terça-feira, 5 de novembro de 2013

Os Lusíadas vão à escola


No âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de Português, realizaram-se hoje sessões com a presença do ator António Fonseca, que declamou partes de Os Lusíadas para alunos do 9º e 12º anos.
Dinamizada pela professora Isabel Martins, a sessão decorreu com grande vivacidade, dadas as excelentes qualidades do comunicador, que suscitou envolvência e entusiasmo por parte dos alunos e os motivou para o estudo da obra.
 
Na preparação deste trabalho, primeiramente apresentado em "Guimarães, Capital Europeia da Cultura", o ator terá gasto cerca de 4000 horas.
Nos próximos dias 23 e 30, o ator declamará integralmente Os Lusíadas, no Teatrão, entre as 10 e as 24 h, em sessões de hora a hora, com intervalos de 10 minutos.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

“Anfíbios, uma pata na água, outra na terra”

 
Se és fã de anfíbios e pretendes saber mais sobre as várias espécie de animais que tanto vivem na água como na terra, poderás encontrar algumas respostas desde já na exposição que se encontra à entrada da Biblioteca da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores.
 
Tritões, salamandras, sapos e rãs estão patentes ao público no âmbito da mostra "Anfíbios, uma pata na água e outra na terra", organizada pelo CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do porto.
 
Além de animais vivos, exibidos em aquaterrários que recriam o seu habitat, os visitantes poderão obter informações sobre a origem, biologia, importância ecológica, ameaças e necessidades de conservação de anfíbios, com especial destaque para a situação em Portugal.
Destinada a todo o tipo de público, a exposição tem ainda por objetivo acabar com alguns mitos, melhorar a imagem tradicional destes animais e incentivar a reflexão acreca dos impactos de gestos quotidianos sobre o ambiente e a biodiversidade.
 
Desapareceram 200 espécies
Segundo o responsável, desapareceram nas últimas duas décadas cerca de 200 espécies de anfíbios. Além da destruição dos habitats, "particularmente grave porque são animais que têm dois tipos de ambientes (aquáticos e terrestre) e por isso muito sensíveis à alteração de habitats", Jael Palhas esclareceu que algumas doenças estão a arrasar espécies e populações por todo o mundo. Uma das causas é o fungo cítrico.
Pequenas poças de água, tanques, poços e charcos são habitats tradicionais para esses animais, embora as pessoas não tenham a noção de que são muito importantes para este tipo de fauna. Limpar frequentemente estes habitats não é solução, para não retirar os ovos e as larvas.

  

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Exposição "Pontilhismo" e "Desenhos a carvão"

A técnica do Pontilhismo, ou pintura de pontos, tem como pais Seurat e Signac.
Foi uma corrente neoimpressionista por classificação, visto ser a transição das técnicas impressionistas (pinturas com representação da luz e da cor), dando lugar ao corte geométrico e à predominância da cor. São exemplos disto as pinturas de Van Gohg, Gaugin, entre outros.
Porém, neste trabalho, a cor é trocada pelo carvão, dando outra imagem do pontilhismo através do claro/escuro, luz/sombra e perspetiva.
Estes trabalhos foram realizados pelos alunos do 12ºD, na disciplina de Desenho A, sob a orientação Ana Vinhas.

Exposição " Inserção de Portugal na Europa e no Mundo"


A Exposição " Inserção de Portugal na Europa e no Mundo" insere-se nos conteúdos programáticos da disciplina de Geografia A do 10º Ano. Em consequência da sua posição atlântica, Portugal estabeleceu, desde sempre, relações externas com países além-mar. Portugal  está integrado em organismos internacionais - OCDE, NATO, ONU que lhe permitem estabelecer relações externas com diferentes espaços mundiais. Atualmente , Portugal articula a sua fronteira nacional com os países que integram a União Europeia. 
Os trabalhos realizados pelos alunos pretendem mostrar esta inserção de Portugal nos diferentes espaços europeu e mundial.

Exposição "Dia de la Hispanidad"

Esta exposição assinala o  "Dia de la Hispanidad", ou seja, de toda a comunidade formada pelos povos e nações que partilham a língua e cultura espanholas.
Comemora-se a 12 de outubro, dia da chegada da expedição de Cristóvão Colombo à América, quando desembarcou pela primeira vez nas costas da ilha Guanahani, que Colombo batizou de San Salvador.
Os trabalhos foram realizados pelos alunos de Espanhol.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Prémio Nobel da Literatura 2013

Alice Munro é a vencedora do Prémio Nobel da Literatura 2013. Nasceu a 10 de julho de 1931 em Wingham, no Canadá, e em 2009 já tinha sido premiada com o Man Booker Prize.
A autora é considerada "mestre do conto" e, pela sua qualidade, tem sido chamada de "Chekov do Canadá".
"Munro é apreciada pela sua arte subtil do conto, imbuída de um estilo claro e de realismo psicológico", descreveu o Comité numa biografia da escritora. "As suas histórias passam-se frequentemente em pequenas localidades, onde a luta por uma existência socialmente aceitável muitas vezes resulta em relações tensas e conflitos morais - problemas que resultam de diferenças geracionais e ambições de vida que colidem".

Nos últimos 10 anos, o Nobel da Literatura distinguiu nomes como o chinês Mo Yan (2012), o sueco Tomas Tranströmer (2011), o peruano Mario Vargas Llosa (2010), a alemã de origem romena Herta Müller (2009), o francês Jean-Marie Gustave Le Clézio (2008), a britânica Doris Lessing (2007), o turco Orhan Pamuk (2006), o britânico Harold Pinter (2005), a austríaca Elfriede Jelinek (2004) e o sul-africano J.M. Coetzee (2003).


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Dia do Diploma 2013









No passado dia 27 de setembro, celebrou-se mais um "Dia do Diploma" na nossa escola. Esta comemoração tem vindo a crescer, de ano para ano, em número de homenageados e em classificações a merecerem destaque. 
Os Diplomas entregues (de Conclusão do Ensino Secundário, de Aproveitamento, Assiduidade, Cidadania e Iniciativa) ultrapassaram as quatro centenas. 
Foi bonito e gratificante ver a moldura humana que quase duplicou a lotação do Grande Auditório. A Comunidade Educativa empenhou-se em aplaudir os protagonistas deste fantástico dia, os alunos, que, pelo seu trabalho e pelos valores que demonstraram, mereceram o destaque da celebração. 
Esperamos que o seu belo exemplo continue a frutificar no próximo ano letivo.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Exposição "Rosas dos Ventos" - 5º A e B




A inaugurar as exposições da biblioteca, foi lançado um desafio aos alunos das turmas A e B do 5º ano, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, para executarem Rosas dos Ventos, em materiais à sua escolha e utilizando toda a sua imaginação, de modo a surpreender a professora Bela Ferreira.
Os alunos responderam prontamente e com entusiasmo ao desafio proposto e o resultado não podia ser melhor! Eis alguns exemplares dos trabalhos apresentados com os materiais mais diversificados, desde massas a legos ou material reciclado, revelando o empenho imaginativo dos alunos.
Parabéns! Continuem a surpreender-nos!

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares


Para a celebração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, a IASL (International Association of School Librarianship) propôs para 2013 como tema aglutinador "Biblioteca Escolar: uma porta para a vida".

Na nossa escola, para assinalar este Mês Internacional da Biblioteca Escolar, estão a decorrer visitas das turmas do 5º, 7º e 10º anos à Biblioteca, assim como o Concurso "Um Livro para um Autor".
Neste CONCURSO, cada aluno deverá fazer a ligação da imagem de um autor à capa de um livro da sua obra, constantes de um cartaz afixado semanalmente na Biblioteca. Em cada semana será sorteado um vencedor e, entre os quatro vencedores semanais, será sorteado um vencedor final.
Os prémios serão entregues no dia 28 de outubro, Dia da Biblioteca Escolar, no intervalo das 10h às 10h15, na Zona de Leitura Informal da BE.
Não deixem de concorrer!

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Morreu António Ramos Rosa

Morreu ontem o poeta, ensaísta e tradutor António Ramos Rosa, um dos nomes cimeiros da literatura portuguesa contemporânea, autor de quase uma centena de títulos. Natural de Faro, onde nasceu em 17 de outubro de 1924, recebeu o Prémio Pessoa em 1988 e ainda quase todos os mais relevantes prémios literários portugueses e vários prémios internacionais.
O poeta estava hospitalizado desde quinta-feira e, segundo a filha, ainda teve forças para escrever uma última vez o verso que se tornou talvez o mais emblemático da sua obra "Estou vivo e escrevo sol", ao ouvi-la sussurá-lo ao ouvido.



Não posso adiar o amor
Não posso adiar o amor para outro século
não posso
ainda que o grito sufoque na garganta
ainda que o ódio estale e crepite e arda
sob montanhas cinzentas
e montanhas cinzentas
Não posso adiar este abraço
que é uma arma de dois gumes
amor e ódio
Não posso adiar
ainda que a noite pese séculos sobre as costas
e a aurora indecisa demore
não posso adiar para outro século a minha vida
nem o meu amor
nem o meu grito de libertação
Não posso adiar o coração
António Ramos Rosa, in "Viagem Através de uma Nebulosa"

Para a leitura de mais poemas consultar este blogueaqui.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Ano letivo 2013/2014

Cá estamos, mais uma vez, a dar as boas vindas a todos, com uma saudação especial à nossa comunidade escolar! 
Fazemos desde já um convite aos alunos e professores novos na escola a virem descobrir a biblioteca e os seus recursos, e esperamos que todos encontrem aqui um espaço de trabalho, leitura, lazer...e prazer.

Aqui no blogue, como sempre, vamos dando notícias do que vai acontecendo na Escola e na Biblioteca. Começamos por referir a interessante Palestra de Abertura do Ano Letivo, subordinada ao tema "Família(s) no século XXI: Mudanças, Continuidades e Tensões", proferida pela Professora Doutora Sílvia Portugal, professora e investigadora do CES, que decorreu no Grande Auditório no dia 6 de setembro.

A todos desejamos um BOM ANO LETIVO, na nossa companhia!

A equipa da BE
Madalena Trindade (professora bibliotecária)
Ana Paula Bernardes
Marília Batalha



  

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Boas férias e boas leituras

No encerramento de mais um ano letivo, fica um balanço diferente, fruto da experiência literária que a Maria Barros, aluna finalista de Literatura Portuguesa, desejou partilhar connosco, mostrando de que forma a leitura contribui para a construção de cada um de nós, num processo contínuo e estimulante.
A todos, BOAS LEITURAS E BOAS FÉRIAS!

Filha da Poesia

Eu quem sou? De onde vim?
Assim me tenho questionado algumas vezes…
E hoje, inspirada, tento responder-me assim:
Eu podia bem ser obra dos poetas portugueses!


Cesário de verde me pintaria o semblante…
Sophia recheava-o de terra e mar!
Bocage dava-lhe formas de amante,
Florbela um farto peito para chorar.


Camões escrevia-me o sonho no destino,
Antero a ardente revolta nos passos!
Nobre o sonho perdido de menino,
Sá-Carneiro o consolo nos cansaços…


Garrett asas nos meus olhos descobriria,
Dotando-os de inocente e irresistível tentação,
Que Alexandre O’Neill rapidamente transformaria
Em palavras ricas de sonho e imaginação!


Mil pessoas seria com Pessoa,
A intensidade com Eugénio de Andrade
E com Pessanha seria o violoncelo que entoa
Fugidios fragmentos de saudade…!


Que maravilha! Seria o verso especial,
Transbordante, infinito e oriundo
Do poema mais profundo,
Do tamanho de Portugal!


Maria Teixeira da Barros, 11ºF

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Literatura Portuguesa - 11ºF

A aluna Maria Teixeira de Barros, do 11º F, no âmbito da disciplina de Literatura Portuguesa, realizou entrevistas a alguns membros da comunidade educativa, colocando a seguinte pergunta:
 
"Porque é que um homem tem uma flor azul a nascer da coxa direita e porque é que o mesmo homem tem duas sombras?"
 
E tudo isto a propósito de um livro, "Os Amotinados do Vento", de José Jorge Letria.
 



 
O vídeo está a passar na biblioteca, tem despertado muita curiosidade. pois é muito engraçado ver as variadíssimas explicações que vão aparecendo, e, claro, já despertou imensa vontade de ir ler o livro!...
 
 

Exposição de Geografia - 7º ano


 
Encontra-se no hall de entrada, a exposição "Características Naturais do Mundo – climas, Relevos, Rios”, com trabalhos de grupo elaborados pelos alunos das turmas A, B e C do 7º ano, na disciplina de Geografia. 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Salman Rushdie ganha Prémio Literário Hans Christian Andersen

O escritor britânico Salman Rushdie foi hoje distinguido com o Prémio Literário Hans Christian Andersen "por documentar a importância das viagens e dos encontros culturais no nosso tempo e assim enriquecer a literatura universal".

O escritor anglo-indiano, nascido em Bombaim em 1947 e educado na Grã-Bretanha, é mundialmente conhecido desde que o ayatollah Khomeini, do Irão, lançou contra ele, em 1989, uma fatuah (um édito religioso condenando-o à morte),  por considerar o seu romance "Os Versículos Satânicos" uma blasfémia contra o Islão.   
Este galardão, Prémio Literário Hans Christian Andersen, atribuído bienalmente, distinguiu até agora o brasileiro Paulo Coelho, a britânica J.K. Rowling e a chilena Isabel Allende
Podem encontrar na nossa biblioteca alguns livros de Salman Rushdie, entre os quais os juvenis Harun e o Mar de Histórias e Luka e o Fogo da Vida.

Exposições de Português


A Exposição O Maravilhoso Mundo da Literatura”, formada por cartazes elaborados pelos alunos de Literatura Portuguesa do 11º F, no âmbito do Projeto “Literatura da Causas”, pode ser apreciada no placard de entrada da BE.

        A Exposição “Poetas da Casa”, com poemas sobre obras lidas e apresentadas na disciplina de Português, da autoria dos alunos das turmas A, B e C do 8º ano, encontra-se no placard junto ao balcão de atendimento da BE.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Esculturas criativas de Santo António

 
No hall de entrada da escola estão expostas esculturas criativas de Santo António, baseadas nos contos e lendas deste Santo, realizadas pelos alunos do 12º F, na disciplina de Oficina de Artes, sob a orientação da professora Ana Vinhas.
Não deixem de olhar com atenção a criatividade e espírito crítico, com muita atualidade e acutilância, que os alunos  imprimiram nas suas "pequenas obras de arte"!
Parabéns aos artistas!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Oficina de Poesia - 10º I

 
A professora de Português do 10ºI, Fátima Taborda, convidou a colega de grupo Licínia Regateiro a realizar uma Oficina de Poesia  na sua turma do Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva. Desta Oficina resultaram os interessantes poemas que podem agora ser apreciados no placard de entrada da BE.
Parabéns à turma pelos resultados alcançados!
 

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Noite de Teatro

Hoje, 5 de junho de 2013, no Grande Auditório, o Grupo Hybris apresenta "As Aventuras de João Sem Medo" do autor José Gomes Ferreira (adaptação de J. Vieira Lourenço).

Sinopse
            João Sem Medo é um rapaz curioso, aventureiro e irreverente que mora em Chora-que-logo-Bebes, aldeia típica onde todos passam a vida a choramingar. João está farto deste clima e resolve partir à aventura. Apesar dos apelos da mão e do choro da vizinhança, João salta o muro e parte a caminho da floresta encantada onde lhe vão acontecer as mais diversas e inimagináveis peripécias.

Mas não podemos contar mais!
           João regressa à sua terra e quer mudar costumes e mentalidades. Mas será que consegue? Ou o bolor das ideias feitas é superior a tal desafio?

Ficha técnica
Texto: José Gomes Ferreira

Adaptação: J. Vieira Lourenço
Cenários e Guarda Roupa: Ana Vinhas

Seleção Musical: J. Vieira Lourenço

Narradoras: Maria Melo, 8ºB e Maria Candeias, 10ºG; João sem Medo – Filipe Sousa, 12ºC; Mãe de João sem Medo, Mulher de Negro e Fada da Corneta Acústica – Tânia Cabral, 10ºG; Fada do Lugar Comum, Menina, Namorado, Vendedor de Discos, Senhora, Fada Branca – Ana Teresa Banaco, 10ºE; Homem sem Cabeça, Orador, Senhora, Fada do Fogo Apagado – Beatriz Ferreira – 9ºB; Namorada, Fada de Má Catadura, Voz off – Maria Constança, 8ºC; Velhinho – João Medroso, – Francisco Vicente, 6ºB; Gramofone com asas – Beatriz Melo (Aluna do Curso de Teatro; ESSE); Fada com Lume na Bola e Boi – Catarina Vicente, 6ºB; Fada do Sonho e Transeunte – Diana Matias, 10ºF; Príncipe com Orelhas de Burro – Ana Alcoforado, 11ºA; Formiga- Teresa Silva, 6ºA.
Historial

                O Grupo Hybris nasceu em 1993. Entre 1993 e 1998 o grupo participou em diversos festivais de teatro escolar em Coimbra, Portalegre e Figueira da Foz. Participou igualmente em 2003 no Projecto Coimbra Capital Nacional da Cultura onde apresentou Da Festa Da Verdade à Feira da Mentira um projecto que juntou três textos vicentinos – Auto da Festa; Velho da Horta e o quadro Todo o Mundo e Ninguém. Ainda nesse ano apresentou Os Gnomos de Gnu de Umberto Eco. De 2005 a 2012 participou nas oito Mostras de Teatro Escolar de Coimbra. O Grupo actual é constituído por alunos e alunas do 3º Ciclo e do Secundário É dirigido desde a sua fundação pelo professor José Vieira Lourenço.

Oficina de Multimédia B



Têm estado a ser divulgados no hall de entrada da escola os trabalhos de vídeo, animação e edição de imagens, desenvolvidos, durante todo o ano letivo, na disciplina de Oficina de Multimédia B por alunos do 8ª A, B e C e 12ºF, sob a orientação da professora Marina Pacheco.