Mostrar mensagens com a etiqueta Projetos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Projetos. Mostrar todas as mensagens

domingo, 10 de fevereiro de 2019

Programa "Cientificamente Provável" | Palestra para o 10.º ano


No dia 8 de fevereiro, na sala B2, aconteceu mais uma sessão no âmbito do Programa “Cientificamente Provável” que transportou desta vez os alunos das turmas A, B e C do 10º ano ao mundo dos Fitoquímicos conhecidos (mais de 100 mil).

Viajámos pelo litoral português em busca das camarinhas e da salicórnia, plantas cujas propriedades permaneceram desconhecidas até há relativamente poucos anos até serem descobertas por chefes de cozinha e investigadores científicos.
Passámos em revista várias classes de moléculas de nomes difíceis, mas com propriedades incríveis e poderosas, farmacêuticas e nutricionais, umas estimulantes ou analgésicas, como a morfina ou a cocaína, outras mais usuais, como a cafeína ou a nicotina, entre muitas outras.
Derivámos para compostos fenólicos, como os taninos, com propriedades antioxidantes, presentes no vinho, e maravilhámo-nos com as cores de Outono, feitas de pigmentos mil.

E assim o Programa Cientificamente Provávelatravés da Doutora Maria João Barroca, a quem muito agradecemos, mais uma vez trouxe à Escola conhecimento que, por certo, despertou em muitos a curiosidade científica e o gosto pela descoberta do maravilhoso mundo em que vivemos.
A “viagem” continua na próxima quarta feira com uma visita aos Laboratórios da Unidade de Química-Física Molecular da Universidade de Coimbra.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Programa "Cientificamente Provável" | Palestra para o 11.º ano


No âmbito do Programa "Cientificamente Provável", de que resultou o apadrinhamento da biblioteca da nossa escola pela Unidade de Investigação e Desenvolvimento "Química-Física Molecular" da Universidade de Coimbradecorreu, no dia 9 de janeiro, uma palestra dirigida aos alunos de 11.º ano. O tema abordado foi “Diagnóstico Precoce do Cancro” e, dentro desta área, foi-nos apresentado o potencial de diagnóstico da “Espectroscopia Vibracional”. Foram apresentadas diferentes técnicas imagiológicas e a sua aplicabilidade na diagnose oncológica, frisando sobretudo uma técnica ainda em desenvolvimento que permite ir além da imagem e identificar células e o seu potencial saudável ou oncológico - a espectrometria vibracional, usando apenas luz para “agitar o sistema” e conseguir obter informações sobre o conteúdo bioquímico das células para proceder à sua classificação.

Fomos prendados com uma oradora brilhante, a Professora Doutora Inês Santos, capaz de usar uma linguagem simples e acessível sem perder o rigor científico esperado, dada a complexidade do tema. 

Os alunos tiveram um comportamento exemplar e o tipo de questões colocadas revelou o quanto acharam a palestra interessante e motivadora!