Mostrar mensagens com a etiqueta Teatro. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Teatro. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Máscaras Pessoanas



A atividade interdisciplinar “MÁSCARAS PESSOANAS”, que envolveu as turmas D e E do 12.º ano, teve lugar no dia 11 de fevereiro, no Grande Auditório e espaço contíguo.


Português, Oficina de Artes, Oficina de Multimédia, Música, Dança e Canto deram vida a Pessoa(s), desvendando o mistério da heteronímia e conjugando vários registos artísticos.


Numa criativa e bela viagem ao mundo enigmático de Fernando Pessoa, as turmas do 12.º ano puderam fruir momentos de teatro, declamação, música, dança e canto. Nesta desafiante aventura, tiveram papel preponderante os alunos do 12.º D e E e os professores Ana Vinhas, David Silva, Diana Sábio, Florbela Moura, Isabel Melo e Silva, Jorge Ly, Maria Antonieta Mendonça e Marina Pacheco.



Um aprazível encontro de pessoas com PESSOA!





terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Farsa de Inês Pereira | AtrapalhArte


Ontem os alunos do 10º ano da escola tiveram o prazer de assistir à peça de teatro “Farsa de Inês Pereira” de Gil Vicente. Esta obra vicentina foi levada a palco pela Companhia “AtrapalhArte” que, de forma muito divertida, deu a conhecer a história de uma rapariga do século XVI, Inês Pereira, que pretendia arranjar marido para alcançar a liberdade.
No final do espetáculo, depois de muitos aplausos, os atores disponibilizaram-se para responder às questões do público sobre a peça e a representação.
Ficamos a aguardar, com expectativa, uma próxima visita da “AtrapalhArte”!


domingo, 18 de novembro de 2018

Sessão "Aníbal Milhais, Um herói chamado Milhões"



Pela mão do ator Diogo Carvalho, os alunos das turmas do 9.º ano e de algumas do 10.º e 12.º anos receberam na escola a "visita" de Aníbal Augusto Milhais, o Soldado Milhões. O nosso herói da Primeira Guerra Mundial "contou" a sua história desde a vida esforçada no campo da sua aldeia natal, onde nunca foi à escola, até ao reconhecimento através da mais alta honraria nacional: Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito. Pelo meio, descreveu os horrores da guerra e da Batalha de La Lys onde se disponibilizou para garantir, sozinho, a retirada de parte das forças portuguesas e britânicas.
Foi um momento marcante que deu a conhecer aos nossos alunos este herói nacional e os sensibilizou para o enquadramento histórico e social da época.
Agradecemos à Imprensa Nacional-Casa da Moeda pelo projeto desenvolvido a partir da coleção "Grandes Vidas Portuguesas", dedicada às vidas de personalidades que se destacaram em vários domínios da nossa história, e ao ator Diogo Carvalho que dá voz a estes protagonistas!

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Teatro "A Viúva e o Papagaio"


Hoje, foi grande a diversão nas turmas do 5º ano em “A viúva e o papagaio”, peça adaptada do conto homónimo de Virgínia Wolf pela Companhia de Teatro “Lanterna Mágica”.

Este grupo de teatro proporcionou aos alunos da escola uma fantástica experiência com momentos de teatro, de música, e até de ventriloquismo, sempre recheados com uma grande dose de boa disposição. É também de destacar a enorme interação conseguida entre os atores e o público, ao ponto de alguns alunos participarem entusiasticamente na peça.

Também a mensagem do conto da escritora britânica – a força da amizade – foi passada com grande alegria! O espetáculo terminou com música e dança e muita vontade de ler ou reler o conto que, em breve, será estudado na aula de Português!

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Sábios como Camelos


Ontem tivemos um momento muito especial na nossa escola com a vinda do Grupo de Artes de Palco da APPACDM de Coimbra. Apresentaram uma adaptação teatral do conto "Sábios como camelos", de José Eduardo Agualusa. Tendo como base o espírito da tradição árabe, o espetáculo foi construído tentando conciliar diferentes formas de expressão artística como a música, a dança e o teatro, ligadas entre si de forma harmoniosa.
Foram objetivos deste espetáculo: Promover a imagem da pessoa com deficiência mental através das suas capacidades; Diminuir eventuais barreiras de pré-conceitos perante a pessoa com deficiência mental; Dar a oportunidade aos utentes de vivenciarem o palco como meio de comunicação com o público.
Participaram neste espetáculo cerca de trinta jovens do Centro de Atividades Ocupacionais de S. Silvestre e das Unidades Funcionais de Arganil, Montemor-o-Velho e Tocha, acompanhados de oito técnicos.
Foi uma experiência muito gratificante, quer para os atores, quer para todo o público, numa simbiose de alegria e de emoções!

A opinião dos alunos:

7º ano:
"Nós todos conseguimos fazer o mesmo sem deixar de ser diferentes! Eu acho que têm jeito e que não tiveram vergonha nem medo de errar e eu fiquei muito impressionado com isso, acho que merecem muitos aplausos e muitos mais parabéns!"

"Com este enriquecedor teatro, aprendi que é na diferença que somos enriquecidos. Penso que a principal mensagem transmitida é que devemos “comer” livros para ficarmos sábios.
Todos somos capazes!"


"Adorei!!!
O espetáculo foi super engraçado e interativo. A História era super interessante!
Quero mais!!!
Parabéns pela criatividade e coragem. Um beijinho e um abraço!!!"

"Adorei a forma como foi retratado o vento. Houve muita música e muita dança que animou a sala!
Conseguiram “levar o público convosco para o palco”. Espero ver mais como este!
Beijinhos"

10ºano:
"Gostei muito da peça de teatro porque foi uma peça com jovens diferentes e foi uma experiência nova. Fiquei muito contente ao ver como os jovens se comportavam e como se entregavam.
Um grande obrigada à APPACDM por ter trazido estes meninos."

"Eu considero que esta peça teatral teve muito sucesso e que foi muito bem representada por estes jovens e senhores pertencentes à APPACDM.
Na minha opinião a mensagem da peça foi muito bem transmitida pois, tal como na peça, estes atores são sábios e o objetivo de mostrarem que são capazes foi conseguido. Penso que são estas pessoas que dão mais força a todos nós e que nos mostram que tudo é possível com vontade e esforço.
Resumidamente, a peça foi extraordinária!"

"Gostei muito do teatro ... houve partes incríveis, como a da tempestade e a dança oriental feita pelas meninas. A maneira como todos os "atores" desempenharam o seu papel foi fantástica. A banda sonora, as vozes, a sintonia e tudo o mais.
Tenho pena por ter acabado muito rápido, mas com isto podemos observar que todos nós podemos fazer tudo que pensamos impossível, e que nem o facto de sermos portadores de deficiência nos impedirá de tal coisa."

quarta-feira, 18 de abril de 2018

O Príncipe Nabo | AtrapalhArte


Os alunos das turmas do 5º ano assistiram à peça de teatro "O Príncipe Nabo", apresentada pela Companhia AtrapalhArte. Foi uma representação divertida que motivou os alunos para a leitura desta obra de Ilse Losa, recomendada pelo PNL como leitura orientada para este ano de escolaridade.

segunda-feira, 5 de março de 2018

Os Piratas | Caixa de Palco


No passado dia 28 de fevereiro, os alunos das três turmas do 6º ano assistiram à divertida adaptação da obra "Os Piratas" de Manuel António Pina, pela Companhia "Caixa de Palco". Esta obra integra o Plano Nacional de Leitura como leitura obrigatória para este ano de escolaridade e, ao longo da representação, os atores procuraram motivar para a sua leitura, guiando os alunos através de uma grande aventura com barcos, capitães, grumetes...enfim, no final de contas, será tudo sonho ou realidade? 

domingo, 21 de janeiro de 2018

Farsa de Inês Pereira | AtrapalhArte

Os alunos das turmas do 10.º ano tiveram a oportunidade de assistir à representação da peça "Farsa de Inês Pereira", de Gil Vicente, pela Companhia de Teatro AtrapalhArte. É uma obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para o 10.º ano de escolaridade.

Desejosa de escapar dos trabalhos domésticos que é obrigada a fazer na casa de sua mãe, a jovem Inês Pereira resolve conseguir um marido. Uma primeira tentativa é feita por intermédio da alcoviteira Lianor Vaz, que lhe indica para marido Pero Marques, aldeão simples, mas rico. Inês recusa o pretendente, considerando-o excessivamente simplório. Contrata então Vidal e Latão, dois irmãos judeus que lhe conseguem o marido dos seus sonhos: Brás da Mata, escudeiro galanteador.”

Mais informações no dossiê elaborado pela Companhia Profissional de Teatro AtrapalhArte aqui.

domingo, 28 de maio de 2017

Teatro pela Companhia AtrapalhArte


Como motivação para a leitura da obra "O Príncipe Nabo", de Ilse Losa, os alunos do 5º ano assistiram, no dia 25 de maio, de manhã, à representação da respetiva peça de teatro, pela Companhia Profissional de Teatro AtrapalhArte
Da parte da tarde foi a vez de os alunos do 6º ano assistirem à representação da peça "Ali Babá".
Alunos e professores divertiram-se com o habitual registo divertido e cheio de humor característico desta companhia de teatro e os alunos ficaram por certo motivados para a leitura das respetivas obras literárias!

