segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Prémio Nobel da Paz


O Prémio Nobel da Paz foi atribuído na sexta-feira à ativista paquistanesa Malala e ao indiano Kailash Satyarthi. O prémio foi atribuído aos dois ativistas, um hindu e uma muçulmana, um indiano e uma paquistanesa, que se juntam numa luta comum pela educação e contra o extremismo "pela sua luta contra a repressão de crianças e jovens e pelo direito de todas as crianças à educação", segundo o comité.
Malala Yousufzai foi galardoada, em 2013, com o prémio Sakharov, atribuído pelo Parlamento Europeu. Torna-se agora, aos 17 anos, a mais jovem vencedora do Prémio Nobel.
Em 2012, Malala foi alvo de um atentado por um grupo de taliban que controlava a região paquistanesa onde vivia, sobreviveu e tornou-se uma das vozes mais ouvidas na área dos direitos das crianças à educação. Entre as muitas ações em que participou, sublinha-se o discurso da jovem na sede da ONU em Nova Iorque, em que apelou à tolerância e compreensão entre os povos.
O dia 12 de Julho, data do seu aniversário, foi baptizado pela ONU como o “Dia de Malala”. Há um ano foi publicada a sua biografia, Eu, Malala, da autoria da jornalista britânica Christina Lamb, que podem encontrar na biblioteca da nossa escola.
 

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Prémio Nobel da Literatura 2014 para Patrick Modiano

 
A Academia Sueca atribuiu hoje o Prémio Nobel da Literatura ao escritor francês Patrick Modiano, destacando o modo como a sua “arte da memória evoca os mais inefáveis destinos humanos e desvela o mundo da ocupação”. Isto é, da ocupação alemã da França durante a Segunda Guerra, um tópico recorrente na obra de Modiano, filho de uma actriz flamenga e de um judeu de origem italiana.
 
Considerado por alguns críticos o mais importante escritor francês vivo, Patrick Modiano, nascido em Boulongne-Billancourt, nos arredores de Paris, em 1945, publicou o seu primeiro romance, La Place de l'Étoile, em 1968. Dez anos após este livro de estreia, que foi bem acolhido pela crítica e lhe valeu alguns prémios menores, recebeu o prestigiado prémio Goncourt por Rue des Boutiques Obscures (1978), que foi também o seu primeiro livro editado em Portugal, pela Relógio D’Água, com o título Na Rua das Lojas Escuras.
Modiano já recebera em 1972 o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa com Les Boulevards de Ceinture, e ao longo dos últimos anos tem sido galardoado, pelo conjunto da sua obra, com os mais importantes prémios literários franceses e europeus.
 
Este é o quarto prémio atribuído pela Academia Sueca este ano depois do Nobel da Medicina (John O'Keefe, May-Britt Moser, Edvard Moser), da Física (Isamu Akasaki, Hiroshi Amano, Shuji Nakamura) e da Química (Eric Betzig, Stefan Hell, William Moerner).
 

Novas aquisições


Escritor turco Ohran Pamuk recebeu prémio em Lisboa

No passado dia 3 de outubro, o escritor Orhan Pamuk recebeu em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural.
Este Prémio, instituído no ano passado pelo Centro Nacional de Cultura, em cooperação com a Europa Nostra, a principal organização europeia de defesa do património que o CNC representa em Portugal, e com o Clube Português de Imprensa, distingue contribuições excepcionais para a divulgação do património cultural e dos ideais europeus.
Orhan Pamuk nasceu em Istambul em 1952 e é o principal romancista turco da atualidade.
Em 1995, publica o romance A Vida Nova (Yeni Hayat), que se tornaria num dos livros mais lidos de sempre na Turquia. A consagração definitiva dos críticos literários viria em 1998, com O Meu Nome É Vermelho, mas o que o catapultou definitivamente para a fama mundial foi o facto de ter sido galardoado, a 12 de Outubro de 2006, com o Nobel de Literatura.
O livro A Vida Nova, de Ohran Pamuk, é uma das novas aquisições da nossa BE.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Dia do Diploma 2014



No passado dia 3 de outubro decorreu no Grande Auditório da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra e da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, a entrega dos diplomas de mérito e de conclusão de curso aos alunos que frequentaram esta escola no ano letivo transato. Um auditório repleto de alunos, pais, professores e alguns convidados, aplaudiu cerca de 400 jovens, do 5º ao 12º ano, que se distinguiram pelo bom aproveitamento, pela assiduidade e ainda os que se destacaram pelo envolvimento em projetos ou iniciativas de caráter cívico relevante.

A cerimónia teve início com os discursos de abertura do presidente do Conselho Geral, José Carlos Balsa, da Diretora da Escola, Ana Margarida Marques e do Diretor do Conservatório, Manuel Rocha, seguindo-se uma pequena encenação em torno do filme O Clube dos Poetas Mortos, que contou com a participação de um professor e alguns alunos. O evento foi ainda marcado por momentos culturais e musicais, com destaque para a declamação dos poemas Invíctus e Pelo Sonho é que vamos, também por alunos, e algumas canções acompanhadas ao piano. Ao longo de cerca de hora e meia, subiram ao palco os alunos premiados e os respetivos diretores de turma, para receberem os Diplomas e assim usufruírem de uns breves, mas merecidos, momentos de glória.

Na sessão de encerramento, os finalistas foram chamados, um a um, tendo permanecido no palco para acompanharem e aplaudirem os alunos que se distinguiram, pelos seus resultados escolares, nos Cursos Científico Humanísticos e nos Cursos Profissionais. À melhor aluna dos referidos cursos, Márcia Magalhães, o diploma foi entregue pelo Diretor dos Cursos Profissionais, Lúcio Pratas, subdiretor da escola e à melhor aluna dos cursos Científico Humanísticos, Filipa Dias, foi entregue pela Diretora, Ana Margarida Marques.

A organização do evento esteve, este ano, a cargo dos professores do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais.
José Pedro Fernandes (professor de Educação Física)

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Conhecer a BE e a sua organização



As turmas dos anos iniciais de ciclo têm visitado a Biblioteca para ficarem a conhecer o novo espaço e as regras do seu funcionamento, o modo como os documentos se encontram organizados e arrumados e a forma de lhes aceder através da pesquisa no catálogo informatizado. A realização de um bibliopaper tem constituído uma forma divertida de concretizar esta aprendizagem.
Vamos rever de novo a Classificação Decimal Universal (CDU)?
 

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Mafalda faz 50 anos

 
Mafalda, a personagem de banda desenhada criada pelo argentino Quino, celebra 50 anos, desde que apareceu no semanário argentino «Primera Plana».
Filha de uma família da classe média argentina, Mafalda questiona a Humanidade e a existência da sopa, de dedo em riste e quase sempre com um ar preocupado. Uma «heroína zangada que recusa o mundo tal como ele é», descreveu Umberto Eco em 1969.
Em abril em Buenos Aires, Quino afirmou que o seu desejo é que as novas gerações entendam - tal como há 50 anos - a mensagem da banda desenhada da Mafalda. «Que os seres humanos se entendam melhor e nos deixemos de tratar tão mal o planeta».

 

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Palestra de abertura do ano letivo

O PROBLEMA DA EDUCAÇÃO


No dia 8 de setembro, no âmbito da abertura do ano letivo 2014-2015 e da celebração do trigésimo primeiro aniversário da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, a comunidade educativa foi convidada a refletir sobre o estado da educação em Portugal com o historiador José Pacheco Pereira.
Na sua perspetiva, qual é o problema da educação em Portugal? A crise da classe média. Os diferentes grupos sociais não atribuem o mesmo valor à educação. A valorização da educação foi obra da classe média que nela viu um “elevador social”. Deste modo, a degradação atual da classe média constitui  o problema de fundo da educação no nosso país.
Por outro lado, as políticas de ataque às Humanidades e de desvalorização dos professores conjugadas com a perda do valor simbólico da educação na opinião pública e a erosão provocada pelas novas tecnologias na instituição escola vêm agravar este problema.
Na civilização burguesa, o mundo sociocultural assenta num sistema de mediações de que a escola faz parte. Esse sistema interpõe-se entre nós e a barbárie.  Urge, pois, valorizar o papel da escola e dos professores, defender o silêncio, o tempo lento, a curiosidade, o conhecimento.
Impõe-se uma revolução no modo como se ensina. A escola deve contribuir para a qualidade do viver, do pensar e do agir. Não pode castrar a possibilidade de as pessoas serem senhoras de si mesmas.
Francisco Oliveira (professor de Filosofia)

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Receção aos alunos - atividades desportivas


No âmbito da receção aos alunos, as Atividades Desportivas promovidas pelo Grupo de Educação Física nas modalidades de Golfe, Badminton, Voleibol, Futsal e Ténis de Mesa, decorreram com grande animação e participação dos alunos da nossa escola.
 

Ano letivo 2014 - 2015

Mais um recomeço! Neste início de um novo ano letivo, damos as boas vindas a todos e uma saudação especial a alunos e professores novos na escola, a quem convidamos desde já a descobrir a biblioteca e os seus recursos.
Neste blogue, como sempre, daremos conta das nossas atividades e de toda a comunidade educativa.
Um EXCELENTE ANO LETIVO!
A equipa da BE
 
Recomeçar
 
Recomeça….
Se puderes
Sem angústia
E sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.
E, nunca saciado,
Vai colhendo ilusões sucessivas no pomar.
Sempre a sonhar e vendo
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças! 
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças…

Miguel Torga

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Prémio Nacional de Ilustração 2013

 
O ilustrador António Jorge Gonçalves venceu a 18ª edição do Prémio Nacional de Ilustração 2013, pelas ilustrações de "Uma escuridão bonita", com texto do angolano Ondjaki.
O Prémio foi atribuído por unanimidade, assim como as duas "menções especiais" atribuídas às ilustrações da obra "O pai mais horrível do mundo", de João Fazenda, com texto de João Miguel Tavares, e ao conjunto das ilustrações de "Uma onda pequenina", de Yara Kono, com texto de Isabel Minhós Martins.
"Uma escuridão bonita" foi selecionado pela revista Visão como um dos melhores de 2013 e foi considerado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do Brasil um dos melhores livros para a infância e juventude editados no país em 2013.
 

quinta-feira, 19 de junho de 2014

O Homem Duplicado


Estreou ontem, dia do falecimento de José Saramago (18 de junho de 2010), o filme "O Homem Duplicado", do realizador Denis Villeneuve, resultado de uma adaptação do livro homónimo de José Saramago.
O filme conquistou o Prémio Méliès d`Argent no Festival Internacional de Cinema Fantástico da Catalunha, em Sitges e foi o principal vencedor dos prémios canadianos do ecrã, conquistando cinco das dez categorias em que estava nomeado, incluindo melhor realização, melhor montagem, melhor cinematografia, melhor música e melhor atriz secundária, Sarah Gadon.
 

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Oficina do Livro


Durante este ano letivo a Oficina do Livro, orientada pela professora Luísa Tovar, deu continuidade ao trabalho iniciado no ano letivo anterior.
Com o objetivo de restaurar os livros da BE danificados pelo uso e ao mesmo tempo transmitir e praticar as técnicas necessárias a esse trabalho, a Oficina do Livro funcionou todas as segundas-feiras às 16h 30m, sendo frequentada sobretudo por alunas/os do 5ºC.
Consertaram-se cerca de 30 livros, tendo sido alguns deles completamente encadernados de novo.
Esta atividade constituiu uma mais-valia extraordinária para a biblioteca, não só pela efetiva recuperação de livros, como pela sensibilização dos alunos em geral para o correto manuseamento do livro.

Exposição de Maquetes do Pavilhão Centro de Portugal



Encontra-se no hall de entrada uma exposição de Maquetes do Pavilhão Centro de Portugal realizadas pelos alunos do 12ºD, na disciplina de Oficina de Artes, sob a orientação da professora Ana Vinhas.
 

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Oradour-sur-Glane: o bulício do silêncio




Dias após o desembarque das tropas aliadas na Normandia em 6 de junho de 1944, tropas alemãs estacionadas em França dirigiram-se aos locais de desembarque para travar combate com as forças aliadas. No dia 10 de junho, uma delas, a 2ª Divisão  Panzer SS Das Reich, da Waffen-SS, cometeu um massacre generalizado sobre a população de Oradour-sur-Glane, localizada próximo de Limoges, matando, em poucas horas, 642 dos seus habitantes.
Após a guerra, o Presidente Charles De Gaulle decidiu que a cidade não seria reconstruída, permanecendo as suas ruínas como um memorial à crueldade da ocupação nazi em França. Em 1999, Jacques Chirac ergueu um centro da memória em Oradour, e nomeou oficialmente a vila como "cidade-mártir'".
Ontem, algumas turmas do 10º e 11º anos da nossa escola tiveram a oportunidade de ver o documentário "Oradour-sur-Glane: o bulício do silêncio" e de, seguidamente, conversar e refletir com o seu autor, José Carvalho, a quem agradecemos a disponibilidade.
Para que não se esqueça, para que não volte a acontecer...
  

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Semifinal do Concurso de Ideias




Realizou-se ontem, no Grande Auditório, a Semifinal do Concurso de Ideias do Projeto de Empreendedorismo, promovido pela GestEntrepreneur, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra.
Os 10 grupos das escolas participantes apresentaram os seus projetos que foram apreciados pelo júri, tendo saído vencedor um grupo da Escola José Falcão, de Coimbra, com o projeto "A cabra de pulso".
Da nossa escola participaram três alunos da turma do 10ºE, do Curso de Ciências Socioeconómicas, que tiveram um bom desempenho.
Esta é uma iniciativa muito interessante pois desenvolve a criatividade e o espírito de iniciativa dos alunos, estando todos de parabéns pelos interessantes projetos apresentados!

 

Exposição "Retratos a Carvão"

















No hall de entrada, podemos apreciar a exposição de Retratos a Carvão executados pelos alunos do 12ºD, na disciplina de Desenho A, sob a orientação da professora Ana Vinhas.
 
 

Exposição "Módulo-padrão"


Encontram-se expostos, no hall de entrada, os trabalhos realizados pelos alunos do 5º A, na disciplina de Educação Visual, sob a orientação da professora Ana Vinhas.
 

domingo, 1 de junho de 2014

Feira Cultural de Coimbra











Na passada sexta-feira, mais uma vez as escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra estiveram presentes no Palco da Feira Cultural.
Pelas 16h30 atuou o Combo do Curso Profissional Instrumentista de Jazz, do Conservatório de Música de Coimbra que, como é habitual, brindou o público presente com uma atuação de grande qualidade.
Depois, pelas 17h30, foram entregues prémios aos alunos participantes na 2ª Fase do Concurso Nacional de Leitura, que se realizou em Arganil, no passado dia 6 de maio. Relembramos os alunos participantes da nossa escola: Eduardo Nunes, Filipa Caeiro e Joana Carolina Carvalho, representantes do Básico e Ana Catarina Pastilha, André Pinheiro e Rita Sousa, representantes do Secundário.