segunda-feira, 16 de março de 2015

Semana da Leitura

«A 9ª edição da Semana da Leitura convida as escolas e os agrupamentos de escolas a celebrarem, com as crianças, os jovens, os adultos e a comunidade em geral, a leitura e os livros.
Juntem-se a nós e venham conviver e divertir-se com as “Palavras do Mundo”, entre 16 e 20 março de 2015.
Esta iniciativa, em que se assume o prazer de ler, constitui-se já como um marco em que a leitura salta para a festa da criatividade, da inovação e da pluralidade patenteadas por todos os que continuadamente se envolvem neste desafio.
O envolvimento de todos acaba, também, por mobilizar diferentes literacias e abordagens de temáticas diversificadas e atuais, relevantes para o exercício de uma cidadania consciente e participativa.
Nesta edição, convoca-se a criatividade e a originalidade na exploração da palavra (dita, escrita, lida ou cantada, …), testemunho da diversidade cultural, social, histórica e estética presente nas representações intemporais e universais da pluralidade da humanidade no nosso Mundo global e inclusivo.
Com vem sendo hábito, no âmbito da Semana da Leitura, será promovido um Concurso que, mais uma vez, apelará à imaginação e a um conjunto de competências muito diversificado convocadas pela presença da leitura numa perspetiva de transversalidade curricular, e que se centrará no tema «Palavras do Mundo»
O Comissário do Plano Nacional da Leitura - Fernando Pinto do Amaral»

Concurso de Poesia "Há Poesia na escola"

Damos hoje a conhecer os poemas selecionados na nossa escola, por ciclo, do Concurso concelhio “Há poesia na escola”,  que tem a 2ª fase de apuramento na Biblioteca Municipal de Coimbra.
Felicitamos todos os participantes que nos fizeram viajar pelas palavras com tanto agrado!
Muitos parabéns a todos e em especial à Diana, Rita e Tiago Luís!
2º ciclo
Palavras do mundo

Há palavras no mundo
que não consigo descrever
como “amor”
“vida” e “saber”.

“Amor”
é uma palavra maravilhosa
aparece no mundo
como o florescer de uma rosa.

“Vida”
surge do nada
é complicado de explicar
como a magia de uma fada.

O “Saber”
é muito precioso
é preciso muitos anos
sempre a ser estudioso.

Noutras línguas
é difícil de expressar
pois há mais de mil palavras na vida,
como as gotas do mar.

Rita Cunha, 5ºC
3º ciclo
OS INSTRUMENTOS

Os Instrumentos são metáforas
Escondidos pelas notas
Que outrora foram tocadas

Ao lançarem as suas
Balas de tristeza ou de alegria
Ou dos sentimentos
Que outrora foram sentidos

São eles que controlam
O mundo e todos os
Seus recantos com as
Suas notas de encanto

As balas voam
Mas ao contrário
Das balas das armas
Estas não magoam

São os instrumentos
Que contam a história
De todas as raças

São todos diferentes
Nenhum é igual

Todos juntos formam
Uma orquestra e
Essa orquestra…
É o MUNDO!!

Tiago Luís, 8ºB

Secundário
A Queda da Torre
Soneto em Alexandrinos

Babel separou-nos. Pelo menos tentou.
O mar separou-nos. Pelo menos tentou.
Tantos o tentaram, sem nunca conseguir
Pois temos o melhor de tudo: o sentir.

Sentimos, pois somos seres racionais –
Preferindo, eu, seres emocionais.
É isso o que une, sem nunca separar,
Nem Babel conseguiu, nem conseguiu o mar!

São esses sentimentos que nos incentivam,
Que tanto distinguem dos outros animais.
Amor e Paz nos distanciam dos demais.

E assim, nós, inseparáveis, nos unimos,
Porque as palavras do mundo são um cordel
E unidos seguiremos rumo a Babel.

Diana Matias, 12ºF

Os prémios e certificados do Concurso de Poesia serão entregues na quarta-feira, às 14:45 na zona de leitura informal da BE, juntamente com os prémios dos vencedores do Concurso de Leitura Expressiva e do Concurso de Música RAP.


quarta-feira, 11 de março de 2015

Concurso de Leitura Expressiva




Realizou-se hoje mais uma edição do Concurso de Leitura Expressiva em que os alunos concorrentes do e 3º ciclos e ensino secundário leram os textos (texto poético e texto narrativo), previamente selecionados, perante um júri constituído pelas professoras Fátima Taborda, Licínia Regateiro e Marília Batalha. As leituras apresentadas foram de muita qualidade e muito apreciadas pelos elementos do júri mas, feita a soma das pontuações, as vencedoras deste ano são:

2º Ciclo - Ana Irene Dias- 6º C 
3º Ciclo - Laura Arede - 8º B 
Secundário - Diana Matias - 12º F

O júri e a biblioteca dão os parabéns a todos os concorrentes! Muito bem! Continuem a concorrer e a participar nas nossas atividades! E boas leituras!

quinta-feira, 5 de março de 2015

Conferência com a Professora Doutora Ana Paula Arnaut



No âmbito das comemorações dos 31 anos da nossa escola, teve lugar, hoje, a última de três conferências sobre "A Modernidade dos Clássicos" na Literatura Portuguesa, promovida pelo Grupo de Português.
A abertura desta conferência primou pela originalidade, uma vez que um grupo de RAP, composto pelos alunos Josemar, Hélder e Ricardo, criou uma letra específica para a ocasião, intitulada "Recado de Saramago", interpretando-a perante um público simultaneamente surpreendido e entusiasmado.
A Professora Doutora Ana Paula Arnaut, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi a conferencista convidada, que falou de José Saramago. Ouviram-se, então, referências à vida do escritor, desde a explicação do apelido Saramago, até ao seu percurso como autodidata. Evocaram-se  diversas obras, Terra do Pecado, Manual de Pintura e Caligrafia, Claraboia, Ano da Morte de Ricardo Reis, O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Caim, entre outros, com destaque para o Memorial do Convento, integrados nos diferentes ciclos que caracterizam a produção saramaguiana.
Esta conferência terminou com a explicação da oradora sobre o facto de Saramago suscitar paixões e ódios  simultaneamente, questão introduzida logo no início pela Professora e recordada por uma aluna.
A encerrar o ciclo de conferências, os alunos do Curso Profissional de Instrumentistas de Jazz brindaram a assistência com um momento musical fortemente ovacionado.


Ana Paula Miraldo e Graça Trindade
Professoras de Português

segunda-feira, 2 de março de 2015

Exposição "Retratos"



Na zona de leitura informal da BE, encontra-se uma exposição subordinada ao tema "Retratos", com trabalhos dos alunos do 12ºD realizados na disciplina de Desenho A, sob a orientação da professora Carla Jorge.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Exposição "Formas e Texturas"



No âmbito das comemorações do “ 31 na Quinta” e lembrando os 13 anos de trabalho nesta escola, decidi partilhar convosco estas minhas duas paixões: a fotografia e a Natureza. Com material muito rudimentar captei algumas “Formas e Texturas” e é assim que denomino esta pequena mostra. Espero que vos ajude a olhar para a Terra Mãe com outros olhos. Um bem-haja a todos quantos nesta Casa trabalharam e trabalham.    
Helena Nolasco
Professora de Biologia

O CES vai à Escola

Ao longo dos últimos anos, a Escola Básica e Secundária Quinta das Flores tem contado com a valiosa colaboração do Centro de Estudos Sociais e do projeto: “O CES vai à Escola”.
No âmbito dos conteúdos de 12º ano, da disciplina de História A, Humanidades,  realizaram-se nos dias 11 e 25 do presente mês de fevereiro, para as turmas F e G, duas sessões subordinadas à temática relacionada com O Estado Novo. A primeira, “Prisões do Estado Novo”, foi  dinamizada  pelo Doutor Miguel Cardina, Investigador do Centro de Estudos Sociais e da Universidade de Coimbra; a segunda, “Testemunhos da Guerra Colonial Portuguesa”, decorreu no passado dia 25 e foi dinamizada pelo Doutor Bruno Sena Martins, Investigador do mesmo Centro.
Tal como sempre, as sessões foram consideradas de muito interesse, cumprindo plenamente os objetivos que se pretendiam.
Ao Centro de Estudos Sociais e aos seus investigadores deixamos os nossos sinceros agradecimentos. 

Maria da Luz Santos 
Professora de História  

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Parlamento dos Jovens


Decorreu hoje, no Instituto da Juventude, a eleição dos candidatos à Mesa da Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, pelos deputados selecionados nas Sessões Escolares do Círculo Eleitoral de Coimbra. 
Está de parabéns o  Gonçalo Gameiro, aluno do 11º E!

Concurso de Música RAP "Palavras e Sons do Mundo"

Decorreu hoje, no Pequeno Auditório, o Concurso de Música RAP "Palavras e Sons do Mundo". Apesar do número reduzido de concorrentes, as palavras e os sons apresentados entusiasmaram o júri. Estão de parabéns o Hélder Manim, o Josemar Fazenda e o Ricardo Ferreira! São todos vencedores!

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

"Shoá: lembrar para não esquecer": performance de encerramento


Terminaram hoje com chave de ouro as atividades do projeto “Shoá: lembrar para não esquecer” que, ao longo de um mês, ocupou a nossa escola. A aluna Beatriz Costa e o ator António Morais cativaram o público que encheu o auditório com o Impromptu de Pierné para harpa e o monólogo do senhor Glas da peça Dança lenta no local do crime, de William Hanley. 
A segunda parte do programa decorreu no átrio da escola, consistindo numa performance multidisciplinar de artes plásticas, poesia, música e canto lírico que envolveu alunos e professores da Quinta das Flores e do Conservatório de Música, bem como o ator António Morais. Foi um momento de grande beleza e emoção que marcou a comunidade educativa, especialmente quando o mural representando a entrada de Auschwitz foi rasgado para dar lugar a uma paisagem azul e florida, símbolo da liberdade e da paz.
Fátima Taborda
Professora de Francês

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A Biologia e a Geologia na Literatura

Palestra "Na "Era dos Extremos""




Encerrando o ciclo de palestras do projeto "Shoá: lembrar para não esquecer", o Professor Doutor Rui Bebiano subordinou a sua palestra ao tema "Na "Era dos Extremos" - Os sistemas totalitários e os campos de concentração no século XX". O Doutor Rui Bebiano, com grande clareza, falou aos nossos alunos das diferenças e semelhanças dos sistemas totalitários do século XX, a designada "era dos extremos", da Shoá e de Auschwitz, do Gulag e de Kolyma, assim como dos sobreviventes de campos de concentração, nomeadamente Primo Levi (1919-1987) e Varlam Shalamov (1907-1982), terminando com a enfatização do papel da memória e as lições da História. 

Torneio de Golfe

Realizou-se no passado dia 11 de fevereiro, em Cantanhede, um torneio de Golfe em que dois dos nossos alunos obtiveram o 1º e 2º lugar (Francisco Salgueiro - 6ºB, obteve 69 pontos e Pedro Oliveira - 7ºC, obteve 65 pontos); estiveram presentes ainda os alunos João Pires do 6ºB - 16º lugar (38 pontos) e Vasco Pinheiro do 5ºB - 18º Lugar (35 pontos). Nesta competição participaram 21 alunos e 4 alunas em representação do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria - Cantanhede, Agrupamento de Escolas Figueira Mar, Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Escola Secundária D. Duarte.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Sessão com a DECO sobre "Energia Fantasma"


Os alunos dos e anos assistiram hoje a uma útil Sessão Informativa realizada pela Dra. Ana Gonçalves, da DECO, sobre a importância do uso eficiente da energia elétrica como forma de estimular comportamentos de consumo mais sustentáveis. 
As sessões realizaram-se de forma interativa com os alunos e com o recurso a um inquérito em tempo real, dando especial atenção às vantagens da redução dos desperdícios de energia dos equipamentos em modo stand-by e off-mode, ao uso de equipamentos energeticamente eficientes e às consequências ambientais e económicas do desperdício energético residencial.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Sessão com a Amnistia Internacional

Decorreu hoje na nossa escola uma sessão dinamizada pela Amnistia Internacional sobre "Discriminação: refugiados e migrantes". A iniciar a sessão, a aluna Catarina Pastilha leu um poema alusivo a este tema, seguindo-se uma breve apresentação sobre a ação da Amnistia Internacional em geral e a sensibilização dos alunos para a temática dos refugiados e migrantes em particular. As representantes do Núcleo da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra da Amnistia Internacional, Ana Rita Vieira e Júlia Hollert, promoveram ainda um jogo interativo com os alunos presentes, com o objetivo de testarem os conhecimentos adquiridos durante a sessão.
A avaliação da sessão feita pelos alunos foi muito positiva.






Concurso de Selos


O núcleo de estágio de Matemática 2014/15 está a organizar um Concurso de Selos, lançado aos alunos do 8ºano, com o intuito de criarem propostas de selos com o tema “Matemática e o Projeto 31” (comemoração dos 31 anos da escola), em que o selo vencedor será oficializado pelos CTT de forma a ser utilizado posteriormente. 
Estima-se que a primeira utilização deste selo decorra na comemoração do dia dos namorados na escola. Esta atividade teve como coordenadores o Núcleo de Estágio de Matemática 2014/15 e as professoras de Educação Visual que lecionam os 8º anos.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Encontro com a escritora Ana Cristina Luz


Hoje recebemos a visita da escritora Ana Cristina Luz que presenteou as turmas do 5º ano com uma sessão sobre Aristides de Sousa Mendes. A autora do livro Aristides, o semeador de estrelas fez uma viagem pela vida do diplomata português, destacando o seu papel decisivo no salvamento de milhares de pessoas, nomeadamente judeus, durante a Segunda Guerra Mundial. Ana Cristina Luz deixou bem vincada a imagem de um homem bom, que nunca se arrependeu da sua ação humanitária, embora esta o tenha conduzido à miséria.
Aristides de Sousa Mendes é um dos três portugueses com o nome gravado no mural de honra do Jardim dos Justos, o Yad Vashem, em Jerusalém, que, arriscando a própria vida, salvaram judeus durante o período da Shoá (holocausto em hebraico).

A Biologia e a Geologia na Literatura

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Conferência com o Professor Doutor Carlos Reis



No âmbito das comemorações dos 31 anos da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, teve lugar hoje a segunda de três conferências sobre "A Modernidade dos Clássicos" na Literatura Portuguesa.
O segundo conferencista convidado foi o Professor Doutor Carlos Reis, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que veio falar de Eça de Queirós, em especial da obra Os Maias, perante um auditório repleto de alunos do décimo primeiro ano. O Professor Carlos Reis começou por explicitar a pertinência do tema aglutinador do ciclo de conferências, passando depois para aspetos da obra, nomeadamente o contexto, a estrutura e as personagens que caracterizam a sociedade oitocentista portuguesa.
Os alunos foram sensibilizados para a leitura da obra e o entusiasmo manifestou-se através de diversas questões colocadas ao orador.
Graça Trindade
 Professora de Português