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

"A tua marca na NET"


Cerca de 300 alunos da nossa escola e da Escola Secundária Avelar Brotero assistiram hoje, como ontem anunciámos, à representação da peça "A tua marca na NET". Esta é uma iniciativa promovida pela Fundação PT no âmbito do projeto "Comunicar em Segurança", contando com os atores Alexandre Silva, Pedro Górgia e Vicente Morais para, com as suas divertidas representações, alertarem os alunos para uma utilização mais correta e segura da Internet. Os alunos gostaram muito do espetáculo e nós agradecemos!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Teatro - A tua marca na NET!


A peça de teatro "A tua marca na NET!" vai ser apresentada amanhã, 31 de janeiro, pelas 12h, no Grande Auditório, dirigida a alunos do ensino secundário das escolas Básica e Secundária Quinta das Flores e Secundária Avelar Brotero.
A peça de teatro, da responsabilidade da Fundação PT, versa o tema da Identidade e Reputação Digital, pretendendo alertar para um uso seguro e correto da Internet.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

"Estendal de Contos" pela Companhia AtrapalhArte



Os alunos das turmas doe 6º anos assistiram hoje, no Grande Auditório, à representação da peça "Estendal de Contos" pela Companhia Profissional de Teatro AtrapalhArte, de Coimbra. No habitual registo divertido e humorístico desta companhia de teatro, os alunos puderam (re)conhecer os contos "A princesa e a ervilha" de Hans Christian Andersen e "Os músicos de Bremen" dos Irmãos Grimm e a diversão contagiou alunos e professores.
Se gostam de contos, lendas e fábulas podem consultar este site.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

"Os Bichos" pela Companhia AtrapalhArte



As turmas do 7º ano e 8º ano da nossa escola assistiram hoje, no Pequeno Auditório, à representação de "Os Bichos", de Miguel Torga, pela Companhia Profissional de Teatro AtrapalhArte, de Coimbra. Num registo a que esta Companhia já nos habituou, os nossos alunos puderam seguir as atribulações e sentimentos de Tenório e Miura, o galo e o touro personificados por Miguel Torga nesta sua obra a par de outros animais.
Foi sem dúvida um momento divertido que a todos agradou, alunos e professores, e também motivou para a leitura da obra e posterior reflexão em sala de aula!
Boas leituras!

terça-feira, 28 de abril de 2015

"O Príncipe Nabo" de Ilse Losa, pela Companhia AtrapalhArte


As turmas do 5º ano da nossa escola assistiram hoje à peça de teatro "O Príncipe Nabo" de Ilse Losa, apresentada pela Companhia Profissional de Teatro AtrapalhArte, de Coimbra.

Num espetáculo cheio de humor, todos puderam seguir as atribulações dos pedidos da mão da princesa Beatriz pelos seus pretendentes e alguns alunos e professores foram chamados a intervir na peça.
A diversão foi generalizada e a motivação para a leitura e exploração da obra foi certamente conseguida. Parabéns à Companhia AtrapalhArte!

quarta-feira, 14 de maio de 2014

"A Liberdade está a passar por aqui"


O espetáculo "A Liberdade está a passar por aqui - 40 anos de uma Revolução", numa coprodução da Companhia AtrapalhArte e do Projeto D, proporcionou ontem aos nossos alunos uma abordagem diferente a uma temática que faz parte da nossa história e forneceu instrumentos e informações que posteriormente podem ser desenvolvidos em contexto de sala de aula.



terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Teatro "O Príncipe Nabo"



As turmas do 5º e 6º Anos da nossa escola e as turmas do 5º Ano da Escola Dra. Maria Alice Gouveia assistiram hoje, no Grande Auditório, à peça de teatro "O Príncipe Nabo", de Ilse Losa, apresentada pela Companhia Profissional de Teatro AtrapalhArte, de Coimbra. Esta atividade foi organizada no âmbito de uma parceria entre as bibliotecas das duas escolas, em articulação com as professoras de Português destes anos de escolaridade.
Num espetáculo cheio de humor, os nossos alunos puderam seguir as atribulações dos pedidos da mão da princesa Beatriz pelos seus pretendentes e das suas sucessivas recusas, até ser obrigada a casar com um músico pobre e poder refletir na comparação dos dois mundos.
Alguns alunos e professores foram chamados a intervir na peça e a diversão foi generalizada. Parabéns à Companhia AtrapalhArte!
 

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Noite de Teatro

Hoje, 5 de junho de 2013, no Grande Auditório, o Grupo Hybris apresenta "As Aventuras de João Sem Medo" do autor José Gomes Ferreira (adaptação de J. Vieira Lourenço).

Sinopse
            João Sem Medo é um rapaz curioso, aventureiro e irreverente que mora em Chora-que-logo-Bebes, aldeia típica onde todos passam a vida a choramingar. João está farto deste clima e resolve partir à aventura. Apesar dos apelos da mão e do choro da vizinhança, João salta o muro e parte a caminho da floresta encantada onde lhe vão acontecer as mais diversas e inimagináveis peripécias.

Mas não podemos contar mais!
           João regressa à sua terra e quer mudar costumes e mentalidades. Mas será que consegue? Ou o bolor das ideias feitas é superior a tal desafio?

Ficha técnica
Texto: José Gomes Ferreira

Adaptação: J. Vieira Lourenço
Cenários e Guarda Roupa: Ana Vinhas

Seleção Musical: J. Vieira Lourenço

Narradoras: Maria Melo, 8ºB e Maria Candeias, 10ºG; João sem Medo – Filipe Sousa, 12ºC; Mãe de João sem Medo, Mulher de Negro e Fada da Corneta Acústica – Tânia Cabral, 10ºG; Fada do Lugar Comum, Menina, Namorado, Vendedor de Discos, Senhora, Fada Branca – Ana Teresa Banaco, 10ºE; Homem sem Cabeça, Orador, Senhora, Fada do Fogo Apagado – Beatriz Ferreira – 9ºB; Namorada, Fada de Má Catadura, Voz off – Maria Constança, 8ºC; Velhinho – João Medroso, – Francisco Vicente, 6ºB; Gramofone com asas – Beatriz Melo (Aluna do Curso de Teatro; ESSE); Fada com Lume na Bola e Boi – Catarina Vicente, 6ºB; Fada do Sonho e Transeunte – Diana Matias, 10ºF; Príncipe com Orelhas de Burro – Ana Alcoforado, 11ºA; Formiga- Teresa Silva, 6ºA.
Historial

                O Grupo Hybris nasceu em 1993. Entre 1993 e 1998 o grupo participou em diversos festivais de teatro escolar em Coimbra, Portalegre e Figueira da Foz. Participou igualmente em 2003 no Projecto Coimbra Capital Nacional da Cultura onde apresentou Da Festa Da Verdade à Feira da Mentira um projecto que juntou três textos vicentinos – Auto da Festa; Velho da Horta e o quadro Todo o Mundo e Ninguém. Ainda nesse ano apresentou Os Gnomos de Gnu de Umberto Eco. De 2005 a 2012 participou nas oito Mostras de Teatro Escolar de Coimbra. O Grupo actual é constituído por alunos e alunas do 3º Ciclo e do Secundário É dirigido desde a sua fundação pelo professor José Vieira Lourenço.

terça-feira, 2 de abril de 2013

"La chanson en scène"


Os alunos de Francês do 8ºA e B e 9ºB e a respetiva professora, Lurdes Falcão, participaram num projeto a nível nacional "La chanson en scène", promovido pela APPF (Associação Portuguesa de Professores de Francês) e obtiveram o 2º lugar no espetáculo final, em Lisboa, no passado dia 15 de março.
Muitos parabéns a alunos e professora!
 

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Noite de Teatro



O Grupo de Teatro da Escola Secundária Quinta das Flores (Grupo Hybris) apresentou o seu trabalho História de Cajó no dia 30 de maio, às 21h30, no Grande Auditório.
Trata-se duma adaptação feita a partir dum trabalho apresentado na disciplina de Área Projeto, na turma da Professora Fátima Almeida (em 2010-2011).
Texto e encenação : Prof. J. Vieira Lourenço 
Cenários, Guarda Roupa e Caracterização : Inês Moura e Profª Ana Vinhas 
Música ao vivo: António Calado (Piano) e José Miguel (Viola) (alunos do 8º ano)
Alunos(as) Participantes: Catarina Vicente; Francisco Vicente; João Paulo Ferreira; Tiago Morais; Rafael Correia ; Ana Teresa Silva(5º ano)
Maria Melo; Mariana Veiga; (7º ano); Beatriz Ferreira; Marta Gregório (8º ano); Tânia Cabral; Daniela Pires; Andresa Borges; Maria Candeias; Inês Nunes; Inês Rocha; Virgínia Mendes (9º ano)
Catarina Pratas; Ana Alcoforado; Sara Lopes; Bárbara Almeida; Carina Santos; Maria Barros; (10º ano); Filipe Sousa(11º ano); Beatriz Melo; Eduina Fazenda; Sofia Rocha; Maria Catré; Maria Melo (12º ano).
Parabéns a todos pela magnífica noite que proporcionaram!