quinta-feira, 26 de março de 2015
terça-feira, 24 de março de 2015
sábado, 21 de março de 2015
Concurso de Poesia concelhio "Há poesia na escola"
Neste Dia da Poesia, é com muito prazer e alegria que divulgamos que as nossas alunas Rita Cunha, do 5ºC e Diana Matias, do 12ºF, vencedoras na 1ª fase de escola, obtiveram o 1º lugar na fase concelhia, respetivamente no 2º escalão (2º ciclo) e 4º escalão (secundário). O nosso aluno Tiago Luís, do 8ºB, vencedor na escola no 3º ciclo, obteve uma menção honrosa. Muitos parabéns a todos!
Na passada quarta-feira entregámos os prémios na escola. Os prémios concelhios serão entregues no próximo dia 23 de abril, na Biblioteca Municipal de Coimbra.
sexta-feira, 20 de março de 2015
Ovos da Páscoa
Ovos da Páscoa - exposição de trabalhos realizados pelos alunos das turmas do 5ºA e do 5ª B na disciplina de Educação Visual, sob a orientação da professora Ana Vinhas.
Boa Páscoa!
Boa Páscoa!
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
15:59
Sem comentários:
Marcadores:
Exposições
Palavras do Mundo
Cartazes da Semana da Leitura
Cartazes elaborados pelos alunos do 8ºA e 8ºC para evocar a comemoração da Semana da Leitura, na disciplina de Educação Visual, sob a orientação da professora Ana Cristina Cardoso.
Encontro com o poeta José António Franco
Hoje recebemos de novo o poeta José António Franco, desta vez num encontro com as turmas do 5ºB e 6ºC e de novo o encanto e a magia da poesia entusiasmou os nossos alunos!
quinta-feira, 19 de março de 2015
Brigadas de Leitura
Durante esta semana, Semana da Leitura, um grupo de professores organizou "brigadas de leitura" que "invadiram" as salas de aula, fazendo parar por momentos as atividades letivas para dar lugar a dois momentos de leitura. Foram lidos os começos de vários livros, de autores portugueses e estrangeiros, com o objetivo de motivar os alunos para a leitura dessas e de outras obras literárias.
Agradecemos a todos os colegas que permitiram as "invasões" e aos professores leitores (Antonieta Mendonça, Fátima Taborda, Florbela Moura, Graça Trindade, Isabel Martins, Laura Santos, Licínia Regateiro, Madalena Trindade, Marília Batalha e Vítor Simão).
quarta-feira, 18 de março de 2015
Entrega de prémios
Hoje entregámos os diplomas e prémios aos vencedores dos nossos mais recentes concursos.
1ª Fase do Concurso de Poesia:
2º Ciclo - Rita Cunha, 5ºC
3º Ciclo - Tiago Luís, 8ºB
Secundário - Diana Matias, 12ºF
Concurso de Leitura Expressiva:
2º Ciclo - Ana Irene Dias, 6ºC
3º Ciclo - Laura Arede, 8ºB
Secundário - Diana Matias, 12ºF
Concurso de Música RAP:
Hélder Manim - 10ºJ
Josemar Fazenda - 11ºG
Ricardo Ferreira - 11ºG
Entregámos ainda um prémio e certificado ao nosso aluno TOP Leitor, que mais livros requisitou durante o 2º Período - João Diogo, do 6º C!
Muitos parabéns a todos! Continuem a participar nos desafios propostos pelos diversos concursos!
Dia Mundial dos Direitos do Consumidor
No âmbito da comemoração do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, alguns alunos das turmas de Economia elaboraram um pequeno filme alusivo ao tema dos direitos do consumidor, assim como cartazes sensibilizadores, nomeadamente sobre o desperdício alimentar. Os alunos que concorreram ao Concurso Green Chef, dinamizado pela DECO, em que apresentaram livros de receitas com o aproveitamento de sobras alimentares ou de refeições, elaboraram algumas dessas receitas que a comunidade escolar pôde provar.
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
19:22
Sem comentários:
Marcadores:
DECO,
Efemérides
terça-feira, 17 de março de 2015
Encontro com o poeta José António Franco
Hoje tivemos o prazer de receber na nossa escola o poeta José António Franco, num encontro com as turmas do 5ºA e C. Numa sessão muito dinâmica e interativa com os alunos, José António Franco procurou sensibilizá-los para a força da palavra como forma de captar o mundo para a poesia. Na próxima sexta-feira, a sessão repetir-se-á com as turmas do 5ºB e 6ºC.
Agradecemos ao poeta José António Franco a sua disponibilidade, simpatia e amor pela POESIA!
Agradecemos ao poeta José António Franco a sua disponibilidade, simpatia e amor pela POESIA!
segunda-feira, 16 de março de 2015
Semana da Leitura
«A 9ª edição da Semana da Leitura convida as escolas e os agrupamentos de escolas a celebrarem, com as crianças, os jovens, os adultos e a comunidade em geral, a leitura e os livros.
Juntem-se a nós e venham conviver e divertir-se com as “Palavras do Mundo”, entre 16 e 20 março de 2015.
Esta iniciativa, em que se assume o prazer de ler, constitui-se já como um marco em que a leitura salta para a festa da criatividade, da inovação e da pluralidade patenteadas por todos os que continuadamente se envolvem neste desafio.
O envolvimento de todos acaba, também, por mobilizar diferentes literacias e abordagens de temáticas diversificadas e atuais, relevantes para o exercício de uma cidadania consciente e participativa.
Nesta edição, convoca-se a criatividade e a originalidade na exploração da palavra (dita, escrita, lida ou cantada, …), testemunho da diversidade cultural, social, histórica e estética presente nas representações intemporais e universais da pluralidade da humanidade no nosso Mundo global e inclusivo.
Com vem sendo hábito, no âmbito da Semana da Leitura, será promovido um Concurso que, mais uma vez, apelará à imaginação e a um conjunto de competências muito diversificado convocadas pela presença da leitura numa perspetiva de transversalidade curricular, e que se centrará no tema «Palavras do Mundo»
O Comissário do Plano Nacional da Leitura - Fernando Pinto do Amaral»
Concurso de Poesia "Há Poesia na escola"
Damos hoje a conhecer os poemas selecionados na nossa escola, por ciclo, do Concurso concelhio “Há poesia na escola”, que tem a 2ª fase de apuramento na Biblioteca Municipal de Coimbra.
Felicitamos todos os participantes que nos fizeram viajar pelas palavras com tanto agrado!
Muitos parabéns a todos e em especial à Diana, Rita e Tiago Luís!
2º ciclo
Palavras do
mundo
Há palavras
no mundo
que não
consigo descrever
como “amor”
“vida” e
“saber”.
“Amor”
é uma
palavra maravilhosa
aparece no
mundo
como o
florescer de uma rosa.
“Vida”
surge do
nada
é complicado
de explicar
como a magia
de uma fada.
O “Saber”
é muito
precioso
é preciso
muitos anos
sempre a ser
estudioso.
Noutras
línguas
é difícil de
expressar
pois há mais
de mil palavras na vida,
como as
gotas do mar.
Rita Cunha, 5ºC
3º ciclo
OS
INSTRUMENTOS
Os Instrumentos são metáforas
Escondidos pelas notas
Que outrora foram tocadas
Balas de tristeza ou de alegria
Ou dos sentimentos
Que outrora foram sentidos
São eles que controlam
O mundo e todos os
Seus recantos com as
Suas notas de encanto
As balas voam
Mas ao contrário
Das balas das armas
Estas não magoam
São os instrumentos
Que contam a história
De todas as raças
São todos diferentes
Nenhum é igual
Todos juntos formam
Uma orquestra e
Essa orquestra…
É o MUNDO!!
Tiago Luís, 8ºB
Secundário
A Queda da Torre
Soneto em Alexandrinos
Babel
separou-nos. Pelo menos tentou.
O mar
separou-nos. Pelo menos tentou.
Tantos
o tentaram, sem nunca conseguir
Pois
temos o melhor de tudo: o sentir.
Sentimos,
pois somos seres racionais –
Preferindo,
eu, seres emocionais.
Nem
Babel conseguiu, nem conseguiu o mar!
São
esses sentimentos que nos incentivam,
Que
tanto distinguem dos outros animais.
Amor e
Paz nos distanciam dos demais.
E
assim, nós, inseparáveis, nos unimos,
Porque
as palavras do mundo são um cordel
E
unidos seguiremos rumo a Babel.
Diana Matias, 12ºF
Os prémios e certificados do Concurso de Poesia serão entregues na quarta-feira, às 14:45 na zona de leitura informal da BE, juntamente com os prémios dos vencedores do Concurso de Leitura Expressiva e do Concurso de Música RAP.
quinta-feira, 12 de março de 2015
quarta-feira, 11 de março de 2015
Concurso de Leitura Expressiva
Realizou-se hoje mais uma edição do Concurso de Leitura Expressiva em que os alunos concorrentes do 2º e 3º ciclos e ensino secundário leram os textos (texto poético e texto narrativo), previamente selecionados, perante um júri constituído pelas professoras Fátima Taborda, Licínia Regateiro e Marília Batalha. As leituras apresentadas foram de muita qualidade e muito apreciadas pelos elementos do júri mas, feita a soma das pontuações, as vencedoras deste ano são:
2º Ciclo - Ana Irene Dias- 6º C
3º Ciclo - Laura Arede - 8º B
Secundário - Diana Matias - 12º F
O júri e a biblioteca dão os parabéns a todos os concorrentes! Muito bem! Continuem a concorrer e a participar nas nossas atividades! E boas leituras!
quinta-feira, 5 de março de 2015
Conferência com a Professora Doutora Ana Paula Arnaut
No âmbito das comemorações dos 31 anos da nossa escola, teve lugar, hoje, a última de três conferências sobre "A Modernidade dos Clássicos" na Literatura Portuguesa, promovida pelo Grupo de Português.
A abertura
desta conferência primou pela originalidade, uma vez que um grupo de RAP,
composto pelos alunos Josemar, Hélder e Ricardo, criou uma letra específica
para a ocasião, intitulada "Recado de Saramago", interpretando-a perante
um público simultaneamente surpreendido e entusiasmado.
A Professora
Doutora Ana Paula Arnaut, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra,
foi a conferencista convidada, que falou de José Saramago. Ouviram-se, então,
referências à vida do escritor, desde a explicação do apelido Saramago, até ao
seu percurso como autodidata. Evocaram-se
diversas obras, Terra do Pecado,
Manual de Pintura e Caligrafia, Claraboia, Ano da Morte de Ricardo Reis, O
Evangelho Segundo Jesus Cristo, Caim, entre outros, com destaque para o Memorial do Convento, integrados nos
diferentes ciclos que caracterizam a produção saramaguiana.
Esta
conferência terminou com a explicação da oradora sobre o facto de Saramago
suscitar paixões e ódios
simultaneamente, questão introduzida logo no início pela Professora e
recordada por uma aluna.
A encerrar o
ciclo de conferências, os alunos do Curso Profissional de Instrumentistas de
Jazz brindaram a assistência com um momento musical fortemente ovacionado.
Ana Paula Miraldo e Graça Trindade
Professoras de Português
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
19:10
Sem comentários:
Marcadores:
Conferências
segunda-feira, 2 de março de 2015
Exposição "Retratos"
Na zona de leitura informal da BE, encontra-se uma exposição subordinada ao tema "Retratos", com trabalhos dos alunos do 12ºD realizados na disciplina de Desenho A, sob a orientação da professora Carla Jorge.
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
22:53
Sem comentários:
Marcadores:
Exposições
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015
Exposição "Formas e Texturas"
No âmbito das comemorações do “ 31 na Quinta” e lembrando os 13 anos de trabalho nesta escola, decidi partilhar convosco estas minhas duas paixões: a fotografia e a Natureza.
Com material muito rudimentar captei algumas “Formas e Texturas” e é assim que denomino esta pequena mostra.
Espero que vos ajude a olhar para a Terra Mãe com outros olhos.
Um bem-haja a todos quantos nesta Casa trabalharam e trabalham.
Helena Nolasco
Professora de Biologia
Professora de Biologia
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
15:45
Sem comentários:
Marcadores:
Exposições
O CES vai à Escola
No âmbito dos conteúdos de 12º ano, da disciplina de
História A, Humanidades, realizaram-se
nos dias 11 e 25 do presente mês de fevereiro, para as turmas F e G, duas
sessões subordinadas à temática relacionada com O Estado Novo. A primeira,
“Prisões do Estado Novo”, foi
dinamizada pelo Doutor Miguel
Cardina, Investigador do Centro de Estudos Sociais e da Universidade de
Coimbra; a segunda, “Testemunhos da Guerra Colonial Portuguesa”, decorreu no
passado dia 25 e foi dinamizada pelo Doutor Bruno Sena Martins, Investigador do
mesmo Centro.
Tal como sempre, as sessões foram consideradas de muito
interesse, cumprindo plenamente os objetivos que se pretendiam.
Ao Centro de Estudos Sociais e aos seus investigadores
deixamos os nossos sinceros agradecimentos.
Maria da Luz Santos
Professora de História
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
15:25
Sem comentários:
Marcadores:
Conferências
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015
Parlamento dos Jovens
Subscrever:
Mensagens (Atom)




.jpg)