segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Concurso Municipal de Leitura - resultados

O Concurso Municipal de Leitura é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas de Coimbra e visa promover o gosto pela leitura de alunos do 2º ciclo do ensino básico. 
Hoje entregámos também os prémios e certificados às três alunas apuradas para a 2ª fase deste concurso:


Eva Marques Meireles, 5ºB
Luísa Figueiredo Capelo, 5ºB
Maria Mariana Guiomar, 6ºC


Muitos parabéns às três! E boas leituras!

Concurso Nacional de Leitura - resultados

Hoje entregámos os prémios e certificados aos seis alunos (três do 3º Ciclo e três do Secundário) que passaram à 2ª Fase do Concurso Nacional de Leitura deste ano letivo, promovido pelo Plano Nacional de Leitura e a RBE.

3º Ciclo:
Bernardo Mateus, 8ºC
Eduardo Nunes, 8º B
Filipa Caeiro, 8ºC



Secundário:
Ana Catarina Pastilha, 11ºA
Ana Teresa Rajado, 12ºC
Diana Matias, 12ºF


Muitos parabéns! Boas leituras!

Parlamento dos Jovens 2015 - Ensino Público e Ensino Privado: Que desafios?




A educação é considerada a principal garantia de conquista da liberdade e igualdade de oportunidades a todos os cidadãos. Mas a diferença entre a qualidade do ensino público e privado ainda constitui uma barreira para vencer a desigualdade. O ensino público e privado não podem ser confundidos com más escolas  ou escolas de qualidade. Numa sociedade aberta, como Portugal, tem de haver lugar para o ensino público e privado, sobretudo de qualidade. Mas convém não esquecer que é o ensino público aquele que tem obrigação de garantir a igualdade de oportunidades.

À semelhança de anos anteriores a Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores  participa no concurso Parlamento dos Jovens 2015Ensino Secundário. Dada a importância e atualidade do tema "Ensino Público e Ensino Privado: Que Desafios?", a atividade foi aceite por todos os intervenientes, professores/diretores de turma, Conselhos de Departamento/ de Turma/ Pedagógico e alunos, com muita recetividade.

Ao longo do 1º período foi feita a divulgação na Escola junto dos alunos e procedeu-se às formalidades legais como: constituição da Comissão Eleitoral Escolar Parlamento dos Jovens 2015 e indicação à Assembleia da República da data da Sessão Escolar. Para que os alunos aprofundassem o seu conhecimento sobre a temática a Comissão eleitoral dinamizou uma palestra sobre a temática.

No 2º período, nas duas primeiras semanas de janeiro, desencadeou-se todo o processo conducente à realização da Sessão Escolar, inserido no período da campanha eleitoral realizou-se o debate com a presença dos representantes e apoiantes das duas listas candidatas a escrutínio, bem como professores e outros alunos da Escola, num total de aproximadamente setenta participantes. O debate foi moderado pelo professor José Vieira Lourenço.
O ato eleitoral decorreu no dia 15 de janeiro e a Sessão Escolar realizou-se no dia 16 de janeiro, pelas 14,30 horas na Sala dos Grandes Grupos do Bloco B. Após a tomada de posse pelos deputados eleitos, estes iniciaram as suas funções elegendo a mesa da Sessão, cujo presidente foi o deputado Pedro Miguel Andrade. Este conduziu os trabalhos com dinamismo e responsabilidade, convidando os deputados a cumprir a ordem de trabalhos. No cumprimento da agenda de trabalhos, os deputados elaboraram o Projeto de Recomendação da Escola, elegeram os deputados à Sessão Distrital, Francisco Godinho, Duarte Godinho e João Paulo Monteiro e o candidato à presidência da mesa da sessão distrital, Gonçalo Gameiro. Escolheram ainda o tema a propor à Assembleia da República para o ano de 2016. 

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Exposição "Mulheres filósofas contemporâneas"




De 12 a 31 de Janeiro, está a decorrer, no Auditório da Livraria Bertrand, no Dolce Vita de Coimbra, uma exposição de desenhos/retratos dos alunos do 12.ºD, sobre "Mulheres Filósofas Contemporâneas", resultantes de um trabalho de articulação entre as disciplinas de Desenho (professora Carla Jorge) e Filosofia (professor José Pimenta), realizados no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher (8 de março). Estes desenhos/retratos serão também expostos na nossa escola em março de 2015.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Encontro com o escritor Domingos Amaral




Hoje tivemos entre nós o escritor Domingos Amaral, num encontro com alunos do 10º ano. A sessão iniciou-se com a apresentação do autor e um momento de música e canto por algumas alunas das turmas A e G.
Ao longo da sessão, o autor cativou a plateia falando do seu percurso de vida e das suas experiências de escritor, realçando o grande gosto que desde muito novo teve pela leitura. Seguiu-se um momento de perguntas e respostas muito participado pelos alunos, terminando a sessão com uma também muito participada sessão de autógrafos.
Agradecemos ao Dr. Domingos Amaral a sua simpatia e disponibilidade em aceder ao nosso convite e ainda à editora Leya pelo apoio a esta iniciativa.
Ficamos a aguardar o anunciado próximo livro!

sábado, 17 de janeiro de 2015

Exposição "Gaudí"



Na zona de leitura informal da BE, encontra-se a exposição "Gaudí", com trabalhos realizados pelos alunos do 12ºD, na disciplina de Oficina de Artes, sob a orientação da professora Ana Vinhas. Não deixem de passar por lá!
 

Exposição "Desenhos de objetos"

Desenho de objetos
Técnicas: grafite e tinta da china
Trabalhos realizados pelos alunos de Desenho do 11ºD, sob a orientação da professora Marina Pacheco, em exposição no hall de entrada da escola, junto à BE.

A Biologia e a Geologia na Literatura

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Conferência com o Professor Doutor José Cardoso Bernardes


No âmbito das comemorações dos 31 anos da nossa escola, teve lugar,  no passado dia 7 de janeiro, a primeira de três conferências sobre "A Modernidade dos Clássicos" na Literatura Portuguesa, promovida pelo Grupo de Português.
Ao primeiro dos três conferencistas convidados, o Professor Doutor José Cardoso Bernardes, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, coube falar de Luís de Camões, perante um auditório repleto de alunos do nono e décimo segundo anos. A conferência incidiu sobretudo na dimensão heroica de Camões, com destaque para a importância inquestionável do autor no património constituído pela língua portuguesa.
Os alunos foram sensibilizados para o relevo desta língua em Portugal e no mundo e para o caráter inigualável e pioneiro da obra do "príncipe dos poetas portugueses". 
Ana Paula Miraldo
Professora de Português


 

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Boas Festas!


A equipa da BE deseja a toda a comunidade educativa Boas Festas!
Feliz Natal!
Bom Ano Novo!
Até breve, até 2015!

Boas Festas do 5º A e B


 
Os alunos das turmas do 5º A e 5º B, acompanhados pela professora de Português Graça Trindade, percorreram diversos locais da escola dando as Boas Festas: os alunos do 5º A cantaram a canção Broas de Mel e os do 5º B recitaram o poema de Miguel Torga, História Antiga. A BE também foi contemplada e agradece esse momento tão especial!
 

Boletim da BE | 2014/15 - 1º Período

Concurso Concelhio Postal de Natal 2014



Mais uma vez, a Rede de Bibliotecas de Coimbra desenvolveu o Concurso Postal de Natal "Vamos Viver o Natal", em que a ilustração deve ser associada a uma obra literária, incentivando assim a criatividade e a leitura.
Na Fase Concelhia do Concurso foram selecionados 16 postais dos diversos níveis de ensino.
Da nossa escola foram selecionados, a nível do ensino secundário,  os postais das alunas Inês Isabel Fachada Rosa e Inês Filipe Rocha, do 12ºD.
A Biblioteca agradece a participação, imaginação e criatividade das alunas e agradece igualmente o empenho e colaboração da professora de Oficina de Artes, Ana Vinhas.
Parabéns às vencedoras!


Inês Isabel Fachada Rosa - Os três reis magos, texto bíblico
Inês Filipe Rocha - O quebra nozes, Ernest Theodor Amadeus Hoffmann



terça-feira, 16 de dezembro de 2014

TOP Leitores

Como é habitual, destacamos os alunos com mais livros requisitados e lidos durante o 1º período.
O nosso TOP Leitor é o aluno João Diogo, do 6ºC, com dezasseis livros requisitados!
Mas seguem-se a aluna Mariana Guiomar com treze livros e o Daniel Diogo com doze, também alunos do 6ºC.
Assim sendo, todos eles são TOP Leitores e a todos premiámos.
Parabéns a todos!
Boas leituras!

Postais de Natal


Postais de Natal elaborados pelos alunos das disciplinas de Espanhol, Francês e Inglês.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Flashmob














No passado sábado, dia 6 de dezembro, pelas 11 horas, decorreu na Baixa,  junto à igreja de Stª Cruz, um Flashmob com a presença dos alunos da turma do 6º A, do Curso Básico de Dança, uma iniciativa integrada nas atividades do "31 na Quinta" (comemoração dos 31 anos da escola), em colaboração com as professoras de dança do Conservatório. Esta atividade vai repetir-se no próximo sábado, à mesma hora, no centro comercial Dolce Vita.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Feira do Livro 2014


Durante esta semana está a decorrer, na zona de leitura informal da biblioteca, a Feira do Livro deste ano letivo.
Esperamos pela tua visita!
 

Concurso "A Ciência na Literatura"

Hoje entregámos o prémio à aluna vencedora do Concurso "A Ciência na Literatura", que decorreu durante a Semana da Cultura Científica.
Muitos parabéns à Natacha Fernandes, do 6º C!