Afonso Cruz galardoado


Afonso Cruz está entre os doze escritores vencedores do Prémio da União Europeia de Literatura 2012 com o seu livro "A Boneca de Kokoschka" (Quetzal). O prémio, no valor de 5 mil euros, permite que os vencedores tenham prioridade de acesso a um programa da União Europeia, para que o seu livro seja traduzido em várias línguas. Este galardão é atribuído pelas associações europeias de escritores, editores e livreiros.
Este não é o primeiro prémio atribuído ao escritor. As obras "Os livros que devoraram o meu pai", a "Contradição Humana" e "Enciclopédia da Estória Universal" também foram reconhecidos com outras distinções literárias. Exceto este último, todos os outros três livros referidos encontram-se na nossa biblioteca (cota 82PT-3 CRU ou 82PT-93 CRU).

"A Boneca de Kokoschkacentra-se na história do pintor Oskar Kokoschka que, quando terminou a relação com Alma Mahler, mandou construir uma boneca, de tamanho real, com todos os pormenores da sua amada, passeando a boneca pela cidade e levando-a à ópera. Mas um dia, farto dela, partiu-lhe uma garrafa de vinho tinto na cabeça e a boneca foi para o lixo. Foi a partir daí que ela se tornou fundamental para o destino de várias pessoas que sobreviveram às quatro toneladas de bombas que caíram em Dresden durante a Segunda Guerra Mundial...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE