quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

São Valentim

O Dia de São Valentim também foi assinalado pelos alunos de Francês que realizaram diversos postais que podemos admirar na exposição "La St Valentin" e pelos alunos do 5ºB que escreveram versos subordinados ao lema "O amor é...", na disciplina de Português e que também podemos apreciar na biblioteca.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Blind Date - Ao encontro do livro desconhecido...


Para assinalar o Dia de São Valentim, a BE dinamizou mais uma vez a atividade "Blind Date: Ao encontro do livro desconhecido...", desta vez também "Ao encontro do coração...". Os livros estiveram na Sala de Professores e na zona de atendimento da BE e as pistas dos livros eram versos de amor. 



segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Concerto-conferência com audiovisuais "O Violino de Auschwitz"


Integrado no projeto "Shoá: lembrar para não esquecer 2”, da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e em parceria com a Escola Artística do Conservatório de Música, a A2C2 e a RUC, terá lugar amanhã, dia 16 de fevereiro, pelas 21H30, no Grande Auditório, o concerto-conferência "O Violino de Auschwitz", pelo violinista italiano Maurizio Padovan. O espetáculo contará com execuções musicais, recontos, imagens e filmagens.
Reservas e  bilhetes estão disponíveis na sala de partituras do Conservatório de Música (telefone:239 70 16 80).


"Amar à Quinta"



Resultante de uma parceria entre a nossa escola e a Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, no ano da comemoração dos seus 515 de ajuda aos mais desfavorecidos, está a ser desenvolvido o Projeto "Viver Juntos", no âmbito da disciplina de Filosofia. Este Projeto é dinamizado pelas professoras Patrícia Porto e Prazeres Cossito com as suas direções de turma 11ºF e 10ºB e, no seu âmbito, realizou-se no passado dia 11 a atividade "Amar à Quinta", com o objetivo de recolher fundos para a Santa Casa da Misericórdia, através da venda de flores, queques, corações de feltro, etc, realizados por alunos e professoras.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Máscaras de Carnaval


Encontram-se expostas no hall de entrada da escola as Máscaras de Carnaval realizadas pelos alunos das turmas do 5ºA e 5ºC, 6ºB e 6ºC e 7ºD.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Exposição "Projetos"



Na zona de leitura informal da BE, encontra-se a exposição "Projetos" com trabalhos realizados pelos alunos do 12ºD na disciplina de Oficina de Artes, sob orientação da professora Ana Vinhas. Os trabalhos "Projetos" abrangem as áreas da arquitetura, escultura e pintura.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Desporto Escolar - Golfe


Os alunos da nossa Escola deslocaram-se, a 27 de janeiro, ao campo de Golfe de Cantanhede, onde participaram no primeiro Torneio da Modalidade no âmbito do Desporto Escolar, onde competiram com os alunos do Agrupamento de Escolas Lima de Faria e da Escola Secundária D. Duarte, tendo obtido as seguintes classificações:

Geral e Iniciados -   Pitch & Putt  1º Lugar - Pedro Oliveira

Inf B    - Pitch & Putt 1º Lugar  - Vasco Pinheiro

Inf. A - (Principiantes- Nível I)

             1º Lugar   João Almeida Ribeiro
             2ºLugar     Eduardo Henriques
             3º Lugar    João Ribeiro

Juv. - (Principiantes- Nível I)

             1º Lugar      Francisco Vicente
O professor de Educação Física
Honorato Grilo

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Encontro com Ana Paula Mabrouk



Para assinalar o dia 27 de janeiro, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, e integrado no programa do projeto "Shoá: lembrar para não esquecer 2", a Escola Básica e Secundária Quinta das Flores organizou um encontro com a escritora Ana Paula Mabrouk que veio apresentar o seu último livro, Poemas da Shoá
Ana Paula Mabrouk é professora e autora de poesia, conto e crónica, tendo já publicado vários livros. Participou e foi premiada em vários concursos e prémios literários em Portugal e no Brasil. 
O encontro abriu com um momento musical pelos alunos Beatriz Cortesão, na harpa, e Tiago Silva, no violoncelo. As leituras de poemas estiveram a cargo dos alunos João Paulo Monteiro, Ana Catarina Pastilha e Mariana Veiga.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Encontro com Leocádia Regalo e Maria da Guia Pimpão


Hoje, os alunos das turmas do 6º ano tiveram a oportunidade de conhecer as autoras do livro "Lia no país da poesia", que faz parte da lista de obras do Plano Nacional de Leitura para o 6º ano.
"Lia no país da poesia" é uma obra que combina a poesia com a pintura, da autoria de Leocádia Regalo (poetisa) e Maria da Guia Pimpão (pintora). Os poemas proporcionam "uma primeira abordagem dos grandes poetas portugueses, através de versos que aparecem inseridos no corpo do poema, identificados os autores, privilegiando, na criação dos poemas, ressonâncias de cada poeta" (in apresentação da autora). 

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Mundo Brilhante - Frei Luís de Sousa


Mais uma vez, o Dr. Alfredo Leite, do Projeto Mundo Brilhante, esteve na nossa escola a dinamizar uma sessão de motivação para a leitura da obra "Frei Luís de Sousa" de Almeida Garrett, dirigida às turmas do 11º ano. Estabelecendo uma contínua e eficaz interatividade com os alunos, o Dr. Alfredo Leite deixou-lhes 10 ideias como guião de leitura da obra, cujo estudo estão a iniciar.

Na próxima sexta-feira, será a vez dos alunos do 12º ano assistirem a uma sessão de motivação para a leitura da obra "Felizmente há luar" de Luís de Sttau Monteiro.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Encontro com Ana Cristina Luz




Hoje recebemos a visita da autora do livro Aristides, o semeador de estrelas, Ana Cristina Luz, que falou às turmas do 5ºano da vida do diplomata português Aristides de Sousa Mendes, destacando o seu papel decisivo no salvamento de milhares de pessoas, nomeadamente judeus, durante a Segunda Guerra Mundial.
Ana Cristina Luz vincou a imagem de um homem bom, que nunca se arrependeu da sua ação humanitária, embora esta o tenha conduzido, e à sua família, à miséria.
Aristides de Sousa Mendes é um dos três portugueses com o nome gravado no mural de honra do Jardim dos Justos, o Yad Vashem, em Jerusalém, que, arriscando a própria vida, salvaram judeus durante o período da Shoá (holocausto em hebraico).

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Palestra com o Professor Doutor José Cardoso Bernardes na BGUC




No âmbito da disciplina de Português e do estudo de Os Lusíadas, os alunos das turmas do 9º ano fizeram uma visita à Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, onde, na Sala de São Pedro, ouviram uma palestra do Professor Doutor José Cardoso Bernardes, diretor da Biblioteca Geral, que percorreu alguns episódios da vida de Camões e da escrita e publicação de Os Lusíadas. Agradecemos ao Professor Bernardes esta exposição tão motivadora para o estudo desta obra ímpar da literatura portuguesa que os alunos vão agora iniciar!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Receita de Ano Novo

RECEITA DE ANO NOVO

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumidas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

Carlos Drummond de Andrade

A todos desejamos um Bom Ano de 2016!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Boletim da BE | 2015/16 - 1º Período

Concurso "Vamos Viver o Natal"

A Rede de Bibliotecas de Coimbra/SABE dinamizou, mais uma vez, o Concurso Postal de Natal 2015 – “Vamos viver o Natal”.
A nossa escola participou com três postais selecionados dos 2º e 3º ciclos que se encontram expostos na BMC.
Os nossos vencedores são:
 2º Ciclo
6ºA – Maria do Carmo Mourão
6ºB – Miguel Domingos
6ºB – Beatriz Godinho
3º Ciclo
7ºC – Ana Teixeira
7ºC – Ana Dias
7ºC – Maria Mariana Guiomar

Muitos parabéns!

A Biblioteca agradece a participação, a imaginação e criatividade dos alunos participantes e agradece igualmente todo o empenho e colaboração das professoras Ana Vinhas, Paula Africano e Teresa Cavaco.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Exposições natalícias


O espírito natalício enche de colorido e alegria a nossa biblioteca e o hall de entrada da nossa escola. Podemos apreciar várias exposições de Postais de Natal realizados nas disciplinas de Educação Visual, Espanhol, Francês e Inglês. Os postais realizados na disciplina de Educação Visual foram concorrentes ao Concurso concelhio "Vamos Viver o Natal" para o qual enviámos três postais selecionados de cada ciclo, encontrando-se expostos na BMC.
Podemos ainda apreciar Árvores de Natal realizadas pelos alunos do 7ºC e D em EV, sob a orientação da professora Ana Vinhas, Estrelas em 3D, elaboradas pelos alunos do 8ºC em Projeto Artístico, sob a orientação da professora Teresa Cavaco e um Presépio em Origami realizado pelos alunos do 7ºD, também em Projeto Artístico, sob a orientação da professora Ana Cristina Cardoso. 
 

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Desafio Municipal de Leitura Coimbra a Ler+

O Desafio Municipal de Leitura Coimbra a Ler +,  destinado aos alunos do 2.º Ciclo, é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas de Coimbra e esta é a sua 2.ª edição!
Apresenta duas fases: a de escola e a final.
A 1.ª fase é a fase de escola e convida à leitura do livro Uma aventura na Quinta das Lágrimas, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, sobre o qual versa a prova a realizar no final de janeiro, em data a anunciar no início do 2º período.
Os alunos interessados podem inscrever-se no balcão de atendimento da BE e requisitar o livro desde já. 
Os três finalistas serão os representantes da escola na final que decorrerá no mês de abril, na Biblioteca Municipal de Coimbra.
Boas Leituras!

Mundo Brilhante - O Cavaleiro da Dinamarca


As quatro turmas do 7º ano da nossa escola assistiram hoje a uma sessão de motivação para a leitura da obra "O Cavaleiro da Dinamarca", de Sophia de Mello Breyner Andresen, dinamizada pelo Dr. Alfredo Leite, do Projeto Mundo Brilhante.
Com a dinâmica muito própria destas sessões, o Dr. Alfredo Leite levou os alunos a refletirem sobre a obra em questão e, ao mesmo tempo, sobre o seu próprio percurso de vida, fomentando assim nos alunos o desenvolvimento de valores, atitudes e comportamentos.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Exposição de Desenho A do 12ºD


Exposição de trabalhos a carvão e sanguínea sobre papel kraft realizados pelos alunos de Desenho A do 12ºD sob a orientação da professora Marina Pacheco.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

33ª Sessão do Parlamento Europeu dos Jovens (EYP)

A nossa escola participou , pela primeira vez, na Sessão do Parlamento Europeu dos Jovens (EYP) com uma equipa de seis delegados (Beatriz Silva, Duarte Godinho, Francisco Godinho, Gonçalo Gameiro, João Paulo Monteiro e Pedro Andrade) e a professora Maria da Luz Santos. Este encontro decorreu entre os dia 19 e 22 de novembro, em Braga.
No primeiro dia do encontro realizou-se um jantar temático em que cada equipa apresentou gastronomia e adereços típicos da sua região. Da mesa da equipa da nossa escola constavam: toalha e guardanapos de Almalaguês; cestos para o pão e doces de Vila Nova de Poiares; doces típicos conventuais como queijadas de Pereira, pastéis de Tentúgal, pastéis de Santa Clara, Barrigas de Freira, não faltando os pratos regionais Chanfana de Miranda-do-Corvo e Leitão da Bairrada. Aqui ficam algumas imagens.
O trabalho dos alunos esteve permanentemente em avaliação por um júri que, no final, apurou sete finalistas para a Sessão Internacional a decorrer na Irlanda, em março do próximo ano. Entre os finalistas estão dois dos nossos alunos: Gonçalo Gameiro (12ºE) como efetivo e João Paulo Monteiro (12ºC) como suplente, apurados para a 81st International Session of the European Youth Parliament.
Para a 12th National Selection Conference of EYP Sweden, a realizar na Suécia em março, foram apurados os alunos: João Paulo Monteiro (12ºC) como efetivo e Duarte Godinho (12ºE) como suplente.
Muitos parabéns a todos os participantes! Boa sorte para a próxima etapa!