quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Boas Festas!


A equipa da BE deseja a toda a comunidade educativa Boas Festas!
Feliz Natal!
Bom Ano Novo!
Até breve, até 2015!

Boas Festas do 5º A e B


 
Os alunos das turmas do 5º A e 5º B, acompanhados pela professora de Português Graça Trindade, percorreram diversos locais da escola dando as Boas Festas: os alunos do 5º A cantaram a canção Broas de Mel e os do 5º B recitaram o poema de Miguel Torga, História Antiga. A BE também foi contemplada e agradece esse momento tão especial!
 

Boletim da BE | 2014/15 - 1º Período

Concurso Concelhio Postal de Natal 2014



Mais uma vez, a Rede de Bibliotecas de Coimbra desenvolveu o Concurso Postal de Natal "Vamos Viver o Natal", em que a ilustração deve ser associada a uma obra literária, incentivando assim a criatividade e a leitura.
Na Fase Concelhia do Concurso foram selecionados 16 postais dos diversos níveis de ensino.
Da nossa escola foram selecionados, a nível do ensino secundário,  os postais das alunas Inês Isabel Fachada Rosa e Inês Filipe Rocha, do 12ºD.
A Biblioteca agradece a participação, imaginação e criatividade das alunas e agradece igualmente o empenho e colaboração da professora de Oficina de Artes, Ana Vinhas.
Parabéns às vencedoras!


Inês Isabel Fachada Rosa - Os três reis magos, texto bíblico
Inês Filipe Rocha - O quebra nozes, Ernest Theodor Amadeus Hoffmann



terça-feira, 16 de dezembro de 2014

TOP Leitores

Como é habitual, destacamos os alunos com mais livros requisitados e lidos durante o 1º período.
O nosso TOP Leitor é o aluno João Diogo, do 6ºC, com dezasseis livros requisitados!
Mas seguem-se a aluna Mariana Guiomar com treze livros e o Daniel Diogo com doze, também alunos do 6ºC.
Assim sendo, todos eles são TOP Leitores e a todos premiámos.
Parabéns a todos!
Boas leituras!

Postais de Natal


Postais de Natal elaborados pelos alunos das disciplinas de Espanhol, Francês e Inglês.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Flashmob














No passado sábado, dia 6 de dezembro, pelas 11 horas, decorreu na Baixa,  junto à igreja de Stª Cruz, um Flashmob com a presença dos alunos da turma do 6º A, do Curso Básico de Dança, uma iniciativa integrada nas atividades do "31 na Quinta" (comemoração dos 31 anos da escola), em colaboração com as professoras de dança do Conservatório. Esta atividade vai repetir-se no próximo sábado, à mesma hora, no centro comercial Dolce Vita.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Feira do Livro 2014


Durante esta semana está a decorrer, na zona de leitura informal da biblioteca, a Feira do Livro deste ano letivo.
Esperamos pela tua visita!
 

Concurso "A Ciência na Literatura"

Hoje entregámos o prémio à aluna vencedora do Concurso "A Ciência na Literatura", que decorreu durante a Semana da Cultura Científica.
Muitos parabéns à Natacha Fernandes, do 6º C!
 

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Palestra com o Prof. Doutor Alexandre Aibéo



Ontem, os alunos das turmas do 10º ano do Curso de Ciências e Tecnologias tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra intitulada "FEITOS DE DESPERDÍCIO", proferida pelo professor e investigador Doutor Alexandre Aibéo, sobre questões tão interessantes como "De que somos feitos?", "De onde vêm os átomos que nos formam?", "E que histórias nos podem contar?"
No início, um momento musical com a "Pedra Filosofal", de António Gedeão, tocada e cantada por três alunas.
Os alunos ouviram de forma tão entusiasmada e curiosa que, no final da sessão, rodearam o palestrante colocando-lhe inúmeras questões.
Foi mais uma fantástica palestra da nossa Semana da Cultura Científica!
Agradecemos ao Professor Doutor Alexandre Aibéo pela sua disponibilidade e ainda à editora Areal pelo apoio a esta iniciativa.
 
 

Mural da Ciência


A Semana da Cultura Científica decorre com a exposição de cartazes elaborados pelos alunos do 7º ano de escolaridade. A exposição, designada "Mural de Ciência", abrange as temáticas desenvolvidas em sala de aula na disciplina de Físico-Química e que suscitaram maior interesse por parte dos alunos. A criatividade está patente nestes diversos trabalhos. Bem haja alunos! Excelente trabalho.
A professora de Físico-Química
Ana Caetano

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Exposição "Roda dos Alimentos"

Trabalhos realizados pelos alunos do 6ºB, no âmbito do Projeto P.E.S., nas disciplinas de Educação Visual e Ciências Naturais sob a orientação dos professores Marina Pacheco e António Vaz.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

A Biologia e a Geologia na Literatura

O projeto "A Biologia e a Geologia na Literatura" é um Projeto da turma A do 10º ano para ser desenvolvido ao longo do ano letivo, em parceria com a Biblioteca Escolar.
A ideia partiu da disciplina de Biologia e Geologia e tem como objetivo principal alargar os horizontes culturais dos alunos, incentivando-os para a pesquisa e leitura de livros que façam referência a assuntos relacionados com os temas tratados na aula, entrelaçando a ciência e a literatura. Desta forma, a ciência adquire a dimensão de romance, aventura, filosofia ou poesia. Ler um livro passa a ser um trabalho de campo onde é possível descobrir paisagens geológicas fantásticas, viagens incríveis, aventuras perigosas e amigos improváveis…
Os livros que forem apresentados serão divulgados na Biblioteca e no respetivo Blog servindo de antecâmara para muitos e bons encontros com autores, livros e ciência.
Dadas as características do Projeto, a disciplina de Português foi convidada a colaborar numa perspetiva interdisciplinar.
Começamos com uma escolha minha.
Decidi apresentar um livro por demais conhecido mas nem por isso menos digno de honras de abertura:  Le Petit Prince - O Principezinho.
Beatriz Ladeiro, Professora de Biologia e Geologia

 
Le Petit Prince é uma obra do escritor, ilustrador e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, publicada em 1943, nos EUA.
A História, cheia de simbolismo, começa no deserto do Sahara, onde o piloto, deparando-se com uma avaria no seu avião, conhece um rapazinho encantador que lhe pede para desenhar uma ovelha.
A partir daí, o principezinho, vindo do céu, do Asteróide B612, vai dando a conhecer ao aviador, também ele vindo do céu, como era o seu pequeno planeta, com os seus vulcões em miniatura e uma linda rosa vermelha.
Como este ficava próximo dos asteroides 325, 326, 327, 328 e 329, resolveu começar a visitá-los. Em cada um deles havia um habitante diferente: um rei, um vaidoso, um homem de negócios... até que um geógrafo o aconselhou a visitar o Planeta Terra, dizendo que é um Planeta com boa reputação...
Sendo aparentemente uma história infantil, é uma das obras mais lidas por pessoas de todas as idades que não ficam indiferentes à mensagem do autor - o mais importante é muitas vezes invisível para os olhos...
Numa altura em que os humanos deram mais um grande passo no conhecimento do nosso universo e das nossas próprias origens, visitando pela primeira vez, o núcleo de um cometa, o cometa 67/P, parece-me um bom livro para ler ou reler.
                                                            
      Beatriz Ladeiro, Professora de Biologia e Geologia
 

Novas aquisições

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Palestra "O Cosmos" com o Dr. António Piedade



A Semana da Cultura Científica não poderia ter começado de melhor forma!
Hoje, 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, dia de António Gedeão, pseudónimo de Rómulo de Carvalho, os alunos das turmas do 7º ano assistiram a uma palestra proferida pelo Dr. António Piedade, comunicador de ciência, da Universidade de Coimbra.
A palestra, designada " O COSMOS", permitiu-nos viajar através do nosso vasto e imenso Universo e, tal como o Prof. Dr. Carlos Fiolhais afirma, o Dr. António Piedade é detentor de "(...) uma voz que consegue com aparente facilidade transpor a barreira entre os primeiros exploradores e aqueles que estão interessados em saber novas da exploração". 
No início e no fim da palestra houve dois momentos musicais interpretados pelos nossos alunos.
Agradecemos ao Dr. António Piedade por este belo início da nossa Semana da Cultura Científica!
 

Semana da Cultura Científica

Visita de estudoao Museu de Serralves e ao CINANIMA


No passado dia 13 de novembro, no âmbito das disciplinas de Desenho, Oficina de Multimédia B e Oficina de Artes, os alunos das turmas de Artes do 11ºD e 12ºD acompanhados das professoras Marina Pacheco e Ana Vinhas, realizaram uma visita de estudo ao Museu de Serralves onde tiveram uma visita guiada à exposição da artista iraniana Monir Shahroudy. À hora do almoço, tiveram a oportunidade de conhecer os lindíssimos jardins e mata de Serralves.
Da parte da tarde foram a uma sessão de cinema de animação do CINANIMA, Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, assistir a várias animações de autores portugueses e estrangeiros que estiveram este ano a concurso.

Homenagem a Manuel António Pina

Os alunos de duas turmas do 5º ano da escola fizeram uma singela homenagem a Manuel António Pina. Em resposta a um desafio da professora de Português, no âmbito da comemoração do 71º aniversário do nascimento (18 de novembro de 1943) do jornalista e escritor Manuel António Pina (iniciativa do Museu Nacional da Imprensa), os alunos leram poemas - A cabeça no ar e O pássaro da cabeça - tendo este último sido também cantado.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Palestra sobre tabaco

No passado dia 18, pelas 10.15h, decorreu no Grande Auditório uma sessão/debate sobre o tabaco dirigida a todas as turmas do 10º ano, dinamizada pelos responsáveis do Projeto Educação para a Saúde (PES) da escola, com a presença do Dr. João Rui de Almeida, delegado distrital de Coimbra da Fundação Portuguesa do Pulmão.