quinta-feira, 18 de junho de 2015
segunda-feira, 15 de junho de 2015
Oficina do Livro
Mais uma vez, durante este ano letivo, a Oficina
do Livro, orientada pela professora Luísa
Tovar, deu continuidade ao trabalho que vem
desenvolvendo há dois anos.
Com o objetivo de restaurar os livros da
BE danificados pelo uso e ao mesmo tempo transmitir e praticar as técnicas
necessárias a esse trabalho, a Oficina do Livro
funcionou todas as segundas-feiras, sendo frequentada regularmente por três
alunas (Maria Inês Amaral, Maria João Barros e Raquel Rodrigues Simões) que, no último dia, receberam um certificado.Consertaram-se cerca de 30 livros, tendo sido alguns deles encadernados de novo.
Esta atividade constitui uma mais-valia extraordinária para a biblioteca, não só pela efetiva recuperação de livros, como pela sensibilização dos alunos em geral para o correto manuseamento do livro.
terça-feira, 9 de junho de 2015
Encontro com a jovem autora Marta Cunha
Ontem, as turmas do 7ºB e C tiveram a oportunidade de conhecer uma colega de escola do 11º ano, Marta Cunha, que recentemente publicou o seu primeiro livro Histórias de Sara. Neste encontro, a Marta apresentou a sua obra, fazendo uma pequena síntese das várias histórias que a constituem, inspiradas em sonhos, vivências ou simplesmente fruto da imaginação. Seguiu-se um momento de diálogo sobre a paixão e o prazer da escrita, os motivos de inspiração e a importância da leitura e da escrita na formação de jovens mais sensíveis e despertos para a realidade. Após a leitura da história "Unidos pela chuva", pela professora de Português da Marta, abriu-se um momento de reflexão sobre a elaboração criativa de um texto, a possibilidade de usar, mas não plagiar, outras leituras e a transferência para o universo ficcional de vivências com as quais os leitores se identificam.
Segue os teus sonhos é o subtítulo do livro da Marta e foi o apelo que deixou aos colegas que têm o gosto pela escrita.
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
13:19
1 comentário:
Marcadores:
Autores na escola
sexta-feira, 5 de junho de 2015
Feira Cultural de Coimbra
As escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra têm animado as tardes da Feira Cultural. Hoje marcaram presença um Combo de Jazz do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra e uma apresentação de música RAP por três alunos da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores.
quarta-feira, 3 de junho de 2015
Concurso de Fotografia "Como vejo a minha escola"

Os nossos parabéns às vencedoras e a todos os participantes!
Aqui fica o conjunto das fotografias concorrentes:
terça-feira, 2 de junho de 2015
La Chanson en Scène
A trupe “Les Indécis” constituída por António Bento (violino), Diogo Chichorro (piano), João Martinho (percussão), Ana Rosa (voz) e os atores Ana Lucas, Catarina Vicente, Eduardo Nunes, Hugo Umbelino, Inês Costa, Laura Arede, Luís Nogueira e Margarida Quadros, todos alunos do 8ºB, foi a vencedora da final nacional do concurso La Chanson en Scène III, promovido pela Associação Portuguesa dos Professores de Francês, que decorreu em Lisboa no Institut Français, no dia 29 de maio. A encenação da canção Petite Émilie (Keen’V) e as qualidades artísticas da trupe cativaram o júri.
Muitos parabéns!
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
15:48
Sem comentários:
Marcadores:
Francês
Festival da Canção Francófona



A Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e a Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra foram palco do primeiro Festival da Canção Francófona em que participaram também alunos do Colégio de S. Teotónio, da escola Secundária de Estarreja e do Agrupamento de Escolas Martinho Árias de Soure. A qualidade dos músicos e cantores concorrentes não facilitou a tarefa do júri que, após demorada deliberação, apurou o seguinte palmarés:1ª classificada – Ana Catarina Alexandre (Colégio S. Teotónio)
2ª classificada – Ana Madalena Veiga (Colégio S. Teotónio)
3º classificado – Grupo M30 (Hugo Umbelino, Luís Nogueira, Bernardo Mateus, Gabriela Quintais, Henrique Simões e Margarida Biscaia – alunos do 8º B e do 8º C – EBSQF).
Parabéns a todos os participantes e até para o ano, no 2º Festival da Canção Francófona!
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
11:48
Sem comentários:
Marcadores:
Francês
domingo, 31 de maio de 2015
sexta-feira, 29 de maio de 2015
Concurso "Dessins du Monde"

Os alunos do 7º A e do 7º C contribuíram para a internacionalização da nossa escola ao participarem com os seus desenhos no Concurso Dessins du Monde, promovido pela associação francesa Les Rencontres de la Francophonie, de Clermont- Ferrand.
Este concurso reuniu numa galeria da cidade 165 desenhos de alunos de Francês do mundo inteiro, tendo as produções artísticas da nossa escola obtido o 4º lugar na escolha do público.
Parabéns e obrigada aos artistas!
Parabéns e obrigada aos artistas!
quinta-feira, 28 de maio de 2015
quarta-feira, 27 de maio de 2015
Concurso de Caligrafia
Hoje entregámos os prémios e diplomas às alunas vencedoras do Concurso de Caligrafia. Do 5º ano destacou-se a prova da aluna Luísa Capelo, do 5ºB, e do 6º ano a prova da aluna Laura Tavares Nunes, do 6ºB. Todas as participantes receberam um certificado de participação.
Parabéns às vencedoras e a todas as participantes!
sexta-feira, 22 de maio de 2015
Encontro com a eurodeputada Marisa Matias
Organizada
pelo Clube Europeu da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores decorreu, no
dia 22 de maio, uma sessão de sensibilização aos problemas atuais da União
Europeia.
A sessão
dirigida aos alunos de 11º e 12º ano de Economia e Humanidades foi dinamizada
pela eurodeputada Marisa Matias que, com solicitude e simpatia, respondeu às
questões colocadas pelos alunos sobre a problemática Europeia e a situação de
Portugal no contexto da União.
À Eurodeputada
endereçamos os nossos agradecimentos pela gentiliza e disponibilidade
manifestada.
Pela Equipa do
Clube Europeu
Maria da Luz
Santos
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
23:31
Sem comentários:
Marcadores:
Conferências
quinta-feira, 14 de maio de 2015
Concurso "Novas Narrativas Para a Europa"
Os alunos
Mafalda Fernandes e David Amado, do 12º ano da nossa escola, obtiveram o 3º lugar do concurso nacional, com o trabalho: “Europa,
a minha Utopia”.
O prémio, para
os alunos e para a Escola, foi entregue pelo Sr. Secretário de Estado da
Educação, na cerimónia das comemorações que se realizou no Centro Cultural de
Belém.
Muitos parabéns à Mafalda e ao David!
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
16:13
Sem comentários:
Marcadores:
Concursos
quarta-feira, 13 de maio de 2015
Dia da Europa - 9 de maio
O Clube Europeu assinalou o Dia da Europa com uma exposição no hall de entrada da escola e na zona de leitura informal da BE.
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
00:32
Sem comentários:
Marcadores:
Exposições
quinta-feira, 30 de abril de 2015
Exposição de fotografia
No hall de entrada da escola encontra-se uma exposição de fotografias da autoria dos alunos Daniela Encarnação e Zhang Qinzhe, do 12ºD.
Os alunos que se interessam por esta arte não se esqueçam que está a decorrer um concurso de fotografia subordinado ao tema "Como vejo a minha escola", já divulgado aqui no blogue.
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
12:28
Sem comentários:
Marcadores:
Exposições
quarta-feira, 29 de abril de 2015
Palestra "Bullying, uma conversa entre iguais"
Realizou-se ontem, pelas 10:15, uma Palestra subordinada ao tema “Bullying, uma conversa entre iguais”, dirigida aos alunos das três turmas do 6º ano de escolaridade, no âmbito do Projeto Educação para a Saúde da escola, com a Dra. Catarina Morgado, Psicóloga Clínica no Psikontacto e professora na Escola Superior de Educação.
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
13:14
Sem comentários:
Marcadores:
Conferências
terça-feira, 28 de abril de 2015
1º e 2º lugares (secundário) no Concurso Nacional de Leitura
Decorreu hoje, em Montemor-o-Velho, a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura. Da nossa escola tivemos a participação empenhada de 3 alunos do básico (Filipa Caeiro, 8ºC, Bernardo Mateus, 8ºC e Eduardo Nunes, 8ºB) e 2 alunas do secundário (Ana Catarina Pastilha, 11ºA e Ana Teresa Rajado, 12ºC).
Realizada a prova escrita, foram apurados cinco finalistas de cada ciclo, que realizaram mais duas provas: leitura expressiva e prova de argumentação.
As nossas duas alunas do ensino secundário ficaram entre os cinco finalistas e, feita a apreciação global pelo júri, foram conhecidos os vencedores: no Secundário a grande vencedora foi a aluna Ana Catarina Pastilha, seguida da Ana Teresa Rajado, em 2º lugar!
Muitos e muitos parabéns!
A Ana Catarina Pastilha representará o distrito e a nossa escola na fase final nacional a realizar em princípios de junho em Lisboa ou no Porto!Muitos e muitos parabéns!
"O Príncipe Nabo" de Ilse Losa, pela Companhia AtrapalhArte
As turmas do 5º ano da nossa escola assistiram hoje à peça de teatro "O Príncipe Nabo" de Ilse Losa, apresentada pela Companhia Profissional de Teatro AtrapalhArte, de Coimbra.
Num espetáculo cheio de humor, todos puderam seguir as atribulações dos pedidos da mão da princesa Beatriz pelos seus pretendentes e alguns alunos e professores foram chamados a intervir na peça.
A diversão foi generalizada e a motivação para a leitura e exploração da obra foi certamente conseguida. Parabéns à Companhia AtrapalhArte!
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
22:45
Sem comentários:
Marcadores:
Teatro
quinta-feira, 23 de abril de 2015
Entrega de prémios na BMC
Hoje, dia 23 de abril, celebra-se o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. A Rede de Bibliotecas de Coimbra aproveitou esta efeméride para homenagear os "pequenos grandes autores" que, nas várias escolas pertencentes à RBC, participaram nos desafios concelhios deste ano e venceram na fase final concelhia. Assim sendo, foram entregues os prémios aos alunos vencedores do Desafio Municipal de Leitura e do Concurso de Poesia "Há Poesia na escola".
Da nossa escola, receberam prémios as alunas Maria Mariana Guiomar, do 6ºC (2º
lugar ex aequo no Desafio Municipal de Leitura) e as alunas Rita
Cunha, do 5ºC e Diana
Matias, do 12ºF (1º
lugar no Concurso de Poesia, respetivamente no 2º e 4º escalão) e ainda uma
Menção Honrosa para o aluno Tiago Luís,
do 8ºB,
também no Concurso de Poesia.
Para todos estes nossos "pequenos
grandes autores" os nossos calorosos parabéns!
quarta-feira, 22 de abril de 2015
Concurso de Jornalismo das Olimpíadas da Economia
No âmbito do Concurso de Jornalismo das Olimpíadas da Economia, o aluno Francisco Godinho, do 11ºE, obteve o 2º lugar e mereceu uma menção honrosa, com o trabalho que a seguir apresentamos.
Muitos parabéns!
Muitos parabéns!
Postado por
BE Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e Conservatório de Música de Coimbra
às
22:57
Sem comentários:
Marcadores:
Concursos
Subscrever:
Mensagens (Atom)





