Sugestão de leitura


Nos últimos anos tem-se assistido ao fenómeno literário de "Millennium", a trilogia da autoria do sueco Stieg Larsson, que, tragicamente, viria a falecer de ataque cardíaco, aos 50 anos, pouco depois de ter entregue ao seu editor os três volumes da sua saga.
Nascido na Suécia, em 1954, Stieg Larsson começou por trabalhar em design gráfico, mas viria a orientar-se para o jornalismo e a escrita literária.
Não sendo assumidamente autobiográfico, não se podem ignorar as semelhanças de percurso e de perfil ético e moral entre o autor e o protagonista da trilogia literária.

Mikael Blombkvist é um jornalista de investigação que se vê condenado a três meses de cadeia efectiva por ter denunciado uma fuga de capitais para um paraíso fiscal por parte de um notório financeiro.
Só que, pouco antes da sua entrada para a prisão, Mikael, agora figura pública admirada pela sua coragem e elevação, é convidado por um poderoso industrial para deslindar o caso do assassínio da sua sobrinha, ainda hoje por resolver, quatro décadas depois de ter ocorrido…
A edição sucessiva dos três livros foi um êxito, tendo-se vendido em todo o Mundo mais de 12 milhões de cópias, o que levou os produtores da região nórdica a avançar com a produção da respectiva trilogia de filmes.
Antes de verem os filmes, já podem ler os três livros na biblioteca da nossa escola!
Boas leituras!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE