Mostrar mensagens com a etiqueta Projeto Shoá. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Projeto Shoá. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Exposição "Viagens com destino"



No âmbito do Projeto "Shoá: Lembrar para não esquecer", dinamizou-se um Concurso de Postais intitulado "Viagens com destino".

A exposição presente no átrio da escola contempla os postais concorrentes a este concurso, elaborados pelos alunos de Desenho do 10ºD e de Oficina de Multimédia do 12ºD, orientados pela professora Marina Pacheco, assim como outros trabalhos elaborados pelos alunos de História do 11ºF e 11ºG, sob orientação da professora Vera Repolho.


segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Exposição de cartazes "Manter a Memória Viva"












Encontram-se expostos no hall de entrada 16 cartazes finalistas do desafio "International Poster Competition 2012", dirigido a estudantes de design e subordinado ao tema "Manter a Memória Viva". Este concurso assinalou o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto em 2012 e a exposição destes 16 cartazes, finalistas entre mais de 300 concorrentes, tem percorrido variados países do mundo.


As turmas do 5º ano visitaram esta exposição "Manter a Memória Viva" e puderam refletir sobre a razão desta necessidade, que está de acordo com o subtítulo do Projeto "Shoá" - "Lembrar para não esquecer", assim como puderam refletir sobre as imagens de alguns cartazes e a época histórica a que eles se referem.

No final, os alunos que quiseram, concorreram ao Concurso de Legendas em curso, escolhendo um cartaz e elaborando a sua legenda, num boletim a colocar na respetiva caixa.



Ciclo de cinema "Cinema e Memória"


No âmbito do Projeto "Shoá: Lembrar para não esquecer 3", tem decorrido no Grande Auditório da nossa escola um ciclo de cinema intitulado "Cinema e Memória". Assim, no dia 19 de janeiro, os alunos do 3º ciclo puderam assistir ao filme "Aristides de Sousa Mendes - O Cônsul de Bordéus"; no dia 24 de janeiro, alunos de turmas do 11º e 12º anos assistiram ao filme "O Filho de Saul", apresentado por Vítor Simão; e a terminar, no dia 25 de janeiro foi a vez de alunos do 10º ano assistirem ao documentário "Noite e Nevoeiro", com apresentação de Abílio Hernandez. 

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

"Shoá: Lembrar para não esquecer 3" - cartaz/programa

cartaz shoa

O projeto "Shoá: lembrar para não esquecer" nasceu no ano letivo de 2014-2015. 
Trata-se de um projeto pluridisciplinar que pretende ter uma dimensão histórica, filosófica e artística e que apresenta atividades variadas, procurando envolver alunos de todos os ciclos de ensino. 
Os objetivos fundamentais do projeto são:
  • Consciencializar para a necessidade de preservar a memória da Shoá
  • Promover valores consagrados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos
  • Estimular o espírito reflexivo e crítico
  • Contribuir para a mudança de atitudes

Em 2015, Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, disse, por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que se “as guerras se iniciam nas mentes dos homens, é nas mentes dos homens que devem ser construídas as defesas da paz”. Esta é a razão que nos move. 
A equipa do projeto


quarta-feira, 16 de março de 2016

Shoá: Lembrar para não esquecer 2 - Performance e Projeção



No âmbito do Projeto "Shoá: Lembrar para não esquecer 2", estão a decorrer, durante esta semana de 14 a 18 de março, numa tenda do Exército, três sessões diárias (10:00, 11:45 e 15:15) de uma Projeção Multimédia, elaborada pelos alunos do 12ºD, no âmbito da disciplina de Oficina de Multimédia B, sob a orientação da professora Marina Pacheco. 
Nas sessões das 10:00 dos dias 14 e 17, a Projeção será integrada numa Performance, carregada de simbolismo, realizada pelos alunos da mesma turma e com orientação das professoras Ana Vinhas e Marina Pacheco. 
Projeção e Performance pretendem sensibilizar mais uma vez todos os alunos para a temática deste projeto e estabelecer ligação entre o Holocausto e a enorme vaga atual de refugiados, a maior desde a Segunda Guerra Mundial.

Exposição "Por terras de judeus e de justos..."



No dia 12 de fevereiro de 2016, o Projeto "Shoá: Lembrar para não esquecer 2" levou as turmas do 10ºF e G, 11ºG e 12ºD a visitar os lugares da Comunidade Judaica de Belmonte e a Casa de Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato. Esta exposição de fotografias representa o olhar de alguns alunos e professores sobre esses lugares de memória.

segunda-feira, 14 de março de 2016

Leituras em sala de aula



No âmbito do Projeto "Shoá: Lembrar para não esquecer 2", realizaram-se na semana de 7 a 11 de março, leituras de textos, crónicas e poemas em diversas turmas, sensibilizando os alunos para a temática e estabelecendo ligação entre os refugiados sobreviventes ao Holocausto e a enorme vaga atual de refugiados, a maior desde então. Em 1950, foi criado o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e em junho do ano passado, o ACNUR comunicou a existência de mais de 52 milhões de pessoas refugiadas e deslocadas no mundo - a primeira vez desde a II Guerra Mundial que esse número superou os 50 milhões.
As leituras foram realizadas pelas professoras dinamizadoras do Projeto, Antonieta Mendonça, Fátima Taborda, Florbela Moura e Madalena Trindade, em parceria com alunos e também com a D. Maria José, do SASE.

quinta-feira, 10 de março de 2016

Shoá: Projeção Multimédia


Para encerrar as atividades do projeto Shoá: lembrar para não esquecer 2, decorrerão diariamente,durante a semana de 14 a 18 de março de 2016, várias projeções multimédia de vídeos realizados pelos alunos do 12º D, na Oficina de Multimédia B sob a orientação da professora Marina Pacheco.
Nos dias 14 e 17 de março, respetivamente às  10.00 e às 12.00, as projeções serão acompanhadas de uma performance.


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Concerto-conferência "O Violino de Auschwitz"



No âmbito do Projeto Shoá: Lembrar para não esquecer 2, realizou-se um Concerto-Conferência com audiovisuais, com o título "O Violino de Auschwitz - Sons, imagens e testemunhos do Holocausto (1938-1945)", por Maurizio Padovan
Este Concerto-Conferência enquadrou esta época, realçando vários aspetos artísticos e culturais antes do conflito, assim como o papel e a importância da música antes e depois do conflito. Foi uma verdadeira lição de história, pontuada com momentos musicais, que a todos sensibilizou.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Concerto-conferência com audiovisuais "O Violino de Auschwitz"


Integrado no projeto "Shoá: lembrar para não esquecer 2”, da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e em parceria com a Escola Artística do Conservatório de Música, a A2C2 e a RUC, terá lugar amanhã, dia 16 de fevereiro, pelas 21H30, no Grande Auditório, o concerto-conferência "O Violino de Auschwitz", pelo violinista italiano Maurizio Padovan. O espetáculo contará com execuções musicais, recontos, imagens e filmagens.
Reservas e  bilhetes estão disponíveis na sala de partituras do Conservatório de Música (telefone:239 70 16 80).


quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Encontro com Ana Paula Mabrouk



Para assinalar o dia 27 de janeiro, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, e integrado no programa do projeto "Shoá: lembrar para não esquecer 2", a Escola Básica e Secundária Quinta das Flores organizou um encontro com a escritora Ana Paula Mabrouk que veio apresentar o seu último livro, Poemas da Shoá
Ana Paula Mabrouk é professora e autora de poesia, conto e crónica, tendo já publicado vários livros. Participou e foi premiada em vários concursos e prémios literários em Portugal e no Brasil. 
O encontro abriu com um momento musical pelos alunos Beatriz Cortesão, na harpa, e Tiago Silva, no violoncelo. As leituras de poemas estiveram a cargo dos alunos João Paulo Monteiro, Ana Catarina Pastilha e Mariana Veiga.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Encontro com Ana Cristina Luz




Hoje recebemos a visita da autora do livro Aristides, o semeador de estrelas, Ana Cristina Luz, que falou às turmas do 5ºano da vida do diplomata português Aristides de Sousa Mendes, destacando o seu papel decisivo no salvamento de milhares de pessoas, nomeadamente judeus, durante a Segunda Guerra Mundial.
Ana Cristina Luz vincou a imagem de um homem bom, que nunca se arrependeu da sua ação humanitária, embora esta o tenha conduzido, e à sua família, à miséria.
Aristides de Sousa Mendes é um dos três portugueses com o nome gravado no mural de honra do Jardim dos Justos, o Yad Vashem, em Jerusalém, que, arriscando a própria vida, salvaram judeus durante o período da Shoá (holocausto em hebraico).

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

"Shoá: lembrar para não esquecer": performance de encerramento


Terminaram hoje com chave de ouro as atividades do projeto “Shoá: lembrar para não esquecer” que, ao longo de um mês, ocupou a nossa escola. A aluna Beatriz Costa e o ator António Morais cativaram o público que encheu o auditório com o Impromptu de Pierné para harpa e o monólogo do senhor Glas da peça Dança lenta no local do crime, de William Hanley. 
A segunda parte do programa decorreu no átrio da escola, consistindo numa performance multidisciplinar de artes plásticas, poesia, música e canto lírico que envolveu alunos e professores da Quinta das Flores e do Conservatório de Música, bem como o ator António Morais. Foi um momento de grande beleza e emoção que marcou a comunidade educativa, especialmente quando o mural representando a entrada de Auschwitz foi rasgado para dar lugar a uma paisagem azul e florida, símbolo da liberdade e da paz.
Fátima Taborda
Professora de Francês

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Palestra "Na "Era dos Extremos""




Encerrando o ciclo de palestras do projeto "Shoá: lembrar para não esquecer", o Professor Doutor Rui Bebiano subordinou a sua palestra ao tema "Na "Era dos Extremos" - Os sistemas totalitários e os campos de concentração no século XX". O Doutor Rui Bebiano, com grande clareza, falou aos nossos alunos das diferenças e semelhanças dos sistemas totalitários do século XX, a designada "era dos extremos", da Shoá e de Auschwitz, do Gulag e de Kolyma, assim como dos sobreviventes de campos de concentração, nomeadamente Primo Levi (1919-1987) e Varlam Shalamov (1907-1982), terminando com a enfatização do papel da memória e as lições da História. 

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Sessão com a Amnistia Internacional

Decorreu hoje na nossa escola uma sessão dinamizada pela Amnistia Internacional sobre "Discriminação: refugiados e migrantes". A iniciar a sessão, a aluna Catarina Pastilha leu um poema alusivo a este tema, seguindo-se uma breve apresentação sobre a ação da Amnistia Internacional em geral e a sensibilização dos alunos para a temática dos refugiados e migrantes em particular. As representantes do Núcleo da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra da Amnistia Internacional, Ana Rita Vieira e Júlia Hollert, promoveram ainda um jogo interativo com os alunos presentes, com o objetivo de testarem os conhecimentos adquiridos durante a sessão.
A avaliação da sessão feita pelos alunos foi muito positiva.






terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Encontro com a escritora Ana Cristina Luz


Hoje recebemos a visita da escritora Ana Cristina Luz que presenteou as turmas do 5º ano com uma sessão sobre Aristides de Sousa Mendes. A autora do livro Aristides, o semeador de estrelas fez uma viagem pela vida do diplomata português, destacando o seu papel decisivo no salvamento de milhares de pessoas, nomeadamente judeus, durante a Segunda Guerra Mundial. Ana Cristina Luz deixou bem vincada a imagem de um homem bom, que nunca se arrependeu da sua ação humanitária, embora esta o tenha conduzido à miséria.
Aristides de Sousa Mendes é um dos três portugueses com o nome gravado no mural de honra do Jardim dos Justos, o Yad Vashem, em Jerusalém, que, arriscando a própria vida, salvaram judeus durante o período da Shoá (holocausto em hebraico).

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Palestra "Três Justos Portugueses"



No dia 31 de janeiro, a nossa escola homenageou Três Justos Portugueses: Aristides de Sousa Mendes, Sampayo Garrido e José de Brito Mendes.
Para os evocar, contámos com a presença de familiares que, na primeira pessoa, referiram as ações empreendidas por cada uma destas personalidades que, durante a 2ª Guerra Mundial, puseram em risco as suas vidas e as suas carreiras para salvar judeus dos horrores do Holocausto.
António Moncada de Sousa Mendes, neto de Aristides de Sousa Mendes, recordou o ato de desobediência às ordens de Salazar levado a cabo pelo seu avô que, enquanto Cônsul de Portugal em Bordéus, passou milhares de vistos a judeus, permitindo-lhes atravessar a fronteira e chegarem a Portugal.
Salvador Sampayo Garrido Reis, neto de Sampayo Garrido, Embaixador de Portugal em Budapeste, entre 1939 e 1944, evocou o gesto do seu avô que, contrariando também as ordens emanadas do governo português, protegeu e salvou mais de mil judeus húngaros.
Fátima Taborda, lembrou o seu tio-avô, José de Brito Mendes, operário português em Paris, que salvou Cécile, uma menina judia, filha dos seus vizinhos polacos, deportados e assassinados em campos nazis.
Fátima Taborda
Professora de Francês

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Palestra "A história nunca contada dos portugueses nos campos de concentração"




Os jornalistas do Público, Patrícia Carvalho e Nelson Garrido, foram os primeiros convidados de um ciclo de palestras incluído na programação de "Shoá: lembrar para não esquecer". Apresentaram a comunicação "A história nunca contada dos portugueses nos campos de concentração", resultado de uma longa investigação durante a qual passaram a pente fino arquivos e bases de dados, visitaram campos de concentração e entrevistaram familiares de algumas das vítimas. Vídeos e fotografias complementaram a comunicação, a que assistiram com interesse alunos, professores e algum público exterior à escola.

Fátima Taborda
Professora de Francês

"Shoá: lembrar para não esquecer"


No âmbito do projeto "Shoá: lembrar para não esquecer", está patente, no hall de entrada da nossa escola, uma exposição constituída por um impressionante mural, textos e ilustrações da autoria de alunos do ensino secundário e ainda um conjunto de fotografias do Campo de Concentração de Auschwitz-Birkenau, libertado há precisamente 70 anos. Lembrar, para não esquecer!

O projeto "Shoá: lembrar para não esquecer" está a ser dinamizado pelas professoras Fátima Taborda, Antonieta Mendonça, Florbela Moura e Madalena Trindade (Biblioteca escolar), com a colaboração das professoras de Artes Ana Vinhas e Marina Pacheco, das professoras de Português, dos professores de Filosofia Vítor Simão e Francisco Oliveira e do Clube de Cinema da escola. As fotografias de Auschwitz presentes na exposição foram cedidas pelo município de Castanheira de Pera.