quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Exposição "Formas e Texturas"



No âmbito das comemorações do “ 31 na Quinta” e lembrando os 13 anos de trabalho nesta escola, decidi partilhar convosco estas minhas duas paixões: a fotografia e a Natureza. Com material muito rudimentar captei algumas “Formas e Texturas” e é assim que denomino esta pequena mostra. Espero que vos ajude a olhar para a Terra Mãe com outros olhos. Um bem-haja a todos quantos nesta Casa trabalharam e trabalham.    
Helena Nolasco
Professora de Biologia

O CES vai à Escola

Ao longo dos últimos anos, a Escola Básica e Secundária Quinta das Flores tem contado com a valiosa colaboração do Centro de Estudos Sociais e do projeto: “O CES vai à Escola”.
No âmbito dos conteúdos de 12º ano, da disciplina de História A, Humanidades,  realizaram-se nos dias 11 e 25 do presente mês de fevereiro, para as turmas F e G, duas sessões subordinadas à temática relacionada com O Estado Novo. A primeira, “Prisões do Estado Novo”, foi  dinamizada  pelo Doutor Miguel Cardina, Investigador do Centro de Estudos Sociais e da Universidade de Coimbra; a segunda, “Testemunhos da Guerra Colonial Portuguesa”, decorreu no passado dia 25 e foi dinamizada pelo Doutor Bruno Sena Martins, Investigador do mesmo Centro.
Tal como sempre, as sessões foram consideradas de muito interesse, cumprindo plenamente os objetivos que se pretendiam.
Ao Centro de Estudos Sociais e aos seus investigadores deixamos os nossos sinceros agradecimentos. 

Maria da Luz Santos 
Professora de História  

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Parlamento dos Jovens


Decorreu hoje, no Instituto da Juventude, a eleição dos candidatos à Mesa da Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, pelos deputados selecionados nas Sessões Escolares do Círculo Eleitoral de Coimbra. 
Está de parabéns o  Gonçalo Gameiro, aluno do 11º E!

Concurso de Música RAP "Palavras e Sons do Mundo"

Decorreu hoje, no Pequeno Auditório, o Concurso de Música RAP "Palavras e Sons do Mundo". Apesar do número reduzido de concorrentes, as palavras e os sons apresentados entusiasmaram o júri. Estão de parabéns o Hélder Manim, o Josemar Fazenda e o Ricardo Ferreira! São todos vencedores!

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

"Shoá: lembrar para não esquecer": performance de encerramento


Terminaram hoje com chave de ouro as atividades do projeto “Shoá: lembrar para não esquecer” que, ao longo de um mês, ocupou a nossa escola. A aluna Beatriz Costa e o ator António Morais cativaram o público que encheu o auditório com o Impromptu de Pierné para harpa e o monólogo do senhor Glas da peça Dança lenta no local do crime, de William Hanley. 
A segunda parte do programa decorreu no átrio da escola, consistindo numa performance multidisciplinar de artes plásticas, poesia, música e canto lírico que envolveu alunos e professores da Quinta das Flores e do Conservatório de Música, bem como o ator António Morais. Foi um momento de grande beleza e emoção que marcou a comunidade educativa, especialmente quando o mural representando a entrada de Auschwitz foi rasgado para dar lugar a uma paisagem azul e florida, símbolo da liberdade e da paz.
Fátima Taborda
Professora de Francês

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A Biologia e a Geologia na Literatura

Palestra "Na "Era dos Extremos""




Encerrando o ciclo de palestras do projeto "Shoá: lembrar para não esquecer", o Professor Doutor Rui Bebiano subordinou a sua palestra ao tema "Na "Era dos Extremos" - Os sistemas totalitários e os campos de concentração no século XX". O Doutor Rui Bebiano, com grande clareza, falou aos nossos alunos das diferenças e semelhanças dos sistemas totalitários do século XX, a designada "era dos extremos", da Shoá e de Auschwitz, do Gulag e de Kolyma, assim como dos sobreviventes de campos de concentração, nomeadamente Primo Levi (1919-1987) e Varlam Shalamov (1907-1982), terminando com a enfatização do papel da memória e as lições da História. 

Torneio de Golfe

Realizou-se no passado dia 11 de fevereiro, em Cantanhede, um torneio de Golfe em que dois dos nossos alunos obtiveram o 1º e 2º lugar (Francisco Salgueiro - 6ºB, obteve 69 pontos e Pedro Oliveira - 7ºC, obteve 65 pontos); estiveram presentes ainda os alunos João Pires do 6ºB - 16º lugar (38 pontos) e Vasco Pinheiro do 5ºB - 18º Lugar (35 pontos). Nesta competição participaram 21 alunos e 4 alunas em representação do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria - Cantanhede, Agrupamento de Escolas Figueira Mar, Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Escola Secundária D. Duarte.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Sessão com a DECO sobre "Energia Fantasma"


Os alunos dos e anos assistiram hoje a uma útil Sessão Informativa realizada pela Dra. Ana Gonçalves, da DECO, sobre a importância do uso eficiente da energia elétrica como forma de estimular comportamentos de consumo mais sustentáveis. 
As sessões realizaram-se de forma interativa com os alunos e com o recurso a um inquérito em tempo real, dando especial atenção às vantagens da redução dos desperdícios de energia dos equipamentos em modo stand-by e off-mode, ao uso de equipamentos energeticamente eficientes e às consequências ambientais e económicas do desperdício energético residencial.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Sessão com a Amnistia Internacional

Decorreu hoje na nossa escola uma sessão dinamizada pela Amnistia Internacional sobre "Discriminação: refugiados e migrantes". A iniciar a sessão, a aluna Catarina Pastilha leu um poema alusivo a este tema, seguindo-se uma breve apresentação sobre a ação da Amnistia Internacional em geral e a sensibilização dos alunos para a temática dos refugiados e migrantes em particular. As representantes do Núcleo da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra da Amnistia Internacional, Ana Rita Vieira e Júlia Hollert, promoveram ainda um jogo interativo com os alunos presentes, com o objetivo de testarem os conhecimentos adquiridos durante a sessão.
A avaliação da sessão feita pelos alunos foi muito positiva.






Concurso de Selos


O núcleo de estágio de Matemática 2014/15 está a organizar um Concurso de Selos, lançado aos alunos do 8ºano, com o intuito de criarem propostas de selos com o tema “Matemática e o Projeto 31” (comemoração dos 31 anos da escola), em que o selo vencedor será oficializado pelos CTT de forma a ser utilizado posteriormente. 
Estima-se que a primeira utilização deste selo decorra na comemoração do dia dos namorados na escola. Esta atividade teve como coordenadores o Núcleo de Estágio de Matemática 2014/15 e as professoras de Educação Visual que lecionam os 8º anos.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Encontro com a escritora Ana Cristina Luz


Hoje recebemos a visita da escritora Ana Cristina Luz que presenteou as turmas do 5º ano com uma sessão sobre Aristides de Sousa Mendes. A autora do livro Aristides, o semeador de estrelas fez uma viagem pela vida do diplomata português, destacando o seu papel decisivo no salvamento de milhares de pessoas, nomeadamente judeus, durante a Segunda Guerra Mundial. Ana Cristina Luz deixou bem vincada a imagem de um homem bom, que nunca se arrependeu da sua ação humanitária, embora esta o tenha conduzido à miséria.
Aristides de Sousa Mendes é um dos três portugueses com o nome gravado no mural de honra do Jardim dos Justos, o Yad Vashem, em Jerusalém, que, arriscando a própria vida, salvaram judeus durante o período da Shoá (holocausto em hebraico).

A Biologia e a Geologia na Literatura

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Conferência com o Professor Doutor Carlos Reis



No âmbito das comemorações dos 31 anos da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, teve lugar hoje a segunda de três conferências sobre "A Modernidade dos Clássicos" na Literatura Portuguesa.
O segundo conferencista convidado foi o Professor Doutor Carlos Reis, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que veio falar de Eça de Queirós, em especial da obra Os Maias, perante um auditório repleto de alunos do décimo primeiro ano. O Professor Carlos Reis começou por explicitar a pertinência do tema aglutinador do ciclo de conferências, passando depois para aspetos da obra, nomeadamente o contexto, a estrutura e as personagens que caracterizam a sociedade oitocentista portuguesa.
Os alunos foram sensibilizados para a leitura da obra e o entusiasmo manifestou-se através de diversas questões colocadas ao orador.
Graça Trindade
 Professora de Português 

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Palestra "Três Justos Portugueses"



No dia 31 de janeiro, a nossa escola homenageou Três Justos Portugueses: Aristides de Sousa Mendes, Sampayo Garrido e José de Brito Mendes.
Para os evocar, contámos com a presença de familiares que, na primeira pessoa, referiram as ações empreendidas por cada uma destas personalidades que, durante a 2ª Guerra Mundial, puseram em risco as suas vidas e as suas carreiras para salvar judeus dos horrores do Holocausto.
António Moncada de Sousa Mendes, neto de Aristides de Sousa Mendes, recordou o ato de desobediência às ordens de Salazar levado a cabo pelo seu avô que, enquanto Cônsul de Portugal em Bordéus, passou milhares de vistos a judeus, permitindo-lhes atravessar a fronteira e chegarem a Portugal.
Salvador Sampayo Garrido Reis, neto de Sampayo Garrido, Embaixador de Portugal em Budapeste, entre 1939 e 1944, evocou o gesto do seu avô que, contrariando também as ordens emanadas do governo português, protegeu e salvou mais de mil judeus húngaros.
Fátima Taborda, lembrou o seu tio-avô, José de Brito Mendes, operário português em Paris, que salvou Cécile, uma menina judia, filha dos seus vizinhos polacos, deportados e assassinados em campos nazis.
Fátima Taborda
Professora de Francês

Concurso Green Chef - 2ª edição


Com a segunda edição do Concurso “Green Chef”, a DECOJovem pretende sensibilizar os jovens e as suas famílias para a importância do combate ao desperdício alimentar. 
Os alunos concorrentes deveriam construir um livro de receitas, onde apresentassem três receitas culinárias com o aproveitamento de sobras alimentares ou de refeições. O livro deveria ser submetido à DECOJovem para ser inserido numa galeria e sujeito a votação. Os mais votados serão depois apreciados pelo júri, donde sairão os vencedores. 
Da nossa escola participaram no concurso os alunos autores dos livros de receitas que aqui apresentamos. Apreciem-nos e votem!


Podem votar no livro de receitas do Grupo "Os Q.B." aqui.



Podem votar no livro de receitas do Grupo "Os Mixers" aqui.



Podem votar no livro de receitas do Grupo "Sweet Cookers" aqui.


Podem votar no livro de receitas do Grupo "Re-Chefs" aqui.


terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Projeto Mundo Brilhante


Tivemos hoje na nossa escola, mais uma vez, o Dr. Alfredo Leite, do Projeto Mundo Brilhante, para realizar sessões de motivação para a leitura da obra "O rapaz de bronze", de Sophia de Mello Breyner Andresen, para as turmas do 5º ano e sessões de escrita criativa, para as turmas do 10ºG e 11ºG. Os alunos apreciaram muito estas sessões, que têm também sempre presente uma vertente de educação para os valores.


Palestra "A história nunca contada dos portugueses nos campos de concentração"




Os jornalistas do Público, Patrícia Carvalho e Nelson Garrido, foram os primeiros convidados de um ciclo de palestras incluído na programação de "Shoá: lembrar para não esquecer". Apresentaram a comunicação "A história nunca contada dos portugueses nos campos de concentração", resultado de uma longa investigação durante a qual passaram a pente fino arquivos e bases de dados, visitaram campos de concentração e entrevistaram familiares de algumas das vítimas. Vídeos e fotografias complementaram a comunicação, a que assistiram com interesse alunos, professores e algum público exterior à escola.

Fátima Taborda
Professora de Francês

"Shoá: lembrar para não esquecer"


No âmbito do projeto "Shoá: lembrar para não esquecer", está patente, no hall de entrada da nossa escola, uma exposição constituída por um impressionante mural, textos e ilustrações da autoria de alunos do ensino secundário e ainda um conjunto de fotografias do Campo de Concentração de Auschwitz-Birkenau, libertado há precisamente 70 anos. Lembrar, para não esquecer!

O projeto "Shoá: lembrar para não esquecer" está a ser dinamizado pelas professoras Fátima Taborda, Antonieta Mendonça, Florbela Moura e Madalena Trindade (Biblioteca escolar), com a colaboração das professoras de Artes Ana Vinhas e Marina Pacheco, das professoras de Português, dos professores de Filosofia Vítor Simão e Francisco Oliveira e do Clube de Cinema da escola. As fotografias de Auschwitz presentes na exposição foram cedidas pelo município de Castanheira de Pera.