terça-feira, 24 de setembro de 2013

Morreu António Ramos Rosa

Morreu ontem o poeta, ensaísta e tradutor António Ramos Rosa, um dos nomes cimeiros da literatura portuguesa contemporânea, autor de quase uma centena de títulos. Natural de Faro, onde nasceu em 17 de outubro de 1924, recebeu o Prémio Pessoa em 1988 e ainda quase todos os mais relevantes prémios literários portugueses e vários prémios internacionais.
O poeta estava hospitalizado desde quinta-feira e, segundo a filha, ainda teve forças para escrever uma última vez o verso que se tornou talvez o mais emblemático da sua obra "Estou vivo e escrevo sol", ao ouvi-la sussurá-lo ao ouvido.



Não posso adiar o amor
Não posso adiar o amor para outro século
não posso
ainda que o grito sufoque na garganta
ainda que o ódio estale e crepite e arda
sob montanhas cinzentas
e montanhas cinzentas
Não posso adiar este abraço
que é uma arma de dois gumes
amor e ódio
Não posso adiar
ainda que a noite pese séculos sobre as costas
e a aurora indecisa demore
não posso adiar para outro século a minha vida
nem o meu amor
nem o meu grito de libertação
Não posso adiar o coração
António Ramos Rosa, in "Viagem Através de uma Nebulosa"

Para a leitura de mais poemas consultar este blogueaqui.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Ano letivo 2013/2014

Cá estamos, mais uma vez, a dar as boas vindas a todos, com uma saudação especial à nossa comunidade escolar! 
Fazemos desde já um convite aos alunos e professores novos na escola a virem descobrir a biblioteca e os seus recursos, e esperamos que todos encontrem aqui um espaço de trabalho, leitura, lazer...e prazer.

Aqui no blogue, como sempre, vamos dando notícias do que vai acontecendo na Escola e na Biblioteca. Começamos por referir a interessante Palestra de Abertura do Ano Letivo, subordinada ao tema "Família(s) no século XXI: Mudanças, Continuidades e Tensões", proferida pela Professora Doutora Sílvia Portugal, professora e investigadora do CES, que decorreu no Grande Auditório no dia 6 de setembro.

A todos desejamos um BOM ANO LETIVO, na nossa companhia!

A equipa da BE
Madalena Trindade (professora bibliotecária)
Ana Paula Bernardes
Marília Batalha



  

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Boas férias e boas leituras

No encerramento de mais um ano letivo, fica um balanço diferente, fruto da experiência literária que a Maria Barros, aluna finalista de Literatura Portuguesa, desejou partilhar connosco, mostrando de que forma a leitura contribui para a construção de cada um de nós, num processo contínuo e estimulante.
A todos, BOAS LEITURAS E BOAS FÉRIAS!

Filha da Poesia

Eu quem sou? De onde vim?
Assim me tenho questionado algumas vezes…
E hoje, inspirada, tento responder-me assim:
Eu podia bem ser obra dos poetas portugueses!


Cesário de verde me pintaria o semblante…
Sophia recheava-o de terra e mar!
Bocage dava-lhe formas de amante,
Florbela um farto peito para chorar.


Camões escrevia-me o sonho no destino,
Antero a ardente revolta nos passos!
Nobre o sonho perdido de menino,
Sá-Carneiro o consolo nos cansaços…


Garrett asas nos meus olhos descobriria,
Dotando-os de inocente e irresistível tentação,
Que Alexandre O’Neill rapidamente transformaria
Em palavras ricas de sonho e imaginação!


Mil pessoas seria com Pessoa,
A intensidade com Eugénio de Andrade
E com Pessanha seria o violoncelo que entoa
Fugidios fragmentos de saudade…!


Que maravilha! Seria o verso especial,
Transbordante, infinito e oriundo
Do poema mais profundo,
Do tamanho de Portugal!


Maria Teixeira da Barros, 11ºF

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Literatura Portuguesa - 11ºF

A aluna Maria Teixeira de Barros, do 11º F, no âmbito da disciplina de Literatura Portuguesa, realizou entrevistas a alguns membros da comunidade educativa, colocando a seguinte pergunta:
 
"Porque é que um homem tem uma flor azul a nascer da coxa direita e porque é que o mesmo homem tem duas sombras?"
 
E tudo isto a propósito de um livro, "Os Amotinados do Vento", de José Jorge Letria.
 



 
O vídeo está a passar na biblioteca, tem despertado muita curiosidade. pois é muito engraçado ver as variadíssimas explicações que vão aparecendo, e, claro, já despertou imensa vontade de ir ler o livro!...
 
 

Exposição de Geografia - 7º ano


 
Encontra-se no hall de entrada, a exposição "Características Naturais do Mundo – climas, Relevos, Rios”, com trabalhos de grupo elaborados pelos alunos das turmas A, B e C do 7º ano, na disciplina de Geografia. 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Salman Rushdie ganha Prémio Literário Hans Christian Andersen

O escritor britânico Salman Rushdie foi hoje distinguido com o Prémio Literário Hans Christian Andersen "por documentar a importância das viagens e dos encontros culturais no nosso tempo e assim enriquecer a literatura universal".

O escritor anglo-indiano, nascido em Bombaim em 1947 e educado na Grã-Bretanha, é mundialmente conhecido desde que o ayatollah Khomeini, do Irão, lançou contra ele, em 1989, uma fatuah (um édito religioso condenando-o à morte),  por considerar o seu romance "Os Versículos Satânicos" uma blasfémia contra o Islão.   
Este galardão, Prémio Literário Hans Christian Andersen, atribuído bienalmente, distinguiu até agora o brasileiro Paulo Coelho, a britânica J.K. Rowling e a chilena Isabel Allende
Podem encontrar na nossa biblioteca alguns livros de Salman Rushdie, entre os quais os juvenis Harun e o Mar de Histórias e Luka e o Fogo da Vida.

Exposições de Português


A Exposição O Maravilhoso Mundo da Literatura”, formada por cartazes elaborados pelos alunos de Literatura Portuguesa do 11º F, no âmbito do Projeto “Literatura da Causas”, pode ser apreciada no placard de entrada da BE.

        A Exposição “Poetas da Casa”, com poemas sobre obras lidas e apresentadas na disciplina de Português, da autoria dos alunos das turmas A, B e C do 8º ano, encontra-se no placard junto ao balcão de atendimento da BE.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Esculturas criativas de Santo António

 
No hall de entrada da escola estão expostas esculturas criativas de Santo António, baseadas nos contos e lendas deste Santo, realizadas pelos alunos do 12º F, na disciplina de Oficina de Artes, sob a orientação da professora Ana Vinhas.
Não deixem de olhar com atenção a criatividade e espírito crítico, com muita atualidade e acutilância, que os alunos  imprimiram nas suas "pequenas obras de arte"!
Parabéns aos artistas!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Oficina de Poesia - 10º I

 
A professora de Português do 10ºI, Fátima Taborda, convidou a colega de grupo Licínia Regateiro a realizar uma Oficina de Poesia  na sua turma do Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva. Desta Oficina resultaram os interessantes poemas que podem agora ser apreciados no placard de entrada da BE.
Parabéns à turma pelos resultados alcançados!
 

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Noite de Teatro

Hoje, 5 de junho de 2013, no Grande Auditório, o Grupo Hybris apresenta "As Aventuras de João Sem Medo" do autor José Gomes Ferreira (adaptação de J. Vieira Lourenço).

Sinopse
            João Sem Medo é um rapaz curioso, aventureiro e irreverente que mora em Chora-que-logo-Bebes, aldeia típica onde todos passam a vida a choramingar. João está farto deste clima e resolve partir à aventura. Apesar dos apelos da mão e do choro da vizinhança, João salta o muro e parte a caminho da floresta encantada onde lhe vão acontecer as mais diversas e inimagináveis peripécias.

Mas não podemos contar mais!
           João regressa à sua terra e quer mudar costumes e mentalidades. Mas será que consegue? Ou o bolor das ideias feitas é superior a tal desafio?

Ficha técnica
Texto: José Gomes Ferreira

Adaptação: J. Vieira Lourenço
Cenários e Guarda Roupa: Ana Vinhas

Seleção Musical: J. Vieira Lourenço

Narradoras: Maria Melo, 8ºB e Maria Candeias, 10ºG; João sem Medo – Filipe Sousa, 12ºC; Mãe de João sem Medo, Mulher de Negro e Fada da Corneta Acústica – Tânia Cabral, 10ºG; Fada do Lugar Comum, Menina, Namorado, Vendedor de Discos, Senhora, Fada Branca – Ana Teresa Banaco, 10ºE; Homem sem Cabeça, Orador, Senhora, Fada do Fogo Apagado – Beatriz Ferreira – 9ºB; Namorada, Fada de Má Catadura, Voz off – Maria Constança, 8ºC; Velhinho – João Medroso, – Francisco Vicente, 6ºB; Gramofone com asas – Beatriz Melo (Aluna do Curso de Teatro; ESSE); Fada com Lume na Bola e Boi – Catarina Vicente, 6ºB; Fada do Sonho e Transeunte – Diana Matias, 10ºF; Príncipe com Orelhas de Burro – Ana Alcoforado, 11ºA; Formiga- Teresa Silva, 6ºA.
Historial

                O Grupo Hybris nasceu em 1993. Entre 1993 e 1998 o grupo participou em diversos festivais de teatro escolar em Coimbra, Portalegre e Figueira da Foz. Participou igualmente em 2003 no Projecto Coimbra Capital Nacional da Cultura onde apresentou Da Festa Da Verdade à Feira da Mentira um projecto que juntou três textos vicentinos – Auto da Festa; Velho da Horta e o quadro Todo o Mundo e Ninguém. Ainda nesse ano apresentou Os Gnomos de Gnu de Umberto Eco. De 2005 a 2012 participou nas oito Mostras de Teatro Escolar de Coimbra. O Grupo actual é constituído por alunos e alunas do 3º Ciclo e do Secundário É dirigido desde a sua fundação pelo professor José Vieira Lourenço.

Oficina de Multimédia B



Têm estado a ser divulgados no hall de entrada da escola os trabalhos de vídeo, animação e edição de imagens, desenvolvidos, durante todo o ano letivo, na disciplina de Oficina de Multimédia B por alunos do 8ª A, B e C e 12ºF, sob a orientação da professora Marina Pacheco.
 

Exposição de Educação Visual - 9º ano

 
A Exposição "Reutilizar com Arte", mostra os trabalhos realizados, com muita imaginação e espírito ecológico, pelos alunos do 9º ano, na disciplina de Educação Visual. A ver no hall de entrada da escola.

Exposição de Geografia - 10º E e G



A exposição "A Gestão de Recursos Hídricos e Marítimos", com interessantes trabalhos realizados pelos alunos das turmas E e G, do 10º ano, na disciplina de Geografia A,  pode ser observada no hall de entrada da escola.
 


terça-feira, 4 de junho de 2013

Matemática nas Flores

6 de junho de 2013
Grande Auditório
Programa

14h45: Abertura. Powerpoint com fotografias
15h: Aula Aberta:"O futuro da tecnologia: Progresso ou desastre?" - Jaime Carvalho e Silva
16h: Início da entrega de certificados e prémios aos alunos classificados nas diferentes atividades matemáticas realizadas ao longo do presente ano letivo.
16h15: Momento musical pelos alunos da classe de percussão da escola.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Exposição de Geografia - 8º ano

 

Também os alunos de Geografia do 8º ano realizaram trabalhos de Estudo de Caso sobre a "População no Mundo (Contrastes)", que podem ser observados no hall de entrada.

Exposição de Geografia - 9º ano



















 
 
 
Os alunos das turmas A e B do 9º ano realizaram trabalhos na disciplina de Geografia, no âmbito dos conteúdos programáticos "Estratégias de preservação do património".
Esses trabalhos podem ser apreciados numa exposição cheia de criatividade, à entrada da biblioteca, que pretende também assinalar o Dia Mundial do Ambiente, que se comemora no próximo dia 5 de junho. 
 

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Centenário de "A Sagração da Primavera"

"A Sagração da Primavera", cujo centenário se celebra hoje, foi composta por Igor Stravinsky para a companhia dos Ballets Russes e, na sua estreia original, foi apresentada com coreografia de Nijinsky. Nesse dia,  29 de maio de 1913a elite parisiense reuniu-se no recém-inaugurado teatro des Champs-Elysées para ver mais um espetáculo dos Ballets Russes de Serghei Diaghilev, sem saber que a noite entraria para a história da música e da dança. 
"A Sagração da Primavera" tem as suas raízes no folclore eslavo e na rica tradição musical russa e enquanto a partitura extraía novos sons de instrumentos familiares e tomava liberdades com o ritmo, os dançarinos quebravam todas as regras do ballet tradicional e, em vez das graciosas pontas, por exemplo, os pés eram virados para dentro. 
plateia, que esperava ver um espetáculo de ballet tradicional, ficou chocada e vaiou e arremessou objetos aos músicos e bailarinos.
Entretanto, nestes cem anos, "A Sagração da Primavera" tornou-se uma obra de culto para os maiores maestros e coreógrafos.

Exposição de Desenho do 11º D





A última unidade dos conteúdos programáticos da disciplimna de Desenho A, do 11º ano, permitia uma visão pessoal de obras de arte conhecidas, em que os alunos utilizassem uma das técnicas que aprenderam ao longo do ano. A resposta a este desafio colocado pela professora da disciplina, Ana Vinhas, à turma D, pode ser apreciada na exposição que se encontra na zona de leitura informal da BE.
Parabéns a todos pela criatividade!

terça-feira, 28 de maio de 2013

Feira do Livro de Coimbra 2013

Lembramos que continua a decorrer até ao próximo domingo, dia 2 de junho, no Parque Verde do Mondego, a Feira do Livro de Coimbra.

Mia Couto ganha Prémio Camões


Mia Couto é o vencedor da 25.ª edição do Prémio Camões, que distingue um autor da literatura portuguesa.
O Prémio Camões foi criado em 1988 por Portugal e pelo Brasil para distinguir um autor de língua portuguesa que, "pelo valor intrínseco da sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural da língua comum".
Mia Couto nasceu na Cidade da Beira (Moçambique), em 1955, filho de uma família de emigrantes portugueses. Em 1972, deixou a Beira e partiu para Lourenço Marques para estudar Medicina. A partir de 1974, começou a fazer jornalismo, tal como o pai. Com a independência de Moçambique, tornou-se diretor da Agência de Informação de Moçambique (AIM). Dirigiu também a revista semanal "Tempo" e o jornal "Notícias de Maputo". Em 1985 formou-se em Biologia. 

Estreou-se com um livro de poemas "Raiz de Orvalho" (1983), há exatamente 30 anos. Após o primeiro livro seguiram-se outros de poesia, contos, crónicas. No romance estreou-se com "Terra Sonâmbula", na viragem da década de 1980 para a seguinte, obra que foi considerada um dos melhores livros africanos do século XX, Prémio Nacional de Ficção da Associação dos Escritores Moçambicanos.


Seguiram-se "A Varanda do Frangipani", "Mar Me Quer", concebido para o pavilhão de Moçambique na EXPO`98, "Vinte e Zinco", "O Último Voo do Flamingo", "Um Rio Chamado Tempo, uma Casa Chamada Terra" (adaptado ao cinema por José Carlos Oliveira), "Venenos de Deus, Remédios do Diabo", "Jesusalém", "A Confissão da Leoa".
Para os mais novos escreveu também "O beijo da palavrinha", publicado com ilustrações de Malangatana, "O Gato e o Escuro", "A Chuva Pasmada", "O Outro Pé de Sereia".

Mia Couto foi distinguido já com o Prémio Nacional de Ficção da Associação dos Escritores Moçambicanos, o Prémio Vergílio Ferreira, da Universidade de Évora, pelo conjunto da sua obra, o Prémio União Latina 2007, de Literaturas Românicas, o Prémio Passo Fundo Zaffari e Bourbon de Literatura, do Brasil, e o Prémio Eduardo Lourenço, entre outros. É membro da Academia Brasileira de Letras.
Em 2011, quando lhe foi entregue o Prémio Eduardo Lourenço, o pensador português, disse esperar que Mia Couto «seja um dos autores de origem portuguesa tão universal como a sua própria obra, que já é hoje».

A maior parte dos seus livros podem ser encontrados nas prateleiras da nossa biblioteca. Requisitem-nos, leiam-nos e maravilhem-se com este fantástico e original inventor de palavras!