Mostrar mensagens com a etiqueta Leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Leitura. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Sessão de motivação para o estudo de "Mensagem" de Fernando Pessoa



Os alunos de todas as turmas do 12.º ano assistiram à sessão "Decifrar (hoje) mensagens na Mensagem", pelo Dr. Alfredo Leite, do Mundo Brilhante, como motivação ao estudo da obra que estão a iniciar.
A motivação foi plenamente conseguida, pois os alunos mostraram-se muito agradados com a sessão.
Com a sua assertividade, e até provocação, o Dr. Alfredo Leite levou os alunos a compreender a atualidade das mensagens na Mensagem.

A opinião de alguns alunos:
"No início, tinha uma ideia de que seria algo mais direcionado para o conteúdo da obra e aspetos relacionados com ela. O facto do orador a relacionar com o tema "mindset", crescimento pessoal, tornou a apresentação muito mais interessante. Concluindo, o sentido de humor associado ao conteúdo literário e ao "à vontade" do palestrante, fez com que a palestra se sobressaísse perante todas as outras a que já assisti, dando vontade de ouvir mais."
Margarida, 12.ºA
"Penso que, em geral, o orador foi capaz de fazer uma apresentação à obra "Mensagem" de uma maneira inovadora e bastante adequada à nossa idade"
Ana Margarida, 12.ºB
"A sessão ajudou-me a olhar para mim mesma e para o meu futuro de uma forma diferente e mais positiva."
Bárbara, 12.ºB
"Gostei do facto de o psicólogo Alfredo Leite estar a par do que interessa aos jovens de hoje. Acho que facilitou a comunicação e ajudou a captar a nossa atenção e motivação."
Miguel, 12.ºB
"Através do humor e boa disposição, Alfredo Leite fez um breve resumo da estrutura da obra e apelou para a importância de compreender toda a mensagem por trás da "Mensagem", explicando como aplicá-la à vida para conseguir rejuvenescer Portugal."
Diogo, 12.ºA

domingo, 6 de janeiro de 2019

Contos com Reflexão


No dia 4 de janeiro, tivemos mais uma vez na nossa escola o Dr. Alfredo Leite a dinamizar sessões interativas de motivação para a leitura das obras "Saga", de Sophia de Mello Breyner Andresen, para as turmas do 8.º ano e  "Os Lusíadas", de Luís de Camões, para as turmas do 9.º ano

Estas sessões são efetivamente "Contos com Reflexão", que envolvem os alunos com temas significativos relacionados com cada obra, ligados aos valores, surpreendendo e cativando sempre os alunos!

quarta-feira, 21 de março de 2018

Fábulas | 5ºA e 5ºB

Hoje, dia 21 de março de 2018, Dia da Árvore, plantamos uma "árvore" na Quinta das Flores... oferecemos à BE da nossa escola uma compilação, sem pretensiosismo, de alguns textos escritos pelos alunos das turmas A e B do 5º ano.
O género escolhido foi a fábula e os textos produzidos foram inspirados nas fábulas lidas na aula de Português.
Que a "semente" germine...
A professora de Português do 5ºA e B
Graça Trindade

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Contos com Reflexão - O Cavaleiro da Dinamarca


No âmbito do Projeto "Contos com Reflexão", o Dr. Alfredo Leite dinamizou uma sessão de motivação para a leitura da obra "O Cavaleiro da Dinamarca", de Sophia de Mello Breyner Andresen, para as turmas do 7º ano. Nas duas sessões realizadas, levou os alunos a refletirem sobre a obra e, paralelamente, sobre o seu próprio percurso de vida, fomentando o desenvolvimento de valores, atitudes e comportamentos.
Os alunos manifestaram a sua satisfação com esta sessão.

A opinião dos alunos:


"Na minha opinião, a sessão sobre a obra "O Cavaleiro da Dinamarca" foi muito boa, porque foi muito viva, levou-nos a participar ativamente e por isso não foi aborrecida. Para além disto alertou-nos para situações que têm diretamente a ver connosco e com os problemas que nos podem afetar, deixando-nos uma solução, o livro. Gostei muito."

"Eu achei que foi uma das melhores sessões em termos de informação transmitida e dinâmica da mesma pelas estratégias adotadas. Pois não foi uma sessão daquelas que consideramos aborrecida e só nos apetece ir embora, pelo contrário foi muito interessante, atrativa, o tempo passou sem darmos por isso! O "doutor" foi muito simpático, com um grande poder de comunicar connosco, usou estratégias muito dinâmicas e apelativas, como por exemplo as imagens que explorámos e que nos conduziram à obra. Tudo encaixou no momento certo, até parecia "feitiçaria". Foi fantástica! Espero que o "doutor" volte no próximo ano!”

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Dia Internacional do Livro Infantil 2017

No dia 2 de abril comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen. A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.
Para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil 2017, a DGLAB convidou o ilustrador João Fazenda, vencedor do Prémio Nacional de Ilustração do ano passado, para ser o autor da imagem do cartaz.
A mensagem do IBBY internacional, este ano da responsabilidade da Rússia, consta de um texto do escritor Sergey Makhotin e um cartaz do ilustrador Mikhail Fedorov. Pode ser encontrada em: http://www.ibby.org/awards-activities/activities/international-childrens-book-day/icbd-2017/?L=0

Vamos crescer com o livro, mensagem de Sergey Makhotin
VAMOS CRESCER COM O LIVRO! Na minha primeira infância, gostava de construir casas com pequenas peças e toda a espécie de brinquedos. Usava muitas vezes um livro ilustrado a fazer de telhado. Nos meus sonhos, entrava na casa, deitava-me na cama feita com uma caixa de fósforos e olhava para cima, para as nuvens ou para as estrelas do céu. A escolha dependia da ilustração que preferia na altura. Por intuição, segui as regras de vida das crianças que procuram criar um ambiente seguro e confortável à sua volta. E o livro infantil ajudou-me muito a atingir este objetivo. Depois cresci, aprendi a ler, e o livro, na minha imaginação, começou a assemelhar-se mais a uma borboleta, ou mesmo a um pássaro, do que ao telhado de uma casa. As páginas do livro pareciam asas que batiam. Era como se o livro, deitado no peitoril, quisesse sair pela janela aberta em direção ao desconhecido. Segurava-o com as mãos e começava a lê-lo, e o livro ia ficando cada vez mais calmo. Então eu próprio voava para outras terras e novos mundos, alargando o espaço da minha imaginação. Que alegria ter na mão um novo livro! De início, nunca sabemos sobre o que é que ele fala. Resistimos à tentação de saltar para a última página. E como o livro cheira bem! É impossível distribuirmos o seu cheiro pelos vários elementos que o compõem: tinta, cola… não, é impossível. Existe um cheiro particular no livro, um cheiro único e excitante. As folhas encontram-se coladas, como se o livro não tivesse ainda acordado. E ele só acorda quando começamos a lê-lo. Continuamos a crescer, e o mundo à nossa volta torna-se mais complicado. Enfrentamos questões a que nem os adultos sabem responder. No entanto, é importante partilhar dúvidas e segredos com alguém. E aí o livro volta a ajudarnos. Muitos de nós terão um dia pensado: este livro fala sobre mim! E a personagem favorita parece ser igual a nós. Tem problemas semelhantes, e resolve-os com dignidade. E há outra personagem que não é igual a ti, mas tu gostarias de seguir o seu exemplo, de ser tão corajoso e desembaraçado quanto ela. Quando há rapazes e raparigas que dizem “Não gosto de ler!”, isso faz-me rir. Não acredito neles. Comem gelados, jogam jogos e veem filmes interessantes. Dito de outro modo, gostam de se divertir! É que a leitura não serve apenas para desenvolver sentimentos e personalidades, ela é, acima de tudo, um prazer. É sobretudo com essa missão que os autores de livros para a infância escrevem os seus livros.
Sergey Makhotin (tradução de Mª Carlos Loureiro a partir da versão inglesa de Yana Shvedova)

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Miúdos a votos!

"MIÚDOS A VOTOS" é uma iniciativa inédita da Rede de Bibliotecas Escolares e da revista Visão Júnior, com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, da Direção-Geral da Educação, do Plano Nacional de Leitura e da Pordata
Aos jovens portugueses, é dada a possibilidade, através de uma eleição realizada em todas as escolas, de votarem no livro + fixe, aquele que mais gostaram de ler até hoje. O processo será semelhante ao de umas eleições políticas, promovendo simultaneamente a leitura e a cidadania: 
Recenseamento - a BE já procedeu à inscrição da escola
Apresentação de candidaturas pelos alunos - até 19 de dezembro
Campanha eleitoral - entre 1 de fevereiro e 15 de março
Votação - dia 17 de março
Escrutínio dos votos (organizados e participados por alunos) - até 27 de março.
Que livros podem ser apresentados nestas eleições? Todos os livros, sejam eles de prosa, poesia, banda desenhada ou teatro. 
Durante a campanha eleitoral, os alunos defenderão junto dos colegas os seus livros preferidos, podendo fazê-lo em comícios, cartazes, programas de rádio, sessões de esclarecimento, debates…
A iniciativa é aberta a todos os alunos do 1.º ao 9.º ano de escolaridade e decorrerá durante o ano letivo de 2016/2017. O resultado destas eleições será conhecido em abril, assinalando o Dia Mundial do Livro.


Podem ler o Regulamento AQUI e até 19 de dezembro apresentarem as candidaturas dos livros preferidos. Para tal, podem fazê-lo no site da Visão Júnior, no formulário também disponível  AQUI, ou pedirem ajuda na BE à professora bibliotecária.
VOTA NOS LIVROS MAIS FIXES!


terça-feira, 29 de novembro de 2016

Mundo Brilhante - O Cavaleiro da Dinamarca


Mais uma vez, o Dr. Alfredo Leite, do Projeto Mundo Brilhante, esteve na nossa escola a dinamizar uma sessão de motivação para a leitura da obra "O Cavaleiro da Dinamarca", de Sophia de Mello Breyner Andresen, para as turmas do 7º ano. 
De forma muito dinâmica e provocadora, o Dr. Alfredo Leite levou os alunos a participarem continuamente, de modo a refletirem sobre a obra e, paralelamente, sobre o seu próprio percurso de vida, fomentando assim o desenvolvimento de valores, atitudes e comportamentos, de forma crítica.
Os alunos mostraram-se entusiasmados e manifestaram a sua satisfação com esta sessão.

domingo, 20 de março de 2016

Leituras com amêndoas


Com votos de uma Páscoa Feliz, deixámos algumas sugestões de leitura no Balcão de Atendimento da BE e na Sala de Professores. São Livros com amêndoas que alunos e professores podem requisitar.

Boas Leituras! 

TOP Leitor


Mais uma vez, premiámos o aluno que mais livros requisitou durante o 2º Período. Com 12 livros requisitados, destacou-se o aluno João Diogo, do 7ºC.
Parabéns!
Continuação de boas leituras!

segunda-feira, 14 de março de 2016

Leituras em sala de aula



No âmbito do Projeto "Shoá: Lembrar para não esquecer 2", realizaram-se na semana de 7 a 11 de março, leituras de textos, crónicas e poemas em diversas turmas, sensibilizando os alunos para a temática e estabelecendo ligação entre os refugiados sobreviventes ao Holocausto e a enorme vaga atual de refugiados, a maior desde então. Em 1950, foi criado o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e em junho do ano passado, o ACNUR comunicou a existência de mais de 52 milhões de pessoas refugiadas e deslocadas no mundo - a primeira vez desde a II Guerra Mundial que esse número superou os 50 milhões.
As leituras foram realizadas pelas professoras dinamizadoras do Projeto, Antonieta Mendonça, Fátima Taborda, Florbela Moura e Madalena Trindade, em parceria com alunos e também com a D. Maria José, do SASE.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Blind Date - Ao encontro do livro desconhecido...


Para assinalar o Dia de São Valentim, a BE dinamizou mais uma vez a atividade "Blind Date: Ao encontro do livro desconhecido...", desta vez também "Ao encontro do coração...". Os livros estiveram na Sala de Professores e na zona de atendimento da BE e as pistas dos livros eram versos de amor. 



terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Mundo Brilhante - Frei Luís de Sousa


Mais uma vez, o Dr. Alfredo Leite, do Projeto Mundo Brilhante, esteve na nossa escola a dinamizar uma sessão de motivação para a leitura da obra "Frei Luís de Sousa" de Almeida Garrett, dirigida às turmas do 11º ano. Estabelecendo uma contínua e eficaz interatividade com os alunos, o Dr. Alfredo Leite deixou-lhes 10 ideias como guião de leitura da obra, cujo estudo estão a iniciar.

Na próxima sexta-feira, será a vez dos alunos do 12º ano assistirem a uma sessão de motivação para a leitura da obra "Felizmente há luar" de Luís de Sttau Monteiro.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Mundo Brilhante - O Cavaleiro da Dinamarca


As quatro turmas do 7º ano da nossa escola assistiram hoje a uma sessão de motivação para a leitura da obra "O Cavaleiro da Dinamarca", de Sophia de Mello Breyner Andresen, dinamizada pelo Dr. Alfredo Leite, do Projeto Mundo Brilhante.
Com a dinâmica muito própria destas sessões, o Dr. Alfredo Leite levou os alunos a refletirem sobre a obra em questão e, ao mesmo tempo, sobre o seu próprio percurso de vida, fomentando assim nos alunos o desenvolvimento de valores, atitudes e comportamentos.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Blind Date - Ao encontro do livro desconhecido ...


Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar e o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) estabeleceu 26 de outubro como o Dia da Biblioteca Escolar em Portugal, para 2015.
No âmbito desta efeméride, temos a decorrer desde hoje, e durante esta última semana de outubro, o desafio "Blind Date - Ao encontro do livro desconhecido": na biblioteca para os alunos e na Sala de Professores para os professores. Querem arriscar?
Boas leituras!

quinta-feira, 19 de março de 2015

Brigadas de Leitura




Durante esta semana, Semana da Leitura, um grupo de professores organizou "brigadas de leitura" que "invadiram" as salas de aula, fazendo parar por momentos as atividades letivas para dar lugar a dois momentos de leitura. Foram lidos os começos de vários livros, de autores portugueses e estrangeiros, com o objetivo de motivar os alunos para a leitura dessas e de outras obras literárias.
Agradecemos a todos os colegas que permitiram as "invasões" e aos professores leitores (Antonieta Mendonça, Fátima Taborda, Florbela Moura, Graça Trindade, Isabel Martins, Laura Santos, Licínia Regateiro, Madalena Trindade, Marília Batalha e Vítor Simão).

quarta-feira, 18 de março de 2015

Entrega de prémios




Hoje entregámos os diplomas e prémios aos vencedores dos nossos mais recentes concursos. 

1ª Fase do Concurso de Poesia

2º Ciclo - Rita Cunha, 5ºC 
3º Ciclo - Tiago Luís, 8ºB 
Secundário - Diana Matias, 12ºF 

Concurso de Leitura Expressiva

2º Ciclo - Ana Irene Dias, 6ºC 
3º Ciclo - Laura Arede, 8ºB 
Secundário - Diana Matias, 12ºF 

Concurso de Música RAP

Hélder Manim - 10ºJ 
Josemar Fazenda - 11ºG 
Ricardo Ferreira - 11ºG 

Entregámos ainda um prémio e certificado ao nosso aluno TOP Leitor, que mais livros requisitou durante o 2º Período - João Diogo, do 6º C! 

Muitos parabéns a todos! Continuem a participar nos desafios propostos pelos diversos concursos!

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Projeto Mundo Brilhante


Tivemos hoje na nossa escola, mais uma vez, o Dr. Alfredo Leite, do Projeto Mundo Brilhante, para realizar sessões de motivação para a leitura da obra "O rapaz de bronze", de Sophia de Mello Breyner Andresen, para as turmas do 5º ano e sessões de escrita criativa, para as turmas do 10ºG e 11ºG. Os alunos apreciaram muito estas sessões, que têm também sempre presente uma vertente de educação para os valores.


terça-feira, 16 de dezembro de 2014

TOP Leitores

Como é habitual, destacamos os alunos com mais livros requisitados e lidos durante o 1º período.
O nosso TOP Leitor é o aluno João Diogo, do 6ºC, com dezasseis livros requisitados!
Mas seguem-se a aluna Mariana Guiomar com treze livros e o Daniel Diogo com doze, também alunos do 6ºC.
Assim sendo, todos eles são TOP Leitores e a todos premiámos.
Parabéns a todos!
Boas leituras!