quinta-feira, 13 de junho de 2013

Literatura Portuguesa - 11ºF

A aluna Maria Teixeira de Barros, do 11º F, no âmbito da disciplina de Literatura Portuguesa, realizou entrevistas a alguns membros da comunidade educativa, colocando a seguinte pergunta:
 
"Porque é que um homem tem uma flor azul a nascer da coxa direita e porque é que o mesmo homem tem duas sombras?"
 
E tudo isto a propósito de um livro, "Os Amotinados do Vento", de José Jorge Letria.
 



 
O vídeo está a passar na biblioteca, tem despertado muita curiosidade. pois é muito engraçado ver as variadíssimas explicações que vão aparecendo, e, claro, já despertou imensa vontade de ir ler o livro!...
 
 

Exposição de Geografia - 7º ano


 
Encontra-se no hall de entrada, a exposição "Características Naturais do Mundo – climas, Relevos, Rios”, com trabalhos de grupo elaborados pelos alunos das turmas A, B e C do 7º ano, na disciplina de Geografia. 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Salman Rushdie ganha Prémio Literário Hans Christian Andersen

O escritor britânico Salman Rushdie foi hoje distinguido com o Prémio Literário Hans Christian Andersen "por documentar a importância das viagens e dos encontros culturais no nosso tempo e assim enriquecer a literatura universal".

O escritor anglo-indiano, nascido em Bombaim em 1947 e educado na Grã-Bretanha, é mundialmente conhecido desde que o ayatollah Khomeini, do Irão, lançou contra ele, em 1989, uma fatuah (um édito religioso condenando-o à morte),  por considerar o seu romance "Os Versículos Satânicos" uma blasfémia contra o Islão.   
Este galardão, Prémio Literário Hans Christian Andersen, atribuído bienalmente, distinguiu até agora o brasileiro Paulo Coelho, a britânica J.K. Rowling e a chilena Isabel Allende
Podem encontrar na nossa biblioteca alguns livros de Salman Rushdie, entre os quais os juvenis Harun e o Mar de Histórias e Luka e o Fogo da Vida.

Exposições de Português


A Exposição O Maravilhoso Mundo da Literatura”, formada por cartazes elaborados pelos alunos de Literatura Portuguesa do 11º F, no âmbito do Projeto “Literatura da Causas”, pode ser apreciada no placard de entrada da BE.

        A Exposição “Poetas da Casa”, com poemas sobre obras lidas e apresentadas na disciplina de Português, da autoria dos alunos das turmas A, B e C do 8º ano, encontra-se no placard junto ao balcão de atendimento da BE.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Esculturas criativas de Santo António

 
No hall de entrada da escola estão expostas esculturas criativas de Santo António, baseadas nos contos e lendas deste Santo, realizadas pelos alunos do 12º F, na disciplina de Oficina de Artes, sob a orientação da professora Ana Vinhas.
Não deixem de olhar com atenção a criatividade e espírito crítico, com muita atualidade e acutilância, que os alunos  imprimiram nas suas "pequenas obras de arte"!
Parabéns aos artistas!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Oficina de Poesia - 10º I

 
A professora de Português do 10ºI, Fátima Taborda, convidou a colega de grupo Licínia Regateiro a realizar uma Oficina de Poesia  na sua turma do Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva. Desta Oficina resultaram os interessantes poemas que podem agora ser apreciados no placard de entrada da BE.
Parabéns à turma pelos resultados alcançados!
 

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Noite de Teatro

Hoje, 5 de junho de 2013, no Grande Auditório, o Grupo Hybris apresenta "As Aventuras de João Sem Medo" do autor José Gomes Ferreira (adaptação de J. Vieira Lourenço).

Sinopse
            João Sem Medo é um rapaz curioso, aventureiro e irreverente que mora em Chora-que-logo-Bebes, aldeia típica onde todos passam a vida a choramingar. João está farto deste clima e resolve partir à aventura. Apesar dos apelos da mão e do choro da vizinhança, João salta o muro e parte a caminho da floresta encantada onde lhe vão acontecer as mais diversas e inimagináveis peripécias.

Mas não podemos contar mais!
           João regressa à sua terra e quer mudar costumes e mentalidades. Mas será que consegue? Ou o bolor das ideias feitas é superior a tal desafio?

Ficha técnica
Texto: José Gomes Ferreira

Adaptação: J. Vieira Lourenço
Cenários e Guarda Roupa: Ana Vinhas

Seleção Musical: J. Vieira Lourenço

Narradoras: Maria Melo, 8ºB e Maria Candeias, 10ºG; João sem Medo – Filipe Sousa, 12ºC; Mãe de João sem Medo, Mulher de Negro e Fada da Corneta Acústica – Tânia Cabral, 10ºG; Fada do Lugar Comum, Menina, Namorado, Vendedor de Discos, Senhora, Fada Branca – Ana Teresa Banaco, 10ºE; Homem sem Cabeça, Orador, Senhora, Fada do Fogo Apagado – Beatriz Ferreira – 9ºB; Namorada, Fada de Má Catadura, Voz off – Maria Constança, 8ºC; Velhinho – João Medroso, – Francisco Vicente, 6ºB; Gramofone com asas – Beatriz Melo (Aluna do Curso de Teatro; ESSE); Fada com Lume na Bola e Boi – Catarina Vicente, 6ºB; Fada do Sonho e Transeunte – Diana Matias, 10ºF; Príncipe com Orelhas de Burro – Ana Alcoforado, 11ºA; Formiga- Teresa Silva, 6ºA.
Historial

                O Grupo Hybris nasceu em 1993. Entre 1993 e 1998 o grupo participou em diversos festivais de teatro escolar em Coimbra, Portalegre e Figueira da Foz. Participou igualmente em 2003 no Projecto Coimbra Capital Nacional da Cultura onde apresentou Da Festa Da Verdade à Feira da Mentira um projecto que juntou três textos vicentinos – Auto da Festa; Velho da Horta e o quadro Todo o Mundo e Ninguém. Ainda nesse ano apresentou Os Gnomos de Gnu de Umberto Eco. De 2005 a 2012 participou nas oito Mostras de Teatro Escolar de Coimbra. O Grupo actual é constituído por alunos e alunas do 3º Ciclo e do Secundário É dirigido desde a sua fundação pelo professor José Vieira Lourenço.

Oficina de Multimédia B



Têm estado a ser divulgados no hall de entrada da escola os trabalhos de vídeo, animação e edição de imagens, desenvolvidos, durante todo o ano letivo, na disciplina de Oficina de Multimédia B por alunos do 8ª A, B e C e 12ºF, sob a orientação da professora Marina Pacheco.
 

Exposição de Educação Visual - 9º ano

 
A Exposição "Reutilizar com Arte", mostra os trabalhos realizados, com muita imaginação e espírito ecológico, pelos alunos do 9º ano, na disciplina de Educação Visual. A ver no hall de entrada da escola.

Exposição de Geografia - 10º E e G



A exposição "A Gestão de Recursos Hídricos e Marítimos", com interessantes trabalhos realizados pelos alunos das turmas E e G, do 10º ano, na disciplina de Geografia A,  pode ser observada no hall de entrada da escola.
 


terça-feira, 4 de junho de 2013

Matemática nas Flores

6 de junho de 2013
Grande Auditório
Programa

14h45: Abertura. Powerpoint com fotografias
15h: Aula Aberta:"O futuro da tecnologia: Progresso ou desastre?" - Jaime Carvalho e Silva
16h: Início da entrega de certificados e prémios aos alunos classificados nas diferentes atividades matemáticas realizadas ao longo do presente ano letivo.
16h15: Momento musical pelos alunos da classe de percussão da escola.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Exposição de Geografia - 8º ano

 

Também os alunos de Geografia do 8º ano realizaram trabalhos de Estudo de Caso sobre a "População no Mundo (Contrastes)", que podem ser observados no hall de entrada.

Exposição de Geografia - 9º ano



















 
 
 
Os alunos das turmas A e B do 9º ano realizaram trabalhos na disciplina de Geografia, no âmbito dos conteúdos programáticos "Estratégias de preservação do património".
Esses trabalhos podem ser apreciados numa exposição cheia de criatividade, à entrada da biblioteca, que pretende também assinalar o Dia Mundial do Ambiente, que se comemora no próximo dia 5 de junho. 
 

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Centenário de "A Sagração da Primavera"

"A Sagração da Primavera", cujo centenário se celebra hoje, foi composta por Igor Stravinsky para a companhia dos Ballets Russes e, na sua estreia original, foi apresentada com coreografia de Nijinsky. Nesse dia,  29 de maio de 1913a elite parisiense reuniu-se no recém-inaugurado teatro des Champs-Elysées para ver mais um espetáculo dos Ballets Russes de Serghei Diaghilev, sem saber que a noite entraria para a história da música e da dança. 
"A Sagração da Primavera" tem as suas raízes no folclore eslavo e na rica tradição musical russa e enquanto a partitura extraía novos sons de instrumentos familiares e tomava liberdades com o ritmo, os dançarinos quebravam todas as regras do ballet tradicional e, em vez das graciosas pontas, por exemplo, os pés eram virados para dentro. 
plateia, que esperava ver um espetáculo de ballet tradicional, ficou chocada e vaiou e arremessou objetos aos músicos e bailarinos.
Entretanto, nestes cem anos, "A Sagração da Primavera" tornou-se uma obra de culto para os maiores maestros e coreógrafos.

Exposição de Desenho do 11º D





A última unidade dos conteúdos programáticos da disciplimna de Desenho A, do 11º ano, permitia uma visão pessoal de obras de arte conhecidas, em que os alunos utilizassem uma das técnicas que aprenderam ao longo do ano. A resposta a este desafio colocado pela professora da disciplina, Ana Vinhas, à turma D, pode ser apreciada na exposição que se encontra na zona de leitura informal da BE.
Parabéns a todos pela criatividade!

terça-feira, 28 de maio de 2013

Feira do Livro de Coimbra 2013

Lembramos que continua a decorrer até ao próximo domingo, dia 2 de junho, no Parque Verde do Mondego, a Feira do Livro de Coimbra.

Mia Couto ganha Prémio Camões


Mia Couto é o vencedor da 25.ª edição do Prémio Camões, que distingue um autor da literatura portuguesa.
O Prémio Camões foi criado em 1988 por Portugal e pelo Brasil para distinguir um autor de língua portuguesa que, "pelo valor intrínseco da sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural da língua comum".
Mia Couto nasceu na Cidade da Beira (Moçambique), em 1955, filho de uma família de emigrantes portugueses. Em 1972, deixou a Beira e partiu para Lourenço Marques para estudar Medicina. A partir de 1974, começou a fazer jornalismo, tal como o pai. Com a independência de Moçambique, tornou-se diretor da Agência de Informação de Moçambique (AIM). Dirigiu também a revista semanal "Tempo" e o jornal "Notícias de Maputo". Em 1985 formou-se em Biologia. 

Estreou-se com um livro de poemas "Raiz de Orvalho" (1983), há exatamente 30 anos. Após o primeiro livro seguiram-se outros de poesia, contos, crónicas. No romance estreou-se com "Terra Sonâmbula", na viragem da década de 1980 para a seguinte, obra que foi considerada um dos melhores livros africanos do século XX, Prémio Nacional de Ficção da Associação dos Escritores Moçambicanos.


Seguiram-se "A Varanda do Frangipani", "Mar Me Quer", concebido para o pavilhão de Moçambique na EXPO`98, "Vinte e Zinco", "O Último Voo do Flamingo", "Um Rio Chamado Tempo, uma Casa Chamada Terra" (adaptado ao cinema por José Carlos Oliveira), "Venenos de Deus, Remédios do Diabo", "Jesusalém", "A Confissão da Leoa".
Para os mais novos escreveu também "O beijo da palavrinha", publicado com ilustrações de Malangatana, "O Gato e o Escuro", "A Chuva Pasmada", "O Outro Pé de Sereia".

Mia Couto foi distinguido já com o Prémio Nacional de Ficção da Associação dos Escritores Moçambicanos, o Prémio Vergílio Ferreira, da Universidade de Évora, pelo conjunto da sua obra, o Prémio União Latina 2007, de Literaturas Românicas, o Prémio Passo Fundo Zaffari e Bourbon de Literatura, do Brasil, e o Prémio Eduardo Lourenço, entre outros. É membro da Academia Brasileira de Letras.
Em 2011, quando lhe foi entregue o Prémio Eduardo Lourenço, o pensador português, disse esperar que Mia Couto «seja um dos autores de origem portuguesa tão universal como a sua própria obra, que já é hoje».

A maior parte dos seus livros podem ser encontrados nas prateleiras da nossa biblioteca. Requisitem-nos, leiam-nos e maravilhem-se com este fantástico e original inventor de palavras!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Fitness Solidário - organização do 12ºE (Grupo 3)
















No dia 25 de maio de 2013, no Jardim da Praça dos Heróis do Ultramar, das 10h às 17h, os alunos do Grupo 3 que é constituído por André Justo, Daniela Ricardo, Marta Simões e Ricardo Encarnação, do 12º E, do Curso Tecnológico de Desporto, contando com a colaboração do Holmes Place e da Ana&Guga freelancers, irão realizar uma atividade com várias aulas de fitness e dança, com o intuito de ajudar a Associação Integrar e o Lar de jovens do convento de Semide. 

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Feira Desportiva - organização do 12ºE (Grupo 4)




No âmbito da disciplina Projeto Tecnológico (P. T.), o Grupo 4 do 12ºE, constituído pelos alunos Carlos Caldeira, João Neves, Nicole Martins e Rafaela Martins, do Curso Tecnológico de Desporto, irá realizar a primeira Feira Desportiva na cidade de Coimbra. Esta "Feira Desportiva" - " Abraça o desporto e participa no evento" irá realizar-se no dia 26 de maio de 2013, no Parque Verde do Mondego. Apareçam!



Correspondência escolar além fronteiras

Durante as férias de Natal de 2012, os alunos do 6º Ano da nossa escola leram o conto "Por avião", de Ravi Mangla, que refere uma situação de correspondência escolar entre um menino da Índia e outro dos EUA.
Neste contexto, a professora de Português, Graça Trindade, lançou um desafio: "E se fizéssemos um projeto de correspondência escolar com os amiguinhos de Florianópolis?" (Os alunos tinham conhecido os colegas brasileiros através do Projeto Red E-culturas, de que já demos notícia anteriormente).
"Mãos à obra"!- foi a resposta imediata de todos.

Do outro lado do Atlântico, a professora Mariley aceitou logo a ideia e, enquanto os meninos do Brasil estavam de férias grandes, os de cá, de Portugal, escreviam já as cartas.

Quando os meninos de Florianópolis iniciaram o novo ano letivo, a 14 de fevereiro, tinham uma grande surpresa à sua espera - as cartas dos alunos portugueses!
A notícia saiu nos jornais locais de Florianóplolis. Entretanto, os alunos brasileiros responderam e as suas cartas chegaram à nossa escola em meados de abril. A receção gerou grande euforia nos nossos alunos e rapidamente as respostas começaram a atravessar o Atlântico!