Tríptico comemorativo do Centenário da Implantação da República


Tríptico alusivo ao Centenário da República Portuguesa

Exposição na Casa Municipal da Cultura

O tríptico apresentado e intitulado como “O Triunfo” é alusivo à comemoração dos cem anos da implantação da República Portuguesa (de 1910).
Assim, recorri ao momento do regicídio registado a 1 de Fevereiro de 1908 e procurei através dele, elaborar composição que conseguisse envolver várias ideias e transmitir uma só mensagem.
Com efeito, optei por representar, aliada à morte das figuras reais monárquicas, uma alusão ao progresso do movimento republicano. Desta forma, pensei em representar uma mão (vinda do exterior), como a mão do assassino desconhecido que transporta consigo uma arma, a arma do crime que tirou a vida ao real monarca (Rei D.Carlos I, na divisão central) e ao súbdito (D. Luís Filipe, na divisão direita). Optei por representar o disparo da pistola quase de uma forma hiperbólica (ao “furar” os corpos do príncipe e do rei, respectivamente) de modo a acentuar o impacto que a situação trouxe ao país naquela época. Por outro lado, representei também ambas as figuras atingidas pela bala com uma expressão desprevenida e de sofrimento, e em seguimento à ideia, dispus a bandeira monárquica junto ao príncipe de forma envolvê-lo e a assemelhar-se a uma mortalha.
Em grande plano, optei por destacar o reflexo republicano, (nas divisórias esquerda e central) aliado à figura feminina da República Portuguesa e à bandeira. As proporções da bandeira republicana acabam por dominar então a composição da obra, de forma a salientar o sentido da temática do trabalho e o título da obra. Por último e em seguimento a esta abordagem, tive a intenção de transmitir ao observador a ideia da presença de um “vento vitorioso”, acompanhado pelo sucesso e que flui na bandeira e nos cabelos da mulher, contemplada por sentimentos mistos de um triunfo conseguido ao país. (Professora Ana Vinhas)

Turma do 12º F de ArtesDesenho
Professor responsável – Ana Vinhas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE