Mostrar mensagens com a etiqueta Parlamento dos Jovens. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Parlamento dos Jovens. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

33ª Sessão do Parlamento Europeu dos Jovens (EYP)

A nossa escola participou , pela primeira vez, na Sessão do Parlamento Europeu dos Jovens (EYP) com uma equipa de seis delegados (Beatriz Silva, Duarte Godinho, Francisco Godinho, Gonçalo Gameiro, João Paulo Monteiro e Pedro Andrade) e a professora Maria da Luz Santos. Este encontro decorreu entre os dia 19 e 22 de novembro, em Braga.
No primeiro dia do encontro realizou-se um jantar temático em que cada equipa apresentou gastronomia e adereços típicos da sua região. Da mesa da equipa da nossa escola constavam: toalha e guardanapos de Almalaguês; cestos para o pão e doces de Vila Nova de Poiares; doces típicos conventuais como queijadas de Pereira, pastéis de Tentúgal, pastéis de Santa Clara, Barrigas de Freira, não faltando os pratos regionais Chanfana de Miranda-do-Corvo e Leitão da Bairrada. Aqui ficam algumas imagens.
O trabalho dos alunos esteve permanentemente em avaliação por um júri que, no final, apurou sete finalistas para a Sessão Internacional a decorrer na Irlanda, em março do próximo ano. Entre os finalistas estão dois dos nossos alunos: Gonçalo Gameiro (12ºE) como efetivo e João Paulo Monteiro (12ºC) como suplente, apurados para a 81st International Session of the European Youth Parliament.
Para a 12th National Selection Conference of EYP Sweden, a realizar na Suécia em março, foram apurados os alunos: João Paulo Monteiro (12ºC) como efetivo e Duarte Godinho (12ºE) como suplente.
Muitos parabéns a todos os participantes! Boa sorte para a próxima etapa!
 
 
 

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Parlamento dos Jovens


Decorreu hoje, no Instituto da Juventude, a eleição dos candidatos à Mesa da Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, pelos deputados selecionados nas Sessões Escolares do Círculo Eleitoral de Coimbra. 
Está de parabéns o  Gonçalo Gameiro, aluno do 11º E!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Parlamento dos Jovens 2015 - Ensino Público e Ensino Privado: Que desafios?




A educação é considerada a principal garantia de conquista da liberdade e igualdade de oportunidades a todos os cidadãos. Mas a diferença entre a qualidade do ensino público e privado ainda constitui uma barreira para vencer a desigualdade. O ensino público e privado não podem ser confundidos com más escolas  ou escolas de qualidade. Numa sociedade aberta, como Portugal, tem de haver lugar para o ensino público e privado, sobretudo de qualidade. Mas convém não esquecer que é o ensino público aquele que tem obrigação de garantir a igualdade de oportunidades.

À semelhança de anos anteriores a Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores  participa no concurso Parlamento dos Jovens 2015Ensino Secundário. Dada a importância e atualidade do tema "Ensino Público e Ensino Privado: Que Desafios?", a atividade foi aceite por todos os intervenientes, professores/diretores de turma, Conselhos de Departamento/ de Turma/ Pedagógico e alunos, com muita recetividade.

Ao longo do 1º período foi feita a divulgação na Escola junto dos alunos e procedeu-se às formalidades legais como: constituição da Comissão Eleitoral Escolar Parlamento dos Jovens 2015 e indicação à Assembleia da República da data da Sessão Escolar. Para que os alunos aprofundassem o seu conhecimento sobre a temática a Comissão eleitoral dinamizou uma palestra sobre a temática.

No 2º período, nas duas primeiras semanas de janeiro, desencadeou-se todo o processo conducente à realização da Sessão Escolar, inserido no período da campanha eleitoral realizou-se o debate com a presença dos representantes e apoiantes das duas listas candidatas a escrutínio, bem como professores e outros alunos da Escola, num total de aproximadamente setenta participantes. O debate foi moderado pelo professor José Vieira Lourenço.
O ato eleitoral decorreu no dia 15 de janeiro e a Sessão Escolar realizou-se no dia 16 de janeiro, pelas 14,30 horas na Sala dos Grandes Grupos do Bloco B. Após a tomada de posse pelos deputados eleitos, estes iniciaram as suas funções elegendo a mesa da Sessão, cujo presidente foi o deputado Pedro Miguel Andrade. Este conduziu os trabalhos com dinamismo e responsabilidade, convidando os deputados a cumprir a ordem de trabalhos. No cumprimento da agenda de trabalhos, os deputados elaboraram o Projeto de Recomendação da Escola, elegeram os deputados à Sessão Distrital, Francisco Godinho, Duarte Godinho e João Paulo Monteiro e o candidato à presidência da mesa da sessão distrital, Gonçalo Gameiro. Escolheram ainda o tema a propor à Assembleia da República para o ano de 2016. 

quinta-feira, 27 de março de 2014

Parlamento dos Jovens 2013/2014

O Parlamento dos Jovens 2013/2014 é um concurso alargado às escolas nacionais, promovido pela Assembleia da República, em parceria com o Ministério da Educação, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas da atualidade.
 
O tema proposto para este ano letivo é Crise demográfica (emigração, natalidade, envelhecimento). A Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura considerou ser de particular interesse promover a reflexão sobre o tema, face à atual crise demográfica que se faz sentir no País, resultado, em parte, do impulso sentido pelos jovens na procura da realização pessoal e profissional noutros destinos, refletindo-se num movimento para o exterior com a consequente problemática do envelhecimento da população nacional.
 
O concurso decorre em três fases distintas: a 1ª fase, a nível de escola, incluiu o debate sobre o tema, a constituição das listas, a eleição de deputados à sessão escolar, a aprovação do Projeto de Recomendação da Escola e a eleição de deputados à sessão distrital. A 2ª fase, a nível distrital, incluiu a aprovação do Projeto de Recomendação do Distrito e a eleição dos deputados à sessão nacional do Parlamento dos Jovens. A sessão distrital ocorreu no dia 25 de março, no salão nobre dos Paços do Concelho de Cantanhede, na presença de representantes da Assembleia da República, da DGEST, da Autarquia local e das escolas. Quatro escolas passaram à 3ª fase, sessão nacional, a decorrer na Assembleia da República nos dias 26 e 27 de maio. A Escola Básica e Secundária Quinta das Flores foi selecionada para a final. Estão de parabéns os alunos/deputados: João Paulo Monteiro, João Carlos Costa e Pedro Miguel Rosado.

A Professora: Cristina Castela Nolasco

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Parlamento dos Jovens 2012




Decorreu a 1ª Fase do Parlamento dos Jovens 2011/2012. O tema a desenvolver neste ano letivo, no Ensino Secundário, é "Redes Sociais: Participação e Cidadania". Pretende-se promover a reflexão dos jovens sobre as redes sociais e o papel que desempenham na sociedade, ao nível local e global, como fator de desenvolvimento pessoal e coletivo.
Esta 1ª Fase, a nível de escola, incluiu o debate sobre o tema, a constituição das listas, a eleição de deputados à Sessão Escolar, a aprovação do Projeto de Recomendação da Escola e eleição de deputados à Sessão Distrital. Esta fase decorreu até ao dia 24 de janeiro.
A 2ª Fase, a nível distrital, decorrerá até ao dia 20 de março.
A Comissão Organizadora agradece a colaboração do professor José Vieira Lourenço que moderou o debate e o envolvimento de todos os alunos participantes.


terça-feira, 12 de abril de 2011

Parlamento dos Jovens 2011

No dia 22 de Março de 2011, realizou-se, em Miranda do Corvo, a Sessão Distrital/Regional do Parlamento dos Jovens 2011, iniciativa institucional da Assembleia da República em parceria com o Ministério da Educação. No corrente ano lectivo, o tema de trabalho foi “ Que Futuro para a Educação?”. Presidiu à Sessão o aluno da nossa Escola, Gustavo Monteiro, previamente eleito entre os candidatos das várias Escolas participantes do distrito. Estiveram presentes na abertura da Sessão representantes do Governo Civil do Distrito de Coimbra, da Direcção Regional do Centro, do Instituto Português da Juventude, da Câmara Municipal de Miranda do Corvo e, em representação da Assembleia da República, esteve presente, a Deputada Rita Rato.

Nesta fase do Concurso, de entre os vários Projectos de Recomendação apresentados pelas escolas participantes, foi aprovado o Projecto de Recomendação da nossa Escola, que serviu de base de trabalho para elaborar e aprovar o Projecto de Recomendação a levar à Sessão Nacional, na Assembleia da República, em representação do Distrito de Coimbra. Também foram eleitos seis deputados que representarão o Distrito na Sessão Nacional, estando entre eles os dois deputados, alunos da nossa Escola, David Cortesão (10º G) e Telmo Santos (12ºH).

Pela Equipa Responsável
Conceição Lopes Marques


quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Parlamento dos Jovens 2010


Mais uma vez, a nossa Escola participa no Concurso "Parlamento dos Jovens". Este ano o tema para o Ensino Secundário é a "República". Tendo em vista as eleições à Sessão Escolar, realizou-se no dia 19 de Janeiro, na BE, o Debate de apresentação das listas candidatas e respectivos programas. Este foi moderado pelo professor desta casa, José Vieira Lourenço, e contou, para além dos candidatos, com a presença de muitos alunos e professores. O moderador começou por dar a palavra aos representantes das quatro listas que argumentaram e defenderam o respectivo projecto. Seguiu-se um período de perguntas e respostas que tornou o referido debate muito vivo e enriquecedor, o que prestigia o nome dos participantes e da nossa Escola.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Parlamento dos Jovens 2009


Nos dias vinte e cinco e vinte e seis de Maio último realizou-se mais uma edição do Parlamento dos Jovens subordinada ao tema: “Participação Cívica dos Jovens”. A participação de mais de cem estudantes do Ensino Secundário, de escolas dos vários distritos de Portugal continental, dos Açores, da Madeira e da Escola Portuguesa de Macau demonstra bem o interesse dos jovens para esta problemática, que é a participação activa dos jovens na política.
A actividade começou com a chegada dos estudantes à porta da “Casa da Democracia”. Aqueles que vinham na qualidade de jornalistas foram encaminhados por uma porta lateral da Assembleia da República, enquanto que aqueles que vinham na qualidade de deputados entraram pela porta principal e foram encaminhados para as comissões, previamente formadas.
O Dia ficou assinalado pela apresentação e debate dos “Projectos de Recomendação” dos vários círculos eleitorais nas Comissões.
Coimbra esteve representada na comissão número dois, pelos deputados Ana Lídia Pereira, André Pereira, Pedro Coelho, Henrique Jorge, Francisca Cordeiro e pelo seu Porta-Voz José Simões. Este começou por apresentar o projecto de que estava incumbido, seguido pelos porta-vozes de Braga, Açores e Beja. Como moderadores estiveram os deputados da Assembleia da República - Rita Neves (PS), Nuno Magalhães (CDS-PP).
Coimbra marcou também presença na Comissão número um com os deputados Gustavo Monteiro e Ana Luísa Bernardino e na Mesa da Sessão Plenária pelo vice-presidente António Miguel Arnaut.
No dia vinte e cinco os trabalhos desenvolveram-se em quatro comissões, nas quais foram debatidos na especialidade os Projectos de Recomendação aprovados nas Sessões Distritais e Regionais dos diversos círculos eleitorais, projectos estes que traduzem a participação cívica de milhares de estudantes, de todo o país, que ao longo das três fases do “Concurso Parlamento dos Jovens 2009” tiveram oportunidade de dar o seu contributo, para o enriquecimento da cidadania nacional.
O resultado dos trabalhos das Comissões traduziu-se na aprovação de um conjunto de medidas a levar a debate na Sessão Plenária.
Os trabalhos das Comissões foram orientados pelos Deputados da Assembleia da República:
1ª Comissão – Jacinto Serrão (PS) e José Luís Ferreira (PEV)
2ª Comissão – Nuno Magalhães (CDS-PP) e Rita Neves (PS)
3ª Comissão – Miguel Tiago (PCP) e Magda Borges (PSD)
4ª Comissão – Fernando Antunes (PSD) e Ana Drago (BE)







Das medidas dos Projectos de Recomendação apresentadas na Comissão número dois, a Delegação de Coimbra e a dos Açores conseguiram ver eleitas, por vinte e seis votos a favor, cinco contra e uma abstenção, a segunda medida e a primeira dos respectivos projectos, para levar ao Senado.
Outras medidas também eleitas na Comissão número dois resultaram da fusão da quarta medida do projecto dos Açores, com a quarta medida do projecto de Beja, com a quarta medida do projecto de Setúbal e a segunda do projecto de Braga, com Zero votos contra, seis abstenções e vinte e seis a favor.
Surgiu uma outra medida, que foi estruturada por todas as comissões, que se reportava à participação dos jovens na politica, a qual foi eleita por vinte e dois votos a favor, cinco contra e quatro abstenções.
Iniciou-se o debate plenário sobre a Recomendação à Assembleia da República que versou a “Participação Cívica dos Jovens”, o qual foi concluído da parte da tarde com a votação final global da Recomendação.
Após a eleição da Recomendação, o Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, o deputado António José Seguro, deu os trabalhos por terminados e encerrou a Sessão.

Jornalista da Escola Secundaria Quinta das Flores:
José Francisco de Medeiros Marques


sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Concurso "Parlamento dos Jovens 2008/2009"






















No âmbito da 1ª Fase do Concurso "Parlamento dos Jovens 2008/2009", a que a nossa escola aderiu, realizou-se, no dia 15/01/09, o debate entre as listas candidatas, moderado pelo professor José Vieira Lourenço.
Os candidatos a deputados defenderam as medidas propostas na respectiva lista que vão ao encontro do tema do referido Concurso "Participação Cívica dos Jovens".
Na sequência deste debate realizaram-se as eleições que elegeram os deputados à Sessão Escolar que ocorreu no dia 21 de Janeiro. Nesta Sessão foram eleitos deputados à Sessão Distrital:


  • Gustavo Alexandre Rodrigues Monteiro - 10º ano, turma G


  • Ana Luísa Rocha Bernardino - 12º ano, turma I


  • António Miguel da Fonseca Monteiro Arnaut - 12º ano, turma I

Suplente:

  • Inês de Melo e Silva Gomes - 12º ano, Turma I


Todos os intervenientes neste Concurso estão de parabéns pelo empenho demonstrado. Aos deputados eleitos para a Sessão Distrital desejamos os maiores sucessos.
    

As medidas propostas por estes deputados à Sessão Distrital, que se realizará no dia 17 de Março, são as seguintes:


1. Com o intuito de dar a conhecer aos jovens a organização do Estado e da Administração Pública - tanto a nível dos organismos nacionais como a nível da União Europeia - propomos a substituição da disciplina de Formação Cívica por uma disciplina denominada “Cidadania e Política”. Esta disciplina daria a conhecer aos jovens, entre outras matérias, os deveres e dos direitos dos cidadãos, desenvolvendo o seu espírito crítico, defendendo as suas ideias e analisando diversos argumentos, em debates realizados nas aulas. Esta disciplina ensiná-los-ia, igualmente, a dirigir-se a entidades administrativas, políticas ou judiciais, tais como Tribunais, Conservatórias, Cartórios e Repartições de Finanças.


2. Uma vez que a cidadania europeia é complemento da cidadania do país, pretendemos que haja um contacto directo com outras culturas através de um programa que promova o diálogo intercultural no âmbito dos valores da União Europeia de tolerância e respeito mútuo. Consideramos que a obtenção de experiências relativas a outras realidades proporcionaria aos alunos uma melhor formação cívica e intelectual, assim como uma participação mais activa na cidadania europeia. É importante referir que, nos dezoito dias passados numa escola da U.E., todos os alunos aprenderiam conteúdos relacionados com a estrutura orgânica das instituições governativas da União Europeia, ao mesmo tempo que contactavam directamente com a cultura do país, compreendendo, assim, a interacção entre os órgãos governativos do Estado-membro e a U.E.


3. Consideramos também pertinente a criação de uma “Câmara Municipal dos Jovens”, proporcionando aos mesmos um espaço onde poderiam apresentar e discutir as suas ideias, minimizando, deste modo, o seu afastamento da política, decorrente do desacordo com as medidas que têm vindo a ser tomadas, que não traduzem os seus anseios nem mesmo as suas necessidades. Desta forma, os jovens teriam um espaço onde poderiam discutir e apresentar medidas, posteriormente votadas pela sua Câmara Municipal.