Jornada EUROSCOLA em Estrasburgo

Um grupo de vinte e quatro alunos da Escola Secundária da Quinta das Flores, em Coimbra, acompanhado por três professoras, participou no passado dia 13 de Maio, em Estrasburgo, na Sessão Euroscola 2011. Estiveram presentes delegações de vinte e quatro países dos actuais vinte e sete Estados-membros.

A Sessão obedeceu a um programa muito diversificado e enriquecedor para mais de meio milhar de jovens europeus, desde as 8h30 às 18h00. Durante a manhã, após a constituição de grupos de trabalho multilingues e repartição dos jovens pelos vários grupos, dirigiram-se ao Hemiciclo, onde foram recebidos pelos administradores do Parlamento Europeu. Após as saudações de boas-vindas e um breve discurso sobre o papel do Parlamento Europeu na construção Europeia, cada país apresentou a respectiva Escola e Cidade, a que se seguiu um período de Perguntas/Debate sobre a construção europeia.

Os nossos alunos demonstraram à-vontade e consistência na formulação de perguntas umas relacionadas com a fase difícil que a União Europeia e a Zona Euro estão a atravessar, outras com a construção de uma cidadania activa, através do envolvimento em movimentos de solidariedade/voluntariado.
Em resposta à pergunta como concretizar esse envolvimento responderam que, será possível, através de intercâmbios, concursos, ajuda aos que necessitam.
À tarde, após a reunião dos grupos de trabalho nas salas das comissões, onde os jovens discutiram e trocaram pontos de vistas sobre as prioridades europeias (temas previamente preparados nos respectivos países), no Hemiciclo em sessão plenária, apresentaram os relatórios aprovados nos grupos de trabalho. Também aqui, a Escola Secundária da Quinta das Flores, teve uma intervenção activa, tendo os nossos alunos sido seleccionados, pelos seus pares, como porta-voz de dois dos seis grupos de trabalho e um para a mesa da presidência da Sessão.
A Equipa representativa da Escola está de parabéns pela participação e empenho demonstrados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE