Forum RBE














Realizou-se no passado dia 26 de Junho, na FIL - Parque das Nações, o Forum RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) intitulado "13 anos a construir saberes". O público-alvo eram os coordenadores a tempo inteiro ou parcial das bibliotecas escolares integradas no Programa RBE, os coordenadores interconcelhios e locais e os bibliotecários municipais: ao todo, reuniram-se mais de 1400 participantes, unidos por uma paixão comum - a biblioteca escolar.

Nestes 13 anos as bibliotecas escolares passaram de 164 para 2077 integradas na rede, com cerca de um milhão de alunos beneficiários e 40 milhões de euros investidos na sua qualificação, remodelação e apetrechamento.

O mérito, como disse António Firmino da Costa, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE, um dos oradores, deve-se muito à "coordenadora com elevada capacidade de liderança" (Teresa Calçada) e a "um corpo técnico relativamente reduzido, mas muito competente e motivado".

Foi um prazer ter estado presente neste Forum em que tudo esteve perfeito: desde as instalações, organização e decoração, a qualidade das intervenções (reflectindo-se sobre os desafios que as literacias do séc.XXI colocam às bibliotecas escolares), até ao momento musical final. Parabéns à RBE!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE