying, que o Município de Pontedera terá com as associações e instituições envolvidas na discussão que terá lugar nos próximos dias.
Graça Trindade

terça-feira, 24 de abril de 2018

ERASMUS+ na EBSQF



Everyday Life and Cultures in Europe é o nome de um dos projetos  de parcerias estratégicas do programa ERASMUS+  em que a Escola Básica e Secundária Quinta das Flores  participa.
Neste âmbito, entre os dias 16 e 20 de abril, visitaram a escola de Coimbra delegações de dois dos parceiros deste projeto: Turquia (Eskisehir) e Itália (Caltanissetta). Durante cinco dias, alunos e professores (mais de três dezenas) contactaram com a cultura e os hábitos portugueses, percecionaram diferenças entre o passado e o presente e partilharam experiências entre si.
O programa incluiu atividades diversas, de entre as quais se destacam:  visita a uma aldeia medieval e jogos de orientação no Parque dos Monges (Alcobaça), contacto com a cultura romana através da visita ao Museu PO.RO.S (Condeixa),visita à Cidade do Porto e a alguns locais emblemáticos de Coimbra e jogos tradicionais desenvolvidos na EBSQF. 
Os alunos estrangeiros, ao ficarem alojados nas famílias portuguesas, tiveram a oportunidade de conviver de perto com os costumes locais e vivenciar experiências únicas.
Destacam-se as colaborações do Vereador da Educação da Câmara Municipal de Coimbra,  que, mais uma vez, enviou lembranças aos nossos hóspedes, e  da União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades que, como vem sendo hábito, disponibilizou um autocarro e um condutor para as deslocações dos visitantes.  
A coordenadora de Projetos
Graça Trindade

quarta-feira, 28 de março de 2018

EBSQF . ERASMUS+ , European Step to Stop Cyberbullying



Entre 19 e 23 de março, a EBSQF recebeu os parceiros do projeto ERASMUS+, European Step to Stop Cyberbullying. Estiveram presentes professores e alunos de Itália (Pontedera), Grécia (Kavala) e Turquia (Eskisehir).


Cerca de 50 pessoas (33 estrangeiros e 17 portugueses) participaram em dois workshops sobre a temática do cyberbullying, dinamizados por especialistas: Pedro Marques (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), Margarida Saco (Campanha do Movimento Contra o Discurso do Ódio) e  Armanda Matos (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC). Os alunos consideraram as atividades desenvolvidas interessantes, importantes e muito úteis no contexto educacional.

Ainda foram apresentados os sistemas de ensino dos países envolvidos, permitindo estabelecer comparações, nomeadamente a nível curricular e organizacional.
Porque a curiosidade e o conhecimento não se esgotam num tópico, os visitantes tiveram oportunidade de contactar com alguns lugares representativos da nossa cultura, como a Universidade de Coimbra (Paço Real e Biblioteca Joanina), outros monumentos e ruas da cidade de Coimbra, bem como da cidade do Porto.
Numa sociedade avassaladoramente controlada por redes sociais, a sensibilização e a reflexão sobre Cyberbullying revela-se eficaz e eficiente.
Este projeto e os jovens nele envolvidos são a esperança de um contributo para a (re)construção de uma  "teia" europeia, que se deseja mais segura.
A coordenadora de Projetos
Graça Trindade

quarta-feira, 14 de março de 2018

Erasmus+, Everyday Life and Cutures in Europe, 5 a 9 de março de 2018



Um grupo de oito alunos, do 10º ao 12º anos, e três professoras participou num encontro internacional em Hamelin, Alemanha, no âmbito do projeto Erasmus+,  Everyday Life and Cutures in Europe.
Foram dias de experiências novas e desafiantes. Para além da cidade de Hamelin, visitaram a cidade de Hamburgo, a segunda maior do país. Aqui foram vivenciados dois dos momentos mais inesquecíveis: Dialog im Dunkeln, 90 minutos em completa escuridão, guiados por pessoas cegas, e  Chocoversus, uma fábrica-museu de chocolates, em que tiveram oportunidade de fazer o seu próprio chocolate.  
Em Hamelin, na Elisabeth-Selbert Schule, uma simbiose de culturas gastronómicas invadiu a cozinha e os alunos, em trabalho de equipa, confecionaram diversos pratos que serviram de refeição a todos os participantes.
Os jovens alunos portugueses estão diferentes a avaliar pelos seus testemunhos, que são tão animadores para as professoras que os acompanharam.
Aqui ficam alguns deles:
ERASMUS é..."uma experiência fulcral para o nosso crescimento enquanto pessoas, pois permite-nos conviver com diferentes culturas e assimilá-las, fazendo com que tenhamos uma melhor perceção do mundo que nos rodeia";
"uma oportunidade única e imperdível"; "conhecer novas pessoas, receber lições para a vida"; "uma simbiose cultural"; "uma oportunidade de criar asas e voar!!"
Muitos parabéns aos jovens que nos encheram de orgulho pela sua forma de estar/participar em todos os momentos desta reunião europeia.
A coordenadora de Projetos
Graça Trindade

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Cyberbullying, educar para proteger


No dia 23 de fevereiro, decorreu no Grande Auditório da EBSQF/CMC, uma sessão sobre Cyberbullying, que contou com a presença de duas especialistas: Doutora Armanda Matos, Professora na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação, da Universidade de Coimbra, e Doutora Maria José Loureiro, Docente do Centro de Investigação da Universidade de Aveiro.
A Doutora Armanda Matos, investigadora na área de Literacia para os Média, tem trabalhado em diversos projetos relacionados com a temática do cyberbullying, enquanto a Doutora Maria José Loureiro, com formação académica de base em Letras e especializada em Tecnologias de Informação, está ligada à Segura Net.

A sessão, realizada no âmbito do projeto ERASMUS+, European Step to Stop Cyberbullying, foi dedicada aos alunos das turmas do 10º ano, jovens de hoje, que "trazem a internet no bolso", usufruindo das suas inúmeras vantagens, mas com riscos constantes.

O Cyberbullyng é uma ameaça que resulta, em parte, da ausência de supervisão dos comportamento on line, bem como da pouca consciência de comportamentos aceitáveis e inaceitáveis, quando o efeito de desinibição está associado à ilusão do anonimato, da invisibilidade.
Porque nunca é demais, é necessário continuar a "educar para proteger", alertando e sensibilizando os jovens para as estratégias sociais de "coping" (lidar adequadamente com a situação) e para as formas de intervenção - "Stop, Save, Block and Tell", nos contextos comunicacionais atuais.
A coordenadora de Projetos
Graça Trindade

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Escola de Coimbra em projetos europeus


A Escola Básica e Secundária Quinta das Flores é uma das escolas nacionais com parcerias no âmbito do Programa Erasmus +, KA2, desde 2015.
Este ano letivo, a escola é parceira em dois projetos, na área de Strategic Partnerships for Schools, com o objetivo da partilha de boas práticas, a saber: European Step to Stop Cyberbullying e Everyday Life and Cultures In Europe.
O primeiro projeto, de 24 meses, conta com parceiros de Itália (Caltanisseta), Grécia (Kavala) e Turquia (Eskisehir), enquanto o segundo, com a duração de 36 meses, tem como parceiros escolas da Alemanha (Hamelin), Itália (Pontedera), Polónia (Zgorzelec) e Turquia (Eskisehir).
Nestes projetos serão envolvidos alunos de idades entre os 14 e 17 anos, que terão a oportunidade de contactar com jovens e com ambientes familiares de outras culturas e de desenvolver competências diversas, nomeadamente no domínio da cidadania.

O kick-off dos dois projetos decorreu nas cidades de Caltanisseta e de Eskisehir, respetivamente, em outubro e novembro.

                          
                                                                              Everyday Life and Cultures In Europe
European Step to Stop Cyberbullying                    
                                 

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Intercâmbio no âmbito do programa ERASMUS+

Entre os dias 23 e 29 de outubro, a Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores recebeu a visita de 24 alunos e 13 professores da Alemanha, Polónia e Turquia, no âmbito do Programa ERASMUS+ , dando continuidade ao projeto "Communication and Working with people in Europe", iniciado no ano letivo transato.
Ao longo de uma semana, alunos e professores das várias escolas participantes puderam partilhar experiências através da frequência de workshops, da assistência a aulas, de visita a instituições (Termas do Luso e Quinta da Conraria) e de trabalho colaborativo.

As sessões de abertura e de encerramento, que tiveram lugar no Grande Auditório da Escola,  contaram com dois momentos artísticos: um momento musical do Curso Profissional de Jazz, dirigido por Miguel Calhaz, e outro de dança, pelo 6º ano do Curso de Dança, da responsabilidade de Vasco Macide. Do programa destas sessões constaram ainda duas palestras a cargo da Dra Madalena Relvão e das Dras Olga Solovova e Joana Cortez-Smyth. 
Participaram neste encontro alunos do Curso Profissional deTécnico Auxiliar de Saúde, de Oficina de Multimédia e outros alunos do ensino secundário da EBS Quinta das Flores. A organização esteve a cargo das professoras Graça Trindade (coordenadora), Filomena Ferreira, Isabel Barreto, Fernanda Bento e Glória Marques. Contribuíram ainda para o sucesso das atividades os professores Marina Pacheco, Vitor Nunes e Teresa Ruas.

A equipa organizadora agradece a disponibilidade e o apoio da Direção da Escola, nomeadamente na pessoa da Dra Ana Margarida Marques, e a colaboração da Câmara Municipal de Coimbra,  da União da Junta de Freguesias de SMB e RF, da Junta de Freguesia da Lousã e Vilarinho, da Quinta da Conraria, das Termas do Luso, da ER Turismo Centro de Portugal, da Escola de Hotelaria, da Escola de Enfermagem, na pessoa do Prof. Rui Batista, dos SASUC e da Universidade de Coimbra, na pessoa do Prof. Raimundo.

quinta-feira, 10 de março de 2016

Alunos da Quinta das Flores na Polónia



No âmbito do projeto Erasmus - Comunicating and working with people in Europe, alunos do Curso de Técnicos Auxiliares de Saúde e as professoras Graça Trindade (coordenadora), Filomena Ferreira e Fernanda Sherzberg participaram no intercâmbio na Zespót Szkót Zawodowych i Licealnych, em Zgorzelec, na Polónia. Nesse encontro participaram cerca de 50 alunos - de uma escola alemã (Hamelin) e de uma escola turca (Eskişehir), para além de alunos da escola acolhedora. Durante uma semana, alunos e professores desenvolveram trabalhos colaborativos através da língua inglesa, contactaram com instituições, adquiriram conhecimentos sobre a cultura local e vivenciaram momentos inesquecíveis de sociabilização. 
No próximo mês de abril, outro grupo de alunos terá a oportunidade de se deslocar à escola de Eskişehir (Turquia), dando continuidade ao projeto que tem a duração de dois anos e que ainda contempla uma deslocação à Alemanha e um encontro de escolas em Coimbra, no próximo ano letivo.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Intercâmbio com Maassluis


Na semana de 20 a 27 de março, a nossa escola acolheu um grupo de estudantes holandeses, acompanhados por dois professores, que participaram de algumas aulas e atividades da nossa escola e desfrutaram de alguns passeios que lhes proporcionaram um agradável conhecimento do nosso país.
Em setembro, os nossos alunos que acolheram os colegas holandeses retribuirão a visita, deslocando-se até Maassluis (Holanda).

 

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Correspondência escolar além fronteiras

Durante as férias de Natal de 2012, os alunos do 6º Ano da nossa escola leram o conto "Por avião", de Ravi Mangla, que refere uma situação de correspondência escolar entre um menino da Índia e outro dos EUA.
Neste contexto, a professora de Português, Graça Trindade, lançou um desafio: "E se fizéssemos um projeto de correspondência escolar com os amiguinhos de Florianópolis?" (Os alunos tinham conhecido os colegas brasileiros através do Projeto Red E-culturas, de que já demos notícia anteriormente).
"Mãos à obra"!- foi a resposta imediata de todos.

Do outro lado do Atlântico, a professora Mariley aceitou logo a ideia e, enquanto os meninos do Brasil estavam de férias grandes, os de cá, de Portugal, escreviam já as cartas.

Quando os meninos de Florianópolis iniciaram o novo ano letivo, a 14 de fevereiro, tinham uma grande surpresa à sua espera - as cartas dos alunos portugueses!
A notícia saiu nos jornais locais de Florianóplolis. Entretanto, os alunos brasileiros responderam e as suas cartas chegaram à nossa escola em meados de abril. A receção gerou grande euforia nos nossos alunos e rapidamente as respostas começaram a atravessar o Atlântico!


 
 
 

domingo, 4 de novembro de 2012

Intercâmbio com a Bulgária


MONTANA@COIMBRA – Visita dos alunos e professores búlgaros à nossa escola
Nos dias 9 a 20 de outubro de 2012, os nossos colegas da Bulgária estiveram de visita ao nosso país. Foram duas semanas extremamente intensivas, recheadas de muitas atividades fantásticas, para que pudessem, em pouco tempo, conhecer muitos pormenores sobre o nosso país.
Na escola, tomaram conhecimento com a nossa história, geografia, cultura, etnografia, música, dança e gastronomia. Fora da escola, e nunca descurando os objetivos iniciais do projeto, tiveram oportunidade de conhecer in loco alguns dos locais mais emblemáticos da cidade de Coimbra, da região centro, da região norte e da capital do país.
De todas as experiências vividas, recolheram amostras para o seu Suitcase Museum (o museu portátil das memórias que vamos construindo com este projeto Comenius), que levaram para Montana, no outro extremo da Europa.
Os alunos portugueses redescobriram o seu país para o mostrar com orgulho aos seus colegas búlgaros. Todo o património natural, artístico, arquitetónico, cultural e humano, que faz de nós uma das nações mais antigas da Europa, foi visto com um olhar diferente. Os participantes sentiram que há necessidade de revalorizar a nossa história e cultura para com base nas aprendizagens sobre o passado construir o futuro de todos nós.
Descobrimos que as duas nações têm muitas afinidades e que há pouco a dividi-las. São estes momentos que nos fazem compreender que uma paz duradoura no espaço europeu só é possível com diálogo e partilha e que conhecendo se aprende o valor da amizade.
O sucesso desta visita só foi possível graças ao envolvimento empenhado dos alunos diretamente implicados, dos alunos que ajudaram a implementar o projeto, dos pais, das direções, professores (no ativo e aposentados) e funcionários da escola e do conservatório, e das muitas instituições que nos apoiaram.
A Equipa de Coordenação do Projeto Comenius Suitcase Museum
Dora Lopes, Luísa Oliveira, Conceição Marques e Maria da Luz Santos 

terça-feira, 22 de maio de 2012

Projeto E-Culturas 2012



Uma turma do 5º ano da Escola Secundária C/ 2º e 3º Ciclos da Quinta das Flores, em Coimbra, tem a oportunidade de representar Portugal no projeto Red Internacional e-Culturas 2012.
Estes alunos vão interagir virtualmente com alunos de outros países – Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Paraguai e Reino Unido. Entre abril e dezembro de 2012, os alunos vão desenvolver várias tarefas e vão poder conhecer os gostos, os hábitos e a cultura de jovens de outras nacionalidades, em trabalho cooperativo, ao longo de diferentes fases.
Alguns dos objetivos a atingir são desenvolver estratégias e capacidades cognitivas para o desenvolvimento de uma sociedade multicultural e conceber um programa intercultural que permita o intercâmbio de culturas, utilizando ativamente as TIC.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Por Terras da Bulgária


No âmbito do Projeto Comenius, a Escola Secundária c/2º, 3º ciclos da Quinta das Flores, encontra-se a participar no Intercâmbio Bilateral com a Escola  Prirodo – Matematicheska Gimnazia “Sv. Kliment Ohridski”, com um grupo 24 elementos (alunos e professoras).
Desta fantástica experiência queremos partilhar com a comunidade escolar as nossas emoções e o enriquecimento mútuo que já acontece e que esperamos se multiplique. Das vivências realizadas e a concretizar, iremos dando conhecimento no nosso diário de bordo – um blogue (http://esqfnabulgaria.blogspot.com/ ) que criámos para o efeito.  
Sem mais deixamos as cores e emoções até breve.    
As professoras
Conceição Marques, Dora Lopes, Luísa Oliveira e Maria da Luz Santos

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Intercâmbio com a Bulgária



Finalmente chegou o grande dia! A escola ficou a conhecer os felizes contemplados com a possibilidade de uma ida à Bulgária no âmbito de um projeto "Coménius" que o Clube Europeu da escola está a organizar. Numa pequena cerimónia levada a cabo na Biblioteca da escola, os alunos selecionados receberam um pequeno "diário de bordo" personalizado, que os irá acompanhar e que no final do projeto deverá ser exposto junto dos objetos escolhidos para o "suitcase museum". 

A seleção dos alunos que se vão deslocar à Bulgária baseou-se nos critérios pré-definidos:
·       Disponibilidade para se deslocar à Bulgária este ano letivo e acolher um aluno búlgaro   no próximo ano letivo (em outubro);
                ·         Domínio do Inglês;
                ·         Cumprimento das tarefas do projeto;
                ·         Domínio das TIC;
                ·         Interesse pelas temáticas europeias;
                ·         Interesse pela História, Geografia e Cultura;
                ·         Disponibilidade para trabalhar;
                ·         Comportamento e aproveitamento na escola;
                ·         Capacidade de obedecer a regras;
                ·         Capacidade de trabalhar em grupo.

Os alunos selecionados foram os seguintes:
9.º
A
Ana Teresa Rajado
Catarina Gomes
João Rocha
Luís Guilherme Maia
Mafalda Fernandes
Margarida Ferreira
Mariana Almeida
Mariana Araújo
Miguel Leitão
Sofia Tavares Dias
C
Carolina Duarte
Tiago Matos
10.º
E
Catarina Andrade
Joana Conde
Manuel Figueiredo
F
Antónia Santos
Beatriz Santos
João Assunção
João Martins
11.º
A
Ana Carolina Santos

Os alunos que não foram selecionados ficarão como suplentes, podendo ser chamados no caso de haver desistências. Poderão também participar na preparação da deslocação e em atividades a ter lugar quando os alunos búlgaros se deslocarem a Portugal.
Agradecemos o empenho de todos e o grande entusiasmo com que se têm dedicado ao projeto. Parabéns! 
As professoras
Dora Lopes e Luísa Oliveira

 

domingo, 13 de março de 2011

Intercâmbio Maassluis - Coimbra


Entre os dias 11 e 17 de Março, a nossa escola recebe um grupo de alunos e professores holandeses do Reviuslyceum de Maassluis, no âmbito de um intercâmbio promovido pelo Clube Europeu.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

6.º Encontro Internacional de Clubes Europeus

A fome afecta 30 milhões de Europeus. Quase 80 milhões de pessoas na UE, 16% da população europeia, vivem abaixo do limiar de pobreza. Preocupados com estes e outros problemas, o Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia instituíram o ano de 2010 como Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social.

Estas questões deram o mote ao 6.º Encontro Internacional de Clubes Europeus (Fundação Polaca Robert Schuman), realizado em Konstancin-Jeziorna (Polónia) de 11 a 15 de Novembro de 2010.

A Beatriz Campos, do 11.º C, e o Francisco Martins, do 10.º H, acompanhados pela professora Dora Lopes, representaram o Clube Europeu da nossa Escola e o nosso país nesta iniciativa, debatendo as causas e consequências da pobreza e da exclusão social e as formas de as reduzir.

No encontro, 81 participantes de 8 países da União Europeia (Portugal, Espanha, Itália, Bulgária, Roménia, Países Baixos, Letónia e Polónia desenvolveram – através de brainstorming, workshops, jogos, discussão, quizzes, apresentações e exposições – a sua capacidade de diagnóstico e apresentaram sugestões para minorar os problemas discutidos.






terça-feira, 2 de março de 2010

Cooperation in Europe for a Sustainable Future

Ontem, dia 1 de Março, a nossa escola recebeu um grupo de professores da Holanda, Itália, Grécia e Eslovénia que nos visitam no âmbito do projecto “Cooperation in Europe for a Sustainable Future” e que permanecerão em Coimbra até ao final do dia 3 do corrente.

Após as palavras de boas vindas proferidas pelo Sr. Director no espaço da Biblioteca, em que salientou a importância e a pertinência de projectos internacionais, como este, para uma efectiva educação para a cidadania dos nossos jovens, os professores assistiram a uma sessão cultural. Esta foi abrilhantada pela Inês Gomes e Teresa Nogueira que tocaram piano e violoncelo, pela Mariana Araújo que também tocou piano e pelo João Xavier que tocou violino acompanhado pela professora Catarina Peixinho; intervalando os momentos musicais alguns alunos do 7º A (Alexandre, Gustavo, João Mendes, Margarida, Inês Rocha, Inês Nunes e Catarina) recitaram poemas em Inglês de Sophia de Mello Breyner.

O Director do Conservatório de Música de Coimbra, Dr. Manuel Rocha, referiu as vantagens da colaboração daquela escola de música com a Escola Secundária Quinta das Flores, no quadro da futura integração das duas escolas.
Durante a estadia, para além dos trabalhos do projecto e da participação em aulas, será oferecido ao grupo um programa cultural, que lhe permitirá conhecer a riqueza do património histórico de Coimbra.


segunda-feira, 2 de março de 2009

Intercâmbio Cultural com Miranda do Douro





No dia 27 de Fevereiro iniciámos o intercâmbio com a Escola Secundária e a Câmara Municipal de Miranda do Douro. Assim, recebemos uma turma do 10º Ano de Língua e Cultura mirandesas, acompanhada dos professores Duarte Martins e José Alberto Cordeiro.
A Sessão começou com as boas-vindas do Presidente do Conselho Exacutivo que chamou a atenção para a importância deste tipo de actividades.
Seguiu-se a palestra proferida pelo professor Duarte Martins que, depois de falar da origem e evolução da Língua Mirandesa, dinamizou um diálogo com a assistência recheado de histórias populares em Mirandês. Em seguida, foi visualizado um excerto de um filme sobre a Terra de Miranda, a que se seguiram dois diálogos, bem divertidos, também em Mirandês, dramatizados por alguns alunos.
Os alunos de Oficina de Teatro do 9º Ano da nossa escola apresentaram, por sua vez, a dramatização do conto "A maior flor do mundo", de José Saramago.
A seguir ao almoço, a equipa da biblioteca e os visitantes realizaram uma visita pela cidade de Coimbra, guiada pela nossa colega Bela Ferreira, professora de História.
Todos consideraram esta actividade muito enriquecedora pois alargou os conhecimentos sobre o nosso património colectivo.
Até para o ano, em Miranda do Douro!