Philip Roth vence Prémio Internacional Man Booker de 2011

O romancista norte-americano Philip Roth foi galardoado com o Prémio Internacional Man Booker de 2011 que, de dois em dois anos, distingue um autor pelo conjunto da sua obra. A lista de nomeados de 2011 englobava 12 autores.
"Durante mais de 50 anos, os livros de Philip Roth estimularam, provocaram e divertiram um público imenso, que continua a aumentar. A sua imaginação não só refundou a nossa ideia de identidade judaica, como reanimou a ficção, não apenas norte-americana, mas em geral", afirmou Rick Gekoski, presidente do júri, durante o anúncio do vencedor, em Sydney, na Austrália.

Philip Roth, 78 anos, escreveu duas dezenas de romances como "Adeus Colombo", " Pastoral Americana", pelo qual recebeu o prémio Pulitzer em 1998, "O Complexo de Portnoy" e "A conspiração contra a América".
A sua obra foi particularmente dedicada à sua personagem fetiche e duplo literário Nathan Zuckerman, cujo ciclo começou com "O Escritor Fantasma", em 1979, e terminou com o "O Fantasma Sai de Cena", em 2007.

O prémio Man Booker foi lançado em 2005, em complemento ao prestigiado Prémio Booker.
A diferença entre os dois prémios reside no facto do Prémio Internacional Booker não recompensar uma obra em particular mas o conjunto do trabalho do autor, qualquer que seja a sua nacionalidade.


Na biblioteca da nossa escola há três livros de Philip Roth: A Mancha Humana, Pastoral Americana e Património.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE