Sábios como Camelos


Ontem tivemos um momento muito especial na nossa escola com a vinda do Grupo de Artes de Palco da APPACDM de Coimbra. Apresentaram uma adaptação teatral do conto "Sábios como camelos", de José Eduardo Agualusa. Tendo como base o espírito da tradição árabe, o espetáculo foi construído tentando conciliar diferentes formas de expressão artística como a música, a dança e o teatro, ligadas entre si de forma harmoniosa.
Foram objetivos deste espetáculo: Promover a imagem da pessoa com deficiência mental através das suas capacidades; Diminuir eventuais barreiras de pré-conceitos perante a pessoa com deficiência mental; Dar a oportunidade aos utentes de vivenciarem o palco como meio de comunicação com o público.
Participaram neste espetáculo cerca de trinta jovens do Centro de Atividades Ocupacionais de S. Silvestre e das Unidades Funcionais de Arganil, Montemor-o-Velho e Tocha, acompanhados de oito técnicos.
Foi uma experiência muito gratificante, quer para os atores, quer para todo o público, numa simbiose de alegria e de emoções!

A opinião dos alunos:

7º ano:
"Nós todos conseguimos fazer o mesmo sem deixar de ser diferentes! Eu acho que têm jeito e que não tiveram vergonha nem medo de errar e eu fiquei muito impressionado com isso, acho que merecem muitos aplausos e muitos mais parabéns!"

"Com este enriquecedor teatro, aprendi que é na diferença que somos enriquecidos. Penso que a principal mensagem transmitida é que devemos “comer” livros para ficarmos sábios.
Todos somos capazes!"


"Adorei!!!
O espetáculo foi super engraçado e interativo. A História era super interessante!
Quero mais!!!
Parabéns pela criatividade e coragem. Um beijinho e um abraço!!!"

"Adorei a forma como foi retratado o vento. Houve muita música e muita dança que animou a sala!
Conseguiram “levar o público convosco para o palco”. Espero ver mais como este!
Beijinhos"

10ºano:
"Gostei muito da peça de teatro porque foi uma peça com jovens diferentes e foi uma experiência nova. Fiquei muito contente ao ver como os jovens se comportavam e como se entregavam.
Um grande obrigada à APPACDM por ter trazido estes meninos."

"Eu considero que esta peça teatral teve muito sucesso e que foi muito bem representada por estes jovens e senhores pertencentes à APPACDM.
Na minha opinião a mensagem da peça foi muito bem transmitida pois, tal como na peça, estes atores são sábios e o objetivo de mostrarem que são capazes foi conseguido. Penso que são estas pessoas que dão mais força a todos nós e que nos mostram que tudo é possível com vontade e esforço.
Resumidamente, a peça foi extraordinária!"

"Gostei muito do teatro ... houve partes incríveis, como a da tempestade e a dança oriental feita pelas meninas. A maneira como todos os "atores" desempenharam o seu papel foi fantástica. A banda sonora, as vozes, a sintonia e tudo o mais.
Tenho pena por ter acabado muito rápido, mas com isto podemos observar que todos nós podemos fazer tudo que pensamos impossível, e que nem o facto de sermos portadores de deficiência nos impedirá de tal coisa."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE