Pétalas literárias

Teste Diagnóstico de Filosofia

Adolescência

Hoje em dia, os adolescentes agem como se estivessem a meio da III Guerra Mundial: em cada esquina um inimigo, alguém que nasceu para lhes arruinar a vida! Um exagero claro, admito-o, mesmo enquanto adolescente.
Como adolescente, não me sinto incompreendido pois muitas vezes nem sequer me mostro disponível para ser compreendido. Quando algo mínimo corre mal, em todos os adolescentes há uma dramatização clara, uma depressão descabida.
Muitas vezes (por experiência própria e por acompanhamento de situações exteriores) a questão da “depressão” deve-se à necessidade de marcar personalidade, de se sentir protegido, de ver que existe preocupação. No entanto, há sempre repulsa por certas pessoas que se mostram disponíveis pois, em muitos casos, só é aceite a ajuda e disponibilidade de um grupo restrito e concreto de pessoas. Deste modo, frases de vitimização como “Ninguém quer saber de mim” demonstram a falta de maturidade por parte de alguns jovens.
Enquanto “quase adultos”, os adolescentes de hoje em dia mostram-se bem distantes da realidade da vida. “A adolescência é a viagem feita entre a doce inocência de infância e a REAL RESPONSABILIDADE DE ADULTO.” Realidade e responsabilidade são duas coisas que não encaixam na maneira de ver e de pensar dos jovens ou adolescentes actuais. Todos caem uma vez, mas o que se vê é que os “nossos” jovens caem demasiadas vezes e recusam-se a crescer, a aprender, a aceitar que as coisas não são como querem! Não aceitam que a infância já passou, renunciam ao peso da responsabilidade!
A meu ver, o que se assiste na maneira de ver e agir dos jovens é um medo (até pânico) do futuro adulto e uma âncora no passado infantil! Ninguém quer ver que, da adolescência para a frente, a vida só pode exigir mais deles. É uma recusa em crescer! Uma estupidez escancarada porque, pessoalmente, a responsabilidade é simplesmente um motivo de orgulho.
E é de todas estas maneiras de ver que nasce a “geração deprimida”, uma geração que chora pelos cantos e se consome porque as coisas não são conforme o desejo de cada um!!
A adolescência não é fácil mas é algo progressivo: a cada erro, uma lição; a cada lição, um pouco mais de maturidade; a cada pedaço de maturidade, um passo em direcção ao adulto firme e real que um dia todos os adolescentes serão! E é isso que todos nós, adolescentes temos que aceitar.
Assim, vejo a atitude dos adolescentes como algo incompreensível e não incompreendido. Existe uma necessidade de instaurar a realidade na cabeça de uma geração que se recusa a vivê-la. Por outras palavras, algo praticamente impossível de alcançar.

Gabriel Guimarães, 10º Ano, Turma B

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE