quinta-feira, 26 de junho de 2014

Prémio Nacional de Ilustração 2013

 
O ilustrador António Jorge Gonçalves venceu a 18ª edição do Prémio Nacional de Ilustração 2013, pelas ilustrações de "Uma escuridão bonita", com texto do angolano Ondjaki.
O Prémio foi atribuído por unanimidade, assim como as duas "menções especiais" atribuídas às ilustrações da obra "O pai mais horrível do mundo", de João Fazenda, com texto de João Miguel Tavares, e ao conjunto das ilustrações de "Uma onda pequenina", de Yara Kono, com texto de Isabel Minhós Martins.
"Uma escuridão bonita" foi selecionado pela revista Visão como um dos melhores de 2013 e foi considerado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do Brasil um dos melhores livros para a infância e juventude editados no país em 2013.
 

quinta-feira, 19 de junho de 2014

O Homem Duplicado


Estreou ontem, dia do falecimento de José Saramago (18 de junho de 2010), o filme "O Homem Duplicado", do realizador Denis Villeneuve, resultado de uma adaptação do livro homónimo de José Saramago.
O filme conquistou o Prémio Méliès d`Argent no Festival Internacional de Cinema Fantástico da Catalunha, em Sitges e foi o principal vencedor dos prémios canadianos do ecrã, conquistando cinco das dez categorias em que estava nomeado, incluindo melhor realização, melhor montagem, melhor cinematografia, melhor música e melhor atriz secundária, Sarah Gadon.
 

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Oficina do Livro


Durante este ano letivo a Oficina do Livro, orientada pela professora Luísa Tovar, deu continuidade ao trabalho iniciado no ano letivo anterior.
Com o objetivo de restaurar os livros da BE danificados pelo uso e ao mesmo tempo transmitir e praticar as técnicas necessárias a esse trabalho, a Oficina do Livro funcionou todas as segundas-feiras às 16h 30m, sendo frequentada sobretudo por alunas/os do 5ºC.
Consertaram-se cerca de 30 livros, tendo sido alguns deles completamente encadernados de novo.
Esta atividade constituiu uma mais-valia extraordinária para a biblioteca, não só pela efetiva recuperação de livros, como pela sensibilização dos alunos em geral para o correto manuseamento do livro.

Exposição de Maquetes do Pavilhão Centro de Portugal



Encontra-se no hall de entrada uma exposição de Maquetes do Pavilhão Centro de Portugal realizadas pelos alunos do 12ºD, na disciplina de Oficina de Artes, sob a orientação da professora Ana Vinhas.
 

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Oradour-sur-Glane: o bulício do silêncio




Dias após o desembarque das tropas aliadas na Normandia em 6 de junho de 1944, tropas alemãs estacionadas em França dirigiram-se aos locais de desembarque para travar combate com as forças aliadas. No dia 10 de junho, uma delas, a 2ª Divisão  Panzer SS Das Reich, da Waffen-SS, cometeu um massacre generalizado sobre a população de Oradour-sur-Glane, localizada próximo de Limoges, matando, em poucas horas, 642 dos seus habitantes.
Após a guerra, o Presidente Charles De Gaulle decidiu que a cidade não seria reconstruída, permanecendo as suas ruínas como um memorial à crueldade da ocupação nazi em França. Em 1999, Jacques Chirac ergueu um centro da memória em Oradour, e nomeou oficialmente a vila como "cidade-mártir'".
Ontem, algumas turmas do 10º e 11º anos da nossa escola tiveram a oportunidade de ver o documentário "Oradour-sur-Glane: o bulício do silêncio" e de, seguidamente, conversar e refletir com o seu autor, José Carvalho, a quem agradecemos a disponibilidade.
Para que não se esqueça, para que não volte a acontecer...
  

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Semifinal do Concurso de Ideias




Realizou-se ontem, no Grande Auditório, a Semifinal do Concurso de Ideias do Projeto de Empreendedorismo, promovido pela GestEntrepreneur, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra.
Os 10 grupos das escolas participantes apresentaram os seus projetos que foram apreciados pelo júri, tendo saído vencedor um grupo da Escola José Falcão, de Coimbra, com o projeto "A cabra de pulso".
Da nossa escola participaram três alunos da turma do 10ºE, do Curso de Ciências Socioeconómicas, que tiveram um bom desempenho.
Esta é uma iniciativa muito interessante pois desenvolve a criatividade e o espírito de iniciativa dos alunos, estando todos de parabéns pelos interessantes projetos apresentados!

 

Exposição "Retratos a Carvão"

















No hall de entrada, podemos apreciar a exposição de Retratos a Carvão executados pelos alunos do 12ºD, na disciplina de Desenho A, sob a orientação da professora Ana Vinhas.
 
 

Exposição "Módulo-padrão"


Encontram-se expostos, no hall de entrada, os trabalhos realizados pelos alunos do 5º A, na disciplina de Educação Visual, sob a orientação da professora Ana Vinhas.
 

domingo, 1 de junho de 2014

Feira Cultural de Coimbra











Na passada sexta-feira, mais uma vez as escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra estiveram presentes no Palco da Feira Cultural.
Pelas 16h30 atuou o Combo do Curso Profissional Instrumentista de Jazz, do Conservatório de Música de Coimbra que, como é habitual, brindou o público presente com uma atuação de grande qualidade.
Depois, pelas 17h30, foram entregues prémios aos alunos participantes na 2ª Fase do Concurso Nacional de Leitura, que se realizou em Arganil, no passado dia 6 de maio. Relembramos os alunos participantes da nossa escola: Eduardo Nunes, Filipa Caeiro e Joana Carolina Carvalho, representantes do Básico e Ana Catarina Pastilha, André Pinheiro e Rita Sousa, representantes do Secundário.

 

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Visita de Estudo do CEDEFOP/PROALV


No dia 9 de maio, a nossa escola teve o prazer de receber um grupo de 13 profissionais da Educação, com funções que se distribuem desde Formadores de Professores a Conselheiros do Ministério da Educação, passando por Diretores de escolas e de Centros de Estágio Docente e Professores universitários, na área da Formação Docente, oriundos dos seguintes países: Alemanha, Áustria, Eslováquia, França, Grécia, Itália, Irlanda, Luxemburgo, Polónia, Reino Unido, República Checa e Roménia.
Este grupo integrou uma Visita de Estudo do Programa Transversal do Conselho da Europa (CEDEFOP) em articulação com a Agência Nacional de Aprendizagem ao Longo da Vida (PROALV) e o Centro de Formação da Associação de Escolas Nova Ágora (com responsabilidades depositadas em Graça Trindade e Madalena Relvão, professoras associadas deste Centro). O tema focado foi «Formação Contínua de Professores – uma estratégia para elevar a qualidade da Educação» e incluiu comunicações da responsabilidade de Formadores de Professores, Professores universitários (Universidades de Aveiro e de Coimbra), Professores do Ensino Básico e Secundário, Diretores de Escolas (D. Dinis, D. Duarte e Quinta das Flores).
Na EBSQF / CMC, o grupo pode assistir a parte de uma aula de dança do 6ºA, a uma exibição de música Jazz, da turma do 10º ano, do Curso Profissional de Instrumentistas de Jazz, e a uma conferência - Formar professores para a inclusão: O exemplo do Ciclo de Conferencias “do Gesto à Voz: Educação de Surdos e Inclusão” -, pelo Dr. Joaquim Melro (Centro de Formação de Escolas António Sérgio, Lisboa).

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Uma Aventura...Literária 2014


O aluno Diogo Afonso Martins Mendes Carregã, do 6ºB, foi distinguido com uma Menção Honrosa pelo trabalho apresentado ao concurso "Uma Aventura...Literária 2014", na modalidade de Texto Original.
Parabéns ao Diogo!
 

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Concurso de Caligrafia 2014


Hoje entregámos os prémios às vencedoras do Concurso de Caligrafia e certificados a todas as alunas participantes. Foram premiadas ex aequo três alunas:
 
Laura Tavares Nunes - 5ºB
Maria Mariana Urbano Guiomar -5ºC
Matilde Marques Ferreira - 5ºC
 
Muitos parabéns!
 

Exposição "Das coisas nascem coisas..."



No hall de entrada, pode apreciar-se a exposição "Das coisas nascem coisas" (Bruno Munari), constituída por trabalhos realizados com restos de cartão pelos alunos de Desenho do 10ºD, sob a orientação da professora Marina Pacheco.
 

terça-feira, 20 de maio de 2014

Engenharia na Quinta

No âmbito das atividades desenvolvidas pelos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) da nossa escola, em colaboração com o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, realizou-se, no passado dia 16, uma conferência subordinada ao tema “Engenharia e Orientação Profissional”, dirigida aos alunos dos 11º e 12º anos.
Os palestrantes convidados foram o Eng. Otávio Alexandrino, dirigente da Ordem dos Engenheiros da Região Centro e o Professor Doutor Alfeu Sá Marques. Numa conferência dividida em duas partes coube, primeiramente, ao Eng. Otávio Alexandrino a contextualização da profissão de engenheiro no mundo, a sua importância social e dimensões, bem como o acesso à profissão, seguindo-se o Professor Doutor Alfeu Sá Marques, com uma sessão intitulada “Civil e Ambiente fazem um mundo diferente”, na qual realçou os desafios e a importância da engenharia civil no desenvolvimento global e sustentado das populações.
Houve ainda tempo, no final da conferência, para conversas informais com os alunos que, desde o primeiro minuto, se revelaram atentos, interessados e interventivos, apresentando questões pertinentes sobre as temáticas abordadas.
 

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Concurso de Cartaz

A plataforma criada no distrito de Coimbra para o desenvolvimento de iniciativas em Defesa da Escola Pública em colaboração com a ação regional (Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu) que o SPRC desenvolve neste âmbito, promoveu um Concurso de Cartaz, com o  tema "Educação e Escola Públicas, o seu papel e importância, o conteúdo da sua existência e a forma marcante como Portugal se transformou, renascendo num país novo com a Revolução de Abril de 1974" que teve como vencedora absoluta a aluna da nossa escola Inês Rocha do 11º D. Houve ainda 2 menções honrosas de Bárbara Simões e Marlene Dias, também do 11º D e ainda como recomendação para autocolante o trabalho de Zhang Qinlu da mesma turma.
Os trabalhos foram desenvolvidos na aula de Desenho A.
Ver mais informação aqui.
 

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Exposição "Nu Artístico"


Encontram-se expostos, no hall de entrada, os trabalhos realizados pelos alunos do 11ºD, no âmbito da disciplina de Desenho A, orientados pela professora Carla Jorge, sobre a temática "Nu Artístico".
 

quarta-feira, 14 de maio de 2014

"A Liberdade está a passar por aqui"


O espetáculo "A Liberdade está a passar por aqui - 40 anos de uma Revolução", numa coprodução da Companhia AtrapalhArte e do Projeto D, proporcionou ontem aos nossos alunos uma abordagem diferente a uma temática que faz parte da nossa história e forneceu instrumentos e informações que posteriormente podem ser desenvolvidos em contexto de sala de aula.



III Encontro Nacional TIC e Educação - ticEDUCA Júnior 2014



No âmbito do III Encontro Nacional TIC e Educação para Alunos do Ensino Básico e Secundário - ticEDUCA Júnior 2014, que decorreu em Lisboa no passado dia 5 de maio, os alunos da turma do 7ºA deslocaram-se ao Instituto de Educação, UL, para apresentar uma comunicação ("Utilização da Plataforma Educativa Edmodo na Integração, Comunicação e Colaboração Online na Disciplina de Inglês”) resultante de um projeto que vêm a desenvolver na disciplina de Inglês.
 

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Dias da Informação Escolar e Profissional



Realizaram-se a 5 e 6 de maio os Dias da Informação Escolar e Profissional, atividade organizada pelos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO).
Participaram neste evento diversas entidades de formação tais como Universidade de Coimbra, Universidade de Aveiro, Universidade da Beira Interior, Instituto Politécnico de Coimbra, Exército, Força Aérea, PSP, GNR, entre outros.
Participaram ainda os Cursos Profissionais existentes e previstos da nossa escola e Conservatório de Música de Coimbra, nomeadamente Gestão de Equipamentos Informáticos, Apoio à Gestão Desportiva, Técnico Auxiliar de Saúde, Instrumentista de Jazz e ainda Luz, Som e Efeitos Cénicos.
Os alunos, individualmente ou acompanhados pelos professores participaram de uma forma ativa e interessada, recolhendo informações e pedindo esclarecimentos às diferentes instituições presentes.
 

terça-feira, 6 de maio de 2014

Concurso Nacional de Leitura 2014 - Fase Distrital


Realizou-se hoje, em Arganil, a Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura.
Depois de realizada a prova escrita, foram apurados cinco alunos do Básico e cinco do Secundário para a Prova Oral que consistia, para cada aluno, na leitura expressiva de um excerto de um dos livros selecionados.
Para esta prova foi selecionada, da nossa escola, a aluna Ana Catarina Pastilha, do 10º A, que obteve o 3º lugar do Secundário.  
Muitos parabéns à Ana Catarina, às finalistas e a todos os participantes pelo empenho e entusiasmo!
Continuação de boas leituras!