Encontro com o escritor Paulo Moreiras


Na próxima quinta-feira, 2 de Dezembro, primeiro dia da nossa Feira do Livro, vamos ter connosco o escritor Paulo Moreiras.
Paulo Moreiras nasceu em 1969 em Lourenço Marques, actual Maputo, Moçambique. Veio para Portugal em 1974. Viveu em Finzes (Cinfães), Laranjeiro (Almada) e vive actualmente em Meirinhas (Pombal). Em 1989 começou a publicar banda desenhada em fanzines e em 1996 publicou, como argumentista, o álbum de BD, Hermínio - Regresso a Portucale. Em 1999 foi-lhe atribuída uma Bolsa de Criação Literária pelo IPLB, na área do Romance, tendo escrito A Demanda de D. Fuas Bragatela. Em 2004, ganhou o Prémio Afonso Lopes Vieira (Poesia), e publicou Do Obscuro Ofício. Paralelamente, tem escrito sobre temas gastronómicos, tendo publicado, em 2006, o Elogio da Ginja, um estudo afectivo-gastronómico-literário sobre a fruta e a bebida ginjinha, que foi distinguido com dois Prémio Gourmand: Melhor Livro Temático de Gastronomia e Melhor Fotografia de Gastronomia. Nesta área escreveu também o BI da Cereja e da Ginja (2007), o BI do Palito (2007), o BI do Tremoço (2008), o BI da Perdiz (2009) e o BI da Morcela (2010). Em finais de 2009 publicou o seu segundo romance, Os Dias de Saturno.
A convite da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, Paulo Moreiras esteve na conceituada residência internacional de escritores Ledig House, em Nova Iorque, de meados de Setembro a meados de Outubro de 2010. Esta é uma acção que a DGLB realiza desde 2002 proporcionando duas estadas por ano, com a duração de um mês, a escritores portugueses.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE