terça-feira, 25 de novembro de 2014

A Biologia e a Geologia na Literatura

O projeto "A Biologia e a Geologia na Literatura" é um Projeto da turma A do 10º ano para ser desenvolvido ao longo do ano letivo, em parceria com a Biblioteca Escolar.
A ideia partiu da disciplina de Biologia e Geologia e tem como objetivo principal alargar os horizontes culturais dos alunos, incentivando-os para a pesquisa e leitura de livros que façam referência a assuntos relacionados com os temas tratados na aula, entrelaçando a ciência e a literatura. Desta forma, a ciência adquire a dimensão de romance, aventura, filosofia ou poesia. Ler um livro passa a ser um trabalho de campo onde é possível descobrir paisagens geológicas fantásticas, viagens incríveis, aventuras perigosas e amigos improváveis…
Os livros que forem apresentados serão divulgados na Biblioteca e no respetivo Blog servindo de antecâmara para muitos e bons encontros com autores, livros e ciência.
Dadas as características do Projeto, a disciplina de Português foi convidada a colaborar numa perspetiva interdisciplinar.
Começamos com uma escolha minha.
Decidi apresentar um livro por demais conhecido mas nem por isso menos digno de honras de abertura:  Le Petit Prince - O Principezinho.
Beatriz Ladeiro, Professora de Biologia e Geologia

 
Le Petit Prince é uma obra do escritor, ilustrador e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, publicada em 1943, nos EUA.
A História, cheia de simbolismo, começa no deserto do Sahara, onde o piloto, deparando-se com uma avaria no seu avião, conhece um rapazinho encantador que lhe pede para desenhar uma ovelha.
A partir daí, o principezinho, vindo do céu, do Asteróide B612, vai dando a conhecer ao aviador, também ele vindo do céu, como era o seu pequeno planeta, com os seus vulcões em miniatura e uma linda rosa vermelha.
Como este ficava próximo dos asteroides 325, 326, 327, 328 e 329, resolveu começar a visitá-los. Em cada um deles havia um habitante diferente: um rei, um vaidoso, um homem de negócios... até que um geógrafo o aconselhou a visitar o Planeta Terra, dizendo que é um Planeta com boa reputação...
Sendo aparentemente uma história infantil, é uma das obras mais lidas por pessoas de todas as idades que não ficam indiferentes à mensagem do autor - o mais importante é muitas vezes invisível para os olhos...
Numa altura em que os humanos deram mais um grande passo no conhecimento do nosso universo e das nossas próprias origens, visitando pela primeira vez, o núcleo de um cometa, o cometa 67/P, parece-me um bom livro para ler ou reler.
                                                            
      Beatriz Ladeiro, Professora de Biologia e Geologia
 

Novas aquisições

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Palestra "O Cosmos" com o Dr. António Piedade



A Semana da Cultura Científica não poderia ter começado de melhor forma!
Hoje, 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, dia de António Gedeão, pseudónimo de Rómulo de Carvalho, os alunos das turmas do 7º ano assistiram a uma palestra proferida pelo Dr. António Piedade, comunicador de ciência, da Universidade de Coimbra.
A palestra, designada " O COSMOS", permitiu-nos viajar através do nosso vasto e imenso Universo e, tal como o Prof. Dr. Carlos Fiolhais afirma, o Dr. António Piedade é detentor de "(...) uma voz que consegue com aparente facilidade transpor a barreira entre os primeiros exploradores e aqueles que estão interessados em saber novas da exploração". 
No início e no fim da palestra houve dois momentos musicais interpretados pelos nossos alunos.
Agradecemos ao Dr. António Piedade por este belo início da nossa Semana da Cultura Científica!
 

Semana da Cultura Científica

Visita de estudoao Museu de Serralves e ao CINANIMA


No passado dia 13 de novembro, no âmbito das disciplinas de Desenho, Oficina de Multimédia B e Oficina de Artes, os alunos das turmas de Artes do 11ºD e 12ºD acompanhados das professoras Marina Pacheco e Ana Vinhas, realizaram uma visita de estudo ao Museu de Serralves onde tiveram uma visita guiada à exposição da artista iraniana Monir Shahroudy. À hora do almoço, tiveram a oportunidade de conhecer os lindíssimos jardins e mata de Serralves.
Da parte da tarde foram a uma sessão de cinema de animação do CINANIMA, Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, assistir a várias animações de autores portugueses e estrangeiros que estiveram este ano a concurso.

Homenagem a Manuel António Pina

Os alunos de duas turmas do 5º ano da escola fizeram uma singela homenagem a Manuel António Pina. Em resposta a um desafio da professora de Português, no âmbito da comemoração do 71º aniversário do nascimento (18 de novembro de 1943) do jornalista e escritor Manuel António Pina (iniciativa do Museu Nacional da Imprensa), os alunos leram poemas - A cabeça no ar e O pássaro da cabeça - tendo este último sido também cantado.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Palestra sobre tabaco

No passado dia 18, pelas 10.15h, decorreu no Grande Auditório uma sessão/debate sobre o tabaco dirigida a todas as turmas do 10º ano, dinamizada pelos responsáveis do Projeto Educação para a Saúde (PES) da escola, com a presença do Dr. João Rui de Almeida, delegado distrital de Coimbra da Fundação Portuguesa do Pulmão.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Palestra sobre "Diabetes"

  
Tendo em vista a participação dos alunos desta escola no projeto CIÊNCIA EM CENA, realizou-se uma palestra sobre o tema "Diabetes", com a participação do Centro de Saúde Norton de Matos (Dra. Olga e equipe do PES) e Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Esta ação enquadra-se no âmbito do Programa de Educação para a Saúde desta escola.

 

 

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Concurso "Quem é a figura? Qual é o monumento?"


Durante o mês de outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a nossa biblioteca dinamizou o Concurso "Quem é a figura? Qual é o monumento?", com desafios semanais sobre figuras que se destacaram em diversos domínios e sobre monumentos da cidade de Coimbra.
 
Semanalmente, sorteámos um vencedor entre os boletins com respostas certas. Foram eles:
1ª semana - Catarina Monteiro, 10ºB
2ª semana - Afonso Oliveira, 6ºC
3ª semana - Margarida Quadros, 8ºB
4ª semana - Salomé Cardetas da Rosa, 6ºB
 
No final, sorteámos três boletins entre todos os participantes com respostas certas.
Os finalistas são:
 
1º lugar - Salomé Cardetas da Rosa, 6ºB
2º lugar - Ana Filipa Freire, 6ºB
3º lugar - Afonso Oliveira, 6ºC
 
Muitas parabéns aos vencedores e a todos os participantes!
 

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Conferência NETtalks



















Teve lugar hoje na nossa escola uma Conferência sobre direitos digitais dos consumidores, "NETtalks - Achas que tudo o que vem à rede é fixe?", uma iniciativa da DECO, com o principal objetivo de alertar os jovens para assuntos tão importantes como os direitos digitais, as regras de segurança e de privacidade online, abordando ainda os direitos de autor, os cuidados a ter com a publicidade e nas redes sociais, os downloads ilegais, o  cyberbullying, entre outros assuntos.
 
Depois de um momento musical inicial a cargo do Combo Jazz do Curso Profissional Instrumentista de Jazz, seguiu-se a apresentação do speaker João Honrado, da UAL, o visionamento de um vídeo e uma mesa redonda com três convidados, seguida de tempo para debate.
 
Excelente momento de reflexão para os nossos alunos sobre estas problemáticas da nossa era digital!
Está de parabéns a DECO por esta excelente iniciativa!
 

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Vamos ler?

A Campanha Nacional de Leitura do Canadá garante que ler 6 minutos por dia pode diminuir o stresse até 60 %, reduzir o ritmo cardíaco e aliviar a tensão muscular.
Vamos ler?

Concurso Nacional de Leitura 2014-2015

Estão abertas as inscrições para o Concurso Nacional de Leitura 2014/2015.
 
Este Concurso, promovido pelo PNL, é dirigido aos alunos do 3º Ciclo e do Secundário e tem três fases: uma a nível de escola, outra a nível distrital e outra a nível nacional.

1ª Fase – Escola – decorre até ao dia 22 de janeiro de 2015
2ª Fase – Distrito – de 5 de fevereiro até ao dia 30 de abril de 2015
3ª Fase – Nacional – junho/julho de 2015

Alguns dados sobre a 1ª fase:
1. Realização da prova de seleção no dia 7 de janeiro de 2015, às 15h, em sala a designar. Divulgação dos seis vencedores (três do Básico e três do Secundário) até ao dia 15 de janeiro de 2015.
2. A prova consistirá no preenchimento de uma ficha de leitura (escolha múltipla e uma pergunta de desenvolvimento).
3. Os alunos interessados em participar no concurso deverão proceder à sua inscrição no balcão de atendimento da BE até ao final de novembro.
4. As obras selecionadas para a 1ª Fase do concurso são as seguintes:

Ensino Básico:
 




A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho, de Mário de Carvalho

 

 
Os livros que devoraram o meu pai, de Afonso Cruz
 
 
 




Ensino Secundário:
 



O Vermelho e o Verde, de Manuel Alegre
 
 
Nas tuas mãos, de Inês Pedrosa
 
 

sábado, 18 de outubro de 2014

Man Booker Prize 2014


O australiano Richard Flanagan venceu o Man Booker Prize, com o romance The Narrow Road to the Deep North, inspirado pela experiência do pai como prisioneiro de guerra durante a Segunda Guerra Mundial.
O livro conta a história de um cirurgião preso num campo de trabalho entre a Tailândia e a Birmânia, conhecido como “o caminho-de-ferro da morte”.
O romance que lhe valeu o Man Booker Prize demorou 12 anos a escrever. O pai morreu no dia em que terminou o livro.
O Man Booker Prize é um dos prémios literários mais prestigiados do mundo e é entregue ao que for considerado o melhor romance original em língua inglesa.
Segundo a BBC, este foi o primeiro ano em que o Man Booker foi aberto a todos os autores de língua inglesa, independentemente da nacionalidade.
 

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Livro premiado


O livro Nunca digas nunca!, de Lara Xavier, ilustrado por Raquel Pinheiro, editado em 2012, foi distinguido com o Prémio António Quadros Literatura Infanto-Juvenil
 
Depois de premiar obras nas categorias de Filosofia (2011), Poesia (2012) e Romance (2013), a Fundação António Quadros decidiu este ano distinguir a Literatura Infanto-juvenil", disse à Lusa fonte da Fundação.

Podem encontrar este livro na nossa BE!

Prémio Leya 2014


O Meu Irmão, de Afonso Reis Cabral, é o romance vencedor do Prémio LeYa 2014, escolhido entre 361 originais, de autores de 14 países. O anúncio foi feito hoje por Manuel Alegre, presidente do júri, que adiantou que o autor tem 24 anos e é descendente do escritor José Maria Eça de Queiroz, autor de Os Maias.
Na sessão de anúncio, Manuel Alegre disse que o livro «trata de um tema delicado que podia suscitar uma visão sentimental vulgar: a relação entre dois irmãos, um deles com Síndroma de Down».
O júri salientou que a realidade foi «trabalhada de uma forma objetiva e com a violência que estas situações humanas podem desenvolver» e que o romance faz «um retrato social que evita tomadas de decisão fáceis, obrigando a um investimento numa leitura que nos confronta com a dificuldade de um mundo impiedoso».
Afonso Reis Cabral nasceu em Lisboa, cresceu e estudou no Porto até ao ensino secundário. Em 2005 publicou o livro de poemas Condensação, escrito entre os 10 e os 15 anos. Escreve desde os 9 anos, começou na poesia e depois experimentou a prosa. Em 2008 ficou em 8º lugar no 7th European Student Competition in Ancient Greek Language and Literature entre 3532 concorrentes de 551 escolas europeias e mexicanas, tendo sido o único português a concorrer.
Atualmente a trabalhar na editora Alethêia, o vencedor é licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Universidade Nova de Lisboa, onde fez também um mestrado de Estudos Portugueses. 

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Prémio Nobel da Paz


O Prémio Nobel da Paz foi atribuído na sexta-feira à ativista paquistanesa Malala e ao indiano Kailash Satyarthi. O prémio foi atribuído aos dois ativistas, um hindu e uma muçulmana, um indiano e uma paquistanesa, que se juntam numa luta comum pela educação e contra o extremismo "pela sua luta contra a repressão de crianças e jovens e pelo direito de todas as crianças à educação", segundo o comité.
Malala Yousufzai foi galardoada, em 2013, com o prémio Sakharov, atribuído pelo Parlamento Europeu. Torna-se agora, aos 17 anos, a mais jovem vencedora do Prémio Nobel.
Em 2012, Malala foi alvo de um atentado por um grupo de taliban que controlava a região paquistanesa onde vivia, sobreviveu e tornou-se uma das vozes mais ouvidas na área dos direitos das crianças à educação. Entre as muitas ações em que participou, sublinha-se o discurso da jovem na sede da ONU em Nova Iorque, em que apelou à tolerância e compreensão entre os povos.
O dia 12 de Julho, data do seu aniversário, foi baptizado pela ONU como o “Dia de Malala”. Há um ano foi publicada a sua biografia, Eu, Malala, da autoria da jornalista britânica Christina Lamb, que podem encontrar na biblioteca da nossa escola.
 

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Prémio Nobel da Literatura 2014 para Patrick Modiano

 
A Academia Sueca atribuiu hoje o Prémio Nobel da Literatura ao escritor francês Patrick Modiano, destacando o modo como a sua “arte da memória evoca os mais inefáveis destinos humanos e desvela o mundo da ocupação”. Isto é, da ocupação alemã da França durante a Segunda Guerra, um tópico recorrente na obra de Modiano, filho de uma actriz flamenga e de um judeu de origem italiana.
 
Considerado por alguns críticos o mais importante escritor francês vivo, Patrick Modiano, nascido em Boulongne-Billancourt, nos arredores de Paris, em 1945, publicou o seu primeiro romance, La Place de l'Étoile, em 1968. Dez anos após este livro de estreia, que foi bem acolhido pela crítica e lhe valeu alguns prémios menores, recebeu o prestigiado prémio Goncourt por Rue des Boutiques Obscures (1978), que foi também o seu primeiro livro editado em Portugal, pela Relógio D’Água, com o título Na Rua das Lojas Escuras.
Modiano já recebera em 1972 o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa com Les Boulevards de Ceinture, e ao longo dos últimos anos tem sido galardoado, pelo conjunto da sua obra, com os mais importantes prémios literários franceses e europeus.
 
Este é o quarto prémio atribuído pela Academia Sueca este ano depois do Nobel da Medicina (John O'Keefe, May-Britt Moser, Edvard Moser), da Física (Isamu Akasaki, Hiroshi Amano, Shuji Nakamura) e da Química (Eric Betzig, Stefan Hell, William Moerner).
 

Novas aquisições


Escritor turco Ohran Pamuk recebeu prémio em Lisboa

No passado dia 3 de outubro, o escritor Orhan Pamuk recebeu em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural.
Este Prémio, instituído no ano passado pelo Centro Nacional de Cultura, em cooperação com a Europa Nostra, a principal organização europeia de defesa do património que o CNC representa em Portugal, e com o Clube Português de Imprensa, distingue contribuições excepcionais para a divulgação do património cultural e dos ideais europeus.
Orhan Pamuk nasceu em Istambul em 1952 e é o principal romancista turco da atualidade.
Em 1995, publica o romance A Vida Nova (Yeni Hayat), que se tornaria num dos livros mais lidos de sempre na Turquia. A consagração definitiva dos críticos literários viria em 1998, com O Meu Nome É Vermelho, mas o que o catapultou definitivamente para a fama mundial foi o facto de ter sido galardoado, a 12 de Outubro de 2006, com o Nobel de Literatura.
O livro A Vida Nova, de Ohran Pamuk, é uma das novas aquisições da nossa BE.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Dia do Diploma 2014



No passado dia 3 de outubro decorreu no Grande Auditório da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra e da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, a entrega dos diplomas de mérito e de conclusão de curso aos alunos que frequentaram esta escola no ano letivo transato. Um auditório repleto de alunos, pais, professores e alguns convidados, aplaudiu cerca de 400 jovens, do 5º ao 12º ano, que se distinguiram pelo bom aproveitamento, pela assiduidade e ainda os que se destacaram pelo envolvimento em projetos ou iniciativas de caráter cívico relevante.

A cerimónia teve início com os discursos de abertura do presidente do Conselho Geral, José Carlos Balsa, da Diretora da Escola, Ana Margarida Marques e do Diretor do Conservatório, Manuel Rocha, seguindo-se uma pequena encenação em torno do filme O Clube dos Poetas Mortos, que contou com a participação de um professor e alguns alunos. O evento foi ainda marcado por momentos culturais e musicais, com destaque para a declamação dos poemas Invíctus e Pelo Sonho é que vamos, também por alunos, e algumas canções acompanhadas ao piano. Ao longo de cerca de hora e meia, subiram ao palco os alunos premiados e os respetivos diretores de turma, para receberem os Diplomas e assim usufruírem de uns breves, mas merecidos, momentos de glória.

Na sessão de encerramento, os finalistas foram chamados, um a um, tendo permanecido no palco para acompanharem e aplaudirem os alunos que se distinguiram, pelos seus resultados escolares, nos Cursos Científico Humanísticos e nos Cursos Profissionais. À melhor aluna dos referidos cursos, Márcia Magalhães, o diploma foi entregue pelo Diretor dos Cursos Profissionais, Lúcio Pratas, subdiretor da escola e à melhor aluna dos cursos Científico Humanísticos, Filipa Dias, foi entregue pela Diretora, Ana Margarida Marques.

A organização do evento esteve, este ano, a cargo dos professores do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais.
José Pedro Fernandes (professor de Educação Física)