Parabéns Académica!

Em 1921, a Fedreração Portuguesa de Futebol impulsionou o designado Campeonato de Portugal (competição antecessora da Taça de Portugal). Quando o Campeonato de Portugal terminou, surgiu a Taça de Portugal em 1938/39.

Na época de 1938/39, a Académica venceu, pela primeira vez na história da competição, o primeiro troféu, depois de dura vitória sobre o Benfica por 4-3.
Ontem, a Académica fez a festa da Taça ao vencer o Sporting por 1-0 com um golo de Marinho, aos 4 minutos de jogo. A "Briosa" volta assim a erguer o troféu 73 anos depois de ter vencido a primeira edição da histórica competição, em 1939!


Aproveitamos para divulgar o DVD "Futebol de Causas", existente na nossa BE, um documentário de 70 minutos, escrito e realizado por Ricardo Antunes Martins e produzido por António Ferreira e Tathiani Sacilotto, que lembra a presença da Académica na final da Taça de Portugal de 1969, quando, em plena "crise de 69", se viveu o ponto mais alto da posição de força estudantil, tornando aquela final no Estádio Nacional no maior comício de sempre contra o regime. Um dos principais meios de divulgação e propaganda dos estudantes e dos seus ideais residiu na sua equipa de futebol, transformando-a numa bandeira viva da luta estudantil.
Fica a sugestão para uma das aulas deste final de 3º Período!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE