terça-feira, 29 de abril de 2014

Olimpíadas de Economia

O aluno Pedro Rosado, do 11º E, foi o vencedor da 1ª edição das Olimpíadas de Economia.   A final, que se realizou nos dias 25, 26 e 27 de abril, foi disputada por 26 estudantes de escolas dos distritos de Coimbra, Aveiro, Leiria e Viseu, depois de uma fase inicial, que decorreu nas escolas.
Muitos parabéns ao Pedro!
 

domingo, 27 de abril de 2014

Morte de um poeta


soneto do amor e da morte

quando eu morrer murmura esta canção
que escrevo para ti. quando eu morrer
fica junto de mim, não queiras ver
as aves pardas do anoitecer
a revoar na minha solidão.

quando eu morrer segura a minha mão,
põe os olhos nos meus se puder ser,
se inda neles a luz esmorecer,
e diz do nosso amor como se não

tivesse de acabar, sempre a doer,
sempre a doer de tanta perfeição
que ao deixar de bater-me o coração
fique por nós o teu inda a bater,
quando eu morrer segura a minha mão.

Vasco Graça Moura, in "Antologia dos Sessenta Anos"

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Exposição de trabalhos do 5º B



Encontram-se expostos, no hall de entrada, os trabalhos elaborados pelos alunos do 5ºB, na disciplina de Educação Visual, em articulação com a disciplina de História e Geografia de Portugal e com a Biblioteca Escolar, no âmbito das comemorações dos 40 anos do 25 de abril.
Parabéns aos alunos pela sua criatividade!

 

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Inauguração da exposição "A Liberdade...formas de VER, sentir e interpretar"



Foi hoje inaugurada, pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, a exposição "A Liberdade...formas de VER, sentir e interpretar", com trabalhos dos alunos das escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra.
A nossa escola participou com vários trabalhos realizados pelos alunos das turmas do 10ºD e 12ºD, orientados respetivamente pelas professoras Marina Pacheco e Ana Vinhas.
Convidamos a comunidade escolar a visitar esta exposição que reflete o empenho e o esforço conjunto de professores e alunos que, mais uma vez, se envolveram neste desafio proposto pela Biblioteca Municipal de Coimbra/SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares).
A exposição estará patente ao público até 16 de maio.


Da nossa escola, encontram-se expostas as fotografias dos alunos:

Ana Catarina Pastilha - 10ºA
Rita Sousa - 12ºD
Carlos João Santos - 12ºB
Frederico Biscaia Barbosa - 5ºA


Foram também entregues os prémios dos Concursos de Poesia e de Escrita Criativa. A nossa aluna Carlota Houart obteve o 2º prémio em ambos os concursos. Os nossos parabéns!

Recordemos a poesia e o conto da Carlota:

Encontro com o Engº João Pereira, co-autor da obra "20 Erros que Custaram 1000 Milhões de Euros"


 
Num encontro patrocinado pela Plátano Editora, os alunos das turmas de economia do 10º, 11º e 12º anos da nossa escola, tiveram a oportunidade de ouvir o Engº João Pereira, um dos autores do livro "20 erros que custaram 1000 milhões de euros", contar as suas experiências de empreendedorismo, nem sempre com um final feliz.
O livro, baseado em factos reais pois os autores criaram uma agência de modelos em Inglaterra e estiveram perto de um sucesso milionário, é uma partilha de erros e de lições aprendidas, complementadas por notas sobre como evitar as armadilhas resultantes da inexperiência.
Seguidamente, o autor propôs um desafio aos alunos, organizados em equipas: criar um projeto que rentabilizasse um investimento inicial de 5 euros, devendo o representante de cada equipa apresentar o projeto em apenas 1 minuto. A representante da ideia vencedora recebeu um livro.
Foi uma sessão muito dinâmica, a que os alunos aderiram com atenção e entusiasmo!
 

domingo, 20 de abril de 2014

Exposição "A Liberdade...formas de ver, sentir e interpretar"


No dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, pelas 14h30, será inaugurada a exposição coletiva da Rede de Bibliotecas de Coimbra "A Liberdade...formas de ver, sentir e interpretar", patente ao público nas duas galerias municipais (Pinho Dinis e Ferrer Correia).
 
A seguir à inauguração da exposição, pelas 15h, serão entregues os prémios, certificados e menções honrosas aos alunos premiados nos Concursos de Poesia "Há Poesia na escola" e de Escrita Criativa, na forma de conto sobre "A Liberdade"; quanto ao Concurso de Fotografia, todas as fotografias concorrentes se encontram em exposição.
 

Gabriel García Márquez

Gabriel García Márquez, 1927-2014
 
Morreu um grande homem, cujo trabalho deu uma enorme difusão e prestígio à língua espanhola. As suas histórias sobrevivem e continuarão a ganhar leitores em todo o lado" - reação à morte de "Gabo", como era conhecido Gabriel García Márquez, de outro escritor latino-americano, Mario Vargas Llosa, ambos agraciados com o Nobel da Literatura.

Boletim da BE - 1º e 2º Períodos


sexta-feira, 4 de abril de 2014

Intercâmbio com Maassluis


Na semana de 20 a 27 de março, a nossa escola acolheu um grupo de estudantes holandeses, acompanhados por dois professores, que participaram de algumas aulas e atividades da nossa escola e desfrutaram de alguns passeios que lhes proporcionaram um agradável conhecimento do nosso país.
Em setembro, os nossos alunos que acolheram os colegas holandeses retribuirão a visita, deslocando-se até Maassluis (Holanda).

 

Leitor TOP Mais



Mais uma vez, selecionámos os alunos com mais livros requisitados e lidos durante o 2º período.
A aluna que mais livros requisitou foi novamente a aluna Natacha Fernandes, do 5º C, seguida da Laura Nunes, do 5º B.
 
As duas Leitoras TOP Mais receberam um certificado e um livro. Continuem, boas leituras!
 
 

Concurso de Leitura - 2º Ciclo

Inspirando-se no Concurso Nacional de Leitura, a equipa da BE organizou, pela primeira vez este ano letivo, um Concurso de Leitura para os alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico.
A primeira fase realizou-se no dia 12 de março, tendo sido apurados 9 alunos que participaram na segunda fase, no dia 2 de abril, onde foram apurados os três finalistas.


As três alunas vencedoras foram:

Beatriz Gomes, 6ºA
Maria Francisca Ferreira, 6ºA
Teresa Serra, 6ºA


Parabéns às três vencedoras e a todos os participantes, pelo entusiasmo e empenho com que aderiram a este concurso!
Boas leituras!


Encontro com René Rivière

Com o patrocínio da Texto Editora, René Rivière, ator e encenador francês, esteve na nossa escola, para uma sessão de jogos teatrais e linguísticos com os alunos de todas as turmas do 7º ano ( Iniciação ao Francês).
A sessão foi muito participada e com prestações entusiasmadas dos alunos presentes que, desta forma, puderam contactar com um falante nativo e aprender a língua de uma forma divertida.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Dia Internacional do Livro Infantil

No dia 2 de abril comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen. A partir de 1967, o dia 2 passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da  leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

Para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil 2014, a DGLAB convidou a ilustradora Ana Biscaia, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração do ano passado, para ser a autora da imagem do cartaz.  
A mensagem do IBBY internacional é este ano da responsabilidade da Irlanda.

  CARTA ÀS CRIANÇAS DE TODO O MUNDO

Os leitores perguntam muitas vezes aos escritores como é que escrevem as suas histórias – de onde vêm as ideias? Da minha imaginação, responde o escritor. Ah, sim, dizem os leitores. Mas onde fica a imaginação, de que é que ela é feita, e será que todos temos uma?
Bem, diz o escritor, fica na minha cabeça, claro, e é feita de imagens e palavras e memórias e vestígios de outras histórias e palavras e fragmentos de coisas e melodias e pensamentos e rostos e monstros e formas e palavras e movimentos e palavras e ondas e arabescos e paisagens e palavras e perfumes e sentimentos e cores e ritmos e pequenos cliques e flashes e sabores e explosões de energia e enigmas e brisas e palavras. E fica tudo a girar lá dentro e a cantar e a parecer um caleidoscópio e a flutuar e a pousar e a pensar e a arranhar a cabeça.
Claro que todos temos uma imaginação: se assim não fosse, não seríamos capazes de sonhar. Contudo, nem todas as imaginações são feitas das mesmas coisas. A imaginação dos cozinheiros tem sobretudo paladares, e a dos artistas mais cores e formas. Mas a imaginação dos escritores está cheia de palavras.
E nos leitores e ouvintes das histórias, as imaginações fazem-se com palavras também. A imaginação do escritor trabalha e gira e molda ideias e sons e vozes e personagens e acontecimentos numa história, e a história é apenas feita de palavras, batalhões de rabiscos que marcham ao longo das páginas. E depois chega o leitor e os rabiscos ganham vida. Ficam na página, parecem ainda rabiscos, mas também brincam na imaginação do leitor, e o leitor começa igualmente a desenhar e a rodar as palavras de modo a que a história se crie agora na sua cabeça, tal como tinha acontecido na cabeça do escritor.
É por isso que o leitor é tão importante para a história como o escritor. Há apenas um escritor para cada história, mas há centenas ou milhares ou mesmo milhões de leitores, na própria língua do escritor ou traduzida para muitas línguas. Sem o escritor, a história nunca teria nascido; mas sem os milhares de leitores em todo o mundo, a história não viveria todas as vidas que pode viver.
Cada leitor de uma história tem alguma coisa em comum com os outros leitores da mesma história. Separadamente, mas também em conjunto, eles recriam a história do escritor com a sua própria imaginação: um ato ao mesmo tempo privado e público, individual e coletivo, íntimo e internacional. Isto deve ser o aquilo que o ser humano faz melhor.
Continua a ler!

Siobhán Parkinson
(Autora, editora, tradutora e distinguida com o Laureate na nÓg (Children´s Laureate of Ireland)  

Tradução - Maria Carlos Loureiro


 

quinta-feira, 27 de março de 2014

Olimpíadas de Matemática

 
O aluno Frederico Miguel Almeida Simões, do 8ºA, foi apurado para a Final Nacional das XXXII Olimpíadas Portuguesas de Matemática, que irá decorrer de 3 a 6 de abril no Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, em Aveiro.
Muitos parabéns ao Frederico! Boa sorte para a final!
 

Parlamento dos Jovens 2013/2014

O Parlamento dos Jovens 2013/2014 é um concurso alargado às escolas nacionais, promovido pela Assembleia da República, em parceria com o Ministério da Educação, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas da atualidade.
 
O tema proposto para este ano letivo é Crise demográfica (emigração, natalidade, envelhecimento). A Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura considerou ser de particular interesse promover a reflexão sobre o tema, face à atual crise demográfica que se faz sentir no País, resultado, em parte, do impulso sentido pelos jovens na procura da realização pessoal e profissional noutros destinos, refletindo-se num movimento para o exterior com a consequente problemática do envelhecimento da população nacional.
 
O concurso decorre em três fases distintas: a 1ª fase, a nível de escola, incluiu o debate sobre o tema, a constituição das listas, a eleição de deputados à sessão escolar, a aprovação do Projeto de Recomendação da Escola e a eleição de deputados à sessão distrital. A 2ª fase, a nível distrital, incluiu a aprovação do Projeto de Recomendação do Distrito e a eleição dos deputados à sessão nacional do Parlamento dos Jovens. A sessão distrital ocorreu no dia 25 de março, no salão nobre dos Paços do Concelho de Cantanhede, na presença de representantes da Assembleia da República, da DGEST, da Autarquia local e das escolas. Quatro escolas passaram à 3ª fase, sessão nacional, a decorrer na Assembleia da República nos dias 26 e 27 de maio. A Escola Básica e Secundária Quinta das Flores foi selecionada para a final. Estão de parabéns os alunos/deputados: João Paulo Monteiro, João Carlos Costa e Pedro Miguel Rosado.

A Professora: Cristina Castela Nolasco

quarta-feira, 26 de março de 2014

Vamos a Londres!


Londres espera as turmas A, B, C, D e G do 11º Ano e Turma C/F de Inglês do 12º Ano numa viagem de 4 dias, organizada pelas professoras Edite Varandas e Filomena Ferreira, que terá início no dia 29 deste mês. Seremos também acompanhados pelos professores Glória Marques, Isolina Melo e José Pimenta. Apesar do destino, esta será uma jornada interdisciplinar, abordando também as disciplinas de Biologia e Filosofia.
Pela madrugada, iremos sair da escola, rumo a Lisboa, de onde voaremos com destino aos territórios de sua Majestade.
Chegados à capital Britânica, iremos iniciar a visita num passeio pela cidade passando por Westminster com o seu famoso Big Ben, Piccadilly Circus, Trafalgar Square, Chinatown, entre outros. No período da tarde, será a vez de andarmos no emblemático London Eye, para uma perspetiva completa da cidade.
No segundo dia, continuaremos o nosso percurso por caminhos londrinos, para conhecer distintos marcos como Tate Modern, Covent Garden e Museu Madame Tussauds, terminando este dia em beleza com um passeio nocturno pela zona de Piccadilly.
No dia seguinte esperam-nos sítios como St James's Park, Buckingham Palace, junto ao qual assistiremos à colorida cerimónia do render da guarda, National History Museum e as ruas mais emblemáticas de Londres, onde, por ventura, poderão ser feitas umas comprinhas. O dia terminará com um jantar no famoso Hard Rock Café onde iremos igualmente apreciar as maravilhas do rock.
Como tudo o que é bom tem um fim, a nossa viagem acaba no Science Museum e almoçamos uma última vez na bela Londres. 
As professoras organizadoras
 

terça-feira, 25 de março de 2014

Escolíadas 2014


CRIATIVIDADE, ALEGRIA, EMPENHO, AMIZADE e RESPEITO são algumas das palavras que podem caracterizar o evento que teve lugar no passado sábado, 22 de março, no TAGV, envolvendo a nossa escola e a Escola Secundária D. Dinis. As Escolíadas Glicínias Plaza foram um desafio que a Associação de Estudantes da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores cedo abraçou, trabalhando afincadamente para levar o mais longe possível o nome da nossa instituição e, sobretudo, para proporcionar momentos de diversão, emoção e de uma partilha que contagiou todos aqueles que foram aderindo ao projeto. 
Os alunos, liderados por Carina Santos e Tiago Martins, deram provas de uma enorme dedicação, tendo sido acompanhados ao longo do percurso pela professora Ana Vinhas. A dar o seu contributo estiveram também as professoras Marina Pacheco, na prova de pintura e Ana Paula Miraldo, na prova de cultura geral. Todos os participantes - alunos, professores, encarregados de educação - vibraram com as provas de Teatro, Pintura e Música/Dança. A claque esteve imparável e pode ser reforçada na final, que terá lugar no próximo dia 29 de março, no Teatro Académico Gil Vicente e para a qual fomos apurados, o que nos encheu de orgulho e nos leva a acreditar que, cada vez mais, a Escola está muito para além dos seus próprios muros, criando laços e mostrando o que de melhor fazemos.

 

sexta-feira, 21 de março de 2014

Concurso de Poesia "Há Poesia na escola"

 Os rostos da liberdade
 

Queres saber o que é a liberdade?
Pergunta a uma menina muçulmana,
Que perde tanta oportunidade
Por uma discriminação tirana.

 Ou a uma jovem cigana,
Que não pode casar por amor.
Assim o diz a tradição insana
  De que o pai elege seja quem for.  

Queres saber o que é a liberdade?
Pergunta a um rapaz soldado,
Que marcha de metralhadora na mão.
Cérebro subjugado, corpo drogado…

Interrogas-te sobre se tem coração.
Sim, pois claro que tem!
Só está acorrentado, e o cadeado no bolso
De sabe Deus quem…
 
Queres saber o que é a liberdade?
Pergunta a um cachorro sarnento,
Que vive ao Sol e à chuva e sempre preso,
Vê se nos seus olhos há ainda um brilho aceso…
 
 Se procuras o que é ser livre,
Tens de ter uma certa joie de vivre
Em ver outros isentos do sofrimento
E da opressão, esse tenebroso tormento…
 
Queres saber o que é a liberdade?
Então não a tires aos outros,
Pois os que são verdadeiramente livres,
Ainda são verdadeiramente poucos.
 Marcela Carlota Silva Houart, 12ºA, nº17
Neste Dia Mundial da Poesia, divulgamos o poema Os rostos da liberdade, da aluna Marcela Carlota Silva Houart, vencedora na Fase de Escola (Ensino Secundário) do Concurso "Há Poesia na escola" e que obteve o 2º lugar na Fase Concelhia do mesmo concurso.
Muitos parabéns!
 
Divulgamos igualmente o poema da aluna Elena Miru Fonseca Vieira, vencedora do mesmo Concurso na Fase de Escola (3º Ciclo). Muitos parabéns!
 
A Liberdade
 
Olho pela janela
Vejo tudo o que se move
As grades e a chuva ofuscam-me a visão
Mesmo assim, vejo os raios de sol
a andar em contramão
 
É difícil, mas avisto também as plantas
Ontem vi-as a crescer
Hoje vejo-as a morrer
Tudo vem e tudo vai
Nada fica, nem ninguém
 
Mas no fundo, lá bem no fundo da
paisagem,
Vejo-a,
Aquela que liberta os outros da solidão,
Aquela que dança e rodopia lembrando as
ondas num dia de verão
Aquela que tudo expressa sem palavras
E cujas palavras são a sua maior arma
Aquela. Ela.
 
Hoje, nesta sala, penso assim
"Quem será que ela vai salvar,
neste dia escuro e frio?"                                       '
Ouço um sussurro,
Sinto um arrepio...
 
Decido escrever um poema para me
libertar
Libertar-me do mundo
Libertar-me de tudo e de todos
Ela chama-se Liberdade
E hoje ela me salvou
E hoje ela deu voz à minha alma e ao meu
coração
Fazendo com que a minha humilde vida
Não fosse toda em vão
Elena Miru Fonseca Vieira, 8ºA

Poesia ambulante



Hoje, Dia Mundial da Poesia, a poesia deambulou pela nossa escola. Numa iniciativa do Núcleo de Jornalismo da Associação de Estudantes e da Biblioteca Escolar, algumas turmas do 5º, 9º, 10º e 11º anos viram as suas aulas interrompidas por momentos divertidos e pedagógicos de poesia.
Feliz Dia da Poesia para todos! Boas leituras!

Adivinha quem vem contar...



Nesta Semana da Leitura, convidámos alguns professores para, em visita surpresa a algumas turmas, lerem um conto, poema ou excerto de um livro, celebrando assim a Leitura e motivando os alunos para a descoberta de autores, livros e novos sentidos.
Tivemos assim as professoras Clara Moura, Graça Trindade e Licínia Regateiro em visita a turmas do 6º, 7º e 10º anos, respetivamente com leituras de Manuel António Pina, Miguel Torga e Herberto Helder, e os professores José Vieira Lourenço e José Pedro Fernandes em visita a turmas do 11º ano, com leituras de António Gedeão e Carlos Reis.
Agradecemos aos nossos convidados por terem aceite o nosso desafio e pelos momentos marcantes que proporcionaram aos nossos alunos!