Destaques da imprensa


Visão, nº 816, 23 a 29 de Outubro

  • Cáustica e em forma, fala de Portugal, da Educação, dos políticos e de si própria. Gostava de ter nascido no século XIX. Ah, mas na pele de um homem... É Maria Filomena Mónica, socióloga e historiadora, que nos dá uma entrevista com a contundência crítica a que já nos habituou. A ler, a partir da pág. 110.


  • Também a não perder, na pág. 118, a entrevista (polémica quanto baste) de António Lobo Antunes a Gonçalo Tavares, da qual irá resultar uma apresentação pública da última obra do escritor, O Arquipélago da Insónia. Leia e partilhe deste diálogo interessante sobre livros, leitura ... e prémios literários aos quais, segundo Lobo Antunes, só concorrem os escritores que estejam "à rasca"!

Jornal de Letras, nº 993, 22 de Out. a 4 Nov.

  • Le Clézio: Nobel da Literatura em 2008. Isto já sabemos. Mas ... quem é este escritor? O que escreve, como escreve, que rupturas estabelece com os seus antecessores? Respostas a estas e outras perguntas pode encontrá-las a partir da pág. 18, num artigo muito interessante sobre este escritor. Leia e divulgue. Verá que vale a pena.


  • Nunca se sabe, mas talvez tenha muito a ver com a nossa realidade o livro de François Bégaudeau, A Turma, também já adaptado ao cinema. Um jovem professor de Francês do Secundário torna-se um escritor e publica um romance que logo se transforma num "best-seller". Nele, qualquer semelhança com a realidade portuguesa não é pura coincidência. Deixe-se espicaçar pela curiosidade e leia. Entre naquela turma e, se for professor, divulgue também nas respectivas turmas. Boa leitura! (JL Educação, págs 1 e 2). O filme A Turma estreia entre nós no dia 30 de Outubro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE