Mostrar mensagens com a etiqueta Livros à solta. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Livros à solta. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 24 de abril de 2012

Livros à solta - Vamos partilhar Abril



Hoje, ao final da tarde, realizou-se mais uma sessão de Livros à solta, desta vez sob o lema Vamos partilhar Abril!

Professores da Escola (Maria da Luz Santos e José Alberto Melo) e do Conservatório (Flávio Pinho) e duas funcionárias (Maria José Santos e Magda Santos) recordaram "onde estavam" no 25 de Abril e partilharam as suas recordações dos momentos marcantes que viveram,  intercalando com alguns apontamentos de música e poesia. O aluno Gonçalo Coimbra, do 11º ano, nascido bem depois do 25 de Abril, leu um poema de sua autoria dedicado ao Capitão Salgueiro Maia.
Com esta sessão se lembrou e celebrou na nossa escola esta data histórica que trouxe a liberdade e democracia ao nosso país!

terça-feira, 6 de março de 2012

Livros à solta



Hoje realizou-se a 2ª sessão de Livros à Solta. Incluída na Semana da Leitura, este ano sob o lema "Cooperação e Solidariedade", contou com a participação do professor Manuel Miranda,que nos "abriu" o livro de que é autor Tiagolas e outras estórias.
O professor da nossa escola José Vieira Lourenço fez a apresentação do autor através da sua história  de vida, enquanto pai de Tiagolas e lutador incansável pela causa das pessoas com deficiência.

"A tua mão fala-me sem palavras.
A tua mão é a tua linguagem, a tua fala sem palavras."
                                                                        Manuel Miranda in Tiagolas e outras estórias

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Livros à solta



Atualmente as bibliotecas pretendem-se espaços vivos, dinâmicos, onde os livros ganham vida através dos seus leitores. Foi neste contexto que surgiu a ideia dos "Livros à solta", espaço onde se procura a partilha de experiências de leitura. Foi o que aconteceu nesta primeira sessão, onde o aluno Gonçalo Coimbra nos apresentou a sua interpretação do livro "As Intermitências da Morte", de José Saramago, a professora Graça Trindade leu o conto "Maldita Matemática", de Arkady Averchenko e o Diretor do Conservatório de Música de Coimbra, Manuel Rocha, teceu considerações sobre a sonoridade de alguns poemas que declamou e deu a ouvir noutros registos.
Agradecemos aos três por terem aceite o nosso convite e pelos momentos que com todos partilharam!
A terminar, a apresentação do álbum  "A Gigantesca Pequena Coisa" que mais não é do que a história de uma pequena coisa, frágil e discreta, que se encontra no sorriso de uma criança, num barulho ou num odor, uma lembrança perdida, um olhar, um raio de sol ... essa gigantesca pequena coisa é a ... felicidade